1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nefertiti

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Melkor- o inimigo da luz, 8 Set 2003.

  1. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    A historiadora Joann Fletcher afirma ter encontrado a múmia da rainha Nefertiti em uma tumba lacrada no Vale dos Reis, dentre as provas, podemos citar:

    - Um pedaço de um colar relativo à realeza
    - Um braço direito cruzado segurando um possível cetro (apenas permitido para faraós, apesar da múmia pertencer a uma mulher, denotando então muito poder)
    - Rosto muito parecido com o do famoso busto
    - Pintura com as cores da décima oitava dinastia (de Akhenaton)
    - Permanencia no cérebro após a mumificação (típico da reforma religiosa de Aton)

    Apesar disto, a múmia parece ter uma idade muito baixa para Nefertiti, que teve seis filhos.

    O que vocês acham? A mim, após ter visto o documentário ontem na Discovery, ela convenceu. E a vocês?

    ^^
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    "O que vocês acham" não é uma pergunta plenamente aplicável à Ciência.

    Existem muitas reticências, a mais séria delas se refere ao fato da múmia encontrada não ter a idade (real, não da múmia) que se espera de Nefertiti.
     
  3. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    O que me deixa perplexo é a montagem do rosto... Não acho que possa, apesar de tudo, ser usado como "prova". Se os olhos, o nariz, a boca e as orelhas foram adicionadas sem relação com a múmia apenas para ajudar na visualização, é muito facil que ela pareça com a Nefertiti... Colocar um olho egípcio e uma boca semelhante a do busto já ajudariam a fazer ela parecer-se com ela, não é mesmo?
     
  4. Riff

    Riff Usuário

    Vc ja viu Nefertiti pra ver se realmente se parece com ela? :roll:
    imagens não valem :wink:
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Claro que valem! Descrições e imagens do período dela valem e muito sim!
     
  6. Riff

    Riff Usuário

    Mas imagens são sempre belas, um faraó ou pessoa de grande poder nunca faria uma imagem "feia" de si, os faraós são sempre grandiosos e fortes, coisa q eles podiam não ser :wink: Portanto a imagem de Nefertiti pode não corresponder a nefertiti real 8-)
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Besteira.

    As moedas com a efigie de Cleopatra VII (aquela do marco Antônio) a mostram claramente nariguda.
     
  8. Riff

    Riff Usuário

    Tem um longo tempo entre Cleopatra e nefertiti não?
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    Entenda, você não está falando coisa com coisa... vc afirmou que um governante sempre tem uma efigie bela registrada, o que não é verdade. Então a minha afirmação de que as descrições e imagens de nefertiti não condizem com a idade de morte da múmia contínua válida.
     
  10. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Pelos dentes não, mas segundo o especialista em osso que analizou os ossos da múmia ela teria cerca de 25 anos... Os dentes indicam 15 anos, os ossos 25... Cabe a nós decidir no que vamos acreditar...

    Sobre a beleza, Riff, eles se mostravam feios sim... O busto de Akhenaton o mostra fraco e raquitico, como dizem os escritos antigos... E Nefertiti era descrita como a mulher mais bela do Egito, ninguém ia dizer isso de graça, devia ser pelo menos bonitinha.... ^^
     
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    Não, não cabe a nós decidir nadinha. Cabem mais pesquisas, é claro!
     
  12. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    Eles disseram que a múmia pode ter até 30 anos. Não sei, 30 anos é o suficiente pra se ter 6 filhos, mas eu não vi no documentário da Discovery se disseram algo quanto à idade deles. Se eles eram crainças na data da morte dela é muito provavel que seja realmente sua múmia. Eu acredito que seja.
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

  14. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Ué, mas só eu sei no que vou acreditar ou não... Apesar das controvérsias, eu acredito que seja a múmia da Nefertiti. Porque? Porque as provas que ela apresentou foram, pra mim, mais fortes do que as apresentadas pelos que vão contra ela. Para outra pessoa pode se dar o contrário... Eu não acho que a ciência não deixe espaço pra interpretações, ainda mais quando uma coisa tão "mistica" está envolvida... Mesmo com as "provas" que os cientistas deram, muitos acreditam que o Santo Sudário seja verdadeiro... (ok, não tem nada a ver com o assunto, reconheço, só acho que existe quem acredite e quem não acredite que é a Nefertiti, é uma forma de interpretação...)

    Para dar mais luz para esta discussão, recomendo a leitura do seguinte texto:

    (retirado do site do Terra)

    Rosto de Nefertiti é reconstruído por computador


    "A equipe da arqueóloga britânica Joann Fletcher divulgou hoje a imagem reconstruída por computador do que se acredita ser o rosto da famosa rainha egípcia Nefertiti. Em junho, os pesquisadores afirmaram ter encontrado uma múmia que, provavelmente, pertence a uma das mais importantes mulheres do antigo Egito.
    Nefertiti, cujo nome significa "a bela chegou", governou durante ano de 1382 a.C. junto com seu marido, Aquenaton, e foi madrasta do lendário faraó-menino Tutancâmon, cuja mãe, Kyia, também teve templos e palácios consagrados a si e gozava de privilégios, mas toda a realeza e todo o reconhecimento público iam para Nefertiti.

    Joann Fletcher, especialista em mumificação na Universidade de York, Inglaterra, comandou a expedição e encontrou a múmia em uma câmara secreta que fica na tumba KV35, no Vale dos Reis, em Luxor. Sua tumba foi encontrada perto da do rei Tut, o adolescente que governou o país no século 14 antes de Cristo.

    Fletcher chegou à tumba durante uma expedição em junho de 2002, depois de identificar no local uma peruca em estilo núbio que costumava ser usada pelas mulheres da nobreza na época de Aquenaton. A peruca estava perto de três múmias - duas delas de mulheres, e a outra de um menino. Uma das múmias, identificada preliminarmente como Nefertiti, conservava o pescoço como o de um cisne, comparável à imagem que se tem da rainha, apesar dos golpes que ela recebeu no rosto após a morte.

    A equipe de Fletcher encontrou na múmia outros indícios de que se trata da rainha - as marcas deixadas por uma tiara, uma cabeça raspada e uma orelha com dois furos - diz a história que só duas nobres egípcias usavam dois brincos na mesma orelha, e uma delas era Nefertiti. Ao examinar a múmia, em fevereiro deste ano, os cientistas descobriram que o braço direito estava dobrado, ainda segurando um cetro real. Só faraós e rainhas tinham o direito de serem sepultados nessa posição. Essas evidências, somadas às jóias encontradas na cavidade peitoral da múmia, levaram Fletcher a acreditar que realmente se tratava de Nefertiti.

    Polêmica
    A verdadeira identidade da múmia ainda não foi comprovada e já é alvo de polêmica. O diretor do Conselho Supremo de Antigüidades do Egito, Zahi Hawas, negou que a múmia de Nefertiti tenha sido descoberta.

    "A teoria de Fletcher é completamente equivocada e sua limitada experiência não lhe permite identificar uma múmia", disse Hawas em declarações à agência egípcia de notícias, Mena. "A múmia de Nefertiti nunca poderia ser encontrada no Vale dos Reis devido às hostilidades entre a rainha e o último faraó da dinastia de Amarna, Hor Moheb, que não teria permitido que ela fosse enterrasse ali", acrescentou Hawas.

    "A doutora Joann Fletcher estava ciente de que havia três múmias nesta tumba e que, somente após o estudo científico, se teria evidência necessária para sugerir que uma delas, a "mais nova", pudesse ser de Nefertiti. O que nós podemos dizer é que Nefertiti é a melhor candidata para a identidade desta múmia", declarou, na ocasião da divulgação, um dos integrantes da equipe de Fletcher, Stephen Buckley, ao Portal Terra.

    A imagem de Nefertiti foi reproduzida em muitas esculturas, papiros e pinturas de sua época, mas seu busto, hoje exposto no Museu de Berlim, é talvez sua imagem mais conhecida.
    "


    Comentário: Neste texto diz que ela é especialista em mumificação, mas ontem eu vi ela própria na TV dizendo que é especialista em perucas egípcias... Acho que acredito mais nela... ^^



    EDIT: Deriel, postamos textos ao mesmo tempo, hehehehehe... Pelo menos não postamos o mesmo texto, apesar da fonte ser a mesma... ^^
     
  15. Riff

    Riff Usuário

    Olha, akenaton era doente, ele sofria de uma doença q deformava o corpo e psicologicamente aumentava o ego das pessoas, logo, com o ego do tamanho da lua ele se mostrou como ele era crente q era lindo.
    Sabemos q ele tinha essa doença pois comparando outros pacientes descobriu-se q eles tinham as msmas caracteristicas do faraó.
    A imagem q tomam como referencia é o famoso busto no entanto, devemos notar que este busto segue os padrões da arte Egípcia Clássica, sendo assim, não deve ser tido como um indicativo da real aparência da Grande Mulher do Rei. Aliás, um bom motivo para que este busto não tenha sido terminado pode ter sido realmente a proibição da arte Clássica em detrimento dos padrões novos criados por Akhenaton, por isso o busto talvez tenha sido guardado sem ter sido terminado.
    E nguem sabe como ela e qndo ela morreu, ela sumiu e pode ter morrido depois e ter sido enterrada sem grandes honras
     
  16. foi nesse ae q eles tentaram recontruir o busto dela digitalmente? ou algo assim!?! :o?: :o?:
     
  17. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    É sim, Linky...

    Riff, com a quebra da arte clássica no Egito era possível retratar as pessoas como elas realmente eram, retirando inclusive várias censuras... Vários artistas foram levados à Akhetaton (Amarna) para fundarem uma nova arte, sem inclusive a Lei de Frontalidade...
    Mas talvez você esteja certo, o busto tenha sido escondido... Mesmo assim, duvido que ela não fosse ao menos parecida com aquilo...
     
  18. Churritos

    Churritos Usuário

    se naum me engano ia passar no Discovery Chanel um documentario sobre a nefertiti acho q chamava Nefertiti Revelada.
     
  19. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    É dele que estamos falando. :eek:
     
  20. Churritos

    Churritos Usuário

    oooooops.... foi mal! :oops:
     

Compartilhar