• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Necromancia (Visão do autor e dos personagens)

Curunír 'Lân

Mensageiro do Rei enviando um
(Peço desculpas se crio um tópico repetido, mas não achei nenhum tópico sobre Necromancia que a analisa deste modo.)

O que dizia Tolkien sobre a Necromancia? Os personagens dos livros tinham alguma opinião formada sobre essa prática ritualística?
Quem eram os adeptos às artes nas Obras de Tolkien?
O Necromante (Sauron) usava seus prisioneiros nessas práticas?
Existe em alguma Obra de Tolkien a descrição de tal ritual? (Não li todas ainda, por isso a dúvida)
 
A própria experiência de vida de Tolkien quando lutou na Primeira Guerra Mundial, quando de sua vivência ao presenciar as atrocidades e carnificinas da vida conflituosa entre os senhores da Primeira Guerra fora um prato cheio para que o autor incrementasse suas obras dando um sentido obscuro a certos personagens.

Gandalf tinha uma opinião formada a respeito das práticas malígnas de Sauron, Lúthien é outro exemplo de como Sauron era um senhor dos mortos. Praticava rituais de pura necromancia mesmo, embora talvez, esse não fosse o sentido exato que ele quis colocar em Sauron quando do livro o Hobbit. Entretanto, a vida foi passando e ele foi adqurindo uma colcha de retalho que foi se aperfeiçoando quando da criação do Senhor dos Anéis e a conclusão do O Hobbit.
Sauron era um bruxo, um cara que usava um ritual macabro em seus possíveis "cultos ao obscuro"

Veja o que se diz sobre a necromancia:

A necromancia ou nigromancia é um tipo de magia que consegue utilizar os mortos em beneficio próprio, podendo até mesmo traze-los novamente a uma semi vida de servidão. O necromante utiliza-se de meios como incorporação, psicografia, baralhos, etc. para obter informações do mundo espiritual.

Leia mais aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Necromancia

Dá a entender que Sauron fazia tais práticas.

Fui claro :think:
 
Foi bem claro, so tu pensar nos nazghul que se encaixa bem a sua citacao =D
 
Não é bem assim. Eles não estão mortos.

Você tem razão! A grosso modo os Nazgûl não foram mortos para serem servos do Necromante.

Entretanto, deve-se ressaltar que tanto para as vítimas das atrocidades hediondas do Necromante como para os homens que se tornaram espectros do anel, existe uma coisa em comum: As práticas de bruxaria! Fruto de obras malígnas, a maldade pura para acima de tudo deter o poder e controle sobre os homens e elfos da Terra média. Os anéis são exemplos práticos das bruxarias de Sauron.
 
Mas tampouco estão vivos. Os nazghul são espectros, e sua existência como tais é um exemplo de necromancia.

Ressuscitaram um outro tópico que explica bem essa questão da necromancia, mas, em geral, ela envolve se utilizar das energias liberadas com a saída de um fëa de um corpo, ao invés da própria sub-criatividade.

Era um dos poucos meios de humanos usarem "magia", por assim dizer, já que não possuiam poder sub-criativo.

E, por interpretação minha, acredito que era usada por Sauron para poupar sua própria sub-criatividade, já que como um maia ele não precisaria recorrer a esse meio.

E todos eram invariavelmente malignos, visto o que deveria ser feito para que as energias necessárias fossem obtidas.

Isso não exclui a possibilidade do sujeito se redimir, mas, como também já disse lá no outro tópico, envolveria que a necromancia não mais fosse usada pelo mesmo, então necromantes ativos bonzinhos são completamente impossíveis. =]

Quanto aos adeptos, em sua maior parte humanos. Poderia incluir orcs, mas não lembro de referencias a orcs necromantes, então prefiro me abster com relação à isso.

Elfos, além de serem naturalmente inimigos mortais tanto de Morgoth quanto de Sauron, patronos da feitiçaria, já possuiam poder sub-criativo, então não precisariam se sujeitar a meios alternativos que até humanos tinham um pe atrás.

Ah, Necromancia e Nigromancia são coisas diferentes. A segunda se trata de Magia Negra, o que envolve a primeira, mas é muito mais ampla. Maldições seriam exemplos de Nigromancia, mas não de Necromancia, enquanto escravizar o espírito de um morto seria um exemplo de ambas.
 
Sauron era chamado de Necromante, algo que lembra Odin (que recebia um nome similar devido à sua habilidade de falar com os mortos). Assim como Odin é uma idéia associada a feiticeiros e magos.

Devemos lembrar que essa prática foi difundida por Sauron durante sua permânencia em Númenor. Fiéis foram perseguidos e brutalmente sacrificados, templos eram construindo por Sauron em nome de seu senhor Melkor. Talvez fora lá que surgiu a religião da Adoração das trevas, e junto com ela a Necromancia.

Pouco tempo depois os Numenorianos (cruéis e malignos) já haviam levado essa pratica para a Terra-Média.
 
Não sei se existe necromancia na Terra-Média, e se existisse, poucos seriam os exemplos para ilustrá-la.Esta arte é tão obscura que torna-se dificil apontá-la nos livros que Tolkien escreveu.Acho que o personagem que mais se aproximaria de praticar tal arte seria Melkor.Diz-se no Silmarillion que ele torturou os Elfos até tornarem-se Orcs, não foi?Sei que isso não é necromancia, pois os Elfos provavelmente estavam vivos, mas, com essa fundamentação, pode-se observar que desde os primórdios da criação já se praticava a tortura, a transformação e personagens que "mechiam" com o corpo de outros personagens.

Ou seja, não existe uma plena necromancia, no sentido sólido da palavra, mas algo relacionado; não que a necromancia tenha a ver com a tortura e a transformação.Mas sim a existência de personagens/Melkor que tinham curiosidade, desejo e ambição em transformar e modificar os outros corpos, seja como fosse, para que lhes agradassem!
 
Última edição:
Ou seja, não existe uma plena necromancia, no sentido sólido da palavra, mas algo relacionado; não que a necromancia tenha a ver com a tortura e a transformação.Mas sim a existência de personagens/Melkor que tinham curiosidade, desejo e ambição em transformar e modificar os outros corpos, seja como fosse, para que lhes agradassem!

acho que a necromancia, como "conhecemos" hoje, não existia mesmo. Acho que Sauron foi chamado de Necromante (antes de descobrir-se que era Sauron) talvez pela presença de nazgul em seus territorios na Floresta das Trevas (apenas suponho, mas me corrijam, caso eu esteja errado e os nove tenham apenas permanecido em minas morgul durante esse tempo).

Penso que nem todos os Elfos da Floresta das Trevas, ou qualquer outro ser que andasse por ali saberia que se tratavam de espectros, nem vivos nem mortos, e não espíritos (que estariam mortos). Os Classificariam como espíritos malignos, e diriam que o Feiticeiro que ali reside usa os mortos à seu favor.

E sobre modiicar, Sauron provavelmente tinhaa mesma ambição que seu mestre, dominar todas as coisas. E para isso usava do medo, e coisas belas, geralmente, não causam medo. Precisava de coisas horríveis e maléficas, para dobrar toda a Terra-Média ao seu seviço.
 
Pessoas, pensem no seguinte: se não existisse necromancia na TM, por que ela seria chamada assim?

Necromancia é um ramo bem específico de magia, que lida com mortos. Se Tolkien o colocou ali, é porque era assim que funcionava.

Se se tratasse apenas de magia negra, ele assim a teria chamado, ou de Nigromancia, ou apenas Feitiçaria (o próprio fato desse termo já ser usado mostra que não foi por falta de opção), mas não de Necromancia.

E o conhecimento do professor em misticismo e línguas era grande o suficiente para ele não fazer isso na inocência. :roll:

Como eu disse, o termo necromancia nem existiria na TM se a prática que lhe desse o nome não existisse também.

Aliás, como eu já mencionei, já foi bastante explicitada essa questão da necromancia no outro tópico, e que uma de suas finalidades era substituir a falta de sub-critividade humana com o poder liberado pelo Fëa abandonando o corpo.

Não sei dizer se haviam corpos sem alma vagando pela TM (li algo num tópico uma vez que diz que isso estava dentro dos poderes necromanticos) ou espiritos escravizados por Sauron ou algum outro necromante (pouco provável, nem Melkor tinha qualquer dominio sobre os fëas que abandonavam seus corpos) ou não, mas posso afirmar que a necromancia dentro das obras de Tolkien mexia sim com os mortos.

Até porque, como eu já disse, se não fosse assim não teria esse nome. =]
 
Bem, tinha as criaturas tumulares que ficavam em criptas nas colinas dos túmulos e estavam sobre o controle do Rei-Bruxo de Angmar.

Ah, o Necromante mantinha prisioneiros em Dol-Guldur, o que não devia faltar eram corpos para rituais.
 
Sobre as criaturas Tumulares encontrei esse artigo:

http://enciclopedia.valinor.com.br/Criaturas_Tumulares

Nele fala que as criaturas tumulares foram enviadas pelo Rei Bruxo para impedir que os Dunedáin restabelecessem o seu reino.

Podiam ser comparados a um Draugr.

Imagem de Morrowind (Jogo RPG Offline, eu jogo e é muito bom!). Em Morrowind também existe um enredo muito legal (Uma história enorme!)

A Imagem:

draugr.jpg
 
Eles naum chamavam o rei dos nazguls de rei bruxo ele tambem praticava necromancia?
 
Necromancia e Feitiçaria são as mesmas coisas nas obras de Tolkien. O Rei-Bruxo as praticava sim, pois era inclusive um dos dois únicos modos de um ser humano utilizar "magia".

O outro era através da transferência de poder de um ser maior, como Morgoth, para o ser em questão. Mas como eu disse no outro tópico, duvido muito que tal tenha de fato ocorrido. =]
 
(Peço desculpas se crio um tópico repetido, mas não achei nenhum tópico sobre Necromancia que a analisa deste modo.)

O que dizia Tolkien sobre a Necromancia? Os personagens dos livros tinham alguma opinião formada sobre essa prática ritualística?
Quem eram os adeptos às artes nas Obras de Tolkien?
O Necromante (Sauron) usava seus prisioneiros nessas práticas?
Existe em alguma Obra de Tolkien a descrição de tal ritual? (Não li todas ainda, por isso a dúvida)
Até hoje não li nada sobre necromancia nas obras de Tolkien, a não ser pequenas passagens que ele cita falando por exemplo de execuções de magia negra ou cruzamento de duas raças para criar os Uruk-Hai de Saruman ou então até mesmo sobre os atos de necromancia na Floresta das Trevas pelo próprio Sauron.
Mais apenas é comentado e citado o nome "necromante ou necromancia" e não é falado detalhadamente sobre como fizeram o tal 'ritual' ou feitiço para criar algo, pois mesmo assim ficaria muito complexo de se imaginar e daria um bom trabalho. Pode até ser que Tolkien não gostava destas culturas e apenas citou na obra porque ficaria muito intrigadora.
 
O curioso desta arte, é que o único ser que praticava Necromancia, como aprisionar espíritos em corpos de Lobos, corromper lugares e submeter a vontade das criaturas é Sauron. Mesmo na época em que era Lugar-Tenente de Morgoth, ele já era poderoso na arte da feitiçaria. Sim, Melkor teve parte nesta força do maia. No entanto, se não fosse uma capacidade sub-criativa do próprio Sauron, tal respeito não teria sido adquirido.

É bem provável que ele tivesse manifestado esse dom durante a execução da Múscia Magnífica. Nenhum outro ser, nem mesmo Saruman, era poderoso na arte da Feitiçaria.
 
Bem, se ele mandou elas para lá então elas devem estar sobre o controle dele, não?

Sim, não esto duvidando da sua afirmação, só quero saber aonde é dito isso. Tem muita coisa que está fora do meu alcance. (Só tenho o SDA, Hobbit e Silmarillion).

O outro era através da transferência de poder de um ser maior, como Morgoth, para o ser em questão. Mas como eu disse no outro tópico, duvido muito que tal tenha de fato ocorrido. =]

Como não? É dito que quanto mais Morgoth criava e corrompia criaturas ele ia ficando mais fraco em comparação aos outros Valar, porque seu poder ia se dissipando entre eles (As criaturas dele).
 
A questão envolvia Morgoth transferir voluntariamente seu poder para um ser humano, para dota-lo de capacidade sub-criativa. As demais criaturas, que envolviam tanto o investimento involuntário quanto o voluntário de Morgoth, para transforma-las completamente, como na "criação" dos orcs e dragões, não entravam na questão, por isso não me ative a elas aqui.

Mas se for no outro tópico, sobre a questão das magias, verá que mencionei os dragões como investimentos seguros do Vala, onde ele estaria disposto a depositar seu poder.

Foi uma mera questão relativa ao objeto em discussão. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo