1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Necromancia ou Sub-Criatividade ?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bellcross, 27 Mai 2004.

  1. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Os nazgul apesar de serem seres humanos possuiam poderes "magicos".
    Esse poderes neles eram Necromancia ou algum tipo de poder sub-criativo depositado neles através de Sauron ???

    Quem mais utilizava a necromancia ??


    Enfim... ME EXPLIQUEM O QUE É NECROMANCIA (Quem souber...Claro)!!, até agora isso não me entrou muito bem na cabeça !! :?
     
  2. 655321

    655321 Usuário

    Olha, que eu saiba, necromancia é alguém que usa a magia pra fins maléficos, ou um tipo de magia negra, algo assim! Mas minha prima me disse que era outra coisa. Hum...:think: Isso é um bom assunto pra pesquisa. Eu vou procurar algo, e depois posto aqui. Mas isso é uma boa pergunta.
    P.S.: Já te disseram que sua assinatura é bizarra? :tsc: :? :lol:
     
  3. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Necromancia é a arte de falar e conjurar com os mortos. Sauron era necromante, e é inclusive chamado assim n'O Hobbit'.

    No SdA, creio que a necromancia tem justamente esse sentido maléfico, semrpe associado às criaturas do mal e que têm objetivos maléficos também, para influenciar demônios, espíritos etc.

    Uma dúvida que me veio agora: Isildur, e depois Aragorn, são necromantes? Afinal, eles tiveram contato com o exército dos mortos, o que não deixa de ser um ato de necromancia. Se for isso mesmo, descarta-se a idéia de que a necromancia era utilizada apenas com fins maléficos, nas obras de Tolkien.
     
  4. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Na verdade não.

    Oq houve nesse caso foi a benção de Eru na maldição colocada por Isildur.

    Nesse caso os Fëa dos mortos mantiveram na TM ao invés de seguir o destino dos espiritos dos homens. A mudança do destino de um fëa era algo impossível até mesmo para o necromante Sauron. Oq Sauron conseguia é dar vida a corpos mortos... sem Fëa... isso é a necromancia a q se refere.
     
  5. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Mas Fingolfin, não estou falando em alterar rumos, mas na comunicação com os mortos. Nesse caso, será que não seria necromancia? :think:
     
  6. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu discordo. Na minha opinião, a magia (ou arte) tinha o propósito de auxílio, de luz, do bem. Já a feitiçaria (ou necromancia, que não deve ser tomada literalmente), visava a dominação, a opressão e as trevas.
     
  7. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Acho que nesse caso não é necromancia não. Mas aí tem que ver definição de necromancia mesmo. Se eu não me engano Boca de Sauron era um necromante tb. Teve a arte ensinada por Sauron

    Discordou de quem? quem disse o contrário disso?
     
  8. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Tolkien fala sobre isso no Leis e Costumes dos Eldar:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


     
  9. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Bom, a mudança era sim impossível, mas retardar o destino nem tanto. O prolongamento da vida que os anéis do poder dava a seus usuários era uma espécie de necromancia, já que se você alonga a vida, você retarda a morte, e conseqüentemente, você modifica ou retarda o destino do Fëa.

    E quanto ao exército dos mortos, não creio que fosse apenas o fëa, mas que eles fossem espectros semelhantes aos Nazgûl, já que todos podiam vê-los, apesar de apenas como sombras.
     
  10. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Sim, mas nesse caso eles não estão mortos ou vivos. Eles conseguem prolongar a vida de um humano, mas o destino de seu Fëa desencarnado está fora de Arda e apenas Eru pode mudar isso. Segurar um Fëa de um homem já morto em Arda é algo que eu não acredito que Sauron fosse capaz. Mas mante-los dentro de um corpo, mesmo que a base de necromancia aí pode até ser.
     
  11. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Vcs acham que os seres humanos tbm possuem uma parcela de Sub-criatividade ??

    Eu gosto de acreditar que sim...
    No caso em questão eu acho que a sub-criatividade dos seres humanos (Numenorianos e decendentes) é do mesmo tipo dos elfos, ou seja, eles possuem (como disse o Tilion em outro topico) um tipo de habilidade inata para criar manualmente coisas com os padrões acima do normal.
    É claro !! não com tanta perfeição quanto os elfos. :roll:
     
  12. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Necromancia é a arte de se comunicar com os mortos, não importa com que fim. Mas, na obra de Tolkien, que é o que interessa, acredito que seja usado apenas com fins maléficos.

    Dessa forma, a comunicação dos homens com os mortos deve levar outro nome, mas eu não sei qual é. Pra mim é necromancia, mas devido ao que eu disse na primeira frase, pode também não ser - DENTRO DA OBRA DE TOLKIEN.
     
  13. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário


    Isso se aplica ao pantano dos mortos?
     

Compartilhar