• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nebulosa "O Olho de Sauron"

Pandatur

Usuário
O telescópio Hubble tirou uma belíssima foto da Nebulosa Olho de Gato. A fotografia tem sido chamada de "Olho de Sauron" por recordar o olho flamejante sobre Barad-dur, que (erroneamente) foi mostrado nos filmes de "O Senhor dos Anéis".

20040909ojo-de-gato.jpg


Fonte: Infoastro
 
O "Olho de Sauron" é uma metáfora, não um "olho flamejante semelhante a um farol sobre Barad-dur", Diabolis.
 
Erroneamente nada!

No Retorno do Rei - A Montanha da Perdição (pág 217) diz:

"(...) Então ele (Frodo) viu, erguendo-se negros, mais negros e escuros que as vastas sombras em meio às quais estavam, os cruéis pináculos e a coroa de ferro da torre mais alta de Barad-dûr. Durante um momento fugaz, como se emitida de alguma grande janela incomensuravelmente alta, cortou o céu ao norte uma chama vermelha, o faiscar de um olho penetrante; depois as sombras se adensaram de novo e a terrível visão foi removida.(...)"

fica claro que não se trata de uma metáfora, mas sim de um olho real e físico (Frodo o viu com os próprios olhos, não foi uma alucinação causada pelo anel). :wink:
 
Lembre-se que esta parte do Livro Vermelho deve ter sido escrita por Frodo, e, alucinado como ele estava naquele momento devido ao poder do Um, foi isso o que ele viu/sentiu.
Assim como a visão dos humanos que auxiliavam Sauron como "bárbaros sanguinários" foi passada por aquele que escreveu tal parte do Livro Vermelho (que recebeu retoques em Gondor), e não significam necessariamente o que talvez fosse a realidade.
 
Aquilo parecia o Faról do Batman :lol:


Sério agora, a foto tá muito bonita, é legal ver que a obra é tão popular assim em vários meios!
 
-Tolkenianos,

Pandatur Parmandil disse:
Lembre-se que esta parte do Livro Vermelho deve ter sido escrita por Frodo, e, alucinado como ele estava naquele momento devido ao poder do Um, foi isso o que ele viu/sentiu.
Assim como a visão dos humanos que auxiliavam Sauron como "bárbaros sanguinários" foi passada por aquele que escreveu tal parte do Livro Vermelho (que recebeu retoques em Gondor), e não significam necessariamente o que talvez fosse a realidade.

-Inovadora a SUA interpretação, mas gosto de pensar que a referência é realmente a um olho...ou ao farol do Batman (como preferirem)...

-Chaozu
 
A interpretação não é só dele. Eu li o livro antes de ver o filme e de fato em momento nenhum imaginei um olho flamejante REAL em cima da torre... coisa que quando vi o filme estranhei muito.

Essa citação da visão do olho pelo frodo foi claramente uma visão/delírio. Tolkien não disse que todo mundo via a porra do olho em cima da torre... que nem no filme.

A idéia do olho flamejante em cima da torre nem é ruim.... só que eu acho que Tolkien teria odiado. Ele não gostava de botar nada muito "forçado" na obra dele, especialmente em relação a coisas sobrenaturais. E isso é forçado...
 
Bom, eu tinha lido SdA algumas vezes bem antes dos filmes e eu tinha certeza que o Olho existia (todos que eu conhecia também tiveram a mesma interpretação). Após o filme, surgiram muitas discussões na internet questionando isso, estudei o assunto em todos os livros de Tolkien, inclusive na série HoME, e pra mim não resta dúvidas que o Olho existe.

Pra ter certeza que eu não estava louco (já que a maioria falava que o olho era uma metáfora), resolvi escrever (e-mail) para o Daniel de Boni (da Dúvendor) e para o Ronald Kyrmse, ambos me responderam dizendo basicamente a mesma coisa:

Reposta de Daniel de Boni:

---
Concordo com a sua opinião em ambas as perguntas, só peço desculpas por não
apresenta muitos argumentos a favor já que não tenho muito tempo livre.

Curto e grosso: os livros (SdA e Silmarillion) comprovam suas ídéias, é só
ler, está lá tudo lá.


[] Mith


>Caro Mithrandir.
>
>Primeiramente, pra mim a Dúvendor é o melhor site sobre o universo de
>Tolkien!
>
>Serei breve, como sempre acompanhei o site, acabei por respeitar muito suas
>opiniões e interpretações, uso-as inclusive como referência.
>Lendo a "História de Arda" da Dúvendor, vi que você escreveu sobre o Olho,
>então tenho duas dúvidas:
>
>1- Sauron tinha forma física durante a Guerra do Anel? (só pra constar:
>minha opinião é que não)
>2- O Olho era visível no plano material? (eu acho que sim)
>
>Desculpe se não estou usando o fórum pra isso! Mas é que eu queria ouvir
>sua opinião, mesmo que seja muito breve, provavelmente você é bem ocupado.
>
>Pra mim não havia sombra de dúvida sobre estas questões, mas li muitas discussões a respeito e fiquei com a pulga atrás da orelha.
>Aqueles que afirmam que Sauron tinha um corpo humanóide citam a carta 216, que na verdade faz referência à forma que caiu no
>abismo com Númenor e à forma que foi derrotada por Isildur.
>
>Obrigado pela atenção
>Um grande abraço
>
>Vlad
>
>
_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse com os seus amigos online.
http://messenger.msn.com.br

---

Agora, a resposta do Kyrmse eu não encontrei, mas basicamente ele respondeu assim:

"O Olho existia, desculpe-me pois não tenho muito tempo para responder de forma mais adequada. Já viu meu livro "Explicando Tolkien? - Um abraço"

É totalmente aceitável questionar ou por em dúvida que o Olho exista, cada um deve ter a sua própria opinião. Mas eu não acho certo afirmar que era uma metáfora de forma que a idéia do olho seja "menosprezada".

Vlad
 
A foto é show... e sabe o que eu tava pensando...
Ali deve ser a porta da noite, a porta que leva ao vazio... imagina quem agente vai encontrar preso nessa nebulosa ???
Huhauahuah... Viajei. :lol:
 
Essa foto está muito intressante, realmente parece o Olho dde Sauron do filme, principalmente o da Sociedade do Anel, que é mais redondo.

Quanto ao facto de Sauron ter um olho ou não, a verdade é que o que ele tinha um corpo físico na época da Guerra do Anel, isso é certo, pois é referido em inúmeros sitios que Sauron havia assumido uma forma física, por exemplo:

(Gandalf a falar no Conselho sobre a sua ida a Dol Guldur.)

O Silmarillion disse:
- Verdadeiras são, infelizmente, as nossas suposições. Não se trata de um dos Úlairi,(...). Foi o próprio Sauron que voltou a assumir forma e crece rapidamente;(...).

Essa é apenas uma das sitações em relação ao corpo físico de Sauron.

Quanto àquela frase em O Senhor dos Anéis, concordo com o Panda: era resultado das alucinações dele, que lhe davam a sensação de ver um olho sempre vigilante.
 
Eu tb estranhei muito no filme aquele olho em Barad Dur, sempre o tive como uma simples metáfora, e concordo que Sauron tinha um corpo fisico na Guerra do Anel, até esperei que ele fosse dar uma chegada no Portão Negro no filme do RDR. Hehehehe. Acho que teria ficado legal, principalmente para os fãs que não leram o livro. :D
 
Se Sauron lutasse no Portão Negro ficaria péssimo. Pelo menos eu acho que iria, para já, contra a obra, e seria o maior erro de Peter Jackson. Tiraria aquela coisa de que "o mau não aparesse nunca", que acaba por ser um ponto original na trilgia. Sauron não era um lutador, mas sim um Senhor Escuro que causa o terror sem sair do seu lugar, como muita gente faz hoje em dia. Ele é um estrategista inteligente, um Senhor das Trevas, não um nobre rei que luta no campo de batalha pelo seu povo.
 
Pelo menos um lado bom teve esse tal olho do filme :lol:

Mas analizando a foto, vemos que existe um "S" em 'fogo' ao canto inferior esquerdo do grande "olho azul". Faz sentido chamar O Olho de Sauron :)
 
É mesmo, nem sequer tinha reparado nesse "S" em baixo, faz realmente sentido que alguém se lembre de Sauron, e daí a "notícia" espalha-se.

Será a mão de Morgoth no vazio, para incutir o seu aliado a continuar? Ou em memória dele? Quem sabe... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo