• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NBA

De todos os eventos e campeonatos de todos os esportes a NBA é um dos mais impressionantes e divertidos de se assistir. O ritmo dos jogos é fantástico e o nível dos jogadores é inacreditável. Mas infelizmente faz tempo que não vejo basquete. Faz algum tempo que não tenho acompanhado esportes por uma série de motivos. Quando eu tinha TV a cabo eu adorava a ESPN, mas faz muitos anos que não tenho mais. TV aberta eu também não vejo, minha TV pifou faz anos. Às vezes vejo alguma notícia na internet, mas me dá uma nostalgia, já que nem tenho onde ver os esportes. Mas basquete é um dos meus esportes favoritos, com certeza. Quem me dera se na TV aberta fossem exibidos jogos da NBB (da NBA estaria fora de questão, eu sei) pelo menos uma ou duas vezes por semana. De vez em nunca o Esporte Espetacular passava um jogo (ou geralmente um trecho de um jogo :gotinha:) mas nem sei se ainda fazem isso. De um jeito ou de outro tenho uma certa aversão pela Globo. Minha nossa foi só eu começar a falar de NBA que lembrei da MLB e da NHL e da NFL e me deu uma baita saudade haha.
 
De todos os eventos e campeonatos de todos os esportes a NBA é um dos mais impressionantes e divertidos de se assistir. O ritmo dos jogos é fantástico e o nível dos jogadores é inacreditável. Mas infelizmente faz tempo que não vejo basquete. Faz algum tempo que não tenho acompanhado esportes por uma série de motivos. Quando eu tinha TV a cabo eu adorava a ESPN, mas faz muitos anos que não tenho mais. TV aberta eu também não vejo, minha TV pifou faz anos. Às vezes vejo alguma notícia na internet, mas me dá uma nostalgia, já que nem tenho onde ver os esportes. Mas basquete é um dos meus esportes favoritos, com certeza. Quem me dera se na TV aberta fossem exibidos jogos da NBB (da NBA estaria fora de questão, eu sei) pelo menos uma ou duas vezes por semana. De vez em nunca o Esporte Espetacular passava um jogo (ou geralmente um trecho de um jogo :gotinha:) mas nem sei se ainda fazem isso. De um jeito ou de outro tenho uma certa aversão pela Globo. Minha nossa foi só eu começar a falar de NBA que lembrei da MLB e da NHL e da NFL e me deu uma baita saudade haha.

Na TV aberta nessas horas faz falta Luciano do Valle na melhor fase da Band tinha sempre toda semana jogos de basquete nacional e da NBA, pois quando a emissora estava bem de finanças nos anos 90 ele fez dela o "Canal do Esporte" como ele mesmo dizia, mas o mais próximo disso atualmente é TV aberta Esporte Interativo, que vez ou outra mostra alguns jogos, mas ainda abaixo do que a Band no auge fazia.
 
Nem me fale, saudades do Luciano do Valle. Narrava todos os esportes com a mesma paixão e excelência.
 
Mais da metade das modalidades esportivas que eu mais gosto e acompanho eu aprendi a gostar vendo as narrações dele. Falta muita falta.
 
A despedida de Manu Ginóbili, o sul-americano com a melhor carreira da história


5manu1.png

Divulgação / Spurs

Se foi Manu Ginóbili. Aos 41 anos, o ala-armador argentino anunciou ontem a sua despedida das quadras. A comoção em torno de sua saída de cena dá bem o tom do que essa cara representa. Pro San Antonio Spurs, a franquia pela qual jogou por 16 longos e vitoriosos anos, que perde seu último bastião do time campeão de 2014. Pro basquete sul-americano, a realidade é uma só: Manu é o jogador do continente com a melhor carreira de todos os tempos.

E aqui, obviamente, cabe uma explicação sobre a razão pela qual o blogueiro afirma isso. Não pelo motivo que eu não vi Amaury Pasos e Wlamir Marques, gênios do basquete brasileiro, bicampeões mundiais, duas vezes medalhista olímpicos e com mais um punhado de conquistas, nem pelo fato de Oscar Schmidt, Hall da Fama e outro monstro do esporte, ter marcas individuais magníficas mas poucas conquistas coletivas. O fato, pra mim e respeitando a opinião contrária, é que ninguém conjugou melhor o duo seleção + time como Ginóbili, brilhante e vencedor ao extremo nas duas esferas.

manu50.png


O garoto que saiu cedo, cedinho, de Bahia Blanca, na Argentina, sua cidade-natal, rumou para o Reggio Calabria. De cara, promoção da segunda para a primeira divisão na Liga Italiana em 1999. Em seguida, transferência para o gigante Bologna. No tempo em que atuou por lá, Manu, que jogava com a 6, foi campeão da Euroliga em 2001, MVP das finais da Euro e 2X MVP da Liga Italiana.

Isso tudo com 23, 24 anos. Sempre com sua canhota matadora. Sempre com seu instinto decisivo. Sempre sem temer a nada e nem a ninguém. Jogava por um timaço, comandado por Ettore Messina, o mesmo cara que depois tornou-se assistente dele no San Antonio Spurs, e parecia não se incomodar com o fato de os veteranos terem a alcunha de decidir as partidas. A bola parava em sua mão, o mundo congelava, Manu só parava na cesta ou para uma bandeja límpida ou para uma enterrada feroz (na época ele enterrava – época que a Euroliga passava por aqui aliás…).

manu20.png


No meio desse período italiano, seu nome começou a chamar atenção da NBA. O San Antonio Spurs foi pra Austrália ver um Mundial Juvenil disposto a escolher Lucas Victoriano, também ala-armador argentino. Se apaixonou por Manu Ginóbili, o selecionando na posição 57 do Draft de 1999 (a antepenúltima aliás). Até jogar na liga norte-americana, Manu daria seu cartão de visitas aos norte-americanos antes. E sem jogar exatamente na liga.
No Mundial de 2002, em Indianápolis, ele guiou a Argentina à decisão, vencendo os EUA com profissionais da NBA pela primeira vez na história (um fiasco colossal dos norte-americanos, derrotados por 87-80 com 15 de Manu), e só não foi campeão porque uma arbitragem desastrosa tirou o ouro dos hermanos contra a Iugoslávia. Na final, aliás, Manu não jogou porque havia se lesionado na semi contra uma Alemanha que tinha Dirk Nowitzki, eterno rival do Dallas Mavs na NBA por longos anos (pouca gente lembra disso).

O troco aos rivais da final perdida em Indianápolis viria 2 anos depois. E com requintes maravilhosos. Manu fez isso aqui, ó:
Foi na estreia de uma Olimpíada que teve roteiro perfeito. Vingança contra os (desde então) sérvios em uma bola contra o estouro do cronômetro de chorar mil vezes, derrota na fase de classificação, semifinal incrível contra os norte-americanos, de novo derrotados pelos platenses (29 pontos em uma das melhores atuações de Ginóbili) e ouro olímpico contra uma Itália que tentou de tudo, mas não conseguiu deter os comandados de Rubén Magnano.

Manu, o líder máximo, no auge em termos técnicos, psicológicos, físicos e táticos. Ele levitava, jogava como um cara acima dos outros. Era absurdo o que ele fazia com a bola nas mãos mesmo sem espaço, mesmo marcado, mesmo com defendido por dois, três.

3manu1.png


Quatro anos depois, em Pequim, o bronze do ala-armador com uma das melhores gerações que o mundo FIBA, de seleções, pode presenciar. A despedida dele da equipe nacional, aqui no Rio de Janeiro e diante de MUITOS torcedores de seu país, também teve um sabor especial, mas ao mesmo tempo recolocando a ordem nas coisas – os EUA simplesmente destruíram a Argentina por 105-78 nas quartas-de-final. O 17 de agosto daquele ano marcou o último dia em que Manu, o gênio, vestiu a camisa platenses.

Ou seja, falei do período dele na Itália (MVP e campeão da Euroliga), da seleção (ouro olímpico, bronze olímpico e vice mundial em 2002) e nem sequer abri o capítulo Spurs em sua vida. Ao lado de Bill Bradley, é o único a conseguir troféu da NBA, Europa e ouro olímpico.
No Texas, Ginóbili chegou cheio de desconfiança (como quase sempre quando começou), mas mostrou uma evolução assustadora a cada ano. Com o apoio do técnico Gregg Popovich, o argentino foi quatro vezes campeão da NBA (2003, 2005, 2007 e 2014), duas vezes All-Star (2005 e 2011), melhor sexto homem (2008) e duas vezes entrou pro terceiro melhor quinteto da liga (2008 e 2011).

Não há ninguém nos EUA que não reverencie o cara como um dos melhores que já passou pela liga norte-americana. Como titular, como reserva, pouco importa. Sempre como protagonista de um dos melhores trios da história do esporte (ele, Tony Parker e Tim Duncan).

No final, dá pra dizer sem medo de errar que Manu foi além. Foi além da expectativa. Além da rivalidade entre países (brasileiros com um mínimo de senso amam o cara). Além do preconceito que, sim, ainda há na NBA contra estrangeiros. Mostrou que não é (só) o físico que conta, mas sobretudo a cabeça para comandar o corpo. Com uma inteligência de outro mundo. Jogando com graça. Jogando com técnica. Jogando com coração. Com alma.
Gostem ou não por aqui, a realidade é que nenhum sul-americano teve uma carreira tão vitoriosa, tão gigantesca, tão alucinante, tão maravilhosa quanto Manu Ginóbili, fantástico até os últimos momentos de sua vida profissional.

Criativo, inventivo, latino, raçudo até a última gota de sangue e suor. O cara era um de nós, humano, fazendo do impossível o possível com uma bola de basquete nas mãos. Como assim um argentino ousa ser tão importante assim para uma franquia que se tornou lendária como o San Antonio Spurs?
Na escala de ídolos, Manu está junto com Duncan, Parker e Gregg Popovich, mitos texanos.

O basquete perde um pouco de sua graça a partir de 26 de agosto de 2018, quando o eterno camisa 20 do Spurs e o 5 da Argentina se aposenta. Deste canto, a gente só pode agradecer por tê-lo visto jogar por tanto tempo – e sempre no mais alto nível. Todos que assistiram podemos dizer orgulhosamente que, sim, foi um prazer absurdo viver o Geniobili do começo ao fim.
Valeu, Manu. Foi ótimo enquanto durou.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais um gigante do basquete que se despede. E sendo de fora dos EUA, não é fácil ser gigante lá.
 
dificil algum deles bater o GSW.
Vi os dois ultimos quartos ontem. O grego do bucks que é impossível escrever o nome pipocou :(
Tá faltando experiência pro Bucks, que deveria ter feito o 3 x 0 no terceiro jogo após grande vantagem mas não tiverem o mental necessário.
Acredito que amanhã o Toronto já feche a série por 4 x 2 e teremos uma final sem graça.. 4 x 0 , 4 x 1 GSW..
Mas o bom de dar palpites no esporte é que podemos cair do cavalo e quem sabe teremos um jogo 7 no Canadá com aquela torcida maluca!! Acho que a campanha dos raptors foi melhor, não foi?
 
Toronto fechou a série em mais uma pipocada(?) do Bucks.
Na verdade o que ganhou foi a experiência do time do Canadá. Bucks chegou a abrir 15 pontos faltando uns 2 min pra terminar o 3º quarto, mas foi péssimo no fimzinho do 3ro e no início do 4to, deixando o Toronto virar e manter a vantagem até o fim.

Palpites para a final? Vou de 4x0 ou 4x1 pro GSW e vcs?
 
O Raptors só tem mesmo a vantagem do mando de quadra que é algo bom, mas pouco.
O GSW teve a vantagem de aproveitar esse tempo maior de folga pra recuperar melhor o Durant, o que só dispensa comentários pra falar o quanto é favorito.
Palpite: GSW fazendo 4 x 1 e torcida Raptors fazendo um histórico 4 x 3
 
Acredito que o GSW vai ganhar independente do mando de campo, porém estou torcendo pro Toronto.
Se o Kawhi consiga liderar o Raptors e ganhar dos Warriors, será definitivamente histórico.
 
O coletivo dos Raptors no geral foi ótimo. Ter aberto uma vantagem de 10 pontos na primeira metade do jogo foi algo muito importante e conseguir administra-la mais ainda. Foi apenas o primeiro jogo, mas fica uma sensação boa que o time canadense pode sim brigar pelo título.
 
vi o jogo ontem. Primeiro tempo muito bom dos Raptors e no segundo além do GSW ter entrado no jogo, o Raptors começou a errar bolas que estavam entrando sempre.
No finalzinho por um erro do Green e pra mim um erro da arbitragem ainda tivemos emoção, até que faltando 5s para o fim, Iguodala encestou de 3 e tal a tranquilidade e a vitória para o GSW.
Espero e torço para duas vitórias do GSW em Oakland e a confirmação do 3º título seguido no jogo 6 também em Oakland!
 
O terceiro quarto impecável dos Warriors fez toda a diferença, quando o coletivo deles engrena é muito difícil marcar. E pensar que ainda não estão podendo contar com o Durant.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo