• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nazgûl: Vilões ou Vítimas?

Ana Lissë

Nazgûl boazinha
Olá a todos!
Lendo a Trilogia e o Silmarillion, deparei-me com essa questão.
Todos sabemos que os Nazgûl foram terríveis servidores de Sauron que, em seu nome, cometeram atrocidades. Mas será que eles são tão vilões assim?

Eles, para começar, foram enganados por Sauron. Aceitaram aqueles Anéis pensando que poderiam dominá-los. Sauron não escolheu somente homens maus para serem os Portadores dos Anéis; lembrem-se da passagem que narra a gradativa transformação desses homens em Nazgûl. Aqui está, extraída de "O Silmarillion":

"Revelou-se mais fácil atrair os homens para a armadilha. Os que usaram os nove Anéis tornaram-se poderosos no seu tempo, reis, feiticeiros e guerreiros do passado remoto Conquistaram glória e enorme fortuna, mas elas acabaram sendo sua desgraça. Ao que parecia eles tinham vida eterna, mas a vida se tornou insuportável para eles. Podiam caminhar, se quisessem, sem serem vistos por nenhum olhar neste mundo sob o sol; e podiam enxergar coisas em mundos invisíveis para os mortais. Mas com enorme freqüência viam apenas os espectros e as ilusões de Sauron. E um a um mais cedo ou mais tarde, de acordo com sua força inata e a bondade ou a maldade de suas vontades no início, eles caiam sob a escravidão do anel que portavam e sob o domínio do Um, que era o de Sauron E se tornavam invisíveis para sempre, menos para ele, que usava o Anel Governante e passavam para o reino das sombras."

Perceberam? "Bondade ou maldade de suas vontades" Nem todos deveriam ser maus!

E depois? Passaram para o reino das Sombras, fazendo só o que Sauron queria. Ou seja, a maldade que havia não deveria ser essencialmente deles.

Diante disso, pode-se concluír que os Nazgûl foram mais vítimas que vilões. Mas essa é uma opinião minha.

O que vocês acham?
 
Morgoth fala...

Olá Ana Lissë! Bem observado... não diria que foram mais vítimas que vilões, mas alguns deles podem ter sido, de fato, vítimas. O poder de Sauron na época era grande e por melhor que fosse a índole do sujeito, dificilmente ele resistiria. Mas muitos ali, creio que os mais temidos dentre os Nazgûl, deviam ser o demo em pessoa hehehe
 
Isso é complicado...
Acredito que eles foram homens movidos por suas próprias ambições e desejos, o que tornava o poder de Sauron ainda mais forte e tentador; ao cederem a ele se transformarem nos vilões que conhecemos e odiamos -ou amamos, sei lá-!
 
Última edição:
Acho que uma pessoa movida por ambições não pode deixar de ser culpada pelos atos que cometeu atrás de poder. Mesmo com o fato de Sauron tê-los traído, ainda sim seus atos e desejos eram tortos e de uma indispensável culpa.
 
Não se pode esquecer que, embora tenham sido enganados por Sauron, na realidade foi a cobiça pelo poder que os fez aceitar os aneis, portanto não creio que eram homens bons antes de o Um os dominar e corromper de vez. Ou então, por que os anões e os elfos não foram igualmente corrompidos?
 
Alguém a ponto de poder aceitar Sauron e seus "presentes'...

Acho que a maioria deveria ser ruim,provavelmente servidores de Sauron mesmo antes de virarem nazgûl, e os poucos que fossem "bons" deviam ser homens como Boromir ( Inflexíveis, orgulhosos, arrogantes, mas bons em sua essência... mas que poderiam ser facilmente corrompidos por Sauron em sua ânsia por glória ( Olha o Boromir. Ele, como disse o Faramir, "sempre ansiava a glória de Gondor" )
 
Acredito que nem todos eram maus. Todo homem possui uma essência boa até mesmo os habitantes que vivem no leste e sul da Terra media, regiões que por si só são estampadas por serem zonas onde o povo é cruel e malígno.

Nem mesmo os númenorianos, ou mesmo o povo de Eorl eram na sua essência 100% bonzinhos. Isso é mentira, o homem convive com o bem e o mal, o antagonismo das atitudes podemos encontrar em qualquer povo, homem, elfo ou anão...até mesmo Vala.

Os nove não sabiam o real intento de Sauron, mesmo que fossem todos cruéis, mas vale ressaltar que todos, sem nenhuma excessão foram vítimas das mentiras de Sauron, que com o passar dos anos (usando anéis) se tornaram o que conhecemos como os Espectros do Anel.
 
É difícil acreditar, que os Nazgûl foram bons reis ou guerreiros gloriosos, mas talvez o sentido da expressão seja realmente o de que homens tenham bondades e maldades em seu coração, indepentende de qual for dominante. Então escolheram o caminho errado e foram "punidos" por isso, se tornando espectros, porém muito mais poderosos que qualquer mortal.

E da pra se pensar se esses seres após sua destruição completa, foram jogados no Vazio como Morgoth e Sauron, ou seguiram para o destino desconhecido dos homens após a morte?
 
Não dá pra considerar como vítima alguém que era movido por cobiça, seja ela de que tipo for.
Boromir queria o Um Anel para salvar Gondor. Se o Um caisse nas mãos dele cedo ou tarde ele transformar-se ia num espectro.
Com exceção dos anões, acho que ninguém conseguia resistir ao controle de Sauron. Mas a cobiça, a maldade nata nos corações dos seres era a gasolina que Sauron precisava pra domina-los

Portanto Nazgul são tão vilões como Sauron, que tempos atrás foi seduzido pelo poder oferecido por Morgoth
 
Perceberam? "Bondade ou maldade de suas vontades" Nem todos deveriam ser maus!

E depois? Passaram para o reino das Sombras, fazendo só o que Sauron queria. Ou seja, a maldade que havia não deveria ser essencialmente deles.

Diante disso, pode-se concluír que os Nazgûl foram mais vítimas que vilões. Mas essa é uma opinião minha.

O que vocês acham?

Ótima observação Ana!!
Caraca, nunca tinha reparado nisso, pra mim os Nazgûls eram maus por essência.
Concordo totalmente com sua lógica, ambição não significa maldade, eles eram governantes, mais poder conseguiria conquistar qualquer um facilmente.

Acho que uma pessoa movida por ambições não pode deixar de ser culpada pelos atos que cometeu atrás de poder. Mesmo com o fato de Sauron tê-los traído, ainda sim seus atos e desejos eram tortos e de uma indispensável culpa.

Alguém a ponto de poder aceitar Sauron e seus "presentes'...

Acho que a maioria deveria ser ruim,provavelmente servidores de Sauron mesmo antes de virarem nazgûl, e os poucos que fossem "bons" deviam ser homens como Boromir ( Inflexíveis, orgulhosos, arrogantes, mas bons em sua essência... mas que poderiam ser facilmente corrompidos por Sauron em sua ânsia por glória ( Olha o Boromir. Ele, como disse o Faramir, "sempre ansiava a glória de Gondor" )


Mas vocês estão com uma visão pós-fatos.
Imaginem Annatar (Sauron), o sábio, o distribuidor de presentes, em toda a sua majestade, oferecendo anéis de poder aos homens.
Até os elfos, muito mais sábios, acreditaram no Annatar, imaginem os homens então!


Karma pra você Ana!
 
Acredito que tenham tornado-se vítimas, pois assim como elfos e anões foram enganados por Sauron quando receberam os anéis, e como se trata da raça mais fraca e influenciável, foram seduzidos e escravizados pelos anéis que tinhame que estavam sob o controle de Sauron.

E por isso tornaram-se malignos e não havia mais volta.
 
... deviam ser homens como Boromir ( Inflexíveis, orgulhosos, arrogantes, mas bons em sua essência...

Penso que os Nâzgul foram as duas coisas. Foram vítimas na medida em que foram seduzidos pela promessas Sauron. Mas isto não tira das costas deles que, devido a sua fraqueza, Sauron conseguiu leavar adiante sua malícia, aumentando sua maldade. Neste sentido foram cúmplices, ainda que a priori não o desejassem, do Senhor do Escuro. Ora, Sauron era vilão, portanto o cúmplice do vilão...
 
Eles eram complexados.

Escolheram ser vilões depois de se fazerem de vítimas contra as leis dos Valar e Númenorianos decentes, por não terem vida eterna. Finalmente conseguiram aquilo que estavam procurando e se tornaram em vítimas oficialmente. Eram vítimas profissionais e precisavam de crimes para se manterem no negócio. Vilões que eram vítimas de si mesmos, pois o mal tortura por dentro e por fora.
 
:think: Creio que foram tanto vitimas, quanto viloes. Vitimas na medida em foram ludibriados por Sauron, assim como elfos e anoes. Seriam viloes tambem, pois, corrompidos pela falacia de Sauron e seduzidos pelo poder, se tornaram leais ao Inimigo e em nome dele dedicarm serventia. Ajudante de bandido, bandido eh ...
 
Muito boas respostas! :D

Agora, pensemos: será que, sendo eles vítimas do poder e da enganação de Sauron, eles não mereciam um destino melhor que a morte?
 
Morgoth fala...

Muito boas respostas! :D Agora, pensemos: será que, sendo eles vítimas do poder e da enganação de Sauron, eles não mereciam um destino melhor que a morte?

Já vejo por outro lado: a "recompensa" por tudo isso foi a própria morte :)

Posso estar enganado, mas quando o Um foi destruído, sendo os Nazgûl homens mortais na sua origem, creio que eles partilharam do dom que Ilúvatar deu aos Sucessores, e morreram, deixaram Arda para sempre. Alguém lembra de alguma explanação de Tolkien especificamente sobre o pós-morte dos Espectros?
 
Não havia pensando nessa questão...acredito que toda forma de poder acaba de certa forma traindo nossos próprios princípios. E porque não com os Nazgûl? Penso que foram vítimas sim, corrompidos pelo poder do anel. E cada um talvez tivesse uma "dose" de maldade que foi bem útil a Sauron.
 
Muito boas respostas! :D

Agora, pensemos: será que, sendo eles vítimas do poder e da enganação de Sauron, eles não mereciam um destino melhor que a morte?

E que destino seria melhor que um descanso para anos de tormento e servidão? Não sei se todos serveriam Sauron por vontade própria, caso tivessem escolha.
 
Os Espectros eram Homens, e como homens eles tiveram uma variedade de ambições, e de indole. Creio que uns sim podem ter cido seres nefastos desde o inicio, e que usaram seus poderes para o mal. Mas tambem não duvido nem um pouco que uns eram bons homens de inicio, engados pelo "presentiador". Só vermos o que o Um conseguiu fazer a Boromir, Frodo, Isildur e até mesmo a Galadriel por uns instantes! Usar qualquer um dos 9 por muito tempo com certeza levaria qualquer um ao mal, é inevitavel...

Tenho muita pena daqueles Nove Homens, pois pra mim o destino deles foi bem pior que a morte, e a morte foi pra eles uma recompensa.
 
Acho melhor ser vilão do que vítima :P

(se não posso ser o herói, escolho ser vítima?)

Eram reis humanos, nobres humanos. Tinham suas falhas, e claro o nosso conjutivite aproveitou as falhas para escraviza-los.

Vocês esquecem-se que ao contrário dos TRÊS anéis elficos, os anéis dados aos humanos e aos anões foram tocados por Sauron.

Caberia aqui o mistério sobre a têmpera e os anéis dos anões. Eu diria que os anões tiveram dois comportamentos: ou eram destruídos pelos anéis, ou viam os anéis com muuuita desconfiança. Há até uma dúvida sobre se todos os Sete foram tocados por Sauron, se um deles era como os anéis elficos não tocado (até que alguém mandou pro dito cujo).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo