1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Navegadores da Web

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Locke, 13 Jul 2003.

  1. Locke

    Locke Usuário

    Um navegador da web como todos sabem (ou deveriam) saber tem como principal função, formatar e exibir paginas da web, escritas em HTML.

    Cada navegador tem sua própria maneira de interpretar as informações enviadas ao servidor (por meio de um clique em um link, por exemplo), para só então montar aquilo que você tem na tela, uma pagina da web com textos e gráficos, tudo de mão beijada. Levando em conta os diferentes navegadores e suas diferentes configurações padrões e recursos; uma pagina da web pode não ser vista da igual por todos os usuarios, vai depender do navegador usado.

    Mas voltando ao assunto principal:

    Quero saber qual o navegador usado por você, para ter uma media de qual o navegador mais utilizado, pelos usuários da Internet, pq sei muito bem que mesmo sendo o Internet Explorer, e o Netscape os dois mais populares e conhecidos navegadores da web, existem vários outros espalhados pela web, inclusive os de provedores.

    Na hora que se faz algo para web, conta muito saber os navegadores que as pessoas usarão para visualizar o seu trabalho, seja um site, contendo Java por exemplo, e etc..

    Entendeu o motivo do tópico?
     
  2. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Internet Explorer!

    Vc podia falar um pouquinho mais ao criar o topico não? só essa perguntar fica meio inutil!


    Eu aintamente usava o Netscape, usei ele até nao conseguir mais pq ele deixou de abrir um monte de coisa q o IE abria, alem de q tinha ficado muito mais pesado q o IE! Eu troquei pro IE quando tava fazendo minha pagina, e vi q tudo q eu configurava ficava direito no IE mas nao no netscape, principalmente as tabelas!
    Hoje em dai nao sei como q ta no netscape, mas o IE naod eixa em nada a desejar!

    Eu ja usei o Opera tb na faculdade, gostei bastante, é bem levinho de carregar (o pc de la é muito lento e abre relativamente rapido) e tb tem umas funções legais q no IE nao tem ou nao vem configurado direto, como nao fiquei fuçando o IE...
     
  3. Locke

    Locke Usuário

    O bom senso de qualquer usuário da web deveria ser compatível com minha pergunta por mais simplória e direta que fosse, porem, quer mais detalhes na minha pergunta? Editada a postagem inicial.. ok.
     
  4. Sercelda

    Sercelda Usuário

    É.. este lance de navegadores é um grande problema. Infelizmente o IE monopoliza o mercado, e mais infelizmente é o fato de que cada vez mais coisas que só o IE abre.

    O mais triste de tudo isto é que serviços que deviam facilitar a vida da pessoa (como netbanking por exemplo) estão usando um molde que ou a pessoa se enquadra com este molde, ou não tem mais acesso aos serviços.

    A sim, em casa eu uso IE 6.

    Na época que eu só usava linux em casa eu usava Netscape, e mais recentemente o Mozilla, mas hoje em tempos de paz uso só o M$tiano.
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Com todo respeito, IE é o melhor browser. Mais rápido e atualmewnte mais compativel. Nem adianta choramingar. IE é um caso onde a Microsoft ganhou na capacitação técnica.

    Nestcape é um lixo total. Incompatíuvel, fora dos padrões, parou no tempo. parece que ainda vive em 1999.

    Mozilla tem potencial, mas ainda tem muito chão pra percorrer. Muito mesmo... :roll: Tenho ele instalado mas só uso num único e específico caso que é o del logar duas vezes no fórum (um com IE e outro com ele).

    O resto desencana total. Só lixão. Incluindo Opera.
     
  6. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    O Mozilla consegue abrir a maioria das páginas que o IE abre. Tem algumas que dá problema, mas é porque foram mal feitas, e só funcionam no IE.

    O IE certamente é o que dá mais sucesso na abertura de páginas. Mas isso não quer dizer que é mais compatível --- é só pelo fato que os webdesigners fazem a página, testam só no IE, vêem que funciona e pronto.
     
  7. black_pilot

    black_pilot Usuário

    IE e nao troco nao... hehehe


    Antigamente eu tinha uma pancada de navegador aqui, tudo pra ver se a minha pagina se "enquadrava" em todos eles... um saco!!!
    Mas lendo aqueles relatorios de acesso, vi que a grande maioria usava o IE mesmo, entao eu dei um belo "que se f***" e soh uso o IE agora :mrgreen: :mrgreen:

    hehehe
     
  8. Lucy Folha Dourada

    Lucy Folha Dourada The designer Raccoon!

    Eu gosto do Opera!
    é mto bom!! :wink:
     
  9. Hobbit_de_Cueca

    Hobbit_de_Cueca Usuário

    Eu uso Mozilla 1.2, Netscape 7.1 e IE 6. Isso porque administro sites e sei que 90% dos meus visitantes usam estes navegadores. Quando colocamos algo novo no ar, temos que testar nestes navegadores - dá trabalho, mas precisamos garantir a compatibilidade, principalmente para o Mozilla (navegador que acompanha muitos das distribuições Linux) e para o IE 6 (dos sistemas Windows).

    Também já usei o Lynx, que é um navegador inteiramente em modo texto, e por isso mesmo muito rápido (apesar de ser difícil de se acostumar). Alguém já teve experiências com o Lynx? :mrgreen:

    Concordo. A verdade é que o Mozilla segue mais rigidamente os últimos padrões da W3C (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) enquanto o IE é mais flexível e acaba aceitando páginas sem as últimas recomendações da W3C e até mesmo códigos que já são considerados desatualizados. Só vejo problemas no Mozilla em sites feitos especificamente para o IE e, felizmente, não são os que mais visito.
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Vou ser sincero: tou nem aí pros outros browsers. O phpBB é multi-browser e tudo mais e mesmo assim 98,6% dos page views são do IE. Sim, 98,6% (conferidos nesse momento). O trabalho pra deixar tudo funcionando em todos os browsers escabrosos, principalmente a porcaria estúpida que é o Netscape simplesmente não vale as horas trabalhadas.
     
  11. Gildor

    Gildor Usuário

    Eu usava na faculdade, onde a conexão era uma coisa tão pavorosa quanto os 486s disponíveis. Simplesmente não dava pra usar duas janelas de browser mais algum outro programa. Aí eu usava o Lynx, que voava. :mrgreen:

    Isso não dá pra negar. O Netscape que a gente via naquela época é quase a mesma coisa que se lança agora. Acho curioso que eles fazem o maior marketing, "OH, nova versão do Netscape!" e quando você vê, é a mesma coisa. :|

    Hoje eu sou uma pessoa feliz, trabalho em sistemas que rodam numa intranet onde 100% dos browsers são IE, sem exceções. 0% de problemas de incompatibilidade. :dance:
     
  12. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Se todos os webdesigners fizessem isso (talvez incluindo o Opera), o mundo seria bem melhor...

    De vez em quando eu uso... Eu pessoalmente acredito que você pode fazer a sua página com tantos recursos visuais quanto quiser, desde que ela também possa ser vista com um browser somente texto como o lynx. Porque às vezes um usuário poder querer usar um navegador que só suporte texto, e também porque às vezes um usuário pode ter que se basear somente no texto --- um cego, por exemplo.

    Esse é o problema com muitos web designers: só por que um browser tem uma fatia absurda do mercado, ignoram todos os outros. É o mesmo que um posto vender só gasolina, já que a grande maioria dos carros é a gasolina. Se não fossem os carros usados de mais de uma década atras, a fração dos carros a gasolina estaria próxima a essa aí...

    (Nota: Mas o phpBB funciona perfeitamente com o Mozilla. :mrgreen:)

    De fato, o Netscape até versão 4.* é um lixo --- não adianta se preocupar com ele, ele está ultrapassado. Mas as novas versões do Netscape (que são iguais ao Mozilla, ainda que diferentes) são boas e se igualam ao IE em recursos.
     
  13. Beren

    Beren Wannabe Rider

    eu uso IE, e como todos os sites que trabalho são da intranet da empresa, e a empresa só tem licença para Windows então eu não devo me preocupar se alguém vai usar netscape ou IE, me preocupo muito mais em fazer um site legal para 800x600 apesar de preferir 1024x768, falando nisso como posso desenvolver um site "sem resolução definida" digamos assim?
     
  14. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    :o?: :o?: :o?: Eu acho muito mais fácil fazer um site sem resolução do que um "designado para tal resolução". Eu teria que me preocupar em como fazer justamente se quisesse um site com essa bobagem de "melhor visto em 800x600 ou outra resolução ridícula que mal cabe uma janela na tela". (Eu uso 1400x1050... )
     
  15. Hobbit_de_Cueca

    Hobbit_de_Cueca Usuário

    Eu concordo plenamente! Só não citei o Opera porque, por incrível que pareça, apenas três dos meus visitantes utilizam o dito-cujo e eles dizem que não encontraram problemas navegando... :mrgreen: Eu mesmo nunca testei os sites com Opera, mas confio nestes usuários para a detecção de problemas. :mrgreen:

    Em termos de acessibilidade, isto DEVE ser seguido, independente do conteúdo do site e qual é o público-alvo a que foi imaginado. Trabalho com isto direto e acho que já até falei em algum lugar aqui no fórum sobre o problema dos portadores de deficiência. De qualquer forma, é bom reforçar: são mais de 24 milhões de deficientes no Brasil (equivalente a 14,6% da população), dos quais 16 milhões são deficientes visuais. Ao desenvolver um site que este ou outro grupo de deficientes não consegue acessar, você está contribuindo ainda mais com a exclusão destes marginalizados, mesmo que nunca tenha pensado nisto.

    O mais difícil é encontrar um site que esteja totalmente de acordo com normas e padrões de acessibilidade (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , por exemplo), mesmo com ferramentas que avaliam a acessibilidade "automaticamente" (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ). Em alguns países (EUA, Espanha e Portugal), sites de órgãos ligados ao governo são obrigados a seguir padrões para serem acessíveis. Já no Brasil...

    Bom, mas isto é assunto pra outros tópicos.
     
  16. Hobbit_de_Cueca

    Hobbit_de_Cueca Usuário

    ... E parece que o browser Netscape está com os dias contados:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


     
  17. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Mas o Mozilla há de continuar... :mrgreen:
     
  18. Gloin moicano

    Gloin moicano Usuário

    apesar de ficar muito puto com ie qnd to fazendo coisas pra internet, e ele ser uma merda, acho ele melhor
    a internet hj é voltada pro ie, independente se vc quer ou não usar padrões da w3c, daí é apanhar pra fazer as coisas funcionar nele
     
  19. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    O problema é que o IE está disponível apenas para pouquíssimas plataformas... e o mundo não é feito só de Windows. Eu não teria problema nenhum em usar o IE, inclusive usá-lo-ia com prazer, se houvesse uma versão que rodasse no meu Linux...
     
  20. Gloin moicano

    Gloin moicano Usuário

    faço um monte de coisas pra internet no linux, daí é ficar toda hora testando no ie (no windows) pra ver se funciona, isso é um saco! vai e volta, vai e volta, vai e volta...
    mas fazer o que? é ter paciência
     

Compartilhar