• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no Tani no Nausicaä, 1982)

Dê uma nota para o anime/mangá.

  • 9

    Votos: 0 0,0%
  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%
  • 0

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    12
^^^^^
Lembro de quando vi essa cena a primeira vez há uns 15 anos. Um amigo tinha trazido uma fita vhs no idioma original "raw" do Japão sem legenda. Algumas palavras ele entendia e me explicava.

Minha primeira impressão foi com relação ao que ocorria muito nas animações antigas (quanto mais antiga, mais comum) de haver distorções de cores (até mesmo do aparelho ou da TV ao invés do filme).

Quando isso ocorria (e ocorria bastante em personagens de desenhos) por vezes a razão era intencional como no caso de uma versão especial de Peter Pan que eles coloriram a blusa da Wendy com a mesma cor e tonalidade da roupa da outra criança que ela carregava junto no colo deixando uma impressão estranha porque o vestido original da versão antiga era azul justamente pra dar contraste e colocaram a roupa da Wendy e do bebê ambas na cor rosa (porque antigamente quem vestia vermelho nas animações eram homens por ser uma cor arrojada e o azul era um cor mais fria e calminha) e ficou com jeito de que os dois personagens haviam combinado de vir como um "par de vasos".

Já outras vezes a produção esquecia ou errava mesmo e ou escolhia uma combinação desconfortável de cores (como o caso do Peter que quiseram deixar ela feminina para os padrões mais recentes e estragaram o esquema de cores original dos técnicos de colorização) ou então aplicavam errado (em revistinha aparecia muito disso). Um exemplo atual parece ser o caso de ninja de cabelo roxo em Naruto Shippunden (Naruto é famoso pela irregularidade no controle da anmação) que parece trocar de cor de cabelo.

Na época já era duro pra poder ver todos os detalhes porque era TV de tubo, em videocassete (baixa resolução, sintonia mais ou menos). Depois eu peguei o mangá (tenho o volume 1 da Conrad) e olhei as imagens na net com traço do mangaká e vi que podia mesmo ser um problema na colorização.

Entretanto eu também não descarto problemas de equipe, esses animadores (ocidentais e orientais) de vez em quando são uns caras bem loucos e pra aparecer um com vontade de enfiar um fanservice ou até uma marca pessoal não faltaria muito, de modo que não ponho a mão no fogo apesar de pensar que tem maior chance de ser um errinho.
 
Detalhe que são 7 volumes e a Conrad, como costuma fazer, abandonou a série antes de publicar os dois últimos.

Talvez algum dia outra editora daqui assuma e termine a publicação, como a Panini (que já retomou o One Piece que a própria Conrad também havia abandonado).

Credo, será que vou ter a mesma via crucis que sofri com Lobo solitário?

Talvez seja melhor desistir e comprar em inglês ou japonês mesmo.
 
Não, pois não vão terminar de publicar. Foi cancelada mesmo.

O jeito é ir mesmo atrás de versões em outra línguas.
 
Conrad não dá pra levar a sério mesmo...

Eu acabei lendo em inglês mesmo, então não teve sofrimento nem emputecimento com esse cancelamento.

Sobre notas: o mangá merece 10 com certeza. É a coisa mais linda que já li em termos de mangá/hq/afins. O anime merece um 8,5.
 
Em agosto do ano passado a JBC anunciou que relançaria Nausicaa em sete volumes, tudo muito bonitinho e coisa e tal; mas naquela época saiu o primeiro volume e até agora mais nada... cri cri cri... Estou com receio de que acabe flopando. Fica a dica aí pra quem nunca teve a oportunidade de comprar o mangá. É uma aposta rs.

 
Os direitos de licenciamento da bagaça devem estar estratosféricos pra estar com tanta burocracia no lançamento assim. Eu ainda tenho que ler o mangá mas curti pra caramba o longa-metragem do Miyazaki.
 
Mas eles não teriam anunciado a coleção completa se já não tivessem os direitos comprados. :think: Deve ser qualquer outro perrengue. A nova edição do Evangelion está saindo mais rápida e lançaram depois rs.
 
Em agosto do ano passado a JBC anunciou que relançaria Nausicaa em sete volumes, tudo muito bonitinho e coisa e tal; mas naquela época saiu o primeiro volume e até agora mais nada... cri cri cri... Estou com receio de que acabe flopando. Fica a dica aí pra quem nunca teve a oportunidade de comprar o mangá. É uma aposta rs.


Tô de olho nisso aí tem um tempo, por enquanto acho que fiz certo em não comprar logo que lançaram o primeiro volume. Se lançarem o segundo e der pinta de que vai engrenar, aí vale o investimento.
 
@Fëanor divulgados os volumes 2 e 3, já em pré-venda na Amazon, inclusive. O volume dois para ser lançado em 30 de agosto, e o três em 31 de outubro. Sinal de que a coisa voltou a engrenar, um ano depois. :dance:

manga-nausicaa-02-capa.jpgmanga-nausicaa-03-capa.jpg
 
IMG_20230721_175528_955.jpg

Comprei ontem à noite, na Amazon, por R$ 26,60.
Chegou hoje à tarde. Veio com um pôster. :)
Essa é a hora pra comprar, se alguém quiser.
47% de desconto. Não fica melhor que isso.
@Turgon @Ilmarinen
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo