• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nasa consegue um marco: fotografar seu primeiro cometa interestelar

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Fonte

imagem-do-cometa-2iborisov-feita-pelo-telescopio-hubble-1571264200375_v2_900x506.jpg

2I/Borisov é apenas o segundo objeto interestelar a passar por nosso sistema solar Imagem: NASA, ESA e D. Jewitt (UCLA)

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (16) uma imagem do cometa 2I/Borisov, capturada pelo telescópio espacial Hubble no dia 12 de outubro. Esta é a primeira vez em que a agência espacial norte-americana conseguiu fotografar um cometa interestelar. O registro foi feito a uma distância de mais de 418 milhões de quilômetros da Terra.

Segundo a agência, trata-se da mais precisa imagem de um cometa já realizada. A foto mostra uma concentração de poeira ao redor do núcleo, que não pôde ser visto pelo Hubble.

A velocidade e a trajetória do 2I/Borisov indicam que o cometa - descoberto em 30 de agosto pelo astrônomo amador Gennady Borisov - vem de fora de nosso sistema solar. Assim, torna-se apenas o segundo objeto interestelar a passar pela área. Em 2017, um objeto que ganhou o nome de 'Oumuamua passou a mais de 38 milhões de quilômetros do Sol, antes de sair do sistema solar.

"Enquanto o 'Oumuamua parecia ser uma rocha, o Borisov é realmente ativo, como um cometa normal. É um quebra-cabeças entender as diferenças entre os dois", disse David Jewitt, líder da equipe do Hubble que observou o cometa.

A Nasa afirma que o cometa "fornece pistas valiosas da composição química, da estrutura e das características da poeira dos blocos de construção planetários, presumivelmente forjados em um sistema estelar alienígena há muito tempo e muito longe".

"Embora outro sistema solar possa ser diferente do nosso, o fato de que as propriedades do cometa pareçam similares às dos blocos de construção do nosso sistema solar é muito notável", disse Amaya Moro-Martin, integrante do Space Telescope Science Institute, em Baltimore.

Segundo cálculos da Nasa, a menor distância entre a Terra e o 2I/Borisov será registrada em 7 de dezembro, quando o cometa estará a duas vezes a distância entre a Terra e o Sol. Sua velocidade é de mais de 177 mil km/h.

"Ele viaja tão rápido que é quase como se não ligasse que o Sol está ali", disse David Jewitt.
 

Béla van Tesma

I’m hoping to do some good in the world!
Não me ocorre nada inteligente para comentar sobre isso.
Só que Oumuamua parece nome de demônio japonês.


(Pensando bem, não me ocorreu nada inteligente mesmo :lol:)
 
  • Haha
Reactions: fcm

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo