1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

nasa anuncia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Conan, 2 Dez 2010.

  1. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    A Nasa, a agência espacial americana, revelará nesta quinta feira (2) uma descoberta que promete causar impacto na comunidade científica. A descoberta está relacionada à existência de vida extraterrestre.

    Em seu site oficial na web, a agência convocou uma entrevista coletiva para anunciar a revelação, adiantando se tratar de uma descoberta astrobiológica que afetará diretamente a pesquisa de vidas em outros planetas.

    EXPECTATIVAS

    O anúncio da coletiva deu início a uma série de especulações e teorias, sobretudo na internet. A versão mais provável é de que o anúncio seja relacionado a alguma descoberta da sonda Cassini, que desde 2004 estuda a órbita de Saturno, e recentemente recolheu amostras de oxigênio e dióxido de carbono na atmosfera de Réa, uma das maiores luas que orbitam o planeta.

    Se a sonda Cassini constatar que a densa atmosfera das luas de Saturno possui os elementos químicos necessários para a proliferação de formas de vida, um grande passo terá sido dado em direção à descoberta de lugares habitáveis na Via Láctea, ainda que seja frustrante para a grande maioria dos conspiradores que esperam ansiosamente que a Nasa apresente seres extraterrestres na coletiva.

    Entretanto, a expectativa não é em vão. É possível ter uma ideia do caráter "astrobiológico" da coletiva apenas analisando os nomes envolvidos no anúncio. Além da diretora do Programa Astrobiológico da Nasa, Mary Voytek, a oceanógrafa Felisa Wolf-Simon é responsável por diversas pesquisas sobre o uso de arsênico em processos de fotossíntese de algumas formas de vida, e sua implicação na evolução de espécies.

    Em relação à proliferação da vida em lugares inóspitos, a geobiologista Pamela Conrad, do Centro Espacial Goddard da Nasa, também estará na coletiva e é responsável por um ensaio sobre a geologia e a hipótese de vida em Marte, publicado no ano passado. Outra pesquisa relacionada ao tema é a desenvolvida por um programa específico da Nasa, o "Follow the Elements" (algo como: Siga os elementos), que pesquisa elementos químicos necessários para a existência e evolução das mais variadas formas de vida. O programa também terá um representante na mesa, é o ecologista James Elser.

    Completando a mesa, o quinto integrante que participará da coletiva é o biologista Steven Benner, um biologista especialista em evolução molecular que faz parte da equipe responsável por explorar Titã, a maior das 62 luas de Saturno. Benner também está envolvido na missão da sonda Cassini.

    Com a crise financeira atravessada pela NASA após o corte de verbas em grande parte de suas missões, especula-se também em blogs e sites que a coletiva seria a supervalorização de uma descoberta simples, e teria a intenção de chamar atenção para a importância de projetos desenvolvidos pela agência, como a própria pesquisa da sonda Cassini, e claro, a necessidade de maiores investimentos.

    Jornalistas que já tiveram acesso ao documento que será divulgado na coletiva estão proibidos de comentar o assunto, mas uma dica já foi dada: é bom não criar tantas expectativas em relação a contatos imediatos de terceiro grau.


    A coletiva acontece em Washington D.C., a partir das 17h, e pode ser acompanhada ao vivo no endereço:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. TT1

    TT1 Dilbert

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    Ao que parece o que descobriram foi uma bactéria baseada em arsênio num lago da California, aqui na Terra. Sim, isso mudaria toda a procura por vida no universo.
     
    Última edição: 2 Dez 2010
  3. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    Acho que vai chegar na hora vão falar: "não existe. passar bem".
     
  4. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    uma das especulações eria sobre a sonda enviada para saturno, que estaria enviando dados sobre uma das luas, promissora em componentes propicos a uma forma de vida.

    :lol::lol::lol::lol:

    Vão mostrar o video do ET Bilu!:lol::lol::lol:
     
  5. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    Estou curioso, mas espero que não seja algo do tipo: "há indícios de vida microscópica unicelular em alguma das 764 luas do planeta X3DVZ56-X, 300 mil anos-luz da Terra". :batera:
     
  6. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    Conte mais pra quem num saca de quimica/biologia e coisas afim plóx?!
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    Todo mundo aqui na Terra é parente, somos membros da mesma "árvore da vida", utilizamos todos os mesmos componentes básicos (do qual o arsênico não faz parte). Se descobrirmos uma forma de vida que não é nossa parente isso pode dizer, dentre outras coisas:

    * que a vida surgiu de duas formas diferentes em dois lugares diferentes, o que indica que deve ser muito mais comum do que pensamos
    * que vida que considerávamos impossível (e nem estávamos de olho) é possível sim e devemos abrir mais os olhos
    * que ela pode ter vindo de outro lugar que não a Terra
    * que todos seremos mortos por seres arsênicos em 2 ou 3 dias
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  8. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Re: nasa anucia noticia sobre forma de vida alienigena, hoje as 17!

    pelo q andei lendo, é bem o que o TT1 falou mesmo.

    o que leva as questões levantadas pelo Deriel :P
     
  9. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Será que esse não poderia ser um caso da teoria da evolução levada ao extremo? O lago em que a bactéria foi encontrada tem água extremamente venenosa. Será que a vontade dessa bactéria em se adaptar ao ambiente foi tamanha que acarretou em uma mudança tão drástica no seu DNA, fazendo com que o fósforo se transformasse em arsênio (ainda mais considerando que arsênio e fósforo são quimicamente semelhantes) ? :think:
     
    Última edição: 2 Dez 2010
  10. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    "Astrobiológica" exclui a possibilidade de ser um monolito. Meh.
     
  11. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    se achassem um monolito negão ia ser muito foda, hahahahaha
     
  12. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    bem pode ser, mas (e posso estar falado besteira :P), entendo que seria muito dificil uma espcecie mudar totalmente a estrutura basica da composição dela. parece que ela difere toatalmente de todas as outras especies vivas, e algum traço em comum ela teria de ter, mesmo evoluindo. Não sei se é possivel uma evolução tão drastica, ou se estou entendendo corretamente a questão da bacteria encontrada.
     
  13. Alassë

    Alassë Pasteleira

    Eu não diria transformar, pq precisaria ter aí uma fusão nuclear pra passarmos de fósforo (P, número atômico 15) a arsênio (As, número atômico 33) :mrgreen:

    O que eu acho que seria talvez mais provável, seria a troca, a substituição, do P pelo As, em função de uma maior disponibilidade do segundo no meio em que a bactéria vive/vivia (bem a ver com o que vc disse sobre evolução).

    Infelizmente não vi a coletiva, então não tenho nem como tentar embasar mais qualquer coisa dita.
     
  14. Deriel

    Deriel Administrador

    Parece que tá saindo na Science a pesquisa (mesmo porque coletiva de imprensa não é ciência nem aqui nem na china :g:), poderemos saber melhor
     
  15. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    As ciências exatas ainda poderão dizer muita coisa sobre o conceito de vida que temos. Quando a biologia estiver melhor integrada aos resultados que essas disciplinas ainda vão obter, então teremos uma noção melhor do comportamento dos seres. Provavelmente há uma hierarquia de características desejadas pelos seres vivos para manterem seus corpos mas imagino que ainda não conseguimos esboçar a organização básica do sistema. Estamos ainda na fase da descoberta de fundamentos.

    No momento eu gostaria de informações sobre se a assimilação do arsênio foi realmente efetiva. Se as bactérias se reproduzem normalmente passando essa característica aos descendentes e se essa característica não provoca monstruosidades na própria bactéria. Se não houver custo biológico muito alto então poderemos dizer que se trata realmente de uma mutação/seleção de sucesso e não de um envenenamento simples de uma população resistente. Também seria interessante descobrir se a característica não é perdida com o tempo em ambientes menos ricos no elemento.
     
  16. Belladona Tûk

    Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

    Tópico de gente doida, entendo nada ....

    Vou esperar por uma informação mais clara e conclusiva!
     
  17. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Na globo.com saiu só uma notinha.

    Eu não entendo nada de biologia.
    Mas alternar fósforo por arsênio é um dos conceitos de fabricação de semicondutores III-V.
    :g:

    Parece que a natureza sempre sai na frente mesmo nessas idéias.
     
  18. TT1

    TT1 Dilbert

    O artigo já pode ser visto aqui:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  19. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Aqui tá dando erro com o docs.

    Achei o artigo no scribd:[ame="http://www.scribd.com/doc/44549820/A-Bacterium-That-Can-Grow-by-Using-Arsenic-Instead-of-Phosphorus"]A Bacterium That Can Grow by Using Arsenic Instead of Phosphorus[/ame]

    Por garantia, anexei o pdf em rar aqui também.

    Dei uma lida por cima no artigo. A parte mais interessante para leigos em biologia e química (como eu) é o começo, depois que entra nas partes mais metodológicas da pesquisa o entendimento complica. :mrgreen:

    Para ajudar quem não manja de inglês, já estão adicionando conteúdo na wikipédia em pt:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

    Arquivos Anexados:

    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Amanhã leio o artigo anexado pelo Fëanor e tento dar uma opinião um pouquinho mais biológica sobre o assunto.
     

Compartilhar