• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nasa anuncia 'córregos' de água salgada sazonais em Marte

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
image.jpg

A Nasa anunciou no início da tarde desta segunda-feira (28) a descoberta de água líquida em Marte. "Marte não é o planeta seco e árido que pensávamos no passado que era", afirmou Jim Green, diretor de ciências planetárias da Nasa, em coletiva de imprensa. "Sob certas circunstâncias, foi achada água líquida em Marte", acrescentou.

Estudo publicado

As curiosas linhas que cortam as encostas de Marte poderiam ser fluxos de salmora, uma solução aquosa saturada de sal, de acordo com novos dados que apoiam a tese da existência de água líquida extraterrestre, um pré-requisito para a vida.

Cientistas indicam em um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature Geoscience ter encontrado sinais, nesses traços impressionantes, da presença de minerais hidratados, que requerem a presença de água para a sua formação.

"Estes resultados apoiam fortemente a hipótese de que as linhas contenham água líquida em estações quentes de Marte e atualmente", sugere o estudo.

Os astrofísicos evocam há muito a hipótese de que esses traços que aparecem sazonalmente possam ser formado por fluxos de água salgada no Planeta Vermelho.

As linhas, que podem ter até várias centenas de metros por cinco metros de largura, aparecem nas encostas de Marte durante as estações mais quentes, alongam-se e desaparecem quando as temperaturas caem.

Mas as imagens do Mars Reconnaissance Orbiter não são precisas o suficiente para fornecer mais detalhes. Os pixels das imagens são maiores do que a largura dos traços.

Em abril, cientistas relataram na revista Nature Geoscience que percloratos de cálcio eram "generalizadas" na superfície do nosso planeta vizinho.

O perclorato, um tipo de sal idêntico ao discutido hoje, é muito absorvente e reduz o ponto de congelamento da água de modo que permaneça líquido a temperaturas mais baixas.

O novo estudo, co-escrito por alguns dos mesmos cientistas, fornecem mais evidências da existência deste fluxo de salmoura.

Atualizada às 13h01
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/mundo...s-de-água-salgada-sazonais-em-marte-1.1125086
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo