1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Narsil, a tal?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tek, 21 Jun 2007.

  1. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    Narsil era a única espada capaz de derrotar Sauron? Os posts que vejo por aí insinuam isso. Se sim, por quê?
    Aproveito para perguntar se, depois que Narsil foi consertada, seu nome mudou para Andúril.
     
  2. Laninha

    Laninha Usuário

    Acredito que não Ju. Na Guerra da Última Aliança, quando Sauron perde o anel ele é derrotado pelos esforços de Gil Galad e Elendil rei de Arnor e dono da espada que se quebra durante a luta. O que acontece é que foi com o fragmento da espada que Isildur corta o anel da mão de Sauron, mas só depois que ele já estava morto então não é essa espada que vai fazer diferença. Quanto a ser tão importante era a espada do rei, ela serviu de herança para casa de Isildur e só foi restaurada quando surgiu uma oportunidade para que um descendente reclamasse o trono de Gondor que foi o que aconteceu com Aragorn. Quanto a mudar de nome sim, Narsil após a restauração passa a ser chamada de Andúril, a Chama do Oeste.
     
  3. Tapio

    Tapio Usuário

    Muito de uma espada não vem de seu material, ou da arte de sua feitura. Seu poder vem, quase exclusivamente, do sentimento empregado para fazê-la.

    Como assim sentimento?
    Bem, quando uma espada é feita, é dedicada a alguém em especial, e muito da admiração, amizade e etc. que o ferreiro sente pela pessoa é passado para a lâmina. Assim sendo, temos um objeto com alma, e com o propósito de defender a pessoa homenageada, ao invés de ser um mero pedaço de metal que corta.

    Por isso Narsil, que fora quebrada, ao ser reforjada se tornou Andúril. Era sim um resquício da antiga espada, mas não se pode dizer que fosse a mesma. Era outro portador, outro ferreiro, outro propósito. Por assim dizer, era outra alma. Foi forjada para expurgar o mal, e foi isso que fez. É também o sinal do rei, de que o portador é realmente um descendente direto de Isildur.

    Edit: Como o Lobo provavelmente vai lembrar de escrever, é exatamente daí a grande admiração que os orientais tem, em especial os japoneses, por espadas. Mais que uma arma, mais que um objeto de arte, ela é a alma e a força do guerreiro.
     
    Última edição: 21 Jun 2007
  4. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Fora o fato de ela, nas mãos de Aragorn, representar o retorno do sucessor do trono, acredito que o efeito que ela causava em Sauron era psicológico, ou seja, uma espécie de "trauma" que ele tinha dela, mesmo porque quem a tem é um dos pouquíssimos que tem peito pra desafiar Sauron e ela foi a espada que lhe arrancou o Anel.
    Se Aragorn tem força pra derrotar Sauron, é outra questão, mas só a ousadia de desafiá-lo, já o deixa meio que com medo.
     
  5. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Concordo, ela não foi a espada mais poderosa da TM (Gurthang, ao meu ver). Pois GIl-Galad e sua lança Aeglos fizeram provavelmente tanto estrago quanto Elendil e Narsil.
     
  6. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    A questão é que, não sei se estou correto, mas creio que tanto Aeglos, como Narsil, tenham sido forjadas pelo renomado ferreiro anão, Telcar de Nogrod, na Primeira Era do Sol e da Lua, e a isso deva-se grande parte de seu "prestígio", além da idéia de que foram forjadas com intuíto de derrotar Sauron.

    Quanto ao demais, concordo, o valor conferido à arma advém tanto do guerreiro, e o modo como a vê (como bem citado a questão dos samurais e do bushi-dô), como dos atos e feitos dos quais ela participou, sendo assim, não tarjaria nem uma nem outra como "a tal", mas daria grande valor a espadas como Gurthang e Narsil.

    Abraços. =]
     
    Última edição: 21 Jun 2007
  7. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Top espadas(:mrgreen:)
    -Anguirel, Aranrúth, Gurthang...
    -Narsil(Andúril), Glamdring...
    -Ferroada...
    -Lâminas de ponente, como as das colinas dos túmulos.
    No mesmo patamar, outros trablahos de Anões e elfos.
    -Espadocas normais e comuns
    -umas tosqueiras de orc.


    Mas é óbvio que tudo depende de quem empunhar a espada e contra quem(ou o que).
    Mesmo assim uma espada f*da ajuda muito!
     
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    As espadas dos ORcs não eram tão toscas assim, eram largas, e alguns Uruk-Hai portavam espadas longas, capazes de abrir fileiras de escudos...embora não se comparem com as espadas élficas, ou do Ponente.
     
  9. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    As espadas tosqueiras de orcs, não as toscas espadas de orcs.
    No caso a lâmina dos uruks era feita sob a supervisão de Saruman.
     
  10. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Entendo...a ferroada não seria apenas um punhal de Gondolin? (por isso ficou com Bilbo)
    E de quem eram essas Anguirel e Aranrúth? Não me lembro mesmo!
     
  11. Lady Nati

    Lady Nati ---

    A Ferroada era um punhal criado a muito tempo pelos elfos de Gondolin.
    Ela estava servindo de tesouro dentro de uma caverna onde viviam três trolls,juntamente com duas outras poderosas espadas élficas: Glamdring,que o mago Gandalf tomou para si e Orcrist,a matadora de orcs,reclamada pelo anão Thorin Escudo-de-Carvalho.
    Bilbo a utilizou para resgatar os anões das aranhas na Floresta das Trevas,foi neste dia que ele a batizou de Ferroada,depois de ter vencido sozinho seu primeiro combate sem ajuda.

    Anguirel se não em engano era espada de Eöl feito do mesmo metal que Anglachel,e Aranrúth era a espada de Thingol.
     
    Última edição: 21 Jun 2007
  12. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    A espada parece ter mais poder do que simplimente ficar azul quando tem inimigos por perto, quando Bilbo está enfrentando as aranhas parece saber exatamente o que está fazendo, parece que a espada deu mais confiança a ele, talvez seja piração minha mais a mim pareceu isso...
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Se você fosse um hobbit, e tivesse em mãos, um ounhal de Gondolin feita por Noldor, 6000 anos atrás, como se sentiria?
     
  14. Anarien

    Anarien Usuário


    Isso ,e também o Elmo utilizado por Turin.
    Creio que Narsil era tão considerada por ter pertencido a Elendil ,e por ter sido com ela que Isildur cortou o anel das mãos de Sauron, fora ser uma herança de reis e que só um herdeiro poderia impunhá-la.
     
  15. A unica coisa capaz de derrotar Sauron por completo, na verdade, sempre foi o anel, quando destruido.
    A espada tem valor simbolico, encoraja o rei e mostra o poder dele, perante seus lutadores, inimigo, etc.
     
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Na verdade não era assim encarada a questão, ainda mais que na Primeira Era do Sol e da Lua não havia o Um Anel.
    Mas, de fato, o trato com relação às espadas pode ser simbólico, mas em casos como Anglachel, creio que não seja válida essa análise, nem mesmo de Narsil.

    Abraços.
     
  17. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    Anéis são trabalhos de ourivesaria.
    Espadas não.
     
  18. grlopez

    grlopez Usuário

    É que nenhuma espada faz milagre.
    Mas sigo a linha de argumentação de todos vocês na verdade. =)

    Existe sim o valor simbólico da espada e isso é inegável, todavia, não se pode negar também o "valor combativo" de espadas como Ringil ou Glamdring. Essas mordiam mais forte.

    Valeu =]
     
  19. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Há de se lembrar tambem que algumas espadas continham encantamentos na lamina, runas e etc. que aumentavam seu poder de combate. Mas ainda acredito que muito de uma espada vem de quem a empunha e de seus sentimentos, alem de seu poder simbolico, como tinha Narsil...


    Abraços a todos
     
  20. Incànus

    Incànus Usuário

    também acho que não,mas acho que a narsil da mais corajem aquele que a empunha....enquanto a o nome Anduril,ficou um belo nome..abraço
     

Compartilhar