• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Narnia

McFeler

Usuário
Eu fui ver o filme, e achei a historia muito legal, até vou comprar os livros no natal e tudo

Mas durante o filme eu não consegui parar de pensar que tinha um certo
"plagio" digamos assim, em algums momentos e não foi só eu, quando saimos o meu irmão disse pra brinca - E ai! O que acharam do Senhor Dos Anéis 4 hehehe.

Claro que eu não estou criticando a historia que é muito legal (na minha opinião)

O que vocês acham?
 
Vejam o que eu quero dizer.

A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.

O Anél que faz sumir e o Mundo e criado por musica? eu já vi isso antes

Mas por favor que fique claro que eu gostei muito da historia, e que de fato é boa
 
Tem um tópico sobre as Crônicas de Narnia no sub-forum de Literatura. Acho que a discussão pode passar pra lá, afinal, mesmo que seja uma comparação com a obra de Tolkien, ainda assim estamos falando de Narnia. http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=7321

Mas desde já adianto que Tolkien e Lewis eram amigos, de forma que há sim uma influência do primeiro sobre a obra do segundo. Embora devemos lembrar que anéis mágicos estão presentes em diversas lendas, inclusive as nórdicas, que Lewis também muito apreciava. Portanto, a presença de anéis mágicos em "O Sobrinho do Mago" não deve ser levada diretamente como uma "cópia" da idéia usada em SdA. Assim como a criação de Narnia por meio da música (semelhante à Eä de Tolkien), pois, se não em engano, em algumas mitologias é por meio de uma canção que o universo é criado.
 
Eu vi uma reportagem na Revista Veja que dizia que Tolkien odiou a obra do amigo Lewis, por conter alegorias. Se vc prestar atenção verá muitas semelhanças com a Bíblia...
 
Acho que os dois andaram lendo "Anél dos Nibelungos", juntos, já que eram amigos. Nada mais natural que ter idéias parecidas.
Já li todos os livros, tenho os sete. É interessante que em cada livro há uma história diferente mas que se unem à história dos 4 irmãos em um determinado ponto.
Só é bem mais infantil que SdA!
 
Bem quanto ao fato de Tolkien não ter gostado da obra do amigo é difícil dizer, não é possível saber ao certo, na minha opinião eles apenas trocavam ideias; assim como C.S.Lewis colabora na balada de Lúthien (seguinte nota do HoME), Tolkien pode ter dado uma opinião, fazendo uma crítica.
Mas as semelhanças são evidentes, como Cair Paravel, (o castelo, que é onde os dois reis e as duas rainhas iriam se sentar seguinte a profecia de Nárnia) e Cair Andros, mas há semelhanças com a obra dele, eu não vi semelhança com a bíblia, a não ser ao chamar os humanos de filhos de adão ou de eva, mas é apenas um nome que é dado, como os residentes de Nárnia ouviram falar, não que eles seguiam nisso.
 
_x_fairy_x_ disse:
Bem quanto ao fato de Tolkien não ter gostado da obra do amigo é difícil dizer, não é possível saber ao certo,

É possível saber ao certo, sim. Tolkien afirma isso nas Cartas:

"[font=&quot]É triste que “Narnia” e toda essa parte da obra de C.S.L. deva permanecer fora do alcance de minha simpatia, tanto quanto minha obra estava fora da dele." (Carta 265)[/font]

eu não vi semelhança com a bíblia, a não ser ao chamar os humanos de filhos de adão ou de eva, mas é apenas um nome que é dado, como os residentes de Nárnia ouviram falar, não que eles seguiam nisso.

No entanto, as semelhanças estão lá, e a maioria é mais do que evidente, como o Fruto Proibido em O Sobrinho do Mago, Aslan sacrificando-se para salvar as crianças e depois renascendo. Aslan é a figura de Cristo em Narnia, e isso fica ainda mais evidente nos outros livros, onde ele chega a aparecer como um cordeiro e mencionar às crianças que elas devem procurar por ele no mundo delas (ou seja, a Terra), pois ele também existe lá, mas com "outro nome", além de, é claro, no último livro da série, A Última Batalha, onde acontece o "apocalipse" de Narnia e Aslan se revela em uma forma mais conhecida pelas crianças.

Fora o fato de que o próprio Lewis disse que a idéia dele era imaginar como Cristo apareceria em um mundo principalmente de animais falantes e não de humanos: a resposta que ele mesmo se deu foi Aslan, o leão, "rei" de todos os animais, "o Verdadeiro Rei", filho do Imperador de Além-Mar e outros epítetos nada casuais.
 
Aiya nildonyar!

Certo, apenas não colequei um "sim" no lugar de talvez, pois não tenho comigo as cartas que poderiam confirmar isso, não me lembrei. =]
Quanto a Nárnia, as evidência são de acordo com as interpretações, mesmo C.S. Lewis tendo suas bases, a obra perderia a graça se por completo soubessemos seus desígnios.

Namárië.
 
No caso de Narnia não há margem de interpretações: é uma história imbuída intencionalmente de alegorias cristãs, fato confirmado pelo próprio Lewis.
 
A parte de Aslam ser parecido com Jesus e bem interessante, pois no proprio filme ele se sacrifica e renasce depois.
Eu acho que ha influencia de Tolkien na obra, pois eles eram amigos e discutiam ideias.Mas nao plagio, tanto que a linguegem e a historia de um sao bem diferentes de outro.Ha semelhancas, mas nao plagio!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo