• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Napoleon Dynamite (idem, 2004)

Dirhil

Olha, Schroeder...
Napoleon Dynamite (EUA, 2004)

Elenco: Jon Heder, Jon Gries, Efren RAmirez, Aaron Ruell
Direção: Jared Hess


Sinopse: Napoleon Dynamite (Jon Heder) é um estudante deslocado em todos os sentidos da palavra. Mais interessado em jogar sozinho ou em desenhar seu animal favorito, Napoleon é ignorado por todos os habitantes de sua pequena Preston, em Idaho. Em casa, as coisas não são muito melhores: seu uber-nerd irmão mais velho, Kip (Aaron Ruelli) e o ultrafútil Tio Rico (Jon Gries) estão sempre ocupados demais com suas próprias obsessões para decidir algum tempo a ele. Só com a chegada de um novo aluno, Pedro (Efren Ramirez), é que Napoleon consegue um amigo e realiza um ato de coragem e desafio que o transforma em um verdadeiro herói. (Fonte: Omelete)






:think:

Gente de anos 80, ritmo de anos 80, trasheira de anos 60... e Backstreet Boys? :neutral:


Se foi uma tentativa de fazer uma comédia adolescente típica dos anos 80, com bailes e eleições de presidente, fica muito abaixo até mesmo de "A Garota Rosa Schoking". Se a intenção era mostrar que os nerds também podem se dar bem, fica anos luz de "A Vingança dos Nerds".

"Napoleon Dynamite" é estranho. Napoleon é patétito, todos são patéticos, a história é boba... mas o filme flui. E vai ali... engatada em segunda até o final e não desenvolve nada interessante. Quando lançado tempos atrás, virou cult. Com o quê? Com "Forever Young" na trilha? :puke: Aliás, trilhazinha manjadinha e muito da sem graça.

O estereótipo nerd de hoje em dia mudou. E talvez isso tenha criado minha maior insatisfação com o filme. É complicado ver um filme mostrando um nerd tão caricato e tosco sem se incomodar ou ter a vontade de mudar de filme.


[31]
 
Se foi uma tentativa de fazer uma comédia adolescente típica dos anos 80, com bailes e eleições de presidente, fica muito abaixo até mesmo de "A Garota Rosa Schoking".

Não, a intenção era fazer um filme com senso de humor absurdo e infantil e surreal e idiota ("It's pretty much my favorite animal. It's like a lion and a tiger mixed... bred for its skills in magic") que simula estruturalmente comédias teen dos anos 80.

Se a intenção era mostrar que os nerds também podem se dar bem, fica anos luz de "A Vingança dos Nerds".

Não, a intenção era fazer um filme com senso de humor absurdo e infantil e surreal e idiota ("What the flip was Grandma doing at the sand dunes?") que simula tematicamente mensagens igualitárias.

"Napoleon Dynamite" é estranho. Napoleon é patétito, todos são patéticos, a história é boba... mas o filme flui.

Correto.

E vai ali... engatada em segunda até o final e não desenvolve nada interessante. Quando lançado tempos atrás, virou cult. Com o quê?

Incorreto. O filme demonstra uma sensibilidade basicamente original, meio que uma versão mais extrema ainda do "filtro infantil" usado pelo Wes Anderson. Se o Wes vê o mundo como um adolescente de 13, o Jared Hess o vê como um garotinho de 8 que ainda assiste Telletubbies. Mas, obviamente, tal sensibilidade é executada com inteligência (o essencial). Há uma lógica que por traz do humor absurdo e infantil e surreal e idiota* que torna a experiência prazeirosa (ao contrário de comédias que parecem ter sido literalmente escritas por garotos de 8 a 13 anos).

O filme tem um charme especial. Por isso ele virou "cult".

Com "Forever Young" na trilha?

Canção brilhante, cena brilhante.

O estereótipo nerd de hoje em dia mudou. E talvez isso tenha criado minha maior insatisfação com o filme. É complicado ver um filme mostrando um nerd tão caricato e tosco sem se incomodar ou ter a vontade de mudar de filme.

Qual é a relevância do estereótipo nerd atual? Porque o filme precisa seguir ele? Quem disse que o filme está interessado em se manter "atualizado"?



*Napoleon Dynamite: Do the chickens have large talons?
Farmer: Do they have what?
Napoleon Dynamite: Large talons.
Farmer: I don't understand a word you just said.

PS: 75
 
bla bla bla (...) infantil (...)

Sim.

Uncle Rico: How much you wanna make a bet I can throw a football over them mountains?... Yeah... Coach woulda put me in fourth quarter, we would've been state champions. No doubt. No doubt in my mind.

72
 
Sister Jack disse:
Não, a intenção era fazer um filme com senso de humor absurdo e infantil e surreal e idiota
É. Então eles conseguiram. Mas não é pq conseguiram que tenha me agradado. O filme é chato e idiota demais.


Sister Jack disse:
Incorreto. O filme demonstra uma sensibilidade basicamente original, meio que uma versão mais extrema ainda do "filtro infantil" usado pelo Wes Anderson. Se o Wes vê o mundo como um adolescente de 13, o Jared Hess o vê como um garotinho de 8 que ainda assiste Telletubbies. Mas, obviamente, tal sensibilidade é executada com inteligência (o essencial). Há uma lógica que por traz do humor absurdo e infantil e surreal e idiota* que torna a experiência prazeirosa (ao contrário de comédias que parecem ter sido literalmente escritas por garotos de 8 a 13 anos).
Tá. Faz sentido o parêntesis final, porém, a sensibilidade mostrada não nem um pouco comovente ou sedutora. Não me identifiquei, nem torci por ninguém. Apenas criei repúdio e torcia pro filme acabar o quanto antes, por ser chato.


Sister Jack disse:
Canção brilhante, cena brilhante.
Canção insuportável, cena insuportável.


Sister Jack disse:
Qual é a relevância do estereótipo nerd atual? Porque o filme precisa seguir ele? Quem disse que o filme está interessado em se manter "atualizado"?
Não se faça de burro. Você sabe muito bem que eu não disse que era preciso o filme mostrar o nerd atualizado. Só disse um pré-conceito meu, que ficou muito evidente ao ver o filme. Talvez mude se eu ver o filme novamente, com outros olhos, já que eu nem sabia do que o filme se tratava. Mas como a probabilidade de eu ver algo tão chato novamente é quase nula, é difícil eu mudar a opinião sobre o que eu achei de Napoleon.
 
Last week, Japanese scientists explaced... placed explosive detonators at the bottom of Lake Loch Ness to blow Nessie out of the water. Sir Godfrey of the Nessie Alliance summoned the help of Scotland's local wizards to cast a protective spell over the lake and its local residents and all those who seek for the peaceful existence of our underwater ally.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo