1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

. não seria melhor...?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por F. M. Kalyma, 29 Set 2008.

  1. F. M. Kalyma

    F. M. Kalyma Felicidade é andar de chinelo!

    . quando terminei de ler a obra, fiquei me questionando a seguinte coisa: não seria mais fácil - em vez do frodo e do sam cruzarem toda a terra média - o gandalf dar "carona" a um deles numa daquelas águias gigantes e lançar o anel na montanha da perdição?
     
  2. Com certeza seria mas aí perderia toda a graça da história.
     
  3. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Humm questão interessante...

    Seria, mas isso estragaria a aventura toda...
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Nazgûl Alados.

    nuff said =]
     
  5. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    No Conselho de Elrond essa questão fica bem clara: uma guerra aberta contra Mordor ou algo muito "espalhafatoso" arruinaria a missão.

    Mordor era muito bem vigiada. E Sauron possuia espiões em toda TM. Qualquer tentativa de invadir Mordor abertamente seria facilmente descoberta e impedida.

    Não é à toa que a Comitiva saiu em segredo e passou por caminhos duvidosos até se separarem e enfim...
     
  6. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Além do que já foi dito não podemos esquecer o valor simbólico do ato de Frodo e Sam em levarem sozinhos o Anel para modor. O valor da amizade, do auto-sacrifício, o valor das pessoas simples e integras em comparação aos poderosos, ou seja, todos os valores que o professor Tolkien tanto considerava. A viagem de Frodo e Sam representa a caminhada do homem simples em busca do desconhecido.
     
    Última edição: 29 Set 2008
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Mas tenha certeza que, dentro da obra, se existisse um meio mais rápido e simples, eles o usuariam. Claro que as Águias estavam fora de cogitação por causa das bestas aladas dos Nazgûl - na verdade todas as possibilidade foram devidamente exauridas no Conselho de Elrond, como é dito no começo desse capítulo =]
     
  8. Daewen

    Daewen Elener

    Sauron estava colocando todos os seus esforços para encontrar o Um. Vc não acha que Gandalf e Frodo montado em águias gigantes não chamaria mto a atenção? Além do que eles tinham que contar com o elemento surpresa. Sauron na certa nunca desconfiaria que a pessoa que portasse o Anel, ao invés de usá-lo fosse tentar destruí-lo. Esse fato fazia toda a diferença para o sucesso da comitiva.
     
  9. Tuor

    Tuor Usuário

    É, pensando bem, de qualquer forma seria um risco, seja quem fosse, e da forma que fosse, ir para Mordor tentar isso. De fato ir em Águias seria mais rápido, e não seria necessário que Sam e Frodo passassem por grandes provações e infortúnios, mas é como já disseram: Mordor era vigiada pelos Nazgûl.

    Mas abrindo uma questão para discussão, não seria possível que tentassem enganar Sauron de alguma forma para retirarem os Nazgûl alados de Mordor e algumas Águias aproveitarem a oportunidade? Pois se formos analisar, Sauron não imaginava que quisessem destruir o Anel, pois sempre pensava que o Um era tão tentador que ninguém seria capaz de resistir a ele, reivindicando-o. Uma distração seria interessante. Ou a fumaça que Orodruin lançava era tão densa e perigosa que poderia matar uma Águia, caso se arriscasse a passar por ela?
     
  10. F. M. Kalyma

    F. M. Kalyma Felicidade é andar de chinelo!

    Mas os Nazgûl não estavam sempre nas proximidades de Mordor. Eles saiam, a pedido de Sauron, em busca do Anel! E antes que refute o argumento, eu preciso ressaltar que os 11 só souberam do paradeiro do anel por conta do Gollum, que delatou, no caso, o Bilbo Bolseiro. Ora, Gandalf poderia muito bem sair em busca de Frodo, após o episódio da ponte de Kazad-dûn, e oferecer a tão bem-vinda "carona". Eu sei que - caso isso acontecesse, não haveria história. Mas é sempre bom discutir as mais infinitas possibilidades acerca do mundo do professor. Além desta possibilidade das águias, existe alguma outra rota que poderia ser tomada, ou um outro meio de "entrega" do anel às chamas?
     
  11. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Onze??? Os Nazgul eram 9!!!
     
  12. Deriel

    Deriel Administrador

    Independente disso, as Bestas Aladas pareciam ser mais rápidas e muito mais terríveis do que as Águias e só estavam em "missão" porque Suron tinha uma certa noção do que estava acontecendo, de onde estava o Anel e tudo mais.

    Ele sabia que o Anel foi a Valfenda, sem sombra de dúvidas. Ele sabia que o Anel desceu por Eregion. Ele sabia que o Anel passou por Moria. E possivelmente sabia que o Anel passou por Lothlórien e pelo Anduin. Mas aposto que não esperava que o Anel fosse para Mordor e não mpara Minas Tirith. E os Nazgûl estavam em missões relacionadas a isso e à Guera contra Gondor.

    Colocar o Anel numa Águia, para viajar alguns milhares de quilômetros, com Valfenda vigiada, Floresta das Trevas vigiada, Mordor vigiada... era entragar o Um de bandeja para Sauron. A travessia desse espaço todo de tempo levaria um tempo considerável - era uma Águia, não um avião, e tinha limitações de altitude, velocidade e tempo que poderia ficar voando.

    A Terra-média era grande =]
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  13. cristhian_back

    cristhian_back Usuário

    Somando a todas essas questões que ja foram ditas, também está a vontade própria das águias. Quem garante que as águias iriam levar o anel até Mordor? Eu acho que a menos que Radagast pedisse, elas não iriam.
     
  14. Ainu

    Ainu Usuário

    Outra coisa é muito mais facil se manter oculto em terra!
    No ar não existem lugares para se esconder !
    E com certeza as aguias não teriam chances com os Nazgûl!
    E se tentassem chamar a atenção de Sauron para outro lugar, como o fariam??
    E se conseguissem ele mandaria os Nazgûl para isso? Acho que não!
    Mandaria um pouco dos seus orcs ou outros!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Elfo de Valfenda

    Elfo de Valfenda Happy to see you

    Vou fazer um comentário inútil aqui, quando eu vi o 1º post do tópico, imaginei o olho de Sauron soltando raios como um Beholder, ou então Frodo pulando da águia dizendo "Não vou destrui-lo!! Ele é meu!!" Oo
     
  16. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Na verdade os 558 minutos que você mencionou são irrelevantes. As obras existem independentes dos filmes. E o criador do tópico já tinha se manifestado sobre este argumento vazio ("pq senão não teria história"). O intuito do tópico é especular sobre motivos relacionados à mitologia. Este tipo de post coíbe a participação dos usuários mais novos, a qual tanto prezamos e incentivamos.

    Sobre o tópico. Acho que uma estratégia envolvendo as águias seria mais arriscada do que a que eles adotaram. Pois perderia a furtividade. Claro que poderia dar certo, mas eles decidiram não correr um risco ainda maior.
     
    Última edição: 30 Set 2008
  17. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    O objetivo da Demanda era destruir o Anel silenciosamente, tanto que só foram nove pessoas. Se eles quisessem se mostrar, poderiam ter chamado mais. E ninguém garante que as águias aceitariam isso. Será que elas estariam dispostas a voar de seus ninhos até Mordor, correndo um grande risco? Haviam as Bestas Aladas dos Nazgûl, e ninguém sabe realmente o poder de um bicho daqueles. Um combate aéreo entre os dois animais poderia resultar em um desastre para a Comitiva. Foi uma loucura mandar nove pessoas na direção de Mordor com o objeto que estavam em volta de tudo que Sauron planejava, mas funcionou. Eles foram, nem tão rápidos, mas quietos, e cumpriram seus objetivos.
     
  18. Deriel

    Deriel Administrador

    Devo ressaltar que os únicos que foram mandados pra Mordor mesmo foram Sam e Frodo. Os demais deveriam acompanhar a comitiva até onde lhes aprouvesse. Não sabemos exatamente quais os planos de Merry, Pippin e Gandalf mas Gimli, Legolas, Aragorn e Boromir não pretendiam seguir até Mordor com Frodo, conforme está descrito nos livros (sim, está lá!!!).

    Além das bestas dos Nazgûl, haviam flechas. E além das flechas havia Sauron, que estaria bem faceiro na Montanha da Perdição só esperando Anel cair no colo dele.
     
  19. ARABAEL

    ARABAEL Ema Infame e

    Tá excluído...não quero coibir ninguém.
     
  20. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Além de tudo que os colegas do Fórum já disseram, quero acrescentar mais alguns comentários:
    Joseph Campbell, estudioso formidável de mitos e lendas, traçou um "destino" que deveria ser cumprido por todos os heróis e em todas as histórias. De forma que o percurso traçado por Gandalf cumpre ao dever desta vida pré-determinada dos heróis. E, inevitavelmente, as coisas na nossa vida também raramente se dão da maneira mais fácil e que consideramos o ideal de destino para o nosso percurso de vida.
    Frodo e Sam percorrerem o caminho sozinhos corresponde à trajetória do herói de se libertar dos guardiões e protetoras, entrando no mundo de aventuras que deve determinar o destino de muitos.
     

Compartilhar