Dia desses eu estava assistindo ao programa Provocações da TV Cultura com o escritor Milton Hatoum, quando no meio da conversa/entrevista, o autor e o apresentador Antônio Abumjara falam na possibilidade da poesia. Milton diz algo como: não existem más poesias ou poetas ruins, ou se é poeta ou não, o resto é apenas aspiração à poesia. Ou seja, ou o poeta é bom, genial, ou não é poeta.
(Me perdoem a falta de referências mais exatas...)
A princípio achei uma supervalorização da poesia, mas pensando bem depois, e principalmente vendo por aí umas porcarias enrustidas como poesia, acabei concordando. Como pode alguém escrever alguma coisa, colocar em versos e querer chamar aquilo de poético? É quase uma heresia pra mim.
Eu sei que verificar qualidade é subjetivo e pessoal, mas tentemos refletir o mais objetivamente possível: realmente poesia é 8 ou 80? Ou é ou não é?
(Me perdoem a falta de referências mais exatas...)
A princípio achei uma supervalorização da poesia, mas pensando bem depois, e principalmente vendo por aí umas porcarias enrustidas como poesia, acabei concordando. Como pode alguém escrever alguma coisa, colocar em versos e querer chamar aquilo de poético? É quase uma heresia pra mim.
Eu sei que verificar qualidade é subjetivo e pessoal, mas tentemos refletir o mais objetivamente possível: realmente poesia é 8 ou 80? Ou é ou não é?