1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Namore uma garota que lê – Rosemary Urquico

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por JLM, 4 Set 2011.

1. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

Namore uma garota que lê – Rosemary Urquico

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criador pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.
    Compre para ela outra xícara de café.

Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gosta ou gostaria de ser a Alice.
    É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.

Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.

Texto original: Date a girl who reads – Rosemary Urquico
    Tradução e adaptação – Gabriela Ventura

2. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

sei q a tendência das moças é achar o texto nhóum, mas eu como bom ogro ri pracarai dele. 1º, pq como o texto é em inglês, ñ pude deixar d pensar na autora como uma daquelas cdfs d filmes americanos q ngm quer pegar tentando convencer outros q ela é pegável. tae nas entrelinhas, kkkk, eu leio, eu escrevo, me coma. 2º pq a autora tá mandando os caras serem cafajestes totais com as mocinhas q lêem. é querer ser fodida 2x, no mínimo.

mas tb me lembrou d uma discussão antiga q acho pertinente, essa + séria: ler torna uma pessoa melhor q outra q ñ lê?

como já defendi os 2 lados da questão, e hj sou da turma do não, pergunto pra quem ainda ñ debateu sobre isso, oq acham?

3. Excluído046

Excluído046 Banned

Eu adoro esse texto. Sempre esbarro com ele nos blogs da vida. E sempre releio, e sorrio, com a empolgação que demonstrei quando o li pela primeira vez. Sempre complemento com: "E uma garota que lê, ao terminar de ler este texto, certamente estará com um sorriso ímpar estampado no rosto. Preste bem atenção nisso. Esse sorriso será único, assim como cada lágrima ou cada gargalhada que ela der enquanto lê qualquer livro."

4. imported_Rafaela

imported_Rafaela Usuário

O texto é realmente fofinho pra garotas que leem e "não são pegáveis" e eu gostei, mas também viajar porque já conheci muitas pessoas q lêem e são idiotas completas e outras que nunca abriram um livro que tem uma conversa gostosa. Ler ajuda, mas não é tudo, é preciso caráter e personalidade.

5. Nadz

Nadz Usuário

Eu curti o texto, ainda não o conhecia, mesmo indo e vindo por blogs de leitura... Mas adorei! Achei bonitinho, inspirador... claro que nada para ser levado ao pé da letra, mas a mim parece que a intenção do texto é transparecer a criatividade e espontaneidade dos leitores, da leitora.. porque provavelmente com ela tudo será sempre novo, de acordo com o momento(ou livro) em que ela se encontra. Pois há sempre um novo enredo, um novo questionamento na cabeça dessa leitora, e ela automaticamente o compartilharia com aqueles a sua volta!

6. fe.volpato

fe.volpato Usuário

Adorei o texto, não conhecia ainda, me vi em muitas partes dele..
    mas mesmo achando que não me encaixo na descrição: "Cdf não pagável", concordo com a colocação do JLM, está escancarado nas entrelinhas.. heheh
    mesmo assim é muito bom, e já estou repassando para alguns amigos.. :D

Compartilhar