1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nabokov falando sobre A Metamorfose [em inglês]

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Mavericco, 10 Fev 2011.

1. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

http://victorian.fortunecity.com/vermeer/287/nabokov_s_metamorphosis.htm

A parte mais interessante é basicamente esta:

Valendo lembrar que Nabokov era um entomólogo de mão cheia, mais especificamente um lepidóptero, tendo descoberto e analisado várias espécies.

2. Tataran

Tataran Usuário

Não sei se entendi. Ele está defendendo que o personagem de "A Metamorfose" se transformou em besouro e não em barata?

3. Jacques Austerlitz

Jacques Austerlitz (Rodrigo)

Me corrijam se eu estiver equivocado: mas Kafka não era exatamente conhecido por escrever com minúcias efetivamente reais, não? Li que ele comete inúmeros erros (propositais ou não, não sei - e que conste que eu ainda não li o livro) de caracterização dos EUA em Amerika (O desaparecido). Eu ainda prefiro acreditar que ele pensou em algo próximo a uma barata, mas descreveu hiperbolicamente. Até porque não era só um inseto, era um inseto gigante o suficiente pra ficar com uma maçã no meio das costas. Então, enfim.

4. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Sim, Tatarana, é isso mesmo.

Rodrigo:

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2009/10/o_segredo_de_gregor_samsa.php

Com trechos em português. Leia, basicamente, estas partes:

Se ele tinha asas... Então porque ele não voou no final da Metamorfose? Não acham que isso dá margem a uma teoria bem interessante?

5. Tataran

Tataran Usuário

Eu li o livro faz tanto tempo, que não tenho condições de dar uma opinião. :calado:

6. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Instintivamente partilhei sempre da opinião de que Samsa era um besouro, me pareceu mais plausível, porque tem um trecho em que ele fala sobre as perninhas não alcançarem direito o chão, o que é um indício de que o corpo é meio roliço, pelo menos o suficiente para fazer com que as patas não tocasse o chão, coisa que não aconteceria, como o Mavericco disse, com o corpo chato de uma barata.

Não tinha pensado sobre isso, se ele for realmente um besouro ele certamente teria asas, não tão adaptados ao vôo bem controlado de uma borboleta, mas o suficiente para ele dar no pé daquela casa. O que o teria segurado na sua opinião Mavericco?

Que tal irmos discutir isso no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ? Até tenho que ler o que tem lá, já que tem duas páginas de posts.[/align]

7. Jacques Austerlitz

Jacques Austerlitz (Rodrigo)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    tem um post do Todoprosa sobre a questão. Bem interessante.

De qualquer forma, acho que serve como curiosidade, mas eu não sou dos maiores entusiastas dessa racionalização e desse isso-é-isso-e-aquilo-pode-ser-aquilo, que acho que mais limita e mais foge da essência da obra do que qualquer outra coisa.

Compartilhar