• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Na TV, pastor inova e cria o dízimo no débito automático

Pecar pela própria vontade é pior que pecar por ignorância e Deus é misericordioso. Agora o certo e errado independem de mim ou devocê. Uma doutrina é verdadeira ou falsa dependendo unicamente de sua veracidade. Eu respeito sim as religiões mas nunca irei negar que a verdade existe.
 
Verdades, mentiras, certo, errado. Tudo é relativo, não existe uma verdade absoluta.

Eu acredito que existe sim uma verdade absoluta... o que eu não acredito é que QUALQUER humano a conheça.
Acho que só vamos descobri-la quando morrermos ou quando - se - houver o tal "juízo final".

É por isso que não entro em nenhuma religião / seita.
A verdade é bem maior e mais complexa do que supõe a vã filosofia humana!
 
Eu creio que a Igreja tem origem divina assim como seus ensinamentos, por isso creio nas verdades absolutas e dogmas que ela propõe, mas aí já é desvirtuar demais o tópico, não acham?
 
Ou seja, a Igreja Católica é o único caminho que conduz a salvação eterna, o resto é engano pois são todas "pseudo-crenças", ou seja, relativismo?

Exatamente. Ou quase. Respeito todas as religiões mas não posso crer que todas levem à salvação. Isso seria falso, ilógico.

E foi assim que começaram as Guerras "Santas".
Duvido que Deus concordo com isso... mas, enfim...

mas aí já é desvirtuar demais o tópico, não acham?

Acho.
 
Se o Papa resolver formar uma Cruzada da Era Moderna contra os ditadores árabes tu fará isso, certo? Afinal ele é o representante máximo da Igreja e "herdeiro" de São Pedro.

Interessante a visão "racional" de uma Igreja enviar cristãos para lutarem contra muçulmanos, né? Imagina mandar cristãos lutarem contra cristãos como aconteceu nos primórdios do cristianismo...

A Igreja Católica se transformou na "única fé verdadeira" pelo simples fato de ter conquistado os Imperadores Romanos e com isso ter soterrado as outras seitas cristãs. A Igreja de Jesus são os seus fiéis e não a Igreja Católica Apostólica Romana que prega que os padres devem fazer voto de pobreza, mas o Papa usa uma coroa cheia de jóias.
 
A Igreja jamais agiria contra seus próprios ensinamentos, a Cruzada foi uma necessidade para resgatar a Terra Santa em uma época em que os cristãos eram ameaçados e coagidos religiosamente. É moralmente condenável mas na época foi quase uma necessidade econômica também. E os líderes da Igreja erram também, são homens.

E você não vai vir com esse papo de Constantino fundando a Igreja Católica vai? Se for eu me retiro da discussão, isso não é só mentira, é ofensa à inteligência. Os imperadores romanos usaram sim a fé mas a fé continua sendo verdadeira independente disso, ela era verdadeira desde Cristo e será verdadeira sempre, porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. A verdade é imutável.

Sério que esse tópico virou um debate sobre a verdade e sobre o catolicismo?
 
Ok, se vocês quiserem discutir sobre dogmas da Igreja podem criar um tópico para tanto ou podem simplesmente me interrogarem ou a outros católicos por MP ou mensagens de perfil mesmo. Esse não é o objetivo do tópico, creio eu.
 
A Igreja jamais agiria contra seus próprios ensinamentos, a Cruzada foi uma necessidade para resgatar a Terra Santa em uma época em que os cristãos eram ameaçados e coagidos religiosamente. É moralmente condenável mas na época foi quase uma necessidade econômica também. E os líderes da Igreja erram também, são homens.

E você não vai vir com esse papo de Constantino fundando a Igreja Católica vai? Se for eu me retiro da discussão, isso não é só mentira, é ofensa à inteligência. Os imperadores romanos usaram sim a fé mas a fé continua sendo verdadeira independente disso, ela era verdadeira desde Cristo e será verdadeira sempre, porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. A verdade é imutável.

Sério que esse tópico virou um debate sobre a verdade e sobre o catolicismo?

Quem citou Constantino foste tu, eu apenas afirmei que a Igreja Católica conquistou a simpatia dos Imperadores Romanos, nunca que estes foram os fundadores.

Quanto às Cruzadas, sim realmente era mais útil mandar os cavaleiros matarem muçulmanos do que ficarem se matando nas justas...

A Igreja Católica foi fundada por homens, e não foi por um que chamamos de São Pedro que, pelo que sei, nunca se chamou de "católico". Se tu ainda achas que a verdade se encontra nessas Igrejas de bosta, problema de cada um.
Lembra-te de que quem começou a falar de Igreja Católica foste tu, descambando para um assunto totalmente off-topic.

De qualquer forma, voltando ao assunto do tópico, pagar dízimo pra qualquer Igreja é uma imbecilidade. É mais "cristão" dar 10% do salário pra alguma instituição carente que cuide de crianças ou idosos abandonados do que pra pastor safado ou padre que mete a mão nas crianças.
 
Falando nisso aqui temos o site da Cáritas Brasileira onde podemos acompanhar diversos projetos sociais, inclusive alguns da Cáritas Internacional, como as doações e roupas e alimentos para as vítimas do terremoto do Haiti e Japão.
 
De qualquer forma, voltando ao assunto do tópico, pagar dízimo pra qualquer Igreja é uma imbecilidade. É mais "cristão" dar 10% do salário pra alguma instituição carente que cuide de crianças ou idosos abandonados do que pra pastor safado ou padre que mete a mão nas crianças.

Respeito sua opinião, mas discordo porque a forma como você colocou parece que todo padre e pastor é alguém que atua de má fé.
 
Mas seita não é necessariamente ofensivo. Vou por em spoiler o que achei sobre isso:

Muito tenho lido sobre discussões que ainda está tramitando na imprensa, na internet, entre os evangélicos, classificando algumas agremiações religiosas como IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) e IASD Igreja Adventista do Sétimo Dia) como sendo seitas.

(...)

Você sabe qual o significado da palavra seita? Bem, se você ainda não sabe, não pode ir ao embalo das marias vai com as outras.

A origem da palavra seita, vem do grego "Hairesis" que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.

Na maioria dos dicionários, inclusive dicionários bíblicos, a expressão “Seita” registra os seguintes conceitos: Doutrina que se afasta da opinião geral; Grupo religioso que se separa de um corpo maior; Conjunto dos indivíduos que a seguem; Comunidade fechada, de cunho radical; Facção, partido.

Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento.
Ninguém declara espontaneamente que o seu grupo religioso é uma seita. Para qualquer pessoa religiosa ou não, Seitas são sempre outras religiões ou algumas das outras, necessariamente condenáveis.

Uma seita é qualquer grupo de dissidentes da religião majoritária num dado momento histórico. O que dizer do Cristianismo, por exemplo? Será uma Seita que dissidiu da religião judaica seguindo nosso Senhor Jesus Cristo?

(...)

Nesse sentido, quase todas as religiões são seitas, embora umas tenham tido um sucesso maior do que outras, pela continuidade histórica de um grupo religioso que lhe conferem respeitabilidade.
Portanto, seita é um movimento que professa nova ideologia divergente daquela religião ou das religiões que são consideradas dominantes e ou oficiais, geralmente dirigidas por líder com características e personalidade consideradas carismáticas, mas ainda com fraco ou pouco reconhecimento geral por parte da sociedade.

(...)

Finalmente, o importante é que aquelas pessoas que pregam aos diversos grupos de religião possam compreender o real significado da palavra Seita e possam, a partir de sua humildade, utilizá-lo em seu sentido verdadeiro, contribuindo para a ciência de todos os tempos.

[grifos meus]

Link do texto completo: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1194422

Eu ia postar a mesma coisa sobre seitas, mas depois desse post não é necessário. Religião é o Cristianismo, catolicismo, Protestantismo, Nestorianismo etc são seitas.

E eu respeito todas as religiões e igrejas, mas minha fé católica me obriga a proclamar a verdade e condenar os erros de seitas e igrejas fora comunhão católica.

Não obriga, você pode escolher.

Cara, meu pai, meu avô e meu tio são pastores. Eu fui idiota suficiente para ser meio ateu. A alta agora é abrir empresas como Igrejas. Vamos montar um igreja!

É o dinheiro mais fácil de conseguir e sem impostos!

Eu já ouvi cada discurso de pastor em casamento que chega a ser inacreditável Ver anexo 38164

Cita alguns.

Interessante a visão "racional" de uma Igreja enviar cristãos para lutarem contra muçulmanos, né? Imagina mandar cristãos lutarem contra cristãos como aconteceu nos primórdios do cristianismo...

As Cruzadas foram por isso, não? Os nobres francos não tinham contra quem guerrear e o Papa mandou-os em sua missão de "salvar" a Terra Santa.

A Igreja Católica se transformou na "única fé verdadeira" pelo simples fato de ter conquistado os Imperadores Romanos e com isso ter soterrado as outras seitas cristãs. A Igreja de Jesus são os seus fiéis e não a Igreja Católica Apostólica Romana que prega que os padres devem fazer voto de pobreza, mas o Papa usa uma coroa cheia de jóias.

Um fato interessante: Roma só caiu depois que aceitou o Cristianismo ou estou enganado?
 
Cita alguns.

Eu teria que procurar... não vou lembrar de cabeça o discurso em si.

Teve 1 que foi engraçado, pq o pastor era o pai do noivo e no meio da cerimônia ele começa a discursar sobre como a boa mulher não deve trabalhar fora... deve ser criada para aprender a ser boa esposa, boa mãe e dona de casa... :blabla: E eu estava exatamente atrás dele, fotografando os noivos. Quando ouvi isso mudei de posição e fiquei bem de frente pra ele... foi impagável!!! :lol:

Muitos aproveitam a cerimônia de casamento para fazer discurso anti-gay, o que eu acho absurdo e desrespeitoso com os próprios noivos. Porque, se eles não são gays, não tem porque desviar o sermão do casamento para esse assunto.
O celebrante deve falar aos noivos e dar conselho para a vida futura do casal, não aproveitar a situação para fazer discurso preconceituoso.

E teve um que se perdeu no assunto e começou a comentar notícias do DATENA no meio do discurso. Tipo... ahn?! :ahn?:

Um fato interessante: Roma só caiu depois que aceitou o Cristianismo ou estou enganado?

Enganado.
Roma teve que aceitar o Cristianismo porque estava em decadência.
De um lado, as invasões constantes dos povos do norte.
De outro, a população cristã já estava em mais de 50%... foi mais prático e sábio oficializar a coisa do que ficar eternamente guerreando com os fiéis.

Agora... eles eram CRISTÃOS!!! Não católicos!!!
A Igreja Católica só passou a existir após os concílios e a oficialização, com regras, dogmas, etc... alguns aceitem isso ou não :roll:
 
As Cruzadas foram por isso, não? Os nobres francos não tinham contra quem guerrear e o Papa mandou-os em sua missão de "salvar" a Terra Santa.

Se não me engano foi esse um dos grandes motivos. Já que eles queriam lutar e matar, que matassem os muçulmanos.

Um fato interessante: Roma só caiu depois que aceitou o Cristianismo ou estou enganado?

O cristianismo influenciou a queda do Império porque seus adeptos não eram lá muito fãs do alistamento militar. Então os Imperadores tiveram que contar cada vez mais com o apoio dos bárbaros para manter as fronteiras, o que acabou sendo um desastre.
Mas não foi o principal motivo. Roma estava fadada a cair logo que se tornou um Império transcontinental.
Enfim, vou parar de desvirtuar o tópico pra assuntos históricos.
 
Gente, 2 coisas... eu citei as Cruzadas em forma de ironia. Achei que tava óbvio, meu santo! :roll:
As Cruzadas tem uma história MEGA COMPLEXA!!!

Outra coisa... [sem querer dar 1 de moderadora, mas ninguém disse nada até agora] lembram que o tópico é sobre o dízimo Televisivo-Bancário da IURD e de uma outra aí, né?!

Já que tem TANTO tópico descambando pra história da Igreja Católica eu vou criar um tópico sobre isso. To sem material nenhum aqui agora e lembro pouco de cabeça. Mas vou criar e depois edito o 1º post com tudo que eu achar. Material histórico, não material tendencioso católico.
 
Igreja católica=Igreja primitiva=fundada por Cristo

Ponto.

Nunca houve quebra de continuidade entre a Igreja primitiva e a Igreja católica, a Igreja católica já era chamada de católica no séc. I, cacete, por santo Inácio de Antioquia.

O que houve depois foi o grande cisma entre ocidente e oriente e a isso se seguiram as divisões das reformas modernas, luteranas ou não.

Eu sinceramente não entendo como se pode criticar a Igreja por combater os hereges (novamente, a Ortodoxa não queimou ninguém), po, gente, uma doutrina diz exatamente o opsoto da outra, como podem as DUAS terem razão? Francamente, isso é obviamente ilogico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo