1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Na tentativa de conter efeitos da crise econômica, Portugal suspende feriados

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 9 Mai 2012.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Na tentativa de conter os impactos da crise econômica internacional, o governo de Portugal cancelou quatro de seus 14 feriados. A partir de 2013, ficam suspensos, por cinco anos, os feriados de Corpus Christi, celebrado 60 dias depois da Páscoa, cuja solenidade será transferida para o domingo seguinte, o Dia de Todos os Santos (1º de novembro).

    A medida vale ainda para as comemorações referentes ao Dia da Indenpendência (1º de dezembro) e ao Dia da República (5 de outubro). A decisão sobre o fim dos feriados religiosos foi negociada pelas autoridades portuguesas com a Igreja Católica, por meio do Vaticano.

    As medidas de austeridade adotadas pelo governo de Portugal incluem a redução dos salários dos funcionários públicos e o aumento dos valores dos impostos. O objetivo, segundo as autoridades, é diminuir o déficit orçamentário do país e lidar com a crise.

    No ano passado, o governo português fechou acordo para receber um pacote de 78 bilhões de euros repassados pela União Europeia, pelo Banco Central Europeu e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).



    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Portugal vai abrir mão até dos feriados religiosos? Quem diria hein?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Pois é, pelo menos não é efeito de secularismo nocivo mas de medida de emergência. Mesmo assim me preocupa um pouco.

    Mas que seja, se já negociaram com o Vaticano com certeza é temporário.
     
  3. Pearl

    Pearl Usuário

    Eu fico imaginando um medida dessas no Brasil. Ou melhor, eu não imagino. Eu acho que o Brasil poderia viver um período pós-nuclear, mas os feriados (principalmente os de terça e quinta) continuariam lá.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu me lembro dos meus saudosos avôs e avós e mais uma bisavó com quem pude conviver até os meus 14 anos de vida, todos eles não tinham muita simpatia pelo Getúlio Vargas porque logo quando assumiu em 1930 ele reduziu o então número de feriados nacionais da época de doze pra seis e bloqueando a entrada de novos imigrantes, pois nessa época se alegava haver um índice de desemprego muito grande no país.
     
  5. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Interessante o governo ter de negociar a retirada de feriados com a Igreja Católica. Isso é quase quebra de soberania nacional.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  6. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Na verdade não é não, o Estado representa uma população majoritariamente católica. Simplesmente suspender os feriados é desrespeitar essa identidade e isso geraria protestos da Igreja, aliás, muito justificáveis. Portugal não é hinduísta, budista, protestante. É católico. Laico ou não.
     
  7. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Resumindo, fere a soberania nacional. Portugal é Portugal, independente da religião da maioria da população. Se tem feriados cristãos e católicos, então não é laico ou vai contra a constituição, como no Brasil (que é o país das contradições),
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  8. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Não, o povo é católico em sua maioria, logo, a nação é católica, mesmo o Estado sendo laico. A própria constituição garante o direito das religiões respeitando suas liturgias e ritos, isso não deveria incluir seus feriados?

    Pode ter certeza que as pessoas irão na rua protestar na Georgia se um feriado religioso for violado pelo governo. Porque lá o povo ainda é muito religioso e o Estado ainda não se contaminou com o secularismo, graças a Deus.

    Pra mim um país que abandona a memória de sua história religiosa está jogando sua alma no lixo. Por isso que já perdi todo o meu respeito pela Europa, graças ao desprezo de seu passado.
     
  9. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Mas aí entra o desrespeito às outras religiões.

    Se tem feriado católico e cristão, porque não tem feriado da umbanda, asatrú, dodecaísmo e demais religiões? Se tem pra um, te que ter pra todos.
    Pedir permissão, ou ter que conversar sobre anulamento de feriados católicos com o Papa fere a soberania nacional. Ou é um país independente ou é um quintal do Vaticano.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Mas isso é uma questão de lógica. Os feriados e datas comemorativas vão surgindo com o andar da carruagem da memória de um povo, daquilo que o identifica, até para si mesmo. Não faz sentido criar feriado asatrú em um país como Portugal, onde existe uma minoria que pratica essa crença e, mais importante, não pratica há tempo suficiente nem é marcante o bastante na cultura e memória do povo para que deseje tê-lo celebrado em um feriado. O catolicismo romano formou, moldou, criou Portugal. A participação do Vaticano se deve unicamente às relações peculiares que as Igrejas nacionais tem com o Estado do Vaticano, nada mais. O Vaticano se intromete SIM nos outros países porque não é só um Estado, é a cabeça de todas as Igrejas católicas. Sem ele, a Igreja romana fica mais zoneada do que já é.
     
  11. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Eu não consigo nem imaginar isso aqui. Eu tenho folga em todos os feriados nacionais, estaduais e municipais. Ficar com mais um dia de trampo não rola.

    Minha profissão é muito desgastante e quanto mais feriados melhor.
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Você é bombeiro, médico ou policial?

    Desculpe perguntar pois no meu conceito pessoal de "profissão desgastante" é aquela que além de você cumprir a sua jornada regular, ainda tem que ficar sempre a disposição do empregador para plantões.
     
  13. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Dou aulas de filosofia e geografia em dois turnos além de uma fazendinha que eu e minha família possuimos. Produzimos sorgo, milho, feijão e pequi. Mas como pedi transferência pra BH ser professor é profissão altamente de risco.
     
  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Beleza, agora associando com que li em outro tópico entendi o porquê você tem a necessidade de se deslocar bastante entre BH e a região de Diamantina.

    Essa questão dos feriados nacionais, mesmo um país estando mergulhado numa grande crise como Portugal é algo que sempre irá mexer mais com alguns setores e profissões e outros não. Por isso que não vejo como haver unanimidade.
     
  15. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    E isso não vai mover uma palha para melhorar a situação do país. É só para estabelecer um clime de austeridade mesmo.

    Austeridade essa que não sei para que estão seguindo. Eu estou torcendo demais para o parlamento grego mandar os credores às cucuias, e que os outros o sigam.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Resumindo, a atitude do governo português quebra a soberania nacional.
     
  17. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    A medida pode ter alguma valia no sentido psicológico, mas será nula do ponto de vista econômico. O problema de Portugal, Grécia, Espanha e, em menor grau, Irlanda é que eles acreditaram que já eram países do nível de França e Alemanha e que as dívidas de uns eram as dívidas de todos. Um longo e doloroso processo de ajuste é inevitável.

    Quanto a pedir licença ao Vaticano para suspender feriados religiosos, em minha opinião, é algo que beira o surreal, esperava mais da terra do meu avô materno. Ou, talvez, tal medida ajude a explicar a triste situação em que se encontra a "terrinha".

    [Mode Tuga On] "É um milagre! Agora somos europeus de verdade! Não precisamos mais emigrar para aquele país de botocudos!" [Mode Tuga Off]

    Para sorte dos engenheiros portugueses, há muita demanda pela mão-de-obra deles aqui.

    .
     
    Última edição: 10 Mai 2012
  18. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Da minha teoria de memória de um povo celebrada religiosamente em seus feriados foi isso que você conseguiu aproveitar?

    Parabéns, champz!
     
    Última edição: 10 Mai 2012
  19. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Do ponto de vista religioso creio que não haverá prejuízo pra tradição das celebrações já que segundo a noticia foi feito um deslocamento das datas para os Domingos e não sua total suspensão.
     
  20. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    É simples, champz: se um país que se diz independente precisa pedir permissão pra uma entidade qualquer que não seja a União Européia (já que é um país membro dessa organização e por isso não pode sair fazendo cagada porque pode ferrar o bloco todo), esse país está quebrando a própria soberania nacional.
    O papa não tem que se meter em assuntos internos dos países além do Vaticano (principalmente se o Estado for laico) senão começa a falar pros fiéis não usarem camisinha nem pílula, como já teve papa dizendo, e o país se ferra graças às ideias caducas de um velho que pensa ser o próprio Pedro.

    Se formos nos basear simplesmente na história dos países, Portugal devia ser uma monarquia e o Brasil colônia dos tugas. História não é motivo pra ser quintal de papa ou de quem quer que seja.
     
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar