• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Na Opinião de vcs? PJ ''estragou'' a obra?

Nao estragou nao, ele apenas fez o filme de uma forma que atraisse o publico. Foi atrvez dos filmes que eu passei a me interessar pelas obras de Tolkien, antes deles eu nem sabia que existiu um genio chamado Tolkien.
As mudancas, embora importantes para a obra, fez com que a historia fosse comprimida, mas nada que atrapalhe a compreencao dos fatos.
 
o filme nao é bem para aqueles q nao leram o livro, mas sim, para aqueles q leram o livro, e estão a fim de rever a história rapidamente...

na minha opinião, para todos os q nao leram o livro e viram o filme, aquilo foi um fiasco...

Pelo menos comigo foi o praticamente o contrário!!!!

Foi nessa ordem: Um amigo fã de Tolkien me mostrou Blind Guardian. Conforme ele ia falando sobre os filmes e os livros e paralelamente eu vendo as letras do Blind Guardian, me interessei pelos filmes. Apenas depois de ver os filmes no cinema foi que li os livros, fiquei mais fã ainda, tanto que depois li também o Hobbit e o Silmarillion.

Mas antes de ler os livros, e após ver os filmes, eu já tinha me tornado fanzasso da estória do SDA...hoje tenho a trilogia e assisto uma vez por mês.

Mas, voltando ao assunto principal do tópico...não acho que PJ tenha estragado a obra. É claro que existem diferenças entre os livros e os filmes, mas se formos analisar, uma adaptação pra cinema nunca será idêntica ao livro. O importante é que PJ não deixou que a essência da estória fosse afetada.

Tá pra nascer um diretor que faça uma adaptação do SDA melhor que o PJ!!!
 
Adaptar um livro ao cinema, não é uma coisa tao superficial assim, nao se pode transcrever cada paragrafo do livro para o guiao! Senão o filme seria massador, os filmes nao foram feitos para nos qe amamos Tolkien a as suas obras mas para o mundo em geral! Ha cenas, logicamente, qe nao nos cairam la muito bem, como o expurgo do shire, ou os Elfos de Lothlorien no Abismo do Elmo, mas enfim... são adaptaçoes :D
 
Bem, eu pessoalmente acho que a iniciativa foi um grande impulso na divulgação da obra tolkieniana, que sempre me pareceu pouco conhecida por aqui. Creio que diferenças sempre existem, até por questão das divergências marcantes entre as linguagens literária e cinematográfica. Alterações aqui e ali são praxe, até porque estamos lidando com uma adaptação e não uma transposição de obra - o que certamente exigiria um grau de fidelidade muito mais restrito.
No meu entender - que não é de um especialista, mas de um humilde admirador desse estilo literário - o balanço geral me pareceu bastante positivo e, considerando novamente tratar-se de uma adaptação, na essência geral me pareceu fiel ao original.
Penso que iniciativas como essa poderiam atrair mais leitores e produzir mais conhecedores desse legado tão rico deixado pelo professor Tolkien, o que enriqueceria muito a diversidade de pontos de vista e, consequentemente, os debates sobre o tema.
 
eu acho que ele não estragou a obra! Simplesmente cortou algumas cenas... Senão ficaria um filme muito longo!

Acho que os filmes estão magnificos!
 
Eu simplesmente amo os filmes. Eles são lindos, bem feitos e muito fiéis ao livro. Claro que como em toda obra de adaptação de uma mídia para outra algumas alterações são feitas, mas creio que isso não comprometeu o valor das obras de PJ!
 
Acho que, quando algum diretor tenta reproduzir (adaptar) uma obra e transferi-la ao cinema, tudo torna-se um tanto complicado.Portanto, é normal que muitas cenas sejem cortadas.Ao meu ver, PJ fez uma excelente adaptação!
 
Sempre que questões como essa, que envolvem comparações entre livros e filmes, devemos nos lembrar de que os filmes se tratam de adaptações dos livros.
Acredito, como a maioria, que PJ fez um ótimo trabalho sim, embora algumas falhas possam ser apontadas por nós fãs.
Além disso acho que o fato do próprio PJ ser fã da obra de Tolkien e levá-la a sério foi um fator decisivo para atingir tal grau de qualidade dos filmes.
 
Eu me recuso a comentar neste tópico!

Sério...PJ e sua equipe, que são apaixonados pela obra, fizeram o que puderam e, melhor, superaram as expectativas da grande maioria de nós, fãs de SDA!

Foi a melhor criação do mundo de Tolkien possível...tudo é crível...a gente sente que o filme mostra um mundo real, palpável....e a gente se sente dentro do filme, vivendo as mesmas incertezas, desesperanças, dores e alegrias...é absurdamente um filme MÁGICO por excelência!

Por isso que é o meu filme favorito de todos os tempos. Claro, reconheço os clássicos noir, os do Kubrick, Hitchcock, Fellini, Bergman, Truffaut, Godard etc...

Mas nenhum filme me maravilha tanto quanto a trilogia de PJ!
Dizer que PJ "estragou" a obra é assinar atestado de expulsão do fórum!

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
 
PJ, estragou sim, receio que se Tolkien ainda fosse vivo não iria gostar, por ser muito perfeccionista, afinal Tolkien teve um grande trabalho para inventar tantos personagens e lugares, para PJ tira-los de seu filme.
Enfim, por um lado PJ, estragou sim. Ele tirou personagens importantes para Tolkien, e para nós que como fãs devemos dar valor a cada personagem do livro, e cada trecho não colocado no filme.
Mas por outro lado ele pode ser compensado, final ele deu vida a Obra do Mestre Tolkien.
 
PJ, estragou sim, receio que se Tolkien ainda fosse vivo não iria gostar, por ser muito perfeccionista, afinal Tolkien teve um grande trabalho para inventar tantos personagens e lugares, para PJ tira-los de seu filme.
Enfim, por um lado PJ, estragou sim. Ele tirou personagens importantes para Tolkien, e para nós que como fãs devemos dar valor a cada personagem do livro, e cada trecho não colocado no filme.
Mas por outro lado ele pode ser compensado, final ele deu vida a Obra do Mestre Tolkien.
Não dá pra prender 50 sujeitos numa sala de cinema durante 6 horas.
 
Eu acho que não estragou.
Poderia ter sido melhor, sem algumas
falhas cometidas pelo diretor, como a falta de
Tom Bombadil e Glorfindel, a enfatização de Legolas e Arwën,
a cajada de Gandalf nas ideias de Denethor e a verção malvada de
Faramir.
Mas SdA ficou muito bom mesmo assim.

:yep: Tarsartir
 
PJ estragou a obra de Tolkien?!
Bom, não sei quanto a vocês, mas meus livros estão intactos. Do jeito que Tolkien escreveu. Talvez o tradutor que não conhece muito de Tolkien tenha estragado a obra, não o PJ. Os filmes são adaptações das obras de Tolkien, não obras de Tolkien. Os filmes são obra do Peter Jackson & Cia. Ótima obra, aliás. =]
 
PJ estragou a obra de Tolkien?!
Bom, não sei quanto a vocês, mas meus livros estão intactos. Do jeito que Tolkien escreveu. Talvez o tradutor que não conhece muito de Tolkien tenha estragado a obra, não o PJ. Os filmes são adaptações das obras de Tolkien, não obras de Tolkien. Os filmes são obra do Peter Jackson & Cia. Ótima obra, aliás. =]

Como já fora dito, os filmes são adaptações, pelo que sei adaptações não totalmente fiéis às obras, mas, acho que o Peter Jackson fez um ótimo trabalho.

Não é uma tarefa fácil adaptar livros de Tolkien para o cinema. Ainda mais do jeito que o Pj fez, posso discordar de algumas partes, mas quanto ao uso do termo "estragar", ele não estragou nada, tanto que o interesse por Tolkien aumentou após a estréia dos filmes.
 
Bom....não é racional comparar livro com cinema. São duas artes diferentes e igualmente válidas! Ambas são riquíssimas! O cinema, por exemplo, pode passar em imagens algo mais forte e significativo que meras palavras. Depende muito de como é feita uma adaptação. Do modo como foi adaptado, ficou excelente. Virou a maior obra-prima da fantasia de todos os tempos, igualmente do gênero épico, ao lado dos filmes do Akira Kurosawa, de Lawrence da Arábia, Ben Hur, Os Dez Mandamentos....

Acho que não é pra qualquer diretor conseguir fascinar milhões de pessoas com sua visão subjetiva da obra, sendo que cada pessoa tinha uma visão particular de cada trecho antes que fosse adaptado. E como, hoje, poderíamos imaginar um ator melhor que Mckellen para interpretar Gandalf? Ou Mortensen para interpretar Aragorn, Hugo Weaving para interpretar Elrond, Bernard Hill para interpretar Théoden, Christopher Lee para interpretar Saruman, Andy Serkis para interpretar Gollum..literalmente esses atores SÃO os personagens do livro. Poderíamos pedir mais? Claro que a resposta é NÃO! Se melhorasse, estragaria! =)

Foi um desafio enorme ter conseguido encontrar atores que se encaixasssem na alma dos personagens do livro. E aconteceu que, literalmente, PJ deu vida à Terra-média de forma sublime. A trilha sonora belíssima ajudou a nos transportar para aquele mundo, as belas paisagens escolhidas tbm são literalmente aquilo que Tolkien escreveu! Isso é fato! Atores, efeitos especiais, paisagens, roteiro, fotografia....foi uma sinergia maravilhosa e emocionante! Não poderia ter sido melhor!

Entrou para a história do cinema e para dentro de cada um de nós como uma obra cinematográfica imortal, para quem só estava acostumado com filmes Hollywoodianos explosivos ou com aqueles "afetados" e melancólicos europeus. Precisávamos de uma obra escapista como esta!

Portanto, sou grato a Eru por ter me deixado viver esta época para assistir a uma obra memorável!
 
Última edição:
Também concordo que Peter Jackson fez um excelente trabalho ao adaptar a obra para o Cinema. Como o Roy disse, são duas artes diferentes mas gualmente belas. PJ conseguiu fascinar todo o mundo com sua adaptação, que não deve ter sido nada fácil de fazer. Claro, não foi perfeita: teve falhas, alterações, omissões e adições que não agradou a todos, mas ao avaliar todo o conjunto, o resultado final, não conheço ninguém que não tenha gostado.
Portanto não acho que PJ tenha 'estragado' a obra, se é que o termo é valido para isso! :hihihi:
 
De maneira alguma acho que ele tenha estragado, adaptar um filme para cinema é complicado e mesmo tendo que sacrificar partes do livro e adicionar algumas coisinhas acabou ficando muito bom.
 
Não que ele tenha estrago, mas poderia fazer melhor. Quanto a comparar livro com filme, isso é inevitável nesta condição de filme baseado em livro, mas creio que não seja saudável, entretanto é inevitável.

Poderia ser melhor, pessoas insatisfeitas sempre pensam isso em relação ás coisas, mas com certeza ele era capaz de fazer melhor!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo