1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Na época de Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ceblanth, 12 Ago 2003.

1. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Salve gente.

Estou montando esse tópico para saber mais sobre o que estava acontecendo no mundo e no lugar onde viveu Tolkien na época de sua juventude e quando já estava escrevendo o SDA e outro livros.

Quero saber isso, pois meu TCC (trabalho de conclusão de curso) será sobre as obras de Tolkien. Então gostaria de saber de livros, documentários, etc, etc, etc, que mostrem como o mundo a volta dele e a mídia da época influenciaram-no.
    Mídia pq meu curso é de jornalismo.

Eu sei que deve ser difícl algum material sobre a como a mídia influenciu Tolkien. Mas serei eternamente grato.
    Valeu gente. Agradeço desde já.

Ceblanth. :mrgreen:

2. Riff

Riff Usuário

Eu não conheço nada, mas posso tentar ajudar, Tolkien viveu pra caramba, então tem coisa pra caramba pra falar.
    Ele nasceu na africa, mas foi pra inglaterra em plena epoca do imperialismo europeu.
    Ele teve rigorosa educação catolica
    Ele lutou a primeira guerra
    Ele foi atingido pela crise de 29
    Seu filho lutou a segunda guerra
    Acho q é só isso, mas deve ter mais :eh:
    Espero ter ajudado :D :wink:

3. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Valeu Riff.
    Toda informação é bem vinda.
    Só acrecentando: Se souberem de páginas na internet, passem tb.

Preciso de vasto material, principamelte na área da mídia.
    Também abri o tópico para discutir se era ou não era. Entendem?

Ceblanth :mrgreen:

4. Menello

Menello Usuário

5. Olwë

Olwë Usuário

O Letters é o livro através do qual eu senti mais contato com o Tolkien cidadão e escritor. Há algumas cartas não muito famosas que realmente revelam quem era esse sujeito...

P.S.: Ainda estou estudando as medidas judiciais que vou mover para processar esse carinha acima que está usando um Calvin no avatar. :x :x :x

P.P.S.: Se bobear eu desencadeio uma mini Dirhilmania :mrgreen:. O Calvin é meu!!!!!!! :x :x :x

6. Riff

Riff Usuário

Hehe, o seu calvin é colorido :mrgreen:

7. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ceblanth, eu sugeriria que você encontrasse a biografia de Tolkien do Humphrey Carpenter. Ela foi publicada pela Martins Fontes, mas saiu de prensagem há uns anos; mesmo assim, existe a chance de se encontrar direto na distribuidora ou na editora, ou mesmo em sebo, quem sabe?
    Ela é muito boa porque o autor tomou contato não só com o material de Tolkien, mas chegou a conversar com o próprio.

A do White eu não conheço, então não posso falar muito. A resenha que li n'O Globo, assinada pelo Ronald Kyrmse, tradutor da biografia do Carpenter e do Contos, e consultor nas traduções dos outros livros, diz que ela deixa um pouco a desejar, é mediana.

8. Shagrat001

Shagrat001 Usuário

alguem ai pode me fala qual foi a 1obra do tolkien

9. Riff

Riff Usuário

Sei la, falando sobre a Tm e publicada foi o Hobbit, mas tem outras

10. Swanhild

Swanhild Usuário

Se considerarmos os trabalhos acadêmicos dele, tem algumas coisas até de antes do Hobbit. Ele publicou uma versão em Middle English de Sir Gawain em 1925, que aliás já está em domínio público; é o que eu lembro de cabeça agora (não, eu não recomendo, o texto em Middle English é difícil pra caramba :mrgreen:). Tem listas bibliográficas sobre Tolkien bem completas na Internet.

11. Menello

Menello Usuário

Bem, se foi vc quem inventou o personagem, e tem os direitos autorais sobre ele... me desculpe. :| Apenas escolhi esse avatar por já ter essa imagem, e gostar dela. E não fiquei olhando todos os avatares para saber se alguem já tinha.

E Ceblanth, acho que pra vc, seria bom tentar conseguir todas as entrevistas do Tolkien. Já que seu curso é de jornalismo. Não sei bem como vai ser seu trabalho. Mas isso acho vai ajudar mais.

12. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Olhei de relance a página da Duvendor. Mas já vi que tem umas entrevistas. Muito show, valeu Menello.

Mas e as Letters. Só tem em inglês ou tem em português?
    Eu sei que tem algumas na Valinor. Mas não muito o que eu preciso.

13. Menello

Menello Usuário

Bom, as Letters tem na propria Duvendor. Pode fazer o download até, estão em portugues. E se não me engano em pdf. Com o que tem lá, acho que já dá pra começar o seu trabalho. Não? Tem bastabte coisa lá. Pô, tem biografia resumida, Entrevistas, Letters, Livros publicados e mais uma seção sobre as insipirações dele. Cara, tá tudo lá, de barbada. Só dar uma olhada com mais atenção.

14. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Calma cara. Eu disse que dei uma olhada rápida pq tava sem tempo.

Acredito que esse site vai ajudar muito, valeu.

15. Durub-bùrz

Durub-bùrz Usuário

Falando nisto pq nao publicaram a bibliografia da vida de Tolkien ??
    Seria bem interesante saber oq ele fez em sua vida ... e onde ele buscou inspiracao para seu livro
    Se ja existir um livro assim me avisem

16. Riff

Riff Usuário

Deve ter

17. Olwë

Olwë Usuário

Na carta 135 (de 24 de outubro de 1952), Tolkien comenta com seu editor de maneira metafórica a respeito de notícias na imprensa acerca da primeira bomba nuclear testada pela Inglaterra:

18. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

:wink:

19. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Comprei o livro Senhor dos Anéis por Lin Carter.
    Vai chega hoje.
    Alguém sabe alguma coisa desse livro?

20. Menello

Menello Usuário

Esse eu não conhecia!!! Mas quando der uma lida, comenta aí com o pessoal. Pra gente saber se vale a pena conferir.

Compartilhar