• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Músicos, o que é mais importante?

Saber tocar muito um instrumento so.

Cara harpa é mto caro, chega a 50 mil reais e so existe 3 professores de harpa no Brasil inteiro ( bom foi o meu amigo q disse e o irmao dele faz harpa)
 
-Felagund- disse:
tocando teclado.... bom, dizem que piano e teclado são bem diferentes...
Eu toco Teclado a 5 anos, é exatamente igual a Piano, que eu tambem toco só que a mais tempo...

Eu acho piano substancialmente diferente de teclado, porque o som é orgânico e mais vivo que o do teclado. Além do que as notas do teclado são puras (não aparecem os harmônicos de cada nota), o que dá um efeito ainda mais artificial.

meerah_vanya disse:
Lord Ashram disse:
Nicholas Kapranos disse:
agora se for atabaque (sei lá como se escreve), pandeiro, harpa e etc... opte pela pluralidade instrumental.. :lol:
Vc fala como se harpa não exigisse uma puta dedicação p/ aprender a tocar né?
Já tentou alguma vez tocar uma?

Ele deve estar pensando naquelas harpas de anjinho (muito pequenininhas)... :D

Aí não é harpa, é lira.
 
Balbo Bolseiro disse:
-Felagund- disse:
tocando teclado.... bom, dizem que piano e teclado são bem diferentes...
Eu toco Teclado a 5 anos, é exatamente igual a Piano, que eu tambem toco só que a mais tempo...

Eu acho piano substancialmente diferente de teclado, porque o som é orgânico e mais vivo que o do teclado. Além do que as notas do teclado são puras (não aparecem os harmônicos de cada nota), o que dá um efeito ainda mais artificial.

meerah_vanya disse:
Lord Ashram disse:
Nicholas Kapranos disse:
agora se for atabaque (sei lá como se escreve), pandeiro, harpa e etc... opte pela pluralidade instrumental.. :lol:
Vc fala como se harpa não exigisse uma puta dedicação p/ aprender a tocar né?
Já tentou alguma vez tocar uma?

Ele deve estar pensando naquelas harpas de anjinho (muito pequenininhas)... :D

Aí não é harpa, é lira.

Certo, acho que deu pra perceber que eu não conheço, certo? :wink:
Mas é bem por aí, eu acho...
 
Acho legal conhecer bastante d harmonia, conceitos musicais, arranjos, enfim .... aprender um instrumento novo acaba se tornando uma coisa bastante natural. Se a pessoa tem boa coordenação motora, conhece ritmos e mantém o compasso na cabeça pode aprender qq instrumento com um mínimo d dedicação ...
 
meerah_vanya disse:
Jura??? Eu não sabia que existiam pedais para harpa! :oops: Mas como funciona isso???

Os pedais aumentam ou diminuem a tensão das cordas. Foi uma inovação do século XVIII. A partir daí, e possível tocar em todos os tons. MAs existem também harpas sem pedais, com chaves para semi-tons.

Pelo q sei, são apenas 7 pedais ...
 
-Felagund- escreveu:
Citação:

tocando teclado.... bom, dizem que piano e teclado são bem diferentes...


Eu toco Teclado a 5 anos, é exatamente igual a Piano, que eu tambem toco só que a mais tempo...


Eu acho piano substancialmente diferente de teclado, porque o som é orgânico e mais vivo que o do teclado. Além do que as notas do teclado são puras (não aparecem os harmônicos de cada nota), o que dá um efeito ainda mais artificial.
Certo, mas eu quis dizer ñ que o som é parecido, mas o jeito de toca, quando você aprende a toca piano vc aprende a toca teclado...
 
Eu sou da opinião de que um músico deve ao menos saber tocar mais de um instrumento. Não precisa saber tocar todos os instrumentos possíveis e imagináveis nete mundo, mas apenas alguns, pois o conhecimento em outros instrumentos só vem a acrescer na formação do músico, seja ele um guitarrista ou um pianista.
 
.......e importante.....tocar muito de apenas um instrumento..........
.....se eu estiver errado......me digam.mas........por exemplo........
...um kra....q toca de mais violão........ele pode pegar uma guitarra e um....
.....baixo....facil facil....!
........pois é praticamente a mesma teoria,naum...?!?
 
Exato, Huorn. No baixo, usa-se mais escalas, esse é um diferencial.

Vejam só, eu comecei tocando violão. Do violão, peguei guitarra e baixo e toquei fácil fácil, ou melhor dizendo, aprendi fácil. Com relação ao baixo, eu tenho um bom conhecimento, não toco lá aquelas maravilhas, mas dá pra quebrar o galho.

Graças a teoria musical e a percepção musical (outro fator que conta muito), aprendi a tocar teclado também. Em suma, se eu sei teoria musical e tenho percepção musical também, logo aprendo mais de um instrumento, independente se eu comecei pelo violão ou pela gaita.


Isto é um exemplo do que se pode fazer e acontecer.
 
bem, eu penso k o ideal será tocar muuuuito bem um só instrumento. Se forem muuitos e bem, inda melhor!! Já alguém dizia: «Antes pouco e bom do que muito e fraco» ou algo parecido...
Mas se uma pessoa tiver de aprender formação musical para um instrumento, terá maior facilidade de chegar num outro e tocar, embora se mudar por exemplo de sopro para cordas ou assim seja mais complicado...
Mas axo k um e bem e o ideal...
 
Po, cara .. instrumento d sopro é uma habilidade que não tenho. No máximo alguma coisa na gaita ... mas flautas, oboés e saxes são coisas q quero passar longe!!!
 
olha, toco sax alto faz 3 anos(mas só este ano tou realmnte me aplicando), eu keria mudar para violoncelo e me disseram para fazer os dois juntos porque cordas e sopro eram tao diferentes k n teria de mudar a ebucadura( n sei cm s escreve) de qualquer maneira decidi manter o sax porque sei k n m conseguiria dedicar igualmente aos dois.... axo k seria o caso, tocaria muitos mas mal... asssim, kuando tocar muito sax, poderei exprimentar o violoncelo (grande paixão)!!!
 
Composição, claro.
Técnica a meu ver vem em segundo plano.
E em relação a música, acho que o principal é o intrumental + a harmonia com o vocal, a letra vem em último. Eu só dou atenção a alguma letra se a música me prender bastante (ou for de alguma banda que eu sei que escrever bem). Mesmo porque cada semana to ouvindo uns 3 álbuns diferentes, nem tem como acompanhar as letras, e se eu quiser mensagens bonitas prefiro ler um livro.
 
Saber tocar muitos instrumentos te faz um "músico" completo, se vc souber se dedicar a cada um. O chato é que cada instrumento requer muito da sua vida, atenção, prática, treino... estudar música é um problema enorme pra mim, gosto muito mais daquela coisa de "intimidade" com o intrumento, de trancar a porta do quarto, e ficar tocando as vezes até com luz apagada (ótima coisa para conhecer o seu instrumento) coisas da sua cabeça.
Enfim, tocar muitos instrumentos é bom, útil pra hora de compor... mas sempre vai ter aquele que é o que vc ama, que tem essa intimidade... especializar-se em um, seja qual for e de que forma o faça, é sempre o melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo