1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Músicas para jogar RPG

Tópico em 'RPG' iniciado por Vinícius Harlock, 21 Mai 2008.

  1. Vinícius Harlock

    Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

    Corram para as montanhas! TheSnaker chegou

    Olá pessoal! Vez ou outra jogo campanhas ouvindo musicas e trilhas sonoras de filmes, animes, jogos e SENHOR DOS ANEIS. Eu acho um assunto muito importante nas sessões de RPG, a Música. Estranho? Não. Muitos jogadores podem achar desnecessário este assunto, mas aqui vou dar algumas dicas importantes de como a música tem um poder enorme na influência do RPG. Darei algumas dicas bacanas de organização na hora de escolher sua trilha sonora para seu RPG. :poop::

    Tornando a Música uma Parte Ativa do seu RPG :

    1. Músicas Ativam Memórias: A música cria inspiração. E a inspiração ajuda muito na hora de interpretar o seu personagem. E com isso, ela ativa a memória do jogador. E dependendo do tipo de cenário, sempre aquela trilha musical vai fazer o jogador se lembrar do lugar de onde está. Por exemplo: sendo você um mestre e, claro, sabendo por quais cenários os seus aventureiros iram traspassar, seria bem possivel ter a diligência de preparar antecipadamente as respectivas trovas.
    -Tocar música irlandesas toda vez que os PC’s estiverem em uma taverna ou lugar público cheio de multidões (a exemplo de feiras, comércios)
    -Músicas de SdA seriam uma boa pedida para as batalhas
    -Músicas solenes para encontros igualmente solenes! (a presença de um rei, um encontro com Aragorn quem sabe...)



    2. Escolha o Sistema Certo (TheSystem): Ter que parar para trocar CD’s no meio de uma seqüência tensa da batalha pode estragar o efeito que você está tentando criar. É crucial, portanto, conhecer a música que você utilizará, ou mais especificamente, conhecer seu equipamento. Se for usar um computador: Excelente. Basta organizar sua playlist e mandar bala; MP3s e MP4s tbm sao bons, se for usar MiniSystens um controle remoto seria bastante útil.


    3. Músicas-Tema para os PC’s: essa idéia nunca coloquei em prática, até porque não mestro. Muitos heróis de filmes de ação têm músicas-tema: Gandalf tem a sua, Fresco Potter quero dizer, Harry Potter... Um acréscimo talvez cafona, mas divertido ao jogo seria cada PC ter sua própria música. Melhor: a comitiva inteira podia muito bem possuir sua propia melodia, assim, cada vez que ela for tocada o PJ ou a comitiva inteira ganharia um bônus nas rolagens (não contavam com as minhas astúcias!:hanhan:)


    4. Botão do Volume: Se você quer que a música crie um pano de fundo para a cena, ela deve ser tocada baixinho. De forma inversa, você pode aumentar drasticamente a intensidade de um combate ao aumentar o volume de uma música rápida. Imagine só a cena: "(...) então, un dos aventureiros, acidentalmente deixar cair um esquleto por um pequeno poço que há na sala. Em seguida ouve-se barulho de tambores ecoando por toda a caverna: são os orcs vindo na direção de todos na companhia de gigantescos ogros" É aí que vc entra em ação: a medida que os inimigos se aproximam vc vai aumentando gradativamente o volume do som (peraê.. isso não é uma cena de SdA?...) Agora, nã se esqueça de duas coisas: o volume do jogo será sempre um tom acima do que o volume da música, E DA PESTE DO VIZINHO CHATO...


    5. Organização:É bom organizar seus cd/arquivos por categorias, como: combate, viagem, sinistro, estalagem/taverna, realeza ... Se você estiver usando CD’s feitos em casa, eles podem ser etiquetados. Designe um jogador (se não estiver usando um PC) para mudar a música em momentos apropriados para que você não tenha que fazê-lo. (Até melhor se ele estiver interpretando um personagem bardo).


    7. Escolhendo a trilha certa para seu RPG: Bom, isso depende muito do gosto musical de cada jogador. Vamos começar pelo medieval. Músicas clássicas são muito bem vindas! Apesar de muita gente não gostar, é a trilha ideal para esse tipo de cenário.
    Exemplos:
    - 9ª sinfonia de Bethoven.
    - O Senhor dos Anéis, claro.
    - Músicas New Age.
    - Para jogos de ações, use Heavy Metal, Rock
    - Para jogos futurísticos, uma boa recomendação são as trilhas do filme Star Wars, Trilhas Sci-Fi.




    Enfim, qualquer um desses exemplos pode servir para vários tipos de cenários, desde que você tenha discernimento e saiba escolher com cautela o momento adequado à cena.
    Espero que tenham gostado dessas dicas para melhorar o seu RPG ainda mais.
    Assim ficará muito mais interessantes e reais suas partidas com os amigos!

    E aí? que músicas vocês costumam ouvir?



    Contribuição dos Usuários
     
    Última edição: 2 Ago 2008
  2. poveron

    poveron Usuário

    Como ninguém ainda comentou tópico tão interessante como esse? ^^

    Até hoje só executei a primeira idéia, costumava colocar Música Céltica nas Tavernas e Trilha do SdA (principalmente "Bridge of Kazhad-Dûm"). Uns efeitos sonoros dependendo do ambiente.

    Mas não sei se conseguiria escolher uma trilha para um jogo como Vampiro, é muito mais complexo, uma vez que a trilha deve se muito bem discernida para criar o clima adequado.
     
  3. Snerview

    Snerview Usuário

    rpz, muito bom tópico! ^^
    Eu joguei com música uma vez, era campanha de anime e o mestre deixou j-rock rolando. O efeito é bem legal, como tu disse, ajuda a inspirar os jogadores e tb te ajuda a 'entrar' mais no ambiente.
    faz um tempinho que eu não jogo assim, esse grupo acanbou desmanchando pela falta de compromisso de alguns jogadores (pra falar a verdade, eu nunca mais nem joguei rpg =/ )
    flw!
     
  4. Snerview

    Snerview Usuário

    rpz, eu não me atrevo a dar conselhos pq eu nunca cheguei a jogar vampiro; a única vez que eu joguei storyteller foi uma aventura de anjo : a salvação no último dia D. Tu já tentou alguma coisa tipo gothic ou simphonic ou thrah metal? quem sabe funciona ^^

    falando nisso, tu foi pro dia d aqui em feira, vinicius? Eu tava trabalhando lá, eu dou uma ajudinha nos encontros de feira; a maior parte do tempo eu fiquei nas inscrições ou na cantina xD (a propósito, 'tá tendo reunião todo sábado agora pra discutir o VI encontro de rpg de feira, que deve ser ou nos dias 18 e 19 ou 25 e 26 de outubro. As reuniões estão sendo na biblioteca municipal às 10:00 da manhã.)

    vlw!
     
  5. Breno C

    Breno C Quack

    Po, eu me amarrava em jogar Storyteller, principalmente Lobisomem, ouvindo música eletronica, mas não fazia questão, se estivesse rolando, era só abaixar um pouco e começar a jogar. Já D&D e jogos mais "classicos" eu sempre joguei no silencio...
     
  6. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Faz um tempo já que eu só jogo D&D com música. Eu andei pegando umas coisas novas pro jogo, como a trilha sonora do jogo God of War, peguei também o Anel dos Nibelungos do Wagner.
     
  7. TT1

    TT1 Dilbert

    A trilha sonora do jogo The Witcher é incrível. Não deixem de ouvir.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Conan The Barbarian (Basil Poledouris)
    300 (Tyler Bates)
    Pirates of the Caribbean 1-2-3(Hans Zimmer)
    Shadow Of The Colossus (Koh Ohtani)
    Edward Scissorhands (Danny Elfman)
    Pans Labyrinth (Javier Navarrete)
    The Good, The Bad And The Ugly (Ennio Morricone)
    Braveheart (James Horner)


    Esses são uns para mim, que envolva fantasia medieval e suas variantes.
     
  9. Amani

    Amani Usuário

    Se alguem quiser dicas de trilhas e só me especificar o que exatamente querem que eu ajudo. :cool:
    Poveron, se tu quiser me falar mais sobre o do vampiro eu posso tentar te ajudar. =)

    EDIT: Arcanjo, a trilha de Piratas do Caribe 1 é de Klaus Badelt. As outras duas que são de Hans Zimmer. :dente:
     
    Última edição: 16 Jul 2008
  10. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Nada se compara a Blind Guardian para jogar D&D...
     
  11. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Nossa, acho metal absolutamente anti climático pra jogos de fantasia...
     
  12. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Para jogos de fantasia prefiro realmente musicas orquestradas do q "musicas normais", sejam elas rock, metal, ou outra coisa.
     
  13. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Nossa, como pude esquecer do Ennio, o deus-mor do Points of Light in a Dark World???
     
  14. TT1

    TT1 Dilbert

    Pois é. Perde totalmente o clima do jogo. A não ser que você esteja jogando cyberpunk :mrgreen:
     
  15. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Blind Guardian não é simplesmente metal. Realmente, um heavy metal, power metal, ou até a aberração que é black metal podem acabar com uma sessão de fantasia... mas Blind tem mais de fantasia medieval que a maior parte das óperas e trilhas sonoras. The Bard's Song, Skalds and Shadows, e até Battlefield para as lutas... o único problema é a letra, algumas pessoas reclamam que distrai ou atrapalha a sessão.
     
  16. TT1

    TT1 Dilbert

    Sem chance, cara. Blind é metal e isso fode com toda a chance de fazer uma boa sessao de jogo.
     
  17. Gambiarra

    Gambiarra The White Lotus

    Antes de tudo, parabéns pelo tema do fórum...vai enriquecer muitas aventuras (inclusive as minhas)...

    Concordo que há "músicas e músicas" para tecer o pano de fundo, mas isso depende do conteúdo da história, do ambiente em que estão no momento (uma coisa é batalhar contra piratas, outra entrar em um templo amaldiçoado, só pra exemplificar, mesmo se com os mesmos personagens) e da personalidade do binômio mestre-jogadores. Além do mais importante, que é o gosto de cada um. Então acredito que praticamente toda melodia possa ser enquadrada (umas de forma MUITO mais bem colocadas, é verdade!), sem exagerar (imaginem um Breganejo!!!!).

    Agora a opinião pessoal:
    Blind guardian é excelente, assim como clássicos como Angra e outros rock's melódicos. Usei bastante o projeto AVANTASIA também. Gamma Ray já soube aproveitar.
    Músicas clásicas são de fato excelentes!!! Instrumentais de filmes (O último dos moicanos) e músicas celtas também.
    Uma que teve "muita saída" em momentos de batalha, principalmente para iniciar a batalha contra um monstro poderoso e aguardado é a música tema de "Mortal Kombat"...pode não agradar a todos, mas a "platéia" pediu e realmente deixou a batalha especial ainda mais especial!
     
    Última edição: 19 Jul 2008
  18. Vinícius Harlock

    Vinícius Harlock Vinícius "O Bizarro" Macêdo

    Ótima lista. Vou acrester a minha playlist. :yep:

    Com certeza. Agora melhor ainda é quando elas são tocadas no violão acompanhadas por um coro de nerds cantando. "Now you all know..." :lol::lol::lol:
     
    Última edição: 2 Ago 2008
  19. gabrielmga

    gabrielmga Usuário

    Estou precisando para uma festa, no condado, de SdA. Se conseguirem manda o link... Baixei a trilha sonora da trilogia, mais achei que a parte do condado é meio ruim...
     
  20. Black Smith

    Black Smith Usuário

    No calor da batalha, quando sua vida está em perigo, quando um bando de orcs está perto de você e a única coisa que tem nas mão são dados.....o melhor a ouvir é:
    - Sonata Arctica
    - Blind Guardian
    - Avantasia
    - Edguy
    - Rhapsody
    - Van canto

    Com essas músicas qualquer aventureiro consegue salva o mundo!..rs

    [Vida longa e prÓspera]
     

Compartilhar