• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Música de Vila Sésamo era usada durante tortura em Guantánamo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Durante mais de 40 anos, as músicas de Vila Sésamo ajudaram crianças do mundo todo a aprender a ler e escrever. Mas o compositor Christopher Cerf descobriu que as suas criações foram usadas para fins pouco nobres pelos militares americanos.

Em 2003, descobriu-se que as músicas de Vila Sésamo eram utilizadas em sessões de tortura nas prisões de Abu-Ghraib e Guantánamo. Segundo Thomas Keenan, pesquisador em Direitos Humanos, os prisioneiros eram amarrados em cadeiras e obrigados a ouvir as músicas em alto volume por horas a fio.

"Em Guantánamo, eles usaram a música para desestabilizar os prisioneiros. Pensar que a minha música ajudou nisso é ultrajante. Isso me deixou fascinado pois é algo de horroroso e então decidi entender como isso foi feito",
disse Cerf.

O compositor resolveu descobrir como a música pode ser usada para um propósito tão ruim. Ele resolveu entrevistar militares, psicólogos, cientistas e prisioneiros torturados com suas músicas. O resultado foi o documentário Songs of War, que explora a relação entre música e violência.

vilasesamo.jpeg

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo