• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Musica Classica/Erudita/Renascentista/Etc

Tenho um bom acervo de música erudita aqui em casa.

Mozart: Rondò Alla Turk, o Requiem integral (minha obra preferida, ponto mais mixado com italiano da carreira de Mozart mas ainda clássico e austero à moda alemã), Eine Kleine Nachtmusike é interessante.
Bach: As populares: Air on the G string, Toccata e Fugue in Dm (lógico), Fantasia eu não gosto.
Bethoven: Pouca coisa além da Sonata ao Luar primeiro e terceiro(não perde muito pro primeiro) movimentos, romantismo não é meu forte.
Dvorják: Precisa dizer que é a sinfonia no. 9 do Novo Mundo :mrgreen: ? Muito perfeita! ?Auge do obra sinfônica, logo antes das chatices do modernismo, um caso em que o romantismo funciona. O Adagio dessa obra é literalmente clássico. Não se pode desprezar as Danças Húngaras e as sonatas e peças de câmara do final de carreira.
Grieg: O acompanhamento da peça Per Gynt é das maiores obras que aparecem por aí, mesmo estilo ufanista de Dvorák.

E muitos outros menos conhecidos e mais antigos: Cravo de Frecobaldi, proto óperas de Monteverdi, Alaúde de John Doewland e etc.

Música erudita é um mundo.

Ps: tenho ódio de vilallobos1 Vai aprender umas melodias melhores e pára de insultar Bach.
 
Eu escutei a Bachiana nº 9 e achei sensacional! Parecia que foi feita pra ser trilha sonora de Gigot.
 
Música Clássica

Os estilos de música que eu mais gosto são rock e clássico.
Parece que eles tem uma estranha semelhança...

Gosto muito daquele concerto As Quatro Estações de Antonio Vivaldi.

8-)
 
Em música clássica não há nada como Mozart; é o estado da arte em música clássica, o melhor até hoje. Eu amo Mozart, é raro escutar alguma coisa dele que eu não goste; Requiem, minha nossa, o que é isso??? É simplesmente maravilhoso. O mesmo com Bach e Paganini. Bach que era, à sua época um "mero" compositor popular. Era considerado lixo. E é magnífico. Os Caprices de Paganini são supremos.
 
Mozart é fabuloso mesmo. Apesar de não ter feito grandes inovações, compôs melodias perfeitas. Ele tinha uma imaginação quase imcomparavel. Além de seu Requiem eu faço questão de citar Exultate, Jubilate. Uma das melhores composições para soprano que eu já ouvi.

Meus preferidos são os românticos mesmo. Se tem uma peça musical que eu posso escutar initerruptamente repetidas vezes é Alegro Scherzando Impromptu de Schubert. Também amo a sinfonia romântica de Bruckner. Estou ouvindo muito recentemente Respighi, impressionista italiano, e outros compositores mais modernos, como Janacek e Stravinski.
 
Teve uma época que eu só escutava música clássica... na verdade eu não tinha muita opção... meu pai colocava o som no talo... e era o dia inteiro e isso durante anos, principalmente de concertos para piano.... Lizt, Chopin, Debussy... então passei um tempin meio de birra com música clássica quando ele perdeu essa mania.

Os compositores que eu mais gosto são: Wagner e Tchaikovsky...

Bach que era, à sua época um "mero" compositor popular. Era considerado lixo.

Bom, pelo que eu sei da história dele. Ele tinha um reconhecimento sim. Tocava em Igreja, dá pra ver, já que a maioria das músicas dele são em Orgão ou Cravo. Mas ele só se tornou BACH no século XIX, quando descobriram nessa Igreja várias outras composições dele. Tanto que se eu não me engano... hoje ele é considerado o maior compositor de todos os tempos...

Mas eu não to muito certa disso não... faz tempo que eu ouvi essa história...
 
O último tópico respondido foi em 2003! 8-O

Cinco anos depois.. estamos aqui.

Tudo bem. Metal é legal, os caras são excelentes, mas e os amantes da música erudita? Onde estão?

Em nome de muita gente que andei conversando (desde novatos até os veteranos velhos de guerra), resolvi renascer um tópico sobre música erudita.

Bem, algumas coisinhas a serem ditas, só para facilitar a comunicação:
1- Música erudita, música celta e new age são coisas diferentes. Não é porque tudo tem cara de elfo que podemos encaixar no mesmo estilo, né? Seria falar que Queen, Beatles e Metallica são todos rock ponto. Simplesmente rock não dá né? São bem diferentes. Assim como não dá simplesmente música erudita.

2- Faz mal não se vc não sabe o nome da música ou como o nome do compositor. Mas para que os outros saibam de quem vc está falando, e de que música está falando, vai lá no Oráculo do séc. XXI (Google para tudo e Last Fm, para músicas) e digita o nome. Ele vai vir com um "vc quis dizer x?". É isso aí! Se vc ainda assim não achou, vai no YouTube, procura com alguma palavra chave e posta aqui.

3- Não vale usar esse meio de expressão maravilhoso para humilhar as pessoas. A idéia do tópico é justamente fazer as pessoas se interessarem e conhecerem mais sobre esse meio maravilhoso de expressão. Vale indicar e perguntar sobre nomes de compositores, história da Música, origem de estilos, etc., diferenças entre música medieval e renascentista e outras coisas bacanas. Tem gente querendo saber e gente querendo compartilhar.

E aí, agora eu queria saber, qual música vcs adoram desse estilo? Que compositor ou período vcs ouvem mais? Qual instrumento vcs gostariam de tocar?
 
O último tópico respondido foi em 2003! 8-O

Cinco anos depois.. estamos aqui.

Tudo bem. Metal é legal, os caras são excelentes, mas e os amantes da música erudita? Onde estão?

Em nome de muita gente que andei conversando (desde novatos até os veteranos velhos de guerra), resolvi renascer um tópico sobre música erudita.

Bem, algumas coisinhas a serem ditas, só para facilitar a comunicação:
1- Música erudita, música celta e new age são coisas diferentes. Não é porque tudo tem cara de elfo que podemos encaixar no mesmo estilo, né? Seria falar que Queen, Beatles e Metallica são todos rock ponto. Simplesmente rock não dá né? São bem diferentes. Assim como não dá simplesmente música erudita.

2- Faz mal não se vc não sabe o nome da música ou como o nome do compositor. Mas para que os outros saibam de quem vc está falando, e de que música está falando, vai lá no Oráculo do séc. XXI (Google para tudo e Last Fm, para músicas) e digita o nome. Ele vai vir com um "vc quis dizer x?". É isso aí! Se vc ainda assim não achou, vai no YouTube, procura com alguma palavra chave e posta aqui.

3- Não vale usar esse meio de expressão maravilhoso para humilhar as pessoas. A idéia do tópico é justamente fazer as pessoas se interessarem e conhecerem mais sobre esse meio maravilhoso de expressão. Vale indicar e perguntar sobre nomes de compositores, história da Música, origem de estilos, etc., diferenças entre música medieval e renascentista e outras coisas bacanas. Tem gente querendo saber e gente querendo compartilhar.

E aí, agora eu queria saber, qual música vcs adoram desse estilo? Que compositor ou período vcs ouvem mais? Qual instrumento vcs gostariam de tocar?


Sim concordo que não podemos tratar estilos de músicas iguais.

Bom de música classica eu gosto de Bach, Vivalde e outros famosos, mas tem um que é muito bom que escreveu a ópera Don Quijote de La Mancha, ele se chama Jordi Savall, tenho a obra completa que é estrelada pela cantora Montserrat Figueras, ecelente muito bom mesmo.
 
:grinlove: eu amoooo :grinlove:

tem uma comunidade no orkut pra quem gosta de música renascentista, chamada: Anonimos da música medieval... Lá além de discutir sobre o assunto você pode trocar músicas com os integrantes. É muito boa!

Fica a dica: COMUNIDADE DO ORKUT

:cerva:
 
:grinlove: eu amoooo :grinlove:

tem uma comunidade no orkut pra quem gosta de música renascentista, chamada: Anonimos da música medieval... !

Fica a dica: COMUNIDADE DO ORKUT

:cerva:

Valeu pela dica Anne ! = )

Só uma observação, pessoal: música medieval e música renascentista são beem diferentes. Diferem em estrutura melódica, rítmica e conjunto intrumental e vocal, ou seja, em todos os seus elementos. Tanto que o que marca essa transição entre a música medieval e a música renascentista é um ruptura de estilo. Música medieval vai até 1450. Depois disso, vem a renascentista. Vale a pena procurar no YT autores como Leonin-Perotin (que são um medieval já mais desenvolvido) para Tallis, Byrd, Download (assim mesmo rs), que são autenticamente renascentistas. Quem quiser mais dicas é só postar aqui!
 
Última edição:
Essa comunidade é excelente mesmo :grinlove:
Quem puder, dê uma olhada no tópico da música Greensleaves, que é uma das músicas mais intrigantes desse estilo na minha opinião (a criadora do tópico sou eu, inclusive :hihihi:), por ter um histórico um tanto misterioso.


Só uma observação, pessoal: música medieval e música renascentista são beem diferentes. Diferem em estrutura melódica, rítmica e conjunto intrumental e vocal, ou seja, em todos os seus elementos. Tanto que o que marca essa transição entre a música medieval e a música renascentista é um ruptura de estilo. Música medieval vai até 1450. Depois disso, vem a renascentista. Vale a pena procurar no YT autores como Leonin-Perotin (que são um medieval já mais desenvolvido) para Tallis, Byrd, Download (assim mesmo rs), que são autenticamente renascentistas. Quem quiser mais dicas é só postar aqui!

Lindë, não vejo muitas pessoas com dúvidas sobre diferirem música medieval da renascentista, até porque a diferença pode ser muito simples para quem estuda música. Acho errado, porém, julgar apenas pelas datas de nascimento dos compositores porque essas datas em si são muito duvidosas e pouco realmente comprovadas.
Sobre os compositores renascentistas que você citou, eu não conheço nenhum com o nome de Download, mas será que você não quis dizer John Dowland? Eu tenho algumas partituras dele para violão, apesar de não tocar esse instrumento, só piano e flauta por enquanto.

Um estilo novo que eu conheci faz pouco tempo é o Canto gregoriano. Será que alguém pode me indicar algum grupo/compositor bom?
 
Quando se trata de música clássica meus preferidos são Chopin, Wagner e Villa-Lobos

Até aprecio quando algumas bandas de metal resolvem incrementar o clássico o que as vezes rende resultados bem interessantes.
 
Caros amigos apreciadores de música erudita, popularmente chamada de música clássica, eu também gosto muito desse gênero.

Composer-cover-articleLarge.jpg

Para quem quiser conhecer algo mais sobre os compositores clássicos, indico este tópico.
 
Como já disse em outro tópico, apesar de gostar de vários tipos de música (rock, MPB, etc.), o meu gênero preferido é a música clássica. Gosto tanto de música instrumental (sinfonias, concertos, sonatas) quanto vocal (óperas, cantatas, oratórios).

Se os foristas que curtem música clássica quiserem, podemos aproveitar este tópico para trocar idéias e informações sobre o tema. Que tal?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo