• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Murakami] Kafka à Beira-Mar

RE: KAFKA À BEIRA-MAR (Haruki Murakami)

Olá Amigo!

No final do ano passado li Após o Anoitecer, e gostei muito!
Estou para ler outros livros deste autor, seguindo a sua sugestão, vou pegar o Kafka à Beira-Mar, até por que já cheguei a folheá-lo e não comprei.

Um abraço e visite meu blog: http://www.ovendedordelivros.com.br/ será muito bem vindo!!!
 
RE: KAFKA À BEIRA-MAR (Haruki Murakami)

Murakami é um grande escritor. A maior parte da sua obra trata a delicada questão do amadurecimento, essa fase em que os jovens deixam a vida fácil que levavam para se lançarem ao mundo. O livro em que isso fica mais evidente é, claro, 'Norwegian Wood', mas todos os outros do Murakami falam sobre essa coisa de amadurecimento, em maior ou menor grau. :sim:

Li todos os livros dele que foram lançados aqui no Brasil. Também não domino a língua inglesa. ¬¬

Meus dois preferidos são 'Norwegian Wood' e 'Kafka à beira-mar'. Lembro que fiquei extasiado depois de lê-los. Seguindo a lista, vem 'Após o anoitecer'.

Ah!, visitem meu blog, se der! :tchauzim:
www.artigosefemeros.blogspot.com
 
Murakami é um grande escritor. A maior parte da sua obra trata a delicada questão do amadurecimento, essa fase em que os jovens deixam a vida fácil que levavam para se lançarem ao mundo. O livro em que isso fica mais evidente é, claro, 'Norwegian Wood', mas todos os outros do Murakami falam sobre essa coisa de amadurecimento, em maior ou menor grau. :sim:

Li todos os livros dele que foram lançados aqui no Brasil. Também não domino a língua inglesa. ¬¬

Meus dois preferidos são 'Norwegian Wood' e 'Kafka à beira-mar'. Lembro que fiquei extasiado depois de lê-los. Seguindo a lista, vem 'Após o anoitecer'.

Ah!, visitem meu blog, se der! :tchauzim:
http://www.artigosefemeros.blogspot.com
 
Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

[size=medium][align=center]Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami, 2002)
[/align][/size]

[align=center]
attachment.php
[/align]

Sinopse:

[align=justify]Haruki Murakami é o autor japonês mais popular de sua geração, com livros tra-duzidos em 34 idiomas. Os personagens desse romance vivem em um Japão completamente transformado pelo capitalismo e se sentem solitários, excluídos da sociedade moderna. "Sempre me interesso por pessoas que se põem à margem da sociedade, que se retiraram dela. A maioria dos personagens em Kafka à beira-mar está, de uma forma ou de outra, marginalizada. E Naka-ta, definitivamente, é uma dessas", explica o autor.

Como os outros romances de Murakami, este também traz elementos fantásticos. A histó-ria tem dois protagonistas: o adolescente Kafta Tamura, que foge da casa onde vive com o pai para encontrar a mãe e a irmã, e o deficiente mental Satoru Nakata, um homem de sessenta anos que tem a habilidade de falar com gatos. As duas histórias são contadas de forma paralela, alter-nando-se ao longo dos capítulos, até convergirem no final.

A vida de Kafka Tamura é narrada pelo próprio, que vive sozinho com o pai em Tóquio há mais de dez anos, desde que sua mãe saiu de casa, sem dizer uma palavra, levando sua irmã mais velha com ela. Kafka ainda era um menino quando ouviu seu pai lhe dizer: "Um dia você irá matar o seu pai e dormir com sua mãe." É para fugir desse destino e evitar que as palavras de seu pai se tornem realidade que o menino, já adolescente, resolve fugir de casa e ir ao encontro da mãe.
Embora a jornada de Kafka seja imediatamente associada à tragédia grega, Haruki Mura-kami esclarece que o mito de Édipo é apenas um dos muitos temas, e não necessariamente o pon-to central do romance. Uma das vozes mais talentosas da ficção contemporânea, Murakami cos-tuma dizer que escrever se parece com sonhar: "E escrever um romance me permite sonhar acor-dado intencionalmente. Posso continuar hoje o sonho de ontem, o que normalmente não acontece na vida real. Portanto, embora seja sonho, não é fantasia. Para mim, o sonho é muito real."

Fonte: Submarino

Acabei de ler semana passada, um livro muito bom, tem personagens muito carismáticos, absorve o leitor de forma intensa e constrói um panorama muito interessante do Japão e da cultura pop. Tem vários detalhes que seriam muito bons para discutirmos aqui, então vamos lá.[/align]
 
RE: Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

[align=justify]
Wilson disse:
Essa citação do Murakami diz bastante sobre a obra dele.

Pois é, no que tange a esse livro em específico, posso falar que sim, que o limiar entre realidade e fantasia, sonho e factualidade são coisas tênues e, mais do que isso, subjetivas e circunstanciais. Só porque algo não pode ser tangenciado, não significa que não se desdobre de alguma forma na realidade tangencíavel, por exemplo.

Vejo isso como um recurso interessante pela liberdade que dá ao autor, que consegue agregar coisas bizarras em sua criação sem soar absurdo demais. E aí está um trunfo do Murakami, porque ele toma o 'irreal', se assim preferirmos, para falar sobre o 'real', só que através de recursos diferenciados do que os pautados 'só no real'. Isso parece bizarro mas não é, porque a expressividade do 'irreal' delimita o 'real' de diversas formas, tornando-o, por oposição, ainda mais nítido.

Acho que um exemplo disso é quando o espírito Miss Saeki vem ao quarto de Kafka na biblioteca e eles fazem sexo, o que é de fato real e o que não é? Se o espírito não esteve lá, como explicar a 'presença mental e mnemônica' ou mesmo as sensações e as quase infinitas elucubrações de Kafka pré, durante e pós visita?

-----------------

Para dar seguimento a discussão: qual é a ligação entre Nakata e Kafka? Me sinto um idiota por não ter percebido, se é que há? Mas tudo parece querer se encaixar em algum ponto, tangenciar-se, encontrar-se e desencontrar-se continuamente. São trajetórias independente ou só aparentemente independentes? Qual é o link entre as duas?[/align]
 
RE: Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

Lucas_Deschain disse:
Para dar seguimento a discussão: qual é a ligação entre Nakata e Kafka? Me sinto um idiota por não ter percebido, se é que há? Mas tudo parece querer se encaixar em algum ponto, tangenciar-se, encontrar-se e desencontrar-se continuamente. São trajetórias independente ou só aparentemente independentes? Qual é o link entre as duas?[/align]

Tem um bom tempo que li o livro, mas se não me engano, não havia nada em comum no passado dos personagens, somente suas trajetórias acabaram por levar os dois ao mesmo lugar.
 
RE: Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

Como falei no outro post, acho que o Murakami está interessado na criação de mitos modernos, mitos ambientados no mundo contemporâneo, e que, claro, bebem de várias fontes. O embate real-irreal já começa no que os mitos (coisas irreais) podem afetar a nossa vida (real).
 
RE: Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

[align=justify]Faz sentido isso que você disse sobre mitos modernos, porque o próprio Johnny Walker e o Colonel Sanders, que são personagens na história, podem ser considerados personificações "irreais" da ícones da modernidade. Tá bom, talvez ícone não, mas elemento presente sim.

Outra coisa: não dá para não associar uma porrada de trechos e passagens com Akira ou algum outro anime famosão japonês. Os B-52s, as cidades imensas, os ambientes naturais, a comida, não sei se algo tão evidente assim no livro ou se é algo tão incrustado assim no "senso comum" através do contato que temos com a cultura daquele povo, mas quando Hoshinho e Nakata andavam pela cidade buscando o tal lugar para fechar o portal, podia ver nitidamente aquelas cidades de animes, tipo YuYu Hakusho (aquela em que o Yusuke mora) ou mesmo Akira, sei lá. Sou só eu mesmo?

Aquela parte das crianças na colina, ficando catatônicas, nunca saquei o que era aquilo, parece mais uma dessas paradas surreais que povoam o livro.[/align]
 
RE: Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

A parte das crianças catatônicas não fica explicado mesmo. Eu gosto de pensar que eles foram vítimas de algum experimento extraterrestre.

A questão da Segunda Guerra é um tema constante de Murakami. Em outro livro seu, The wind-up bird chronicle, histórias que se passaram durante a guerra acabam impactando o protagonista nos dias de hoje. Em outro livro seu, Caçando carneiros, é uma espécie de conspiração capitalista que desengrena a aventura do personagem principal. Uma questão que acho interessante nos livros dele é como questões políticas, econômicas e históricas do Japão são mescladas à trama, mesmo através do surrealismo.
 
RE: Kafka à Beira Mar (Haruki Murakami)

Não foram poucas as opiniões favoráveis que ouvi sobre Haruki Murakami, e, tendo em vista que ele é um dos nomes mais conhecidas da literatura contemporânea, resolvi encarar um livro dele. Porque não começar com um que leva no título outro nome de peso? Foi assim que cheguei a Kafka à Beira Mar.

Comente esse artigo no BLOG meia palavra
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo