• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mundos de campanha

Garth Blackwood

Dragon Highlord
Qual é o melhor mundo de campanha na opinião de vocês???
Eu nunca joguei em nenhum mundo original da TSR, só em mundos feitos pelo mestre, mas adoro Dragonlance e Ravenloft.
 
Isso depende muito de cada mestre... ou jogador...
Na minha opinião o cenário de Dragonlance é o mais bonito, com personagens profundos, histórias épicas... algo como as histórias do mestre Tolkien... e esse é o meu preferido....

Ja o cenário mais completo, para quem gosta de tudo um pouco é o Forgotten Realms indidcutivelmente... tem de tudo é uma junção da todas as idéias de todos os outros mundos... e por essas vantagens é o mais jogado...

Se vc gosta de disputas políticas jogue Bithright...

Se gosta de guerras entre reinos... Greyhawk...

Se gosta do bom e velho terror... existe o Ravenloft...

Desespero e luta pela sobrevivencia, diga-se de passagem um ótimo cenário, Dark Sun...

Viagens Cósmicas e guerras espaciais... Spelljamer...
e por aí vai existe de tudo um pouco...
 
Nunca fui muito de jogar em mundos não...sempre criei o meu...

mas um que eu joguei e achei interessante foi Forgotten Realms...
 
Bah... Mestre que eh mestre faz o seu proprio mundo, o cara com quem eu jogo a 4 anos fez um mundo chado Targon, kra eh muito da hora :D :D

Em termos de jogo, se compara a Terra-Média
 
infelizmente nem todos os mestres tem uma criatividade tão ampla...

mas eu aconselho a criação de seu próprio cenário é muito gratificante...

porém, os cenários prontos são muito amplos e complexos... é muito dificil chegar aos pés de um deles em termo de cenário...
 
o complicado do forgotten reals é exatamente a complexidade.

eu comprei o livro e tudo mais, li voando daí quando fui mestrar naum mudou muita coisa pq os próprios jogadores naum conheciam o cenário... naum sei se os outros mundo "oficiais" são assim pq eu nunca joguei nenhum deles mas acho que mesmo que seja naum vai ser em escala tão grande pq o forgotten é MUITO complicado (o que naum é ruim, de modo algum).....
 
a complexidade de um cenário mostra o quanto ele foi trabalhado, o quanto suas tramas foram esmeiradas...
cidades vão sendo criadas, npcs vão nascendo, histórias vão sendo contadas...
tendo um cenário bruto, vc pode lapidá-lo e transformá-lo em uma jóia :wink:
 
Sigil all the way, baby!!!

Concordo com o Skywalker! A Cidade dos Portais é o máximo!!!!!!
 
Eu sempre quis joga em Planescape.;...deve ser muito show!
um que eu to lendo agora pra joga é o Oriental Adventures da 3E....muito completo....e mesmo assim simples....to achando o melhor mundo que tem...
 
Planescape é um cenário dificil de mestrar...
quem acha que forgotten é complexo... Planescape então... hehehe
isso o torna um cenário muito legal...
Mas é um cenário que o mestre tem que saber o que esta fazendo, explorar os planos de modo que sejam intrigantes para os personagens...
muitas vezes os personagens ficam apenas 5 seg em cada plano e não tem a oportunidade de conhecer o riquíssimo cenario que foi criado...

Concyl of Wyrms tb é muito interessante... Jogar com dragões é algo que realmente muitos jogadores sonham, o grande problema é que quando se tem um dragão na mão a maioria dos jogadores não sabe o que fazer... hehehe
 
Me surpreende o Skywalker gostar de planescape, na minha opinião não passa do cenário perfeito para Overpowers e delirantes em geral! Mas quem sabe com um bom mestre no controle...
 
Anglachel disse:
Me surpreende o Skywalker gostar de planescape, na minha opinião não passa do cenário perfeito para Overpowers e delirantes em geral! Mas quem sabe com um bom mestre no controle...

Council of Wyrms é um pouco difícil de mestrar porque você tem que ter outra perspectiva do que é forte e o que é fraco.

Praticamente, todos os jogadores são "overpowers", afinal de contas, são dragões, e ....bem..... dragões são dragões. :wink:

Mas como o mundo do Council of Wyrms é todo centrado e estruturado na civilização draconiana( na época que os dragões dominavam o mundo) então até que dá pra levar....ehhehe

Basicamente para se equilibrar uma batalha ou você os coloca contra outros dragões, ou contra "exércitos" de inimigos mais fracos.
 
Glaurung disse:
Basicamente para se equilibrar uma batalha ou você os coloca contra outros dragões, ou contra "exércitos" de inimigos mais fracos.

esse negócio de lutar contra exércitos de inimigos fracos naum funciona muito bem na minha opinião e o próprio livro do mestre diz para se evitar.

quando vc coloca uma diferença muito grande entre o personagem e seus inimigos, fica muito facil. no exemplo do livro do mestre, 32 orcs podduem CR 11 (3ª edição, ou seja, é um desafio para personagens de 11º nível). porém no 11º nível, sua AC é muito grande e nenhum orc vai te acertar a naum ser que tire um 20. seu bonus de ataque já é tão grande que vc nunca erra, só se tirar 1. assim naum tem desafio...
 
Barlach disse:
esse negócio de lutar contra exércitos de inimigos fracos naum funciona muito bem na minha opinião e o próprio livro do mestre diz para se evitar.

quando vc coloca uma diferença muito grande entre o personagem e seus inimigos, fica muito facil. no exemplo do livro do mestre, 32 orcs podduem CR 11 (3ª edição, ou seja, é um desafio para personagens de 11º nível). porém no 11º nível, sua AC é muito grande e nenhum orc vai te acertar a naum ser que tire um 20. seu bonus de ataque já é tão grande que vc nunca erra, só se tirar 1. assim naum tem desafio...

Você acha que 32 orcs armados com flechas de guerra +5 Dragon slayers não são desafio para um dragão filhote/jovem? :wink:

É claro que o mestre tem que saber equilibrar as coisas.

1) Os orcs não vão estar todos amontoadinhos num canto disparando flechas para que com apenas UM BREATH WEAPON o dragão consiga acertar todos.

2) Dragões jovens ainda tem poucos pontos de perícia de combate, é possível que alguns nem tenham breath weapon se já tiverem gastado seus pontos na perícia CLAW/CLAW/BITE.
 
Não tem essa de personagem overpower... se o personagem é forte demais foi pq o GM permitiu...
alguns fazem isso por ingenuidade... porém outros usam akele conceito do Storyteller... por mais poderoso que vc seja, sempre há algo mais poderoso...
Na mão de bons mestres é interessante, vc permite que os jogadores explorem poderes que não seriam facilmente alcansandos... ams tudo tem seu preço... HUAHUAHUAHUAHUA
Mas particulamente acho que nada substitui o esforço de umas 10 seções (HUAHUAHUA) para subir um nível... assim os jogadores dão mais valor...
O negócio é fingir que cada ponto de XP é um real... hehehe
vc vai ver como vc vai dar bem menos XP para seus players...
bom... mas voltando ao assunto do tópico...

Planescape é um cenário extra planar, com uma variedade incrivel de raças e cenários... um Elminster da vida em Forgotten, pode ser um mísero faxineiro em outro plano...
 
Seishin disse:
Não tem essa de personagem overpower... se o personagem é forte demais foi pq o GM permitiu...
alguns fazem isso por ingenuidade... porém outros usam akele conceito do Storyteller... por mais poderoso que vc seja, sempre há algo mais poderoso...
Na mão de bons mestres é interessante, vc permite que os jogadores explorem poderes que não seriam facilmente alcansandos... ams tudo tem seu preço... HUAHUAHUAHUAHUA
Mas particulamente acho que nada substitui o esforço de umas 10 seções (HUAHUAHUA) para subir um nível... assim os jogadores dão mais valor...
O negócio é fingir que cada ponto de XP é um real... hehehe
vc vai ver como vc vai dar bem menos XP para seus players...
bom... mas voltando ao assunto do tópico...

Planescape é um cenário extra planar, com uma variedade incrivel de raças e cenários... um Elminster da vida em Forgotten, pode ser um mísero faxineiro em outro plano...

Mas Council of Wyrms é bem peculiar, para um dragão avançar de nível ele precisa muito mais do que XP. :wink:

Na verdade ele precisa de três ingredientes para avançar de nível:

1) Pontos de experiência (óbvio) :roll:
2) Alcançar a idade mínima para avançar para o próximo nível.
3) Acumular tesouro suficiente para avançar para o próximo nível.

No Council of Wyrms você descobre que o tesouro de um dragão desempenha um papel muito especial em sua evolução. O tesouro está intimamente ligado ao poder de um dragão.
O dragão mantém um "elo" com seu tesouro, sendo que ele sabe exatamente quanto ele tem e se alguém roubar uma moedinha que seja ele fica sabendo.

O processo para se avançar de nível também é bem mais complicado, ao atingir todos os 3 pré-requisitos para se avançar, o dragão deve se deitar sobre o seu tesouro e hibernar por um tempo determinado, durante a hibernação o dragão avança( e também cresce em tamanho). Se durante a "hibernação" o dragão for "assaltado" ele acorda(por causa do seu elo com o tesouro) e vai ter que recomeçar todo o processo de avançar de nível.

É bem chatinho para se avançar níveis com dragões. :wink:
 
Dragões com certeza, são um outro nível de personagem, para se manter a imagem clássica foram criadas essa regras...
é muito interessante se explorar essas "coisas de dragões"...
bolar planos, para atacar uma vila e fazer um lanchinho, ou atacar um reino, para aumentar seu tesouro, isso no caso dos cromáticos...
os metálicos ja tem outros objetivos, mais nobres...
Muito legal mesmo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo