1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mundos de campanha

Tópico em 'RPG' iniciado por Garth Blackwood, 9 Abr 2002.

1. Garth Blackwood

Garth Blackwood Dragon Highlord

Qual é o melhor mundo de campanha na opinião de vocês???
    Eu nunca joguei em nenhum mundo original da TSR, só em mundos feitos pelo mestre, mas adoro Dragonlance e Ravenloft.

2. Seishin

Seishin Usuário

Isso depende muito de cada mestre... ou jogador...
    Na minha opinião o cenário de Dragonlance é o mais bonito, com personagens profundos, histórias épicas... algo como as histórias do mestre Tolkien... e esse é o meu preferido....

Ja o cenário mais completo, para quem gosta de tudo um pouco é o Forgotten Realms indidcutivelmente... tem de tudo é uma junção da todas as idéias de todos os outros mundos... e por essas vantagens é o mais jogado...

Se vc gosta de disputas políticas jogue Bithright...

Se gosta de guerras entre reinos... Greyhawk...

Se gosta do bom e velho terror... existe o Ravenloft...

Desespero e luta pela sobrevivencia, diga-se de passagem um ótimo cenário, Dark Sun...

Viagens Cósmicas e guerras espaciais... Spelljamer...
    e por aí vai existe de tudo um pouco...

3. Lynx

Lynx Usuário

Nunca fui muito de jogar em mundos não...sempre criei o meu...

mas um que eu joguei e achei interessante foi Forgotten Realms...

4. Anglachel

Anglachel Usuário

Desses feitos o Dragonlance sem dúvida é o melhor, mas sempre preferi fazer meus próprios cenários.

5. Skywalker

Skywalker Great Old One

SYGIL!! PLANESCAPE NA VEIA!!

6. ¥Mr.Gliuk¥

¥Mr.Gliuk¥ Usuário

Bah... Mestre que eh mestre faz o seu proprio mundo, o cara com quem eu jogo a 4 anos fez um mundo chado Targon, kra eh muito da hora :D :D

Em termos de jogo, se compara a Terra-Média

7. Seishin

Seishin Usuário

infelizmente nem todos os mestres tem uma criatividade tão ampla...

mas eu aconselho a criação de seu próprio cenário é muito gratificante...

porém, os cenários prontos são muito amplos e complexos... é muito dificil chegar aos pés de um deles em termo de cenário...

8. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

o complicado do forgotten reals é exatamente a complexidade.

eu comprei o livro e tudo mais, li voando daí quando fui mestrar naum mudou muita coisa pq os próprios jogadores naum conheciam o cenário... naum sei se os outros mundo "oficiais" são assim pq eu nunca joguei nenhum deles mas acho que mesmo que seja naum vai ser em escala tão grande pq o forgotten é MUITO complicado (o que naum é ruim, de modo algum).....

9. Seishin

Seishin Usuário

a complexidade de um cenário mostra o quanto ele foi trabalhado, o quanto suas tramas foram esmeiradas...
    cidades vão sendo criadas, npcs vão nascendo, histórias vão sendo contadas...
    tendo um cenário bruto, vc pode lapidá-lo e transformá-lo em uma jóia :wink:

10. Fox

Fox Visitante

Sigil all the way, baby!!!

Concordo com o Skywalker! A Cidade dos Portais é o máximo!!!!!!

11. Yukishiro_Hajime

Yukishiro_Hajime Usuário

Eu sempre quis joga em Planescape.;...deve ser muito show!
    um que eu to lendo agora pra joga é o Oriental Adventures da 3E....muito completo....e mesmo assim simples....to achando o melhor mundo que tem...

12. Glaurung

Glaurung Usuário

O MELHOR CENÁRIO QUE EU JÁ JOGUEI FOI O DO COUNCIL OF WYRMS. :lol:

Em segundo lugar, fica o Forgotten Realms. :wink:

13. Seishin

Seishin Usuário

Planescape é um cenário dificil de mestrar...
    quem acha que forgotten é complexo... Planescape então... hehehe
    isso o torna um cenário muito legal...
    Mas é um cenário que o mestre tem que saber o que esta fazendo, explorar os planos de modo que sejam intrigantes para os personagens...
    muitas vezes os personagens ficam apenas 5 seg em cada plano e não tem a oportunidade de conhecer o riquíssimo cenario que foi criado...

Concyl of Wyrms tb é muito interessante... Jogar com dragões é algo que realmente muitos jogadores sonham, o grande problema é que quando se tem um dragão na mão a maioria dos jogadores não sabe o que fazer... hehehe

14. Anglachel

Anglachel Usuário

Me surpreende o Skywalker gostar de planescape, na minha opinião não passa do cenário perfeito para Overpowers e delirantes em geral! Mas quem sabe com um bom mestre no controle...

15. Glaurung

Glaurung Usuário

Council of Wyrms é um pouco difícil de mestrar porque você tem que ter outra perspectiva do que é forte e o que é fraco.

Praticamente, todos os jogadores são "overpowers", afinal de contas, são dragões, e ....bem..... dragões são dragões. :wink:

Mas como o mundo do Council of Wyrms é todo centrado e estruturado na civilização draconiana( na época que os dragões dominavam o mundo) então até que dá pra levar....ehhehe

Basicamente para se equilibrar uma batalha ou você os coloca contra outros dragões, ou contra "exércitos" de inimigos mais fracos.

16. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

esse negócio de lutar contra exércitos de inimigos fracos naum funciona muito bem na minha opinião e o próprio livro do mestre diz para se evitar.

quando vc coloca uma diferença muito grande entre o personagem e seus inimigos, fica muito facil. no exemplo do livro do mestre, 32 orcs podduem CR 11 (3ª edição, ou seja, é um desafio para personagens de 11º nível). porém no 11º nível, sua AC é muito grande e nenhum orc vai te acertar a naum ser que tire um 20. seu bonus de ataque já é tão grande que vc nunca erra, só se tirar 1. assim naum tem desafio...

17. Glaurung

Glaurung Usuário

Você acha que 32 orcs armados com flechas de guerra +5 Dragon slayers não são desafio para um dragão filhote/jovem? :wink:

É claro que o mestre tem que saber equilibrar as coisas.

1) Os orcs não vão estar todos amontoadinhos num canto disparando flechas para que com apenas UM BREATH WEAPON o dragão consiga acertar todos.

2) Dragões jovens ainda tem poucos pontos de perícia de combate, é possível que alguns nem tenham breath weapon se já tiverem gastado seus pontos na perícia CLAW/CLAW/BITE.

18. Seishin

Seishin Usuário

Não tem essa de personagem overpower... se o personagem é forte demais foi pq o GM permitiu...
    alguns fazem isso por ingenuidade... porém outros usam akele conceito do Storyteller... por mais poderoso que vc seja, sempre há algo mais poderoso...
    Na mão de bons mestres é interessante, vc permite que os jogadores explorem poderes que não seriam facilmente alcansandos... ams tudo tem seu preço... HUAHUAHUAHUAHUA
    Mas particulamente acho que nada substitui o esforço de umas 10 seções (HUAHUAHUA) para subir um nível... assim os jogadores dão mais valor...
    O negócio é fingir que cada ponto de XP é um real... hehehe
    vc vai ver como vc vai dar bem menos XP para seus players...
    bom... mas voltando ao assunto do tópico...

Planescape é um cenário extra planar, com uma variedade incrivel de raças e cenários... um Elminster da vida em Forgotten, pode ser um mísero faxineiro em outro plano...

19. Glaurung

Glaurung Usuário

Mas Council of Wyrms é bem peculiar, para um dragão avançar de nível ele precisa muito mais do que XP. :wink:

Na verdade ele precisa de três ingredientes para avançar de nível:

1) Pontos de experiência (óbvio) :roll:
    2) Alcançar a idade mínima para avançar para o próximo nível.
    3) Acumular tesouro suficiente para avançar para o próximo nível.

No Council of Wyrms você descobre que o tesouro de um dragão desempenha um papel muito especial em sua evolução. O tesouro está intimamente ligado ao poder de um dragão.
    O dragão mantém um "elo" com seu tesouro, sendo que ele sabe exatamente quanto ele tem e se alguém roubar uma moedinha que seja ele fica sabendo.

O processo para se avançar de nível também é bem mais complicado, ao atingir todos os 3 pré-requisitos para se avançar, o dragão deve se deitar sobre o seu tesouro e hibernar por um tempo determinado, durante a hibernação o dragão avança( e também cresce em tamanho). Se durante a "hibernação" o dragão for "assaltado" ele acorda(por causa do seu elo com o tesouro) e vai ter que recomeçar todo o processo de avançar de nível.

É bem chatinho para se avançar níveis com dragões. :wink:

20. Seishin

Seishin Usuário

Dragões com certeza, são um outro nível de personagem, para se manter a imagem clássica foram criadas essa regras...
    é muito interessante se explorar essas "coisas de dragões"...
    bolar planos, para atacar uma vila e fazer um lanchinho, ou atacar um reino, para aumentar seu tesouro, isso no caso dos cromáticos...
    os metálicos ja tem outros objetivos, mais nobres...
    Muito legal mesmo...

Compartilhar