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  1. Artigos Valinor

    Artigos Valinor Usuário

    Nesta coluna vou trazer as últimas do RPG no mundo, especialmente lançamentos.
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    E por falar em lançamentos, vocês não tem saudades do ano 2000? Toda aquela emoção, primeiro com o lançamento da 3a edição do D&amp;D, e depois com a nova versão do STAR WARS RPG... Hoje em dia tudo está tão parado - isto é, estava. Dois (re)lançamentos estão chegando para movimentar o mundo rpgista, um já esperado, e o outro, uma surpresa:
    - The Lord of the Rings RPG
    - DRAGONLANCE, D20 edition </P>
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    LotR é a nova encarnação rpgística da obra do Professor T. , e promete ser a melhor. </P>
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    Editado pela Decipher, a mesma empresa que lançou o card game do filme, o jogo está prometido para o segundo trimestre deste ano, e usará o sistema CODA, já usado em STAR TREK, da mesma editora - para quem não conhece, parece-se muito com o sistema D20, mas usando 2D6 no lugar, ou seja:
    - os atributos dão modificadores às perícias, cujo valor, somado ao resultado dos dados ( dois dados de 6 lados ), tem de dar um resultado igual ou maior que a dificuldade do teste dada pelo Mestre. </P>
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    A grande diferença está no sistema de combate, pontos de vida e magia, mais complexos e detalhados ( existem níveis de ferimento, esquiva e bloqueio, energia mágica etc. ). </P>
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    Por falar em magia, este é um dos grandes diferenciais prometidos entre LotR e MERP ( Middle-Earth Role Playing ) - que foi o primeiro RPG a trazer a Terra Média ( como já mostra o título ) para as mesas de jogo: a magia será "tolkeniana", ou seja, nada de bola-de-fogo , curar ferimentos leves ou menos ainda ressureição . </P>
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    É uma magia mais rara, cara, difícil e sutil, e os feitiços do jogo aparecem ou são baseados em alguma passagem da obra de Tolkien. O mesmo vale para as raças, que são nitidamente desbalanceadas, com elfos Noldor sendo mais poderosos que elfos Sindar, que já são mais poderosos que Homens... e assim vai. Longe do ideal para a mesa de jogo ? Sim, mas ASSIM é a Terra Média - o Professor não estava pensando em rpgistas quando criou suas raças, e elas realmente são desbalanceadas, ponto. </P>
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    Se será um bom jogo para jogar ? Ainda não dá para dizer, mas o jogo merece pontos por trazer esse nível de fidelidade à Obra. </P>
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    E há Dragonlance, DL para simplificar - o mundo de jogo que criou a "ficção de rpg" . </P>
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    Quando DL surgiu, a idéia era lançar uma série de doze aventuras em que os jogadores enfrentavam basicamente, dragões ( as pessoas andavam reclamando que para um jogo que se chama Dungeons&amp;DRAGONS, haviam muito poucos dragões... ) . Para ajudar nas vendas, os editores resolveram lançar um livro de ficção que contasse uma versão da história do jogo - algo como leia o livro,jogue o jogo! . </P>
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    Para a surpresa deles, o livro vendeu como água no deserto, chegando ao topo das listas de mais vendidos, e o que seria para ser um único livro virou uma trilogia ( "Ei, isso funcionou com aquele inglês antes, porquê não conosco ?" ) ... Depois vieram as continuações, prelúdios, e logo todos os mundos de D&amp;D tinham suas séries de livros, alguns de muito sucesso, como a Série Drow de Forgotten Realms. </P>
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    E hoje a TSR/Wizards é a maior editora de ficção de fantasia do mundo... </P>
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    Mas voltando ao jogo que começou tudo isso, DL, com o sucesso dos livros e das aventuras ( afinal as pessoas realmente leram os livros e jogaram os jogos ), ele acabou por se tornar um mundo de D&amp;D - e foi aí que os problemas começaram. </P>
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    Se como ficção dl sempre teve um bom material, não se pode dizer o mesmo dos seus suplementos de jogo: alguns dos livros mais ignóbeis do D&amp;D pertencem a DL , e para piorar são poucos títulos. A idéia era que os livros de ficção manteriam os rpgistas jogando - e não mantiveram. </P>
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    Resumindo a série foi minguando, e acabou servindo como campo de testes ( nucleares ) de idéias bizarras ( do tipo "vamos devastar o mundo, e mudar tudo do que os jogadores gostam" ) e sistemas menos-que-ideais ( o sistema SAGA, baseado em cartas, que se sai muito bem para aventuras de super-heróis no Marvel Super Heroes, mas bem mal para fantasia ). </P>
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    Agora DL retorna, para a 3a edição ( do D&amp;D ). </P>
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    Mas espere aí, você dirá, a Wizards não tinha cortado todos os mundos de D&amp;D ( menos F. Realms ) ? Sim, essa era a idéia inicial - mas então alguém notou que livros básicos ( como o Livro do Jogador, ou o Guia de F. Realms ) sempre vendem bem - o problema era ter de fazer tooodos aqueles suplementos para os mundos, que encalham, não vendem, vendem pouco... </P>
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    E se alguém se dispusesse a fazê-los ? É assim que saiu o Oriental Adventures/Legend of 5 rings, é assim que sairá CALL OF CTHULHU para D20 - mais sobre este em outra semana... - a Wizards lança o livro básico ( que todo mundo PRECISA para jogar ) e a AEG/Chaosium, dona do L5R / CTHULHU lança tooodos os suplementos. </P>
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    O mesmo promete ocorrer com DL ( cujo livro básico sai no terceiro trimestre ) : a Wizards lança o básico, a Sovereign Press, editora de Don Perrin e Margaret Weis ( editor / escritora de DL ) lança os suplementos. Eles prometem que DL 3 terá opções para se jogar em todas as eras do mundo, e que será fiel ao "espírito de Dragonlance" ou seja lá o que eles entendem por isso, já que foram eles mesmos que corromperam este espírito... </P>
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    O interessante deste sistema é que ele abre as portas para o retorno de alguns clássicos do D&amp;D, como DARK SUN e AL-QADIM - basta que alguém se disponha a lançar os suplementos. </P>
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    Bom, já falei demais, mas está prometido: para a próxima coluna, CTHULHU D20, a piração da White Wolf e... o homem que comprou uma convenção ! </P>
     

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