• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mundial FIFA 2008

Ah podem até ter melhor qualidade, mas se isso fizesse ganhar jogo, futebol não teria suas zebras...acho que o que Deriel quer dizer é que dentro de campo, são 11 contra 11 e todo o marketing e dinheiro não decidem o jogo se o time não tiver afim de jogar.
Quem diria que o Barça ia perder pro Inter? Com Ronaldinho, Messi, Deco e cia no elenco? Ou que o São Paulo ia ganhar do Liverpool com Gerrad e td mais?
Ser favorito por causa do nome, do marketing e do elenco é uma coisa, agora entrar e campo e colocar isso em prática..é outra...

E olha que eu sou fã do futebol europeu e sempre acompanho a Liga, mas a Libertadores é muito mais difícil e competitiva. E os times valorizam muito mesmo. Acho que o futebol europeu é muito bom sim, mas tira os craques que vem daqui do sul, e coloca um campeonato só de jogadores de lá, pra ver se rende como hoje? Que nada! Eles são dependentes dos nosso talentos. Só disso já faz nosso futebol melhor que o deles. Embora não tenha a mesma estrutura e grana que lá eles tem.
 
Última edição:
Exatamente. Dane-se se eles têm um elenco tão absurdo assim. Elenco e dinheiro não saõ tudo pra se ganhar uma partida. Se fosse, o Chelsea seria tricampeão mundial, né?

Um jogo é decidido com um lance, um erro... não tem essa de Elenco. Se elenco e dinheiro fossem tudo, o Once Caldas seria mesmo campeão da Libertadores de 2004? Ou o Sto. André campeão da copa do Brasil? Não.
 
EXCEÇÕES. Santo André, Grécia e Once Caldas são SEMPRE mencionados justamente por serem exceções.

Desculpem mas eu prefiro ver meu time com um BAIOTA elenco do que um monte de perna de pau e ficar torcendo pra ter sorte.

Claro que o fator zebra existe e entra em campo, mas via de regra isso tem mais a ver com o (des)interesse de um time do que com pura sorte mesmo. Olha 2005: vcs disseram que o SP teve sorte, eu por outro lado vi a melhor partida do Rogério Ceni naquele ano, e olha que foi um ano em que ele esteve DEMAIS!!


Os europeus sempre chegam com favoritismo pq são sim os melhores times, o que equilibra pro nosso lado são o fator VONTADE e nossa incrível capacidade de criar novos talentos.

Aliás simples: Boca, River, São Paulo, Grêmio, Inter e Palmeiras vão disputar a Champions. Eu duvido que passem das oitavas.

Libertadores tem "graça" por ter pancadaria, o que é uma vergonha. Técnica mesmo é mais fácil ver no Villareal do que no atual campeão brasileiro.
 
Terminou 1 x 0 pro Manchester e a Europa (UEFA) está apenas 1 título atrás da América do Sul (CONMEBOL) - 25 a 24 - na disputa de campeões mundiais =]

Só não ganha a Europa porque os clubes preferem dar mais atenção às ligas caseiras e à Liga dos Campeões, que é onde ganham mais dinheiro. Claro que devido às condições economicas o campeão europeu será sempre favorito contra o sul-americano (excepto equipas como Boca, River ou São Paulo aí já dou o benefício).

E não concordo não que nós sejamos dependentes dos vossos craques, acho que é mais ou menos igual, temos aqui na Europa nomes com Rooney, C.Ronaldo, Ibrahimovic, Xavi, Buffon, Totti, Henry, Terry, Lampard, Gerrard, Ballack e muitos mais craques Europeus.

Então não acho que a America do Sul não possua tal hegemonia em relação a craques. São escolas diferentes de futebol cada uma com as suas qualidades.
 
Última edição:
S
E não concordo não que nós sejamos dependentes dos vossos craques, acho que é mais ou menos igual, temos aqui na Europa nomes com Rooney, C.Ronaldo, Ibrahimovic, Xavi, Buffon, Totti, Henry, Terry, Lampard, Gerrard, Ballack e muitos mais craques Europeus.

Se não houvesse tamanha dependência porque então contratam? E como se explica o brasileiro Marcos Sena sendo campeão da Euro pela Espanha, fora outras seleções que naturalizam estrangeiros também?
Até a Inglaterra que até bem pouco tempo era um mercado meio fechado a contratar sulamericanos, ultimamente nunca se viu tantos brasileiros jogando lá.
A Europa revela bons jogadores sim, mas jamais na mesma quantidade com qualidade que a América do Sul e depois da aposentadoria recente do Zidane fica dificil avaliar os melhores da Europa de hoje como craque. Apenas bons jogadores.
 
Última edição:
Se não houvesse tamanha dependência porque então contratam? E como se explica o brasileiro Marcos Sena sendo campeão da Euro pela Espanha, fora outras seleções que naturalizam estrangeiros também?
Até a Inglaterra que até bem pouco tempo era um mercado meio fechado a contratar sulamericanos, ultimamente nunca se viu tantos brasileiros jogando lá.
A Europa revela bons jogadores sim, mas jamais na mesma quantidade com qualidade que a América do Sul e depois da aposentadoria recente do Zidane fica dificil avaliar os melhores da Europa de hoje como craque. Apenas bons jogadores.

Não estou a dizer que não tenham bons jogadores Sul Americanos jogando na Europa. Estou a dizer que não é tanta a depêndencia como fazem parecer. Mas claro que onde está o dinheiro (nos grandes europeus) estão os bons jogadores, sejam estes africanos, asiáticos ou o que seja.

Agora claro que o Brasil e Argentina são "minas" em bons jogadores, mas daí a uma dependencia total <ainda vamos longe.
 
Se a dependência não é total, é quase.

Quase todos os grandes clubes europeus formam suas equipes com jogadores Brasileiros ou Argentinos. E raramente, um clube europeu consegue a Liga dos Campeões (no últimos 15 anos) sem um Sul-Americano.


O seu próprio Porto, foi Campeão em 2004 com C. Alberto, que aqui é rejeitado por vários clubes brasileiros. Quer ver: Quem aqui do fórum gostaria de ter Carlos Alberto em vossos times pra 2009?
 
A dependência existe é clara quando acontece naturalizações de jogadores que a cada ano que passa só aumenta. O Deco em Portugal é considerado um jogador importante, Marcos Senna na Espanha idem e assim vai. Se tivessem ficado no Brasil jamais teriam espaço na nossa seleção nem como reservas.
E aquele tal de Kevin Kurany (é assim que se escreve?) que nasceu aqui no Brasil e foi parar na seleção alemã? Seria jogador de time de série B aqui.
Se fosse falar de futsal então..... nossa... aí a coisa é ainda mais absurda. Se o Brasil esse ano teve dificuldade pra ganhar o mundial é porque Itália e Espanha só conseguiram dar trabalho tendo vários brasileiros naturalizados em campo reforçando essas seleções.
 
Última edição:
Sim, sem dúvida que há muitos jogadores Sul-Americanos nos grandes da Europa. Mas falamos por exemplo da Bola de Ouro, o prémio do melhor futebolista Europeu, nos últimos 10 anos foi ganho em 4 vezes por Sul-Americanos (Brasileiros) e 6 vezes por Europeus. Acho que isto mostra que a hegemonia não é tão grande assim. Apesar de achar que o futebol Europeu ganha imenso com jogadores Sul-Americanos.

(Quem podia regressar ao Porto era o Ibson, fez um Campeonato excelente certo?)
 
Aqui na América do Sul, nunca nenhum europeu ganhou o título de melhor das américas :lol:
 
Aqui na América do Sul, nunca nenhum europeu ganhou o título de melhor das américas :lol:

Isso porque se contam pelos dedos os jogadores europeus que jogam na América do Sul. Então, jogador de top, não há nenhum mesmo. :think:

O futebol europeu é muito melhor que o sul-americano em quase tudo.
Mas a vinda dos melhores jogadores argentinos, brasileiros, etc., veio dar mais brilho ao futebol daqui.

Pena que o Pelé, o Alberto Spencer e outros, nunca tenham tido essa chance.
 
Pergunto: o que seria de Portugal se os brasileiros Felipão e Oto Glória jamais tivessem treinado essas seleções? Talvez uma "Venezuela" da Europa
Cuidado com a soberba dos comentários... vocês europeus não admitem mesmo a dependência que sempre tiveram que vem desde os tempos de colonização quando um dia levaram muitas riquezas minerais do continente americano.. Agora nos tempos atuais só mudou pra jogadores.
Felizmente Pelé não jogou aí e como santista agradeço todo dia por isso...
 
Pergunto: o que seria de Portugal se os brasileiros Felipão e Oto Glória jamais tivessem treinado essas seleções? Talvez uma "Venezuela" da Europa
Cuidado com a soberba dos comentários... vocês europeus não admitem mesmo a dependência que sempre tiveram que vem desde os tempos de colonização quando um dia levaram muitas riquezas minerais do continente americano.. Agora nos tempos atuais só mudou pra jogadores.
Felizmente Pelé não jogou aí e como santista agradeço todo dia por isso...

Não vamos transformar isto numa discussão cultural, mas em contrapartida os Europeus levaram para as Americas a cultura, tradição e linguagem.

Pelé não jogou e naquela altura só fez bem. Se fosse agora se quisesse ser o melhor teria de jogar na Europa.
 
Só cuidado com o termo "levar cultura".

Cultura já havia aqui. A européia apenas se incorporou. Se acabou mais dominando do que somando, foi por imposição.


E tradição é um conceito bastante abstrato.
 
Não sendo chato mais os times europeus tão um pouquinho a frente dos times brasileiros,por mais que muitos dos melhores jogadores do mundo são daqui eles tem muitos atletas com nível de bola melhor do que dos brasileiros(infelismente)??????????
 
Só cuidado com o termo "levar cultura".

Cultura já havia aqui. A européia apenas se incorporou. Se acabou mais dominando do que somando, foi por imposição.


E tradição é um conceito bastante abstrato.

Sim, mas concerteza que os Europeus fizeram com que a América se desenvolvesse, já que eram mais avançados que os nativos.

(No caso do Brasil, não estou a contar com as civilizações Inca e Maia)
 
Bom, o futebol europeu sem os brasileiros, teria um nível muito mais baixo do que é hoje. O Brasil sem o futebol europeu, seria muito melhor do que é hoje.

E Portugal sem Felipão e Deco na seleção...seria realmente a Venezuela Européia.

Fora jogadores como Jardel, Léo, Carlos Alberto...
 
E Portugal sem Felipão e Deco na seleção...seria realmente a Venezuela Européia.

Em 1984 e em 2000 Portugal foi 3.º no Europeu. Em 1966, 3.º no Mundial. Já ganhou 4 Ligas dos Campeões, 1 Taça das Taças, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais, além de 2 Mundiais de Juniores e bastantes torneios juvenis europeus.
E não precisámos nem de Felipão, Deco, etc. :mrgreen:

Comparar com a Venezuela... é no mínimo ridículo. :bamf:

A Liga Portuguesa é considerada a sexta melhor da Europa (atrás de Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França). Temos duas equipas nas oitavas da Liga dos Campeões em 2009 (Porto e Sporting). Eusébio, Figo e Cristiano Ronaldo já foram Bola de Ouro.

Caro Neithan, tem de deixar esse complexo de povo colonizado.
Toda a gente sabe que o Brasil é um grande país.
Por isso, não precisa de enxovalhar o nosso cantinho Ibérico.
 
Em 1984 e em 2000 Portugal foi 3.º no Europeu. Em 1966, 3.º no Mundial. Já ganhou 4 Ligas dos Campeões, 1 Taça das Taças, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais, além de 2 Mundiais de Juniores e bastantes torneios juvenis europeus.
E não precisámos nem de Felipão, Deco, etc. :mrgreen:

Comparar com a Venezuela... é no mínimo ridículo. :bamf:

A Liga Portuguesa é considerada a sexta melhor da Europa (atrás de Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França). Temos duas equipas nas oitavas da Liga dos Campeões em 2009 (Porto e Sporting). Eusébio, Figo e Cristiano Ronaldo já foram Bola de Ouro.

Caro Neithan, tem de deixar esse complexo de povo colonizado.
Toda a gente sabe que o Brasil é um grande país.
Por isso, não precisa de enxovalhar o nosso cantinho Ibérico.

Disse tudo o que eu queria dizer! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo