• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mundial de Clubes 2021

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Qatar ou sede inédita: Fifa busca solução para o Mundial de Clubes 2021



Troféu do Mundial de Clubes, que não será mais disputado no Japão em 2021 - GettyImages

Troféu do Mundial de Clubes, que não será mais disputado no Japão em 2021 Imagem: GettyImages

A direção da Fifa procura uma solução após ser informada de que a Federação Japonesa desistiu de organizar o Mundial de Clubes de 2021, como revelado pela agência de notícias Kyodo e confirmado nesta quinta pela associação. Semifinalistas da Libertadores, os brasileiros Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras podem disputar o torneio caso vençam o continental.
A federação internacional trabalha neste momento com dois cenários:

1) Manter a data original, de 9 a 19 de dezembro, definindo uma nova sede que possa receber público, mesmo com capacidade parcial dos estádios;

2) Adiar para o início de 2022, provavelmente em fevereiro, como foi feito em 2020, que só foi realizado em 2021 por causa da pandemia. Essa possibilidade deve colocar o torneio no Qatar, que recebeu as duas últimas edições.

Sede da Copa do Mundo de 2022, o Qatar é a opção preferida da Fifa para ocupar o lugar do Japão por ter uma estrutura pronta de estádios e logística de acesso de torcedores. O problema é que o país receberá em dezembro a Copa Árabe, competição criada pela Fifa exclusivamente para evento-teste do Mundial. Ou seja, impossível realizar em Doha o Mundial de Clubes nesta data.

Se a Fifa decidir por adiar o Mundial para o início de 2022, o Qatar se torna favorito. Mas talvez a entidade não consiga, por questões comerciais — já foi problemático de 2020 para 2021, já que o principal parceiro para o campeonato, o grupo chinês Alibaba, tem programado suas ativações para dezembro. Esse contrato, aliás, é o que impede que a edição seja simplesmente cancelada.

Se mantiver em dezembro, a Fifa tem que arrumar outro local. A coluna apurou que até agora somente um país se ofereceu, o Egito, que usaria dois estádios no Cairo — o egípcio Al Ahly, campeão africano, já está classificado para a competição. Mas é provável que outros candidatos apareçam. Como a seleção do Egito participará da Copa Árabe, a Fifa talvez prefira que o Mundial de Clubes, se for ocorrer no mesmo período, seja em outro continente.

Já estão classificados para o Mundial deste ano o Chelsea, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões, o Auckland City, da Nova Zelândia, indicado pela Confederação da Oceania, já que o seu continental foi novamente cancelado por causa da pandemia, e o Al Ahly, do Egito, vencedor da Champions africana e terceiro coloca do Mundial 2020, quando venceu o Palmeiras na decisão do 3º lugar nos pênaltis.

O Mundial no formato atual, com sete participantes (o campeão de cada continente, mais um representante do país-sede) é realizado desde 2005, mas a edição de 2021 pode ser a última. Como o blog revelou, a Fifa não colocou em seu orçamento de 2022 previsão para o torneio, que por causa da Copa do Mundo em novembro e dezembro, para minimizar o calor do Qatar, não terá calendário para acontecer.

O Super Mundial de Clubes com 24 participantes, que deveria estrear em 2021 na China, mas foi cancelado por causa da covid-19, não tem data mais para acontecer (e a prioridade da Fifa agora é mexer no calendário para que a Copa do Mundo de seleções ocorra a cada dois anos).

O Mundial até hoje ocorreu em quatro sedes: Japão, Emirados Árabes, Marrocos e Qatar. Portanto pode ser a primeira vez que a organização saia do eixo Ásia/África. A Fifa ainda organizou uma edição anterior no Brasil, em 2000, mas com regulamento diferente do atual.

A desistência japonesa, segundo a Kyodo, é porque não há garantias de que o governo japonês vá liberar público nos estádios, o que faria a federação ter prejuízo. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, realizados entre junho e agosto, foram com portões fechados aos torcedores.

 
Do jeito que a FIFA só pensa em copa do mundo de 2 em 2 anos, se bobear ninguém vai comemorar título mundial esse ano.
 
Sim, o que acaba sendo um alívio enorme pra quem ganhava a Libertadores e ia pro mundial ainda no clima de ressaca do título e acabava tomando pau no mundial.
 
Está ótimo as datas. Fevereiro tem apenas o paulista. Joga com os reservas ali que não fará diferença. Dá para descansar e preparar bem o time.
 

Veja como ficaram os jogos do Mundial:​

Primeira fase
Al-Jazira (EAU) x Auckland City (NZL)
Quartas de final
Al-Ahly (EGI) x Monterrey (MEX)
Al-Hilal (SAU) x Al-Jazira ou Auckland City
Semifinais
Palmeiras x Al-Ahly ou Monterrey
Al-Hilal, Al-Jazira ou Auckland City x Chelsea (ING)
 
Vai ser difícil aguardar até fevereiro. A ansiedade batendo forte. Sem contar que as chances do Palmeiras vencer são reais.

Parece que o Palmeiras pode trazer reforço até o mundial. Quem sabe um atacante de peso. Já faria uma diferença boa, já que na vaga não vejo muito o que alterar e o meio de campo está rendendo.
 

Palmeiras irá mais focado desta vez. No primeiro foi muita festa por conta do título e agora este tempo de descanso será ótimo para o elenco.

É aquela história, se o mundial ficar de 4 em 4 anos, com vários europeus jogando e focados no torneio, diferente daquela vergonha que foi por aqui, os sul americanos vão sofrer legal.
 

Palmeiras irá mais focado desta vez. No primeiro foi muita festa por conta do título e agora este tempo de descanso será ótimo para o elenco.

É aquela história, se o mundial ficar de 4 em 4 anos, com vários europeus jogando e focados no torneio, diferente daquela vergonha que foi por aqui, os sul americanos vão sofrer legal.

É por isso que escrevi que essa é praticamente uma "última oportunidade", pois o novo mundial que a FIFA quer fazer é praticamente uma repetição da CL e pagando uma grande soma de dinheiro na premiação, a motivação dos europeus será enorme, diferente daquele de 2000 que o Corinthians ganhou que foi muito mal organizado, premiação muito baixa e não teve sequência em 2001 justamente quando o Palmeiras iria disputar porque a patrocinadora principal faliu e não a toa que os europeus não deram a mínima justamente porque faltou dinheiro.
 
Pior que o SBT não tem os direitos desta, né? Terá que ser Globo ou Globo mesmo. Não sei nem se a Fox ou a TNT possuem os direitos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo