1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mulheres x HQs

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por .Penny Lane., 4 Fev 2009.

  1. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Sabem, eu estava reparando que pessoalmente não conheço nenhuma mulher que lê esse tipo de revista. Conheço umas 5(no máximo) que lêem mangás, mas não passam disso. Eu mesma só li até hoje Watchmen e V de Vingança, e uns dois números de Sandman, apesar de ter gostado bastante. Não li as 3 porque são cultuadas, mas sim por curiosidade mesmo, quando fui procurar algo pra ler vi que são sempre citadas e acabei indo atrás.(e V vi aqui no Meia mesmo.) Sou mais de ler livros mesmo, mas pretendo ler beem mais quadrinhos do que apenas esses que eu li, porque gostei bastante. Mas confesso que não sou muito empolgada pra correr atrás de coisa do tipo Homem-Aranha, super heróis, muito provavelmente por puro preconceito. E tô pretendendo mudar isso logo.
    O que levanta a questão de o mundo das HQs ser predominantemente masculino, e também de outras formas de preconceito, como por exemplo acharem que HQ e mangá é coisa pra menino nerd de 13 anos que não tem mais o que fazer e que quadrinhos não podem ter a mesma qualidade que livros. Eu obviamente não acho isso, mas tem muita gente que acha. E aí, HQ/mangá é literatura? Se você vê uma menina na rua lendo uma HQ de Batman acha estranho?(confesse!) Não tem interesse em ler?
     
  2. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Minha chefa saca mais de quadrinhos do que eu!
    Bem... não vou mentir. É fato que os quadrinhos sempre foram vistos como uma literatura mais masculina. Claro que isso foi ocasionado pelo fato de que existiam as histórias em quadrinhos iniciais eram mais viradas ao público masculino. Na verdade, eu acho que o público feminino só veio a descobrir os quadrinhos mesmo nos anos 80 com Hellblazer e Sandman, porque eles tinham um gancho mais intelectual.
    Mesmo nos fóruns sobre quadrinhos é difícil achar uma representante do sexo feminino, mas acho que isso é bobeira. Quadrinhos e livros tem o mesmo conteúdo intelectual (e o melhor dos quadrinhos é que não existe títulos de auto-ajuda) e por isso deviam receber o mesmo tratamento e atingir o mesmo público. Não existe idade ou gênero que restrinja quem pode e quem não pode ler HQs.
    E se alguma garota aqui do fórum estiver procurando mangás e HQs que tenham temáticas mais femininas, é só me mandar uma MP que eu dou minhas dicas.
     
  3. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Olha eu tava discutindo a pouco tempo com uma amiga. Eu creio que durante muito tempo gibis eram coisa de menino, ou ao menos era assim que as editoras acreditavam e dessa forma focavam em estilos de aventuras que meninos gostam mais.

    Nos anos 80 com a chegada dos escritores ingleses isso mudou, pq eles passaram a extrapolar a idéia do "cara que veste colant e sai dando porrada e pegando a mulher bonita"... os temas mudaram e não só gibi passou a ser "HQ", como a imegem de "gibi para adultos" deicou de ser eufemismo pra "gibi pornô".

    E as mulheres descobriram os gibis! Eu acho bem legal, mas ainda acho que os grandes icones são feitos pra homens (mudou um tanto, tornaram-se um pouquinho mais maduros), mas ainda são feitos pra meninos; o que obviamente afasta o público femino.

    Tanto é assim que a esmagadora maioria de mulheres que lêem gibis (não mangas) conehcem obras fora dos grnades cicones ou apenas ligados a eles (pra cada garota que leu tudo de Batman/Homem Aranha/X-Men/Super Homem vc tem 5 que leram Fábulas, V de Vingança, 100 Balas, etc...


    E eu acho bem legal qdo conheço moças que lêem gibis. Não deixa de ser um assunto a mais pra papear!


    PS: a parte sobre "qualidade de HQ's" pra mim é bem simples... algumas HQ's possuem enredos no nível das grandes obras literárias. A única diferença é que vc tem algo a mais pra avalaiar (a arte em si).
     
  4. *Ceinwyn*

    *Ceinwyn* Ogra rosa

    Eu confesso que não entendo mto de gibi por pura preguiça :dente: É muita cronologia pra apreender. Então leio indicações de arcos e só, não corro muito atrás.
    Mas em mangá, por exemplo, gosto mais de shounem do que de shoujo. Mas eu sei que não sou parâmetro, porque sempre fui mais de ler histórias de aventuras do que romances... não que não goste dos dois, mas fico mais com outros tipos de histórias =p

    E essa distinção HQ/gibi/mangá eu nem uso muito, na verdade. Leio histórias que me interessem, não me importando se é "mais adulto" ou "para homem/para mulher". Quadrinhos, seja qual for o rótulo que se dê a eles, são apenas mais uma forma de se contar uma história, dentre tantas outras.
     
  5. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Olha só Breno, então não é só preconceito meu, é mesmo coisa de mulher não ser chegada a HQ! mas vou começar semana que vem a pegar uns mangá na biblioteca sobre vampiros e tem um que sempre quis ler que é o HQ do Smallville.
     
  6. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Ihhh, Rafa, não quero te desestimular, mas eu não curti a hq do smallville. Achei a arte uma porcaria!
    Mas é uma questão de gosto, né.

    O formato sempre me interessou.
    Mas comigo chama muito a atenção, além do roteiro, a arte. Eu gosto de ver desenhos belos, perfeitos, tipo os do Michael Turner e os do Mark Silvestri.
    Adoro Sandman, consegui completar a coleção :happyt:, mas pra ser sincera o que me encanta ali é a história. Já nos Caçadores de Sonhos a arte é lindíssima, juntamente com a história. Tenho também uma série sobre o Rei Arthur que é ótima e arte é bem legal também. Gostei demais de 1602 e comprei os dois volumes que a Conrad lançou de Bórgia. Os safados estão devendo o 3º até hoje!
    Já a arte dos mangás acho muito bonita mas não gosto pq não são coloridos. Para mim perde muito a graça se não tem cores.
    Enfim, é isso. Eu gosto muito de Hqs! :sim:
     
  7. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Hi, não confio na Conrad, eles não completaram a série Os Livros da Magia que eu adorei.

    O HQ que vou pegar na bibli é mangá, eu tinha me esquecido desse detalhe: que não são coloridos.
    E deu para perceber mesmo que vc gosta de mangá.

    Para não dizer que nunca li um HQ, li OS Vampiros do Rio D'ouro do André Vianco e confesso que gostei, mas prefiro os livros pq gosto de imaginar a sena e HQ já está lá, e eu não consigo dar movimento à cena que vejo e fica tudo parado e... sei lá.
     
  8. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Eu GOSTO de HQ, desde os tempos de Mônica e Disney.. sempre gostei e Sandman virou paixão. Confesso que acompanhei pouco os grandes super-heróis. Tenho em casa Sandman Completo (alguns duplicados inclusive,), as duas minis da Morte e uma de Destino, Stardust, Vertigo Series, alguns Classic Ilustrated, Hellblazer, LIvros da Magia, Lúcifer, 1602, Moonshadow (que eu acho um primor), Blood, Orquídea Negra, A Brigada dos Encapotados, Bruxaria, a Hora da Magia, Asilo Arkham, Watchmen, 300..e de mangá coleciono Vagabond (a coleção de Mônica e Disney ficou na casa da mamis). Curto ainda Sin City, mas não tenho nada em casa.

    Mas confesso que na loja que vou, normalmente só tem guri, poucas mulheres, e menos ainda da minha idade... mas é legal
     
  9. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Olha o que eu tenho visto é uma inversão de papeis no caso dos Mangás.
    Conversando com um jornaleira aqui do rio que é especializado nesses tipos de revistas, ouvi que hoje em dia ele tem uma procura maior da meninas pelos mangás. E a coisa não se limita só aos shoujo não, segundo ele quem mais compra Berserk (não sei se está escrito certo) são mulheres.
    Espero que cada dia mais essa barreira de sexo seja quebrada.

    Uma boa maneira de dar dinamismo aos quadrinhos, seja mangá ou HQ, é ler com uma música de fundo ou lendo as onomatopéias também, além de seguir piamente as movimentações dos quadros, sem dar aquela olhada em macro para a página.
     
  10. Zuleica

    Zuleica Usuário

    Tempos + antigos
    Enquanto aqui tinha
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para os homens, havia
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para as mulheres (atores italianos), fotografias em quadrinhos + bolhas com as falas. Eu lia os dois. Depois lembro de Aquamen, Tarzan, Flash Gordon, Zorro,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , outro link de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Não sei se o que influenciou as meninas para longe das HQs foi a beleza dos atores italianos da época, pois ainda são doidas por um herói. O que me parece é que queriam ser princesas prontas para um príncipe andarilho. Enquanto que outras pretendiam conhecer o mundo, mesmo que ao lado de um pistoleiro empoeirado.
     
  11. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Quando era criança lia Disney e Turma da Monica também, mas hoje em dia não leio nada desse gênero.
    Vou mudar isso...
     

Compartilhar