• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mulheres Fortes na Literatura

Re: same

a emma não era fanática religiosa. fanatismo religioso = - 1000 pontos da escala de fodelância. :cheers:

Viviane eu consideraria uma fanática, porque machucou a pessoa - talvez a única pessoa - que a amou de verdade na vida por Avalon. Mas Morgana não. Se fosse fanática, teria tido Mordred em Avalon, do jeito que Viviane planejou, e daria continuidade ao trabalho dela com docilidade. Ela foi rebelde, tomou decisões erradas, mas no fim das contas foi ela mesma a senhora de sua própria vida. Foi contra muitas coisas, contra a Igreja, mas sua fé era expressa de forma livre e não bitolada como a Senhora do Lago.

Gareth e Uwaine são uns lindos, e a amizade de Gareth com Mordred eu lamentei muito o modo como terminou.

Além de Zimmer Bradley e Bernard Cornwell, eu adoro as mulheres de James Clavell. Além de Mariko e Kiku, ninguém me tira a surpresa de Tess Brock ser o novo Tai Pan, em 'Casa Nobre'.
 
Ler os posts da área de Literatura me faz sentir tão ignorante... :lol:

Um exemplo de personagem feminino forte pra mim é a Milady, de Os Três Mosqueteiros, que eu acho uma vilã sensacional! Inteligente, sedutora, ardilosa e imprevisível...
 
Uma mulher forte é a de um conto do Decameron, autoria de Boccaccio...

Um homem aposta com o outro que conseguirá fazer sua esposa ser adúltera, mas ao ver que não consegue, paga para a criada deixá-lo entrar na casa. Aí ele vê a mulher dormindo, nua, e repara em uma mancha embaixo de seu seio. Após isto toma algumas coisas de seu quarto. A seguir, vai contar ao marido dela como conseguiu as tais "coisas" e além disso comenta sobre o sinal do seio.

Pensando ter sido traído de verdade, o marido manda matar a mulher. Esta implora clemência ao criado que a mataria, e ele aceita, porém mente a seu senhor dizendo que matou a mulher. Ela foge e decide se travestir de homem, fingindo ser homem na tripulação de um navio. Era tão hábil, que todos pensavam ser homem mesmo. Vive essa vida por seis anos.

Após isto, acaba reencontrando, em suas viagens, seu marido e o homem que disse tê-la "comido" (rs). E após isto, estando em alta conta com o rei do local, pede a esse rei que seja dado um banquete. Nesse banquete, ela se revela em público como mulher e conta a difamação que o homem fez. Nisto, ela volta pro marido (eu não voltaria... -q) e o cara é morto.

Achei ela forte por ter sobrevivido por todos aqueles anos como homem... como ke fas? XD
 
Adoro a Clarice Lispector, um amigo meu me fez ler "A hora da Estrela" e nunca mais parei de ler sobre as obras dela.

Ela pelo que sei e uma das poucas mulheres estudadas aqui no brasil entre muitos autores homens.
 
Aurélia é uma personagem sensacional, uma das minhas favoritas ever.

Senhora é um livro recomendadíssimo.
 
Demaaaaais, ainda mais praquela época!! :ahhh:

Só acho que ela não devia ter perdoado o cara... (não lembro o nome! :P)

O que você podia esperar? José de Alencar, o arauto do Romantismo Romântico Melodramático Mamão com Açúcar. :lol:

(Obs.: É um traço da obra dele e do período. Não me joguem tom... cês entenderam.) :lol:
 
Ler os posts da área de Literatura me faz sentir tão ignorante... :lol:

Um exemplo de personagem feminino forte pra mim é a Milady, de Os Três Mosqueteiros, que eu acho uma vilã sensacional! Inteligente, sedutora, ardilosa e imprevisível...

Assim como a Irene Adler de "Um Escândalo na Bavária", a única mulher que conseguiu perturbar o Sherlock Holmes.

Mas minha favorita é a Jane Eyre.
Fodona desde criança. :yep:
 
Acho que eu sou a única no mundo e no Brasil que não curte a Clarice. Li duas obras dela (porque uma só poderia enviesar minha opinião) e foi um sofrimeeeeeeeeento terminar o segundo livro (a paixão segundo G.H.).
 
Eu preciso reler Senhora, sério. Nas últimas páginas imaginei a Aurélia chutando a bunda do Seixas ao melhor estilo "sou linda, maravilhosa, rica e dona do meu nariz" e fiquei aborrecida com o final. Maaaaaaaas lendo os posts da Aninca na página anterior, comecei a pensar sobre essa obra com outros olhos. Por isso que eu amo essa área de literatura :grinlove:

Ah, e eu faço coro com a galera: Queimem todos os personagens d'As Brumas de Avalon nas Fogueiras de Beltane.
 
Acho que eu sou a única no mundo e no Brasil que não curte a Clarice. Li duas obras dela (porque uma só poderia enviesar minha opinião) e foi um sofrimeeeeeeeeento terminar o segundo livro (a paixão segundo G.H.).

Eu li "A Hora da Estrela" e achei... sei lá... :lol: Estranho. Principalmente o final. Não entendi o objetivo dela em fazer uma personagem daquela forma e depois de uma previsão "positiva" matar. Talvez fosse uma espécie de "Lei de Murphy"... rs.
 
Numa época onde homens eram treinados exclusivamente para armas, mulheres alfabetizadas e cultas representavam perigo, por isso eram tão demonizadas.

Entre os celtas o sacerdócio feminino era algo disseminado, os celtas eram bem avançados, o resto do mundo (incluindo aí os gregos, eram bem machistas),
 
oq é ser fodona?

p quem diz q emma bovary é forte deveria lembrar d anna kariênina, q enfrentou bem + dificuldades q a 1ª.

mas acho q a gde questão do tópico fica na interpretação pessoal dq seria uma mulher forte na literatura.
  • seria uma personagem q toma atitudes q p época seriam fodonas, mas q p nós hj seriam banais?
  • seria uma personagem q os homens admirassem e as mulheres sentissem vontade d imitar (ou vice-versa)?
  • sua principal característica seria ser selvagem, indomada, sensível, recatada, ousada, submissa, independente, sagaz, manipuladora, humana ou algo +?
  • seria alguém q vence as dificuldades inerentes às mulheres (diferentes a kda época, lugar, cultura etc.) e q sai vitoriosa no final (aka jornada da heroína)?
  • seria uma personagem baseada na vida real?
gostaria d entender oq cada 1 q está participando aqui considera ser uma mulher forte na literatura.
 
Vou ser obrigada a discordar... Emma Bovary eu não considero forte.

Ela passou por problemas, mas não foi repudiada pelo marido. Tinha dívidas, mas com o tempo poderia ter resolvido as coisas.

Já Ana, num tempo e local onde a mulher não trabalhava fora e dependia do homem pra sobreviver materialmente, estava se vendo às raias de um repúdio da parte de Vronski (até hoje não entendi muito bem se esse repúdio era real ou imaginário...) e estava separada do marido. Além da rejeição social que passou a sofrer.

Como ela poderia se reerguer caso Vronski a deixasse? Era questão de vida ou morte, praticamente.

Então ela decidiu morrer...
 
é, e "decidir morrer" é de uma fortaleza gigaaante.

anyway, não estava vendo o tópico como um "quem é mais forte" numa espécie de disputa tola entre personagens femininas, mas de quais são fortes.

jlm, gostei dos aspectos que vc levantou, depois comento sobre isso =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo