• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mulheres denunciam violência obstétrica; saiba se você foi vítima

aí o problema que falei sobre a definição do que é desnecessário ou não. bebê sentado não é indicação absoluta de cesárea. inclusive tem uma manobra que o médico pode fazer para tentar virar o bebê antes do parto.

É mesmo. E agora que você citou, me interessei e estou lendo sobre o tema... Que angústia desses vídeos! :shock:
Isso também se aplica a parturientes com mais idade, ou há o risco de machucar a criança durante a manobra?


Só sei que, se um dia engravidar, vou querer parto normal humanizado :yep:

"No dia em que você tirar uma melancia por um lugar de onde só podem sair limões, aí sim você vai ver o que não é normal" - Christie Alley, em Olha Só Quem Está Falando.

Sim, eu sou cagona quando o assunto é parto. :lol:
 
Sim, eu sou cagona quando o assunto é parto. :lol:
Tenho mais medo de cirurgia: anestesia, cortar camadas de pele, gordura, músculo, pontos, drenos, cicatrização, não poder se mexer direito por alguns dias...

O corpo da mulher foi "projetado" e adaptado pra agüentar o parto normal.
 
era disso que eu estava falando sobre achar que essas medidas não vão dar em nada:

parto.JPG

edit:

Tenho mais medo de cirurgia: anestesia, cortar camadas de pele, gordura, músculo, pontos, drenos, cicatrização, não poder se mexer direito por alguns dias...

com parto normal você muito provavelmente sofrerá uma episiotomia desnecessária, tomará ponto ali na região do períneo. é nisso que insisto: o problema não é o número absurdo de cesárea. isso já é o sintoma. o problema é a violência obstétrica. enquanto isso não deixar de existir, mulherada vai continuar com medo de passar por um processo que na realidade o corpo dela foi todo preparado para ela passar.
 
Última edição:
Tenho mais medo de cirurgia: anestesia, cortar camadas de pele, gordura, músculo, pontos, drenos, cicatrização, não poder se mexer direito por alguns dias...

Quando eu digo 'parto', estou incluindo a cesariana também. Não sei se tenho cojones pra ter filhos, seja por morrer de medo do parto, seja por todo o resto. :o?:


É, Iza, o parto natural faz muito mais sentido...

Só vou dar credibilidade ao seu post depois que se submeter a isso aqui. Se não, nada feito, francês. :lol:
 
com parto normal você muito provavelmente sofrerá uma episiotomia desnecessária, tomará ponto ali na região do períneo. é nisso que insisto: o problema não é o número absurdo de cesárea. isso já é o sintoma. o problema é a violência obstétrica. enquanto isso não deixar de existir, mulherada vai continuar com medo de passar por um processo que na realidade o corpo dela foi todo preparado para ela passar.
Por isso que falei "parto humanizado" =)

Anyway, é só um "se", já que eu nem gosto de criança perto de mim ><
 
Anyway, é só um "se", já que eu nem gosto de criança perto de mim ><
ai credo :O eu adoro criança, cuidar é que é uma coisa chata paca.

de qualquer jeito, acho muito difícil eu me sujeitar a essa dor horrível e tenebrosa que é (eu acho que deve ser) a de dar a luz a alguém. deusmelivre. em vez de ''ajudar'' a colocar mais alguém nesse mundo lotado, que tal fazer uma linda ação chamada ''adoção''?
 
Depois de passar 5 meses na obstetrícia, voltei com um pouquinho mais de conteúdo.


Eu achei a mulher louca antes e achei de novo agora. A equipe médica a tratou com rispidez, sim, mas não falou mentiras. Como a Lovejoy disse, essa mulher parece ter se informado mal sobre partos e foi vomitar achismos e romancismo. SIM, ELA FALOU MUITA MERDA! É lindo querer que seu bebê fique conectado a você pelo cordão umbilical, mas isso não deve passar de um minuto - quando o bebê nasce bem, porque caso contrário, corta-se imediatamente pra tentar salvar sua vida. O que eu vi nesse tempo no estágio foi o bebê ficar sobre o ventre da mãe enquanto espera esse minuto passar. Isso é humanização.

Outra coisa, 3,5 horas no período expulsivo? Indicação de cesárea pelo sofrimento da mãe. Ela não quis, ok, mas quando saiu mecônio, indicação de cesárea por sofrimento fetal! O que me irrita é essa ignorância absurda querendo que seja vaginal a todo custo. O custo pode ser muito alto! Ninguém é menos mãe por optar por cesárea, mas sim por não educar seu filho, não saber dizer "não".

Todo mundo empurrando a barriga dela dói? Dói, mas se não tem fórcipes e ela se recusa a fazer cesárea, que escolha teriam? É bem capaz que o filho tenha tido sequelas neurológicas depois dessa brincadeira toda.

E se eu visse todo esse circo no hospital - e olha que estou falando depois de ver o ponto de vista dela -, também acharia que ela era louca e hesitaria em entregar o bebê. Na verdade, chamaria a psiquiatria antes.

a macrossomia que foi colocada na guia para liberar a cesárea do arthur, por exemplo, é colocada como desnecessária para esse pessoal (que adora compartilhar notícia de bebê de 6kgs que nasceu de parto normal), e eu meio que sei que a dele foi desnecessária porque a resposta da médica quando disse que queria cesárea foi "sabia que você ia amarelar" e não "pois é, situação de risco, tem que ser cesárea mesmo". enfim, sem definir quando realmente é desnecessária, fica meio que trocar seis por meia dúzia.

Macrossomia (feto > 4kg) é indicação relativa de cesárea, isto é, "é melhor que se faça". Eu vi alguns partos vaginais de bebês macrossômicos. Lembro de 3: um o parto foi bem fácil e o bebê nasceu bem; os outros dois foram difíceis, demorados, precisaram de fórcipes e os bebês não choraram ao nascer. Então dá pra nascer? Dá? Mas *eu* não arriscaria, nem como médica e muito menos como mãe.

Tô meio por fora, então possivelmente vou falar merda, mas tendo o partograma não é possível depois avaliar, em conselho, se a decisão foi bem ou mal tomada?

Partograma, exames e prontuário.

Eles chamam de "humanizado" pq consideram que a violência obstétrica virou regra. Mas na verdade é um parto normal normal onde não ficam pressionando a grávida pra "andar logo" e sim a apoiando e encorajando (igual a gente vê em filmes e séries americanas, sabe? Exemplo: parto da Rachel em Friends durou uns 3 episódios e ela era a única impaciente)

Então... eu adoro Friends, mas eles pecaram quando o assunto era parto. A Rachel ficou (segundo o Chandler, mas não sei se foi exagero) 47 horas em trabalho de parto. A impaciência dela se deveu também à dor. Dar ocitocina e misoprostol (pra favorecer o colo) não é violência obstétrica, é humanização, na verdade, porque você facilita o parto dessa maneira. Se essas mulheres gostam da coisa mais natureba, tudo bem, mas dizer que é violência o uso dessas medicações é uma santa ignorância e um desserviço. Outro erro no parto da Rachel é que o bebê tinha apresentação pélvica (vulgo sentado), o que, para mulheres na primeira gestação, é indicação relativa de cesárea. É possível nascer? É, mas com cesárea é mais fácil, ou no mínimo com - tchanam - episiotomia.

O parto dos gêmeos da Érica depende da apresentação. A indicação formal de parto vaginal é se ambos os fetos estiverem em apresentação cefálica. Não sei se estavam, talvez estivessem.

Já os trigêmeos da Phoebe, não. Indicação de cesárea.

com parto normal você muito provavelmente sofrerá uma episiotomia desnecessária, tomará ponto ali na região do períneo. é nisso que insisto: o problema não é o número absurdo de cesárea. isso já é o sintoma. o problema é a violência obstétrica. enquanto isso não deixar de existir, mulherada vai continuar com medo de passar por um processo que na realidade o corpo dela foi todo preparado para ela passar.

Uma episiotomia pode ser mal indicada se você (pessoa genérica) cair nas mãos de um obstetra mal-qualificado, o que é mais provável de acontecer em rede pública, porque quem vai fazer o parto é o plantonista aleatório, que em rede privada, quando você pode procurar um médico por indicação. Mas vamos lembrar que as chances de encontrar uma doula bem-referenciada é a mesma, assim como encontrar uma ruim aleatória. O médico bom vai fazer episio ou cesárea quando necessário e a doula boa vai chamar um médico quando necessário. O médico ruim pode fazer uma episio ou cesárea sem indicação e uma doula ruim pode não chamar o médico quando houver indicação. Acho que os riscos nesse último caso são bem maiores.

--
Os planos de saúde estão aproveitando esse bafafá contra a cesárea pra solicitar indicação não por nobreza ou solidariedade ao ""parto humanizado"", mas pra economizar dinheiro! Mas ora, cesárea não é um procedimento médico de qualquer jeito? Aliás, um procedimento que evita algumas morbidades, como incontinência urinária e prolapso genital na mãe e neuropatias no bebê - inclusive, estou estagiando na pediatria agora e vejo vários pacientes neuropatas, boa parte devido a problemas no parto vaginal.

--
Outra coisa: por que é que existe todo esse circo contra a cesárea, que é cirurgia, que é invasiva, que tem complicações, que tem pós-operatório difícil, mas não se fala nada contra a laqueadura de trompas? Existem tantos outros métodos contraceptivos de praticamente a mesma eficácia e que não são invasivos nem definitivos! O DIU, por exemplo. Não é igual anti-concepcional, que tem que lembrar todo dia. O DIU só precisa ser trocado a cada 10 anos (uma mulher trocará 2 ou 3 vezes na vida), é feito ambulatorialmente, não precisa ser médico pra colocar, tem uns 99% de eficiência, é facilmente reversível. Por que ninguém tenta desestimular a laqueadura?
 
Última edição:
Eles chamam de "humanizado" pq consideram que a violência obstétrica virou regra. Mas na verdade é um parto normal normal onde não ficam pressionando a grávida pra "andar logo" e sim a apoiando e encorajando (igual a gente vê em filmes e séries americanas, sabe? Exemplo: parto da Rachel em Friends durou uns 3 episódios e ela era a única impaciente)

Parto humanizado passa longe disso. Parto humanizado tem seus méritos quando o bebê nasce bem, mas já cansei de ver parto humanizado feito por enfermeira obstetriz onde a mãe tem fatores de risco, a criança nasce toda roxa, molinha, sem chorar, e a enfermeira coloca no colo de uma mãe exausta, sem cortar o cordão umbilical, uma criança que necessita de intervenções pediátricas imediatas.

Toda criança que nasce sem chorar e roxinha nas mãos e no corpo precisam de, pelo menos, estímulo manual do pediatra imediatamente, porque é sinal de falta de oxigênio (hipóxia), e hipóxia é uma das causas de morte de neurônios em formação e mais um monte de coisa que altera o curso inteiro de vida da criança. Quando a hipóxia é grave a criança tem paralisia cerebral com perda de intelecto e as funções motoras (não sustenta o próprio corpo, não consegue pegar nada com as mãos, alguns ficam acamados).

Mas elas não veem isso porque depois de um a três minutos que a criança está no colo da mãe "fortalecendo a relação", elas cortam o cordão umbilical, dão a criança pro pediatra, ele faz as manobras e a criança fica rosinha. Mas aí Inês é morta. E os neurônios também, porém elas não veem essas consequências porque os danos da hipóxia só aparecem conforme a criança cresce e não se desenvolve como um bebê normal. Todo mundo sai feliz do parto e a bomba cai na mão do pediatra.

Atendi uma criança cuja história foi exatamente a que relatei acima. A mãe fez todos os pré-natais direitinho e viu que a criança tinha quase quatro quilos, era um bebê enorme. Foi feito parto vaginal pelas obstetrizes, um parto demorado, a criança passou cm muita dificuldade, depois de muito tempo, pelo canal de parto, nasceu molinha, sem chorar, roxa, que são sinais de que ela precisa de cuidado pediátrico imediato na sala de parto. As enfermeiras colocaram o bebê no colo da mãe, fortaleceram a relação e depois de três minutos deram pro pediatra angustiadíssimo. A criança ficou rosinha, bonitinha, todos ficaram felizes, maravilha! O resultado? Eu mesma filmei, com o consentimento da mãe.


A parte motora (de movimento) dela prejudicadíssima, criança acamada, grau 5 (o máximo), embora ela tenha uma inteligência próxima da normal. E pensar que ela poderia estar em outra situação se tivesse sido assistida antes...
 
Acho q se formassem parteiras, elas poderiam muito bem fazer as manobras citadas acima, não? Enfermeira é uma formação muito genérica.
 
O problema parece ser achar q todo parto q n é dito humanizado é necessariamente uma violência contra a mulher. Enfim, as mulheres q defendem o parto humanizado como regra é o Jean wyllys devem saber mais que todos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo