Se a pessoa procurar, todas as atualizações tem uma descrição na pagina da microsoft com o conteudo delas.
Realmente, o WGA não é instalado sorrateiramente, tem um aviso, um pedido, uma descrição, mas também não é uma janelinha dizendo tudo em termos super claros, é como aqueles asteriscos em propagandas.
Agora se a mulher deixou habilitado o auto-atualização, ou usou aquela ferramenta q so dizer q tem uma atualização nova e pergunta se quer baixar sem ler do q se trata, o problema eh dela.
O problema tb eh dela se ela quer ligar pro suporte tecnico do qual ela nao tem direito já q eh só pra usuario com licensa, e pedir pro atendente explicar como remover a tal da estrelinha. Brasileiro eh foda, quer piratiar e ainda receber dica de quem ta roubando, nao se da nem o trabalho de fuçar a internet.
Bom, assim como a Microsoft pode instalar o software, o usuário pode desintalá-lo. Nenhum dos dois é ilegal, certamente. Claro que ligar para o suporte e perguntar como desintala é muita cara de pau.
Porém, acho que a Microsoft deveria deixar mais claro que as notificações podem ser removidas e facilitar isso. Uma coisa é impedir o acesso de quem tem uma cópia pirata às atualizações e/ou outros downloads (o que eles fazem, diga-se de passagem). Não tem nada errado nisso. No entanto, fazer terrorismo psicológico mostrando uma mensagem toda vez que você liga o computador é, no mínimo, anti-ético.
O q mais me imprecionou, eh a lerdeza do atendente. PQP haja saco, o cara nem pra dizer q ela ja tendo dito q o produto nao era original ele nao podia fazer nada por ela, e q ela podia procurar os direito dela q inclusive ele ate apoiava a decisão dela e ficaria muito feliz quando a microsoft processasse ela por pirataria declarada!
Eu já cheguei a conclusão que, numa escala evolutiva de inteligência, um atendente de call-center é menos evoluído que uma modelo/atriz/apresentadora.
Teve um caso de ladrão nos EUA q entrou na casa do cara e se cortou em não sei oq no quintal dele, dai processou o morador por nao manter o quintal dele seguro e ganhou!

Mas se bobear eh lenda tb.
Outra lenda parecida é a de um cara que estava roubando as calotas de um carro, então o dono do carro arrancou e machucou a mão do ladrão, que processou o dono.