• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mulher morre após cirurgia no lado errado do cérebro

Só ishpia...
Foi enterrado hoje o corpo da dona de casa Verônica Cristina do Rêgo Barros, de 31 anos, no Cemitério de Irajá, na zona norte do Rio. Ela morreu na manhã de ontem, após um suposto erro médico, em que teria sido submetida a uma cirurgia no lado errado do cérebro.

Uma tomografia computadorizada realizada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, indicou um coágulo no lado esquerdo do cérebro de Verônica que, no domingo passado, foi levada ao hospital após ter caído no banheiro e batido a cabeça. No entanto, a cirurgia foi feita no lado direito do cérebro, na segunda-feira passada, de acordo com o marido dela, Giovani Mattos Dornelles. continuar lendo...
Meu Deus, como ainda pode acontecer um negócio desses?

Sei lá, a minha mãe perdeu os quatro dentes da frente por causa de um que precisava ser obturado, mas isso era nos anos 70, em que arrancar os dentes sudáveis para por uma prótese era mais viável do que mandar arrumá-los, pois era mais barato e não corria o risco de estragarem novamente. Equívocos deste tipo, eu achei que não aconteciam mais...

Vai saber em que o médico estava pensando na hora que confundiu os lados direito e esquedo do cérebro da paciente... Vai saber que compromisso tem esse profissional quanto ao seu juramento?
Como se explica pra família, que uma falha dessas provocou a morte desta senhora? Dá áté medo de ir ao hospital...

Triste...
 
Última edição:
Uma coisa me faz pensar:

Os formandos em Direito não precisam, obrigatoriamente, passar pela prova da OAB?

E por que cargas d´água os formandos em medicina não têm um tipo de prova admissional elaborada pelo Conselho Nacional de Medicina??????????

Oras, eu me revolto totalmente. Vida humana é a coisa mais séria e valiosa que existe. E imaginar que podemos a qualquer momento estar entre a vida e a morte na mão de médicos mal preparados, tanto tecnica quanto psicologicamente....

Não bastam os ambientes degradantes dos hospitais públicos, temos tbm uma carga horária desumana para esses profissionais, o que acaba afetando o rendimento e podendo, inclusive, custar a vida de uma pessoa.


Sei que no Brasil existem excelentes centros médico-hospitalares, com profissionais competentes, mas há um disparate se formos analisar qualitativamente o número de hospitais minimamente equipados e que atendam de forma digna em todos os sentidos (como deveria ser) a todas as patologias e quadros clínicos.


A maioria dos hospitais não possui infra-estrutura adequada, mas o pior mesmo é a qualidade do ensino superior, que anda cada vez mais desleixada, seja por falta de verbas, mas tbm por uma série de fatores que culminam na formação insuficiente do aluno de medicina (de Direito tbm e outras áreas inclusive). Já cansei de ver no noticiário dezenas de casos de erro médico. Imaginem todos aqueles que nem sequer são noticiados...o que deve dar uma quantidade assombrosa e desesperadora.

Eu posso dizer que tenho medo de sofrer um acidente grave, não pelo medo de sentir dor ou morrer, mas sobreviver e ir parar nas mãos de um médico que possa fazer cagad*s e eu ficar com sequelas irreversíveis...

E tem outra coisa: tenho uma sensação estranha de que as faculdades não focam na questão da dor, do sofrimento, mas antes em questões meramente teóricas e funcionais....

Lastimável...
 
Última edição:
Gente!
Se um médico não sabe nem diferenciar o lado esquerdo do direito, como pode estar preparado para operar o cérebro de alguem? Ou mesmo qualquer outra parte do corpo de um ser vivo?
É um absurdo total!!!
 
Concordo com vcs meninas, e como to na fase me me revoltar com a falta de análise das coisas obvias, fico mais brava ainda!
Descaso, descuido, desatenção, fazer por fazer, revolta com o salário, problema em casa, dor de barriga... NADA justifica o que esse médico fez. Até pq se ele não estivesse bem pra fazer a cirurgia chamasse outro médico... mas fazer uma besteira dessa...
num dá pra aceitar bem não!
 
A profissão médica, pelo que percebo, é uma das poucas em que as pessoas não podem errar de jeito nenhum. E como erros -tais como falha de atenção, que foi o que penso que ocorreu nesse caso- são coisas que acontecem aos seres humanos eventualmente e estão vinculados à nossa condição humana de não-perfeição, os médicos estão proibidos de serem humanos enquanto vestem o jaleco branco. As pessoas às vezes reclamam que muitos médicos querem ser deuses, mas exigem deles a perfeição de um deus. Pensem por esse lado também...até porque as condições dos hospitais, de trabalho de muitos médicos (inclusive carga horária) e o tipo de formação universitária- como citado por nosso colega Roy- contibuem enormemente como fatores que precipitam erros.

Então, é revoltante? É. Se ela fosse minha mãe provavelmente eu teria vontade de matar o burro do médico e já teria colocado o dito cujo na justiça. Mas já que não estou no calor de uma emoção tão terrível como essa, me revolto mais com aqueles que conhecem a sua imperícia para realizar cirurgias plásticas e as realizam, ou aos que voluntariamente ignoram os cuidados que devem prestar dentro do hospital aos seus pacientes, ou aos que deixam de atender alguém por saberem que o paciente é deficiente mental (sem que haja risco físico para o médico), ou aos que traficam órgãos, ou aos que abusam fisicamente dos pacientes, entre tantas outras atrocidades cometidas tendo-se consciência de que o dano está sendo causado ou que muito provavelmente será causado a uma pessoa.
 
Gente!
Se um médico não sabe nem diferenciar o lado esquerdo do direito, como pode estar preparado para operar o cérebro de alguem? Ou mesmo qualquer outra parte do corpo de um ser vivo?
É um absurdo total!!!

kkk Muito engraçada sua colocação, apesar de trágica. Eu não deveria estar rindo... acabo de ser submetida a uma microcirurgia onde a safena da minha perna esquerda deveria ter sido extraída. Acordei da anestesia com dois pontos no tornozelo direto. Resultado: volto pra mesa no próximo sábado...:roll:
Graças a Deus meu caso é só estético.
 
Que barbaridade, que erro banal para se um medico estudado e experiente cometer!
Bem, fiquei parada por alguns segundos quando li o titulo do topico.
Realmente lamentável!
 
Ridículo, um erro tão crasso e vindo da parte de alguém que deveria ter conhecimento básico, pelo menos quanto a isto.Se diferenciar o lado esquerdo do direito não é habilidade de um especialista, operar e manipular, e introduzir medicamentos seria algo para esse tipo de pessoa?É até compreensível um erro em algo muito complexo ou onde as chances de vida são ínfimas, mas por causa da diferenciação de dois lados, não tem explicação e nem desculpa para algo assim.Uma vida perdida por causa da estupidez de um "profissional de saúde".

Erros médicos mais complexos são compreensíveis, mas confundir o lado esquerdo e o lado direito, isso nem meu primo mais novo faz.
 
Nessas horas é melhor escrever na cabeça com um canetão. Faz uma linha na metade e escreve "OPERAR" de um lado e "NÃO OPERAR" DO OUTRO.
 
Isso é um absurdo gente ..
uma coisa tão simples que é diferencia lado esquerdo do direito custou a vida de uma Mulher ainda jovem por um erro tão grotesco como esse .
Fico indignada por acontecerem coisas desse tipo , e como esplicar a familia?
Não a nada a falar é so lamentar e rezar muito para nunca cair na mão de um médico desses .
Só lamento por esse descaso , falta de interesse , atenção , profissionalisno e comprometimento com seu dever desse Médico.
 
Confundir esquerdo e direito é uma coisa que (acho eu) nem mesmo meus primos mais novos fariam. Um médico, adulto e formado, cometendo esse erro é algo que não consigo entender.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo