• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudanças no SdA: SdA, SdA:ADT e SdA:RdR

o que faltou pra mim foi o guardião do portão negro do último livro. pela descrição era um cara foda!!!

Semana passada chegou minha versão extendida da Trilogia, e pude constatar que essa cena foi incluída nesta versão!!! A cena com o guardião que pode ser chamado de "A boca de Sauron" ficou simplesmente animal!!!

Bem, nas duas torres, eu gostei mesmo foi da guerra. Quando o Legolas joga o escudo e sai "surfando" então... Ah, e também a partezinha que Gimli fala: " hey, I already killed 4! How many did you killed, Legolas?" (algo assim), E Legolas responde: (21! *atira flecha* Oh, 22! *outra* 24, two kills with one hit" (algo do gênero) . :)

Na versão extendida de ADT, o filme se iguala ao livro com relação a quantidade de orcs que Legolas e Gimli mataram.
 
Era uma das coisas que ia perguntar, mas já responderam aqui mesmo: Éowyn e Faramir aparecem mais na versão estendida.

Antes eu nem ligava pra essas versões, até ler os livros... Mas, afinal, essa versão já saiu (ou sairá) em português?! É que eu não sei nada de nadinha de inglês... :cry:

______________

E há outra coisa que eu queria perguntar (se já foi respondido aqui, desculpem... mas são muitas páginas).

Eu reparei que nos livros não há certas "intriguinhas" entre aliados que se tornaram frequentes nos filmes: como Legolas e Aragorn discordando antes da batalha de Helm; Théoden dando uma de orgulhoso e Aragorn discordando do rei sobre ir para Helm; Frodo e Sam brigando por causa de Gollum e o Frodo dispensando o Sam no final; Denethor se recusando a ascender os faróis; Faramir levando Frodo, Sam e Gollum até Osgiliath (fiquei com cara como assim?!?!)... e por aí vai...
Essas pequenas mudanças me deixaram mais desapontadas do que as outras maiores.... Pois dá a impressão de que havia desunião entre os povos da Terra-Média que se aliaram contra Sauron.
Sendo que no livro é todo mundo tão digno, bom e honrrado.

O que vocês acham disso?!
 
Última edição:
Eu reparei que nos livros não há certas "intriguinhas" entre aliados (...) contra Sauron.
Sendo que no livro é todo mundo tão digno, bom e honrrado.

O que vocês acham disso?!

O filme, como sabemos, é uma adaptação, e o PJ provavelmente achou que seria mais emocionante criar esses conflitos! Afinal, uma história vive de conflitos entre as personagens e um filme ainda mais do que um livro!

Talvez ele tenha pensado que desta forma o filme ficaria mais dinâmico! Podemos ver que esses conflitos que ele criou ajudaram para isso: quando Frodo manda Sam embora, todos ficamos a pensar "WTF! Que raio está ele a fazer! Então ele não vê quem é o mau ali!?", quando Denethor se recusa a acender os faróis, isso fortalece a imagem negativa que temos dele e ainda aumenta a expectativa, pois Rohan poderia não receber o aviso a tempo (isto claro, para quem não leu o livro! :lol:).

Além disto, esta "desunião" que referes, eu penso que foi criada propositalmente para que a união final fosse mais forte. É algo como, depois da tempestade vem a bonança, ou para existir bem, o mal tem de o contrapor! Algo do género.

Ou seja, havendo a tal desunião durante várias situações, no final, quando todos se unem com um único propósito, essa união é muito mais forte!

Temos de lembrar que não é toda a gente que lê os livros e os filmes querem abranger uma gama muito maior de pessoas que não se interessa com esses pormenores se isso der mais "acção" ao filme!

;D
 
SIm... mas justamente como quem entrou no mundo de Tolkien pelos filmes e não pelos livros é que digo isso.
Pois quando vi os filmes os referidos personagens me deixaram desapontada! Porque tais condutas não condizem com o que os personagens tinham feito até aquele momento e nem com as personalidades deles. E quando li os livros, de certa forma, foi um alívio...
 
Última edição:
Era uma das coisas que ia perguntar, mas já responderam aqui mesmo: Éowyn e Faramir aparecem mais na versão estendida.

Antes eu nem ligava pra essas versões, até ler os livros... Mas, afinal, essa versão já saiu (ou sairá) em português?! É que eu não sei nada de nadinha de inglês... :cry:

______________

A versão estendida não foi lançada aqui no Brasil (e nem será, pelo que temos visto até aqui). Eu tenho a versão estendida, mas em português de portugal! =)

Se eu fosse vc, faria de tudo para ter a versão estendida. Por exemplo, ADT fica visivelmente superior, e provavelmente passa de filme mais fraco a melhor da trilogia. No total há 2 horas de cenas extras ( A Sociedade do Anel passa a ter mais de 3 horas e meia, ADT tbm e RDR é o que mais teve cenas incluidas, totalizando mais de 4 horas de filme). Claro, são cenas, em sua maioria, que não deveriam ficar de fora, mas que, devido às limitações naturais da mídia cinematográfica (limite de tempo, questões de dinamismo essenciais para que um filme desse gênero funcione, etc), as versões de cinema tiveram de colocar o essencial do essencial. Mesmo assim, as versões de cinema são ótimas, e na época em que foram lançadas causou um alvoroço nunca visto antes, a não ser em Star Wars quando do lançamento de "Uma Nova Esperança". Então, imagina como podemos criticar as versões de cinema se as mesmas criaram uma geração inteira de fãs, milhões! Foi através dos filmes que conheci Tolkien. Só depois que busquei as versões estendidas. Só digo uma coisa: fã que se preza PRECISA tê-las! :obiggraz:

SIm... mas justamente com quem entrou no mundo de Tolkien pelos filmes e não pelos livros é que digo isso.
Pois quando vi os filmes os referidos personagens me deixaram desapontada! Porque tais condutas não condizem com o que os personagens tinham feito até aquele momento e nem com as personalidades deles. E quando li os livros, de certa forma, foi um alívio...


Elriowiel Aranel disse:
Eu reparei que nos livros não há certas "intriguinhas" entre aliados que se tornaram frequentes nos filmes: como Legolas e Aragorn discordando antes da batalha de Helm; Théoden dando uma de orgulhoso e Aragorn discordando do rei sobre ir para Helm; Frodo e Sam brigando por causa de Gollum e o Frodo dispensando o Sam no final; Denethor se recusando a ascender os faróis; Faramir levando Frodo, Sam e Gollum até Osgiliath (fiquei com cara como assim?!?!)... e por aí vai...
Essas pequenas mudanças me deixaram mais desapontadas do que as outras maiores.... Pois dá a impressão de que havia desunião entre os povos da Terra-Média que se aliaram contra Sauron.
Sendo que no livro é todo mundo tão digno, bom e honrrado.

O que vocês acham disso?!


Bom, creio que os personagens do filme foram muito bem desenvolvidos. Aliás, é raríssimo em filmes do gênero encontrarmos personagens tão complexos, com camadas de profundidade psicológica como vemos na trilogia de PJ. A questão de algumas pequenas mudanças em relação a personagens do livro, o TorUgo bem explicou. Faramir, por exemplo, na versão estendida, passa a ser um dos melhores personagens, bem como Boromir, que simplesmente tem um de seus melhores momentos na versão estendida.

Mas creio que muita coisa no livro de Tolkien é inverossímil e o filme procurou passar uma imagem mais crível, humana e conflituosa para acenturar o drama que esse tipo de estória nos passa. Vamos levar em consideração que os livros não são perfeitos, e certas mudanças foram bem-vindas. Ex: a batalha no Abismo de Helm ficou mais dinâmica e desesperada. E a gente vê, por exemplo, que a inclusão dos Elfos no Abismo ressalta o fato de que os Elfos realmente se preocupavam com a Terra-média, embora Tolkien quis ressaltar mais o aspecto de que os homens precisavam travar suas próprias batalhas sozinhos e tal. É questionável, tanto alguns pontos do livro quanto algumas das alterações na adaptação.


Só precisamos encarar a trilogia cinematográfica como um trabalho único, de significado em si mesmo, sem ficar na dependência do livro, pois são duas artes distintas e cada uma nos mostra a mesma estória sob prismas diferentes mas igualmente válidas!.
 
Última edição:
A versão estendida não foi lançada aqui no Brasil (e nem será, pelo que temos visto até aqui). Eu tenho a versão estendida, mas em português de portugal! =)

Se tem em português de portugal, já fico feliz!!! :cerva:
Vou procurar essas versões na net...

Roy Batty disse:
Mesmo assim, as versões de cinema são ótimas, e na época em que foram lançadas causou um alvoroço nunca visto antes, a não ser em Star Wars quando do lançamento de "Uma Nova Esperança". Então, imagina como podemos criticar as versões de cinema se as mesmas criaram uma geração inteira de fãs, milhões! Foi através dos filmes que conheci Tolkien. Só depois que busquei as versões estendidas. Só digo uma coisa: fã que se preza PRECISA tê-las! :obiggraz:

Eu também conheci SdA pelo cinema e lembro do alvoroço.
Eu não estava entendendo porque tanto falatório e nem procurei ver, até que o 1º foi lançado em VHS duplo e meu pai alugou. Como eu me arrependi!!!
Fiz questão de ver os outros 2 no cinema.

Quando compramos uma locadora, sempre vinha um ou outro fã de SdA reclamando que as estendidas nunca vinham pro Brasil e etc...
Na época não liguei... Mas agora quero muito ver e ter!!! :grinlove:

Roy Batty disse:
Só precisamos encarar a trilogia cinematográfica como um trabalho único, de significado em si mesmo, sem ficar na dependência do livro, pois são duas artes distintas e cada uma nos mostra a mesma estória sob prismas diferentes mas igualmente válidas!.

Concordo que a versão cinematográfica é uma produção única e com seus próprios méritos, mas eu sou meio perfeccionista... principalmente em relação aos personagens...
Se leio o livro antes ou se conheço o livro depois, assim que [re]vejo a adaptação fico sentindo falta do que faltou/mudou.
Sou da turma do "quanto mais fiel melhor" :D
 
Última edição:
Todas as mudanças foram necessárias e excelentes (na minha opnião), em As Duas Torres vi o amor de PJ pelos livros ao colocar uma 'árvore falante'. :)
 
Sobre o trabalho de PJ na obra de tolkien

Vocês como admiradores da obra magnifica de Tolkien,vocês acham que PJ destacou bem as obras em ci?Tipo o modo da história,o tamanho e característica das criaturas,por um exemplo o olifante vocês acham que ele exagerou no tamanho etc.

Aqui vamos discutir se vocês gostaram do filme,os pontos ruins e os pontos bons!
E sobre umas partes que não gostaram,como seria se você fosse o PJ?


Crie seu mundo!:)
 
Existem cagadas? Sim. Mas existe coisas boas também, para mim o maior feito foi realizado com sucesso. Ele conseguiu me levar para terra-média, isso foi suficiente.
 
Assisti As Duas Torres novamente... As coisas que me incomodaram foram em sua maioria no Abismo de Helm, basicamente alterações que diminuem o clima trágico da batalha, e desviam o foco do que seriam questões universais envolvendo uma batalha sem esperança, para outras questões menos importantes e menos consistentes. Por exemplo, toda aquela indignação envolvendo a não ajuda de Gondor, e colocar como uma tolice o fato de Théoden ir ao abismo de Helm, foram complicações bem desnecessárias.

Também nesse sentido entrariam as diversas piadas, tanto envolvendo Gimli quanto os ents, entrecortadas na batalha. Sei lá, imagina a batalha de Amon Hen, no final de A Sociedade do Anel, fosse entrecortada com falas e momentos engraçadinhos.... Não teria metade do impacto dramático que teve. Umas duas ou três vezes esse tipo de impacto começava a construir-se, para ser interrompido por esse tipo de coisa. Por mim tirava-se todas as piadas, e também as cenas dos ents deveriam ser condensadas e não deveriam aparecer durante a batalha (ou aparecer bem rapidamente, e obviamente num tom mais sério), afinal os ents são um elemento fortemente fantástico, e a grande qualidade da batalha é justamente os dramas e situações humanas envolvidos. Justamente como ocorre em O Retorno do Rei (o livro) - a participação fantástica dos mortos só é mostrada de relance e indiretamente. E como foi também em As Duas Torres e aposto que seria mesmo se a batalha durasse mais de um capítulo.

Nesse mesmo sentido não gostei da vinda repentina dos elfos, quando o filme tinha se esforçado e acertado em estabelecer que os elfos iam embora e os rohirrim estavam sozinhos, à beira do abismo (metafórico). Os elfos irem embora é parte fundamental desse clima de decadência de todo legendário, trazê-los de volta estraga a gravidade da situação. E o Théoden fica parecendo um idiota, afinal, se até os elfos vieram, cria-se a impressão que havia boa chance dos gondorianos também virem, e Théoden dispensou essa possibilidade...

Coisas que não me incomodaram foram Faramir - achei sua tentação pelo anel interessante para introduzir seus problemas familiares e oferecer um obstáculo final a Frodo para substituir Laracna, não acho que desvirtuou tanto assim o personagem - e a batalha do meio do filme onde Aragorn cai do abismo, que também achei interessante para introduzir as cenas envolvendo Arwen (que acho importantes e bem adaptadas) e para apresentar uma "magia" mais sutil e mais ao clima de As Duas Torres, envolvendo seu contato com Brego. Essas duas mudanças, aliás, ganham bem mais consistência na versão estendida.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo