• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudanças mas regras do "Adivinhe quem eu sou"

Haran

ㅤㅤ
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Isso aí Eriadan. Curioso que esse Lindir virou um elfo importante no filme de O Hobbit...



Pelo fato do item II das regras terem visivelmente caído em desuso, sugiro a mudança dos itens I e II para essas regras que a meu ver são mais enxutas:

I. Um jogador não pode fazer um chute sem ter feito ao menos uma pergunta.

II. Todo chute deve ser imediatamente precedido por uma pergunta ou chute de outro usuário, ou pela ausência de perguntas e chutes por mais de 12h.

III. Um jogador não pode ter ao mesmo tempo dois chutes pendentes de confirmação.​

Isso permitiria ao usuário fazer quantas perguntas seguidas quisesse, apenas os chutes estariam limitados (e no fundo só eles são importantes), e permitiria casos como o Eriadan que chutou horas depois da própria pergunta; ou outro caso, como muitas vezes já aconteceu (Neithan que o diga), o sujeito, após ter sua pergunta respondida, perguntar novamente sem esperar outro usuário...

Eu também sugiro uma mudança nos parâmetros, conforme relatei aqui:

VII. Parâmetros a serem seguidos:
1. Eruhín - elfos e humanos, incluindo hobbits e drúedain.
2. Humanos - humanos comuns, hobbits e drúedain.
3. Morte relatada - refere-se à morte citada e/ou descrita textualmente.
4. Guerra do Anel - ocorre entre a partida do exército de Morgul para Osgiliath (10 de março de 3019) e a batalha do Beirágua e queda de Saruman (3 de novembro de 3019). Mais detalhes aqui.​

Aproveitaria e tiraria também o rank antigo da primeira página e o item VI que é autoevidente.
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Pelo fato do item II das regras terem visivelmente caído em desuso, sugiro a mudança dos itens I e II para essas regras que a meu ver são mais enxutas:

I. Um jogador não pode fazer um chute sem ter feito ao menos uma pergunta.

II. Todo chute deve ser precedido por uma pergunta ou chute de outro usuário, ou pela ausência de perguntas e chutes por mais de 12h.

III. Um jogador não pode ter ao mesmo tempo dois chutes pendentes de confirmação.​

Isso permitiria ao usuário fazer quantas perguntas seguidas quisesse, apenas os chutes estariam limitados (e no fundo só eles são importantes), e permitiria casos como o Eriadan que chutou horas depois da própria pergunta; ou outro caso, como muitas vezes já aconteceu, o sujeito (Neithan que o diga), após ter respondida uma pergunta, perguntar novamente sem esperar outro usuário...

Eu também sugiro uma mudança nos parâmetros, conforme relatei aqui:

VII. Parâmetros a serem seguidos:
1. Eruhín - elfos e humanos, incluindo hobbits e drúedain
2. Humanos - Humanos comuns, hobbits e drúedain
3. Morte relatada - refere-se à citada e/ou descrita textualmente.
4. Guerra do Anel - ocorre entre a partida do exército de Morgul para Osgiliath (10 de março de 3019) e a batalha do Beirágua e queda de Saruman (3 de novembro de 3019). Mais detalhes aqui.​

Aproveitaria e tiraria também o rank antigo da primeira página e o item VI que é autoevidente.

Ei ei, tô de boa, não faço isso por mal.

Mas ok, entendi sobre essas mudanças propostas. O fato de chutar horas após fazer uma pergunta, é mais pela demora de outros usuários a fazerem perguntas. E esse chute normalmente ocorre após a alteração do post da pessoa que está com o personagem.

Enfim, Eruhín?
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

E as regras, ninguém se empolgou mesmo muito com minha proposta de mudá-las? /fuuu

Eu gostei da sua proposta sim, mas da última vez que ela foram editadas, eu que fiquei agitando e deu mó trabalho entrar em um consenso ><


Terceira Era?

- - - Updated - - -

As regras estão assim:
Regras (atualizadas em: 19/01/12, às 18:15)

I. Um jogador não pode fazer mais de uma pergunta, uma pergunta e um palpite ou mais de um palpite num mesmo post;
§ Único: Um jogador não pode fazer duas perguntas, dar dois chutes ou fazer uma pergunta e um chute seguidos. Tem que esperar a vez de outro jogador perguntar/chutar.

II. Um jogador não pode fazer um chute sem ter feito ao menos 1 pergunta.

III. Vale utilizar personagens ou objetos notáveis de qualquer obra do Tolkien, publicadas no Brasil ou não.

IV. Cada jogador poderá fazer apenas 5 perguntas e dar 3 chutes por rodada.

V. As perguntas devem ser feitas de forma a obter apenas "sim" ou "não" como resposta.

VI. Aquele que fez o desafio pode dar dicas, se quiser, para auxiliar os jogadores.

VII. Parâmetros a serem seguidos:
1. Eruhin - elfos, humanos comuns e hobbits
2. Humanos - Humanos comuns E hobbits
3. Morte relatada - refere-se à datada, citada e/ou descrita. Ou seja, todo mundo SABE que o sujeito morreu.
4. Guerra do Anel - período a partir do Conselho de Elrond até a destruição de Mordor

A proposta do Haran é:
I. Um jogador não pode fazer um chute sem ter feito ao menos uma pergunta.

II. Um jogador não pode fazer duas perguntas, dar dois chutes ou fazer uma pergunta e um chute seguidos. EXCEÇÃO: quando da ausência de perguntas/chutes por mais de 12h.

III. Um jogador não pode ter ao mesmo tempo dois chutes pendentes de confirmação.

IV. Cada jogador poderá fazer apenas 5 perguntas e dar 3 chutes por rodada.

V. As perguntas devem ser feitas de forma a obter apenas "sim" ou "não" como resposta.

VI. Parâmetros a serem seguidos:
1. Eruhín - elfos e humanos, incluindo hobbits e drúedain.
2. Humanos - humanos comuns, hobbits e drúedain.
3. Morte relatada - refere-se à morte citada e/ou descrita textualmente.
4. Guerra do Anel - ocorre entre a partida do exército de Morgul para Osgiliath (10 de março de 3019) e a batalha do Beirágua e queda de Saruman (3 de novembro de 3019). Mais detalhes aqui.

Digam aí se concordam ou não com a mudança.

PS: EU adicionaria
VII. O usuário que acertar a adivinha da vez deve atualizar o ranking.
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Concordo com as mudanças, e com a sugestão da Bel.
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Ei Bel, você editou meu quote ali no seu post, não editou? Talvez tenha se enganado. Minha proposta era:

II. Todo chute deve ser precedido por uma pergunta ou chute de outro usuário, ou pela ausência de perguntas e chutes por mais de 12h.

Mas no meu quote em seu post ficou:

II. Um jogador não pode fazer duas perguntas, dar dois chutes ou fazer uma pergunta e um chute seguidos. EXCEÇÃO: quando da ausência de perguntas/chutes por mais de 12h.

Deixando esse item II desse jeito, que é o jeito que tava nas regras antigas, as regras ficam até mais restritivas do que eram até então, trazendo uma nova regra (III) sem alterar praticamente as regras I e II antigas (apenas mudando de ordem e mudando levemente o enunciado).

O caso que eu havia me referido, que ocorre bem frequentemente, do o sujeito perguntar, ter sua pergunta respondida, e perguntar novamente, sem esperar outro usuário, não seria permitido por esse enunciado... O objetivo era liberar duas perguntas seguidas, restringindo apenas os chutes…
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Ei Bel, você editou meu quote ali no seu post, não editou? Talvez tenha se enganado. Minha proposta era:



Mas no meu quote em seu post ficou:



Deixando esse item II desse jeito, que é o jeito que tava nas regras antigas, as regras ficam até mais restritivas do que eram até então, trazendo uma nova regra (III) sem alterar praticamente as regras I e II antigas (apenas mudando de ordem e mudando levemente o enunciado).

O caso que eu havia me referido, que ocorre bem frequentemente, do o sujeito perguntar, ter sua pergunta respondida, e perguntar novamente, sem esperar outro usuário, não seria permitido por esse enunciado... O objetivo era liberar duas perguntas seguidas, restringindo apenas os chutes…

Sim, troquei. Pra evitar que a pessoa faça as 5 perguntas seguidamente.
Do jeito que ta lá, depois de 12h, se ninguém perguntar, a pessoa pode perguntar de novo.
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

Mas a proposta era justamente deixarem as perguntas mais livres. Por exemplo, acabo de responder a pergunta do Neithan ali em cima, ele não poderia agora fazer uma nova pergunta, teria que esperar o outro jogador. Mas na prática esse tipo de situação ocorre muito (numa única rodada que fiz recentemente, ocorreu três vezes), daí teria que ou ignorar as regras ou bancar o chato e ignorar a pergunta - sem lá tanto motivo, porque a pergunta beneficia a todos; se o jogador quiser fazer duas ou cinco perguntas seguidas não vejo problema, afinal o que o beneficia de forma particular é o chute, esse sim que era restrito pelas regras.

Isso tava inclusive no texto onde propus as regras:

Isso permitiria ao usuário fazer quantas perguntas seguidas quisesse, apenas os chutes estariam limitados (e no fundo só eles são importantes), e permitiria casos (...); ou outro caso, como muitas vezes já aconteceu (Neithan que o diga), o sujeito, após ter sua pergunta respondida, perguntar novamente sem esperar outro usuário...


E tenho a impressão que você editou o quote depois de já ter sido votado, não editou? Porque pra mim essas alterações passaram despercebidas até você editar lá na primeira página. Penso que você deveria ter frisado as mudanças para que eu pudesse ao menos ter comentado a respeito....
 
Re: Adivinhe quem eu sou (regras no 1º post)

E tenho a impressão que você editou o quote depois de já ter sido votado, não editou? Porque pra mim essas alterações passaram despercebidas até você editar lá na primeira página. Penso que você deveria ter frisado as mudanças para que eu pudesse ao menos ter comentado a respeito....

Sim, me desculpe =(
 
Concordo com as mudanças propostas pelo Haran.

Só gostaria de acrescentar uma idéia que estive pensando quando li a primeira regra (caso tenham dito algo parecido na discussão, favor desconsiderar): Poderia estabelecer um mínimo de perguntas para se poder fazer os 3 chutes progressivamente, para induzir o povo a perguntar e consequentemente a ter mais participação. Se você quer jogar, você tem de contribuir com o andamento.
Muitas vezes parece que o pessoal pergunta, some, fica de olho esperando os outros perguntarem e não entram nos questionamentos -sei lá, mas as vezes tenho essa impressão.

Ex.: fazer 1 pergunta ~ habilita 1º chute ; 3 perguntas ~ habilita 2º e 3º chute.
ou
fazer 1 pergunta ~ habilita 1º chute ; 2 perguntas ~ habilita 2º; 3 perguntas ~ habilita 3º chute.

Acho que assim mais perguntas apareceriam, e o jogo ficaria mais interessante. Meu medo é isso causar uma reação inversa e desanimar o povo (enfim, 8 ou 80).
 
Não curti muito a sugestão não, Dorak. Penso que burocratizaria demais o jogo e, como você disse, criaria desânimo (ou até mesmo seriam regras que com o tempo seriam ignoradas). Penso que exigir uma pergunta para os três chutes já é suficiente...

A última sugestão que eu faria é para um detalhe que não me ative quando redigi o texto:

Sobre aquele limite de 12h, acho que dava até pra diminuir pra 6h né. Se um usuário fez uma pergunta e matou a charada, e em 6h ninguém respondeu, acho que é válido ele responder - 12h na pratica acaba sendo um limite de um dia...

Mas de qualquer forma é uma questão para casos bem excepcionais - dificilmente o tópico fica inativo por 6h.

PS: Esse tópico foi um pouco desnecessário né? Acabou deixando lá muitos posts sobre a mudança de regras, e a coisa estava indo bem naquele tópico.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo