• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mudanças de regras aprovadas pela FIFA

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A FIFA ainda está bem longe de ser uma entidade totalmente sintonizada com as necessidades modernas, mas aos poucos tende a ceder.

Recentemente ficou disposta a promover algumas mudanças nas regras do futebol como:

* o fim do gol de ouro (ou morte súbita).
* aprovação da grama sintética para a prática do futebol profissional
* aumento do intervalo de jogo de 15 para 20 minutos.
* limitação para 6 substituições em jogos amistosos.

Dessas pra mim a da grama sintética foi a mais significativa, mas limitar substituições em amistosos pra mim não pega nada. É o único tipo de jogo sem compromisso em que os técnicos tem o livre direito de mexer no time e testar jogadores e formações táticas como bem quiserem.

Em sua opinião quais mudanças faltaram e que poderiam ser feitas em pró de um futebol de melhor qualidade?
 
é essa de limitar as substituições nos jogos amistosos naum deu mesmo pra entender......jah essa de 20 min de intervalo naum acha muito naum para um intervalo de jogo?? e esse gol de ouro acho mal palhaçada foi assim que o Brasil perdeu nas olimpiadas tinha que acabar com isso......
 
lord_guardian disse:
jah essa de 20 min de intervalo naum acha muito naum para um intervalo de jogo??

Lobby das TVs que passam campeonatos. A Rede Globo deve estar pulando de alegria. Mais tempo para comerciais, mais dinheiro no seu bolso.

Essa Fifa é mesmo uma piada. Qual a justificativa? Em quinze minutos não dá para fazer nada. Ah, qual é. Conta outra.
 
Eles cancelaram tb o Gol de prata. Mas oq vem a ser o gol de prata?

Pelo visto vai estar valendo as regras antigas durante a Eurocopa.
 
F¡ngolfin disse:
Eles cancelaram tb o Gol de prata. Mas oq vem a ser o gol de prata?

Pelo visto vai estar valendo as regras antigas durante a Eurocopa.


Gol de prata é uma versão mais "light" do gol de ouro, mas não elimina o primeiro que fizer o gol. Se durante o 1° tempo da prorrogação houver um vencedor e o time perdedor não conseguir empatar a partida, ela termina por ali mesmo. Se continuar empatada tem o 2° tempo e persisintindo o empate, os penaltis.

Já a questão do intervalo, é normal muita equipe fazer cera e atrasar o reinicio do jogo. Se colocarem mais 5 minutos, não muda nada, os times vão continuar atrasando do mesmo jeito. Só interessa aos interesses da TVs.
 
F¡ngolfin disse:
Eles cancelaram tb o Gol de prata.

Cancelaram? Sério? Ufa, aquilo era a coisa mais bizarra do mundo. Troço mais louco.

Essa Fifa é mesmo uma piada. Bons tempos o de João Havelange...
 
O gol de Ouro/Prata nunca vingou definitivamente como forma de substituir a "loteria" dos pênaltis... A intenção quando ele surgiu era de achar uma forma justa de se decidir o vencedor de um jogo que acabou empatado. O problema é que os próprios espectadores acharam que o gol de ouro, ou a morte súbita, como foi batizado inicialmente esse tipo de critério, era ainda mais injusto do que a decisão por pênaltis. As opiniões estavam divididas demais, portanto, na minha opinião, seria melhor manter um tipo de disputa que já vinha sendo utilizada há um bom tempo e com a qual o torcedor já estava habituado.

A mudança do intervalo é meramente comercial. Nem se discute isso...

Quanto à grama, eu tô com algumas dúvidas! Onde seria utilizado pela primeira vez esse tipo de grama? Qualquer jogo poderia usá-la? Quando vi essa notícia, eu fiquei meio de nariz torcido. Em alguns assuntos, sou muito conservador e acabo tendendo pela manutenção do que está sendo usado. Acho que a grama natural dá glamour ao jogo!
 
Paraíba Hi-Tech disse:
Quanto à grama, eu tô com algumas dúvidas! Onde seria utilizado pela primeira vez esse tipo de grama? Qualquer jogo poderia usá-la? Quando vi essa notícia, eu fiquei meio de nariz torcido. Em alguns assuntos, sou muito conservador e acabo tendendo pela manutenção do que está sendo usado. Acho que a grama natural dá glamour ao jogo!

Eu li no UOL que o estádio do AJAX de Amsterdam será oficialmente o primeiro grande estádio do mundo a usar esse tipo de grama.

O Blatter defende que ela tem vida útil maior e beneficiará principalmente os países de clima mais rigoroso.

Eu só não sei em que ponto ela prejudica ou melhora o toque e a velocidade da bola em relação ao gramado natural. Se tiver alguém aqui que tenha jogado em gramado sintético e puder opinar, seria bom.
 
Eu já joguei bastante em gramado sintético... a bola corre bem, mas não tanto quando em um bom gramado natural... o problema é bons gramados naturais andam raros.... outro problema é que, além da grama ser mais pontuda e rígida, ela tem MUITA areia , pra melhorar o toque, o que faz um queda resultar em joelhos e pernas SEMPRE ralados. Num jogo mais duro, ia ser bem drástico com os jogadores....
 
Bom, tb não vamos comparar o gramado sintético do Barra Soccer Club com o do campo do Ajax não é?

Pq se for parecido, é muito ruim, a bola quica muito, e parece q vc tá jogando futebol de salão só que com bola de campo.

Além disso, campo duro trás problemas para o joelho dos jogadores. O impacto é muito maior.
 
O impacto e a drenagem são importantes. Tomara que a FIFA tenha avaliado bem isso.

Aqui no Brasil gramado sempre é um eterno problema, mas acho que trocar pelo sintético nem sempre é a melhor solução. Um bom gramado natural quando bem cuidado dura bem.

O que mais odeio é quando jogam areia pra tapar buracos e ainda pintam de verde com a maior cara de pau. :disgusti:
 
Eu já joguei em campos sintéticos de primeira, e digo que não chega nem aos pés de um gramado bom. A bola corre demais e cair muitas vezes é um tormento. :evil:

Porém, eu sou a favor do Gol de Ouro, os caras já ficam 90 minutos jogando sem definir um ganhador. E ainda podem arrastar o jogo por mais meia hora e ainda ter a possibilidade dos pênaltis. Agora, só por que tivemos uma experiência ruim nas Olímpiadas, não quer dizer que temos que ser contra isso. Se fosse assim, a Holanda e a Itália nunca mais ia querer bater pênalti, principalmente contra o Brasil. :twisted:

Amistoso é festa, por mim deixa substituir a vontade.
E intervalo de 20 minutos é muita coisa, esfria demais o jogo. :disgusti:
 
O que eu sei é que o Sporting jogou a uns 3 meses num relvado sintetico para a Taça de Portugal e um dos nosso jogadores se lesionou durante seis meses.
 
Barad-dûr disse:
Porém, eu sou a favor do Gol de Ouro, os caras já ficam 90 minutos jogando sem definir um ganhador. E ainda podem arrastar o jogo por mais meia hora e ainda ter a possibilidade dos pênaltis. Agora, só por que tivemos uma experiência ruim nas Olímpiadas, não quer dizer que temos que ser contra isso. Se fosse assim, a Holanda e a Itália nunca mais ia querer bater pênalti, principalmente contra o Brasil. :twisted:

O Brasil sem dúvida teve experiências das mais ruins com o gol de ouro, mas independente disso eu acho esse critério injusto porque se depois de 90 minutos de um jogo bem equilibrado e bem disputado, logo no inicio do 1° tempo da prorrogação ocorre a marcação de um penalty ou um impedimento inexistente, aquele time que foi penalizado acaba sendo eliminado injustamente e sem chance de pelo menos ter mais tempo para empatar e se recuperar do "desastre".
 
tirar o gol de ouro foi ótimo, pq assim tem mto mais chances de ir pros penaltis q eu adoro... num tem nada mais emocionante, mesmo q levando em conta q a sorte interfere um poco é mto bom :P
só de lembrar do Taffarel pegando varios penaltis nas copas q atuou... :obiggraz:
e 20 min é um absurdo!! puramente comercial!! :disgusti:
 
E nunca demais lembrar que com prorrogações normais, já tivemos grandes jogos nos 30 minutos extras.

A semifinal da Copa de 82 entre França e Alemanha foi um deles. Tempo normal: 1x1, mas na prorrogação a França chegou a abrir 3x1 dando a impressão que a seleção comandada por Platini tinha liquidado, mas no 2° tempo levou o empate e de quebra ainda perdeu nos penaltys.

Outro jogão com prorrogação normal muito disputado foi a finalíssima do Brasileiro de 86 entre SPFC x Guarani. Foi exatamente parecido com França x Alemanha de 82. E Camarões x Inglaterra da Copa de 90 também foi outro grande jogo em que os times se alternaram no placar nos 30 minutos derradeiros.

Eu acho bom assim, porque nesses minutos as equipes saem pro jogo e podem arriscar sem medo da partida acabar num lance infeliz e com chance de ter tempo pra reagir.
 
eu naum acho gramado sintético proprio pra se jogar futebol profissiona... acho que machuca muito mais e eh mais escorregadio com a chuva...

quanto a aumentar de 15 pra 20 minutos.. poderia beneficiar os times tb oras, saum mais 5 minutos de descanso e tempo pra arrumar a casa...

eu acho que deviam aumentar o número de substituições pra 4 + o goleiro, isso daria um pouco mais de folego ao jogo...

e acho que o cartão amarelo deveria tirar o jogador em questão 5 minutos do jogo, isso daria mais emoção e faria oi jogo ficar menos faltoso... exceção feita ao goleiro, claro...
 
#Ryu disse:
eu naum acho gramado sintético proprio pra se jogar futebol profissiona... acho que machuca muito mais e eh mais escorregadio com a chuva...

É verdade, um tombinho simples pode ter sérias complicações. Aquilo arranha demais!

quanto a aumentar de 15 pra 20 minutos.. poderia beneficiar os times tb oras, saum mais 5 minutos de descanso e tempo pra arrumar a casa...

Sim, mas a Fifa não mudou o regularmento por causa disso. É óbvio que houve lobby das TVs, e pelo jeito, foi uma pressão grande.

e acho que o cartão amarelo deveria tirar o jogador em questão 5 minutos do jogo, isso daria mais emoção e faria oi jogo ficar menos faltoso... exceção feita ao goleiro, claro...

É uma sugestão até legal, mas inviável. O número de cartões amarelos hoje é muito grande. Seria um fluxo de jogadores saindo e entrando por deveras alto. O basquete tem isso porque é um esporte com muito menos contato fisico do que o futebol. Na prática, acho dificil funcionar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo