• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MUD Valinor - Sobre lag, casas e exploração de bugs

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Há dias estamos fazendo uma busca refinada por falhas no MUD e nas áreas que possam estar causando o lag não relacionado à rede que observamos recentemente. Várias já foram corrigidas e três merecem comentários especiais, a saber:

- Os aliases são menos eficientes do que deveriam ser. O sistema foi projetado para funcionar com até 50 aliases por jogador, um limite suficientemente baixo para dispensar códigos mais rebuscados, que foi elevado para 500 em setembro de 2010 sem revisão no código. Isto não chamou atenção porque o número era tão alto que não imaginávamos alguém usando tantos, mas estávamos errados -- há jogadores com mais de quatrocentos deles, enquanto o maia que vos escreve mal usa trinta -- e o tempo de processamento começou a afetar o funcionamento do MUD.

Esta não é a causa do lag e a influência desse tempo é sutil demais para ser percebida mas, como aliases são avaliados sempre que qualquer comando é recebido, a soma dos tempos foi suficiente para eles aparecerem nas nossas medições, causando alguma surpresa. Nenhuma ação é necessária por parte dos jogadores -- logo teremos uma correção que os deixará mais eficientes.

- Há uma interação perigosa entre alguns comandos e programas de alguns NPCs que, deixando explicações técnicas de lado, faz o MUD entrar em parafuso. Normalmente o problema é bloqueado por um sistema de proteção, mas isso pode provocar alguns engasgos perceptíveis e lag pontual. A correção já foi feita e entrará às 6h00. Agradecemos aos jogadores que relataram os engasgos, ajudando-nos a encontrar o bug.

- O lag recente parece ser causado por um bug nas casas que está sendo ativamente explorado e é agora que a coisa fica séria. Cada cômodo possui um limite de objetos (dependente do tipo, preço e dimensões da casa) e qualquer tentativa de colocar mais objetos que o permitido é bloqueada pelo MUD. Alguns jogadores descobriram uma forma de burlar a verificação usando carroças e outros veículos, resultando em dezenas cômodos com milhares de objetos acima do permitido. Como o tempo consumido pelo MUD para salvar uma casa depende do número de objetos, há lag.

A razão para uma falha desse tamanho permanecer abaixo do radar por tanto tempo é digna de investigação e, para tal, criamos um comando para acompanhar o número desses cômodos em tempo real e um programa para procurá-los nos backups. Rodando-o em todos os backups diários desde o começo do ano passado, concluímos que o bug era de conhecimento restrito, havendo poucas explorações, até meados de dezembro quando a informação parece ter se espalhado e o número de ocorrências explodiu.

A relação com a troca do servidor, enfim, parece ser apenas uma coincidência. A correção já está a caminho e impedirá novas explorações do bug e os itens acima do limite permanecerão nas casas e poderão ser recolhidos pelos donos até as 06h00 do dia 04 de fevereiro, quando então serão definitivamente apagados do MUD -- obviamente, como a exploração de bugs é proibida pelas nossas Políticas de Jogo, não restauraremos esses itens do backup de forma alguma! --. A exclusão será aleatória, afetando itens do chão e seus conteúdos até que o número de objetos seja menor ou igual ao limite. Obviamente, donos de casas que não estão acima dos limites não precisam se preocupar. Isto feito, esperamos uma redução significativa no lag.

Por fim, pedimos a todos que continuem relatando coisas estranhas e ocorrências de lag pelo comando BUG, pois pode haver alguma outra falha escondida.

Leia Mais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo