• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias MTV encerra suas atividades em dezembro e até lá seguirá apenas com reprises

Acho engraçado eles (ex-vj´s) no vídeo terem muita vontade de falar bem e de falar mal de lá ao mesmo tempo. Que pena não ver o Gastão e o "Reverendo" Massari ali
 
Gastão sobre MTV: "Passamos a suportar música ruim porque o clipe é bom

Vou sentir muita falta da velha MTV Brasil. Foi triste ver minha escola televisiva encerrar as atividades após duas décadas e uns quebrados de existência. Contradizendo as teorias conspiratórias que pipocaram na internet, os motivos alegados para seu fechamento nos levam a questões contratuais. Mas fora as questões jurídicas, foram apontadas outras razões para sua morte anunciada: concorrência da internet, mudança de foco e a perda gradual da relevância. Faz sentido, o mundo mudou demais desde outubro de 1990.

Numa rápida análise, acho que sua missão foi cumprida. A MTV Brasil desenvolveu uma identidade própria que nenhuma outra MTV internacional conseguiu. Quando se impôs como grife no começo dos 90s, tornou-se a voz de uma geração ávida por novidades.

Com o passar dos anos, firmou-se como um canal jovem e um sinônimo de inovação e ousadia. Sua criatividade na linguagem televisiva foi assimilada até pela concorrência. Sem grandes pretensões, a MTV deu uma bela sacudida na cena cultural nacional. Sem forçar a barra, determinou tendências mercadológicas e comportamentais.

Nos anos 2000 o mecanismo se inverteu. A emissora ajustou-se ao mercado e fez algumas concessões. Na tentativa de agradar a todo mundo, tirou o foco da (boa) música, investiu no humor e perdeu um pouco do seu diferencial. Optou por um caminho mais comercial e foi isto que ocasionou as primeiras rachaduras no casco do navio.

Dei sorte de trabalhar na fase mais experimental da MTV brasileira. Em oito anos como VJ, entre 1990 e 1998, vivenciei um dos períodos mais ecléticos da música pop, quando era normal ser fã de Sepultura, Madonna e Legião Urbana ao mesmo tempo. Entrevistei meus ídolos, criei programas, cobri eventos no exterior e acompanhei de perto a consagração da música eletrônica, do rap e do rock alternativo.

Os originais deram espaço aos oportunistas sem imaginação. Banda boa passou a ser banda que vendia bem. Critérios artísticos foram substituídos por critérios comerciais e deu no que deu.

Tive o prazer de ver o Nirvana desbancar Michael Jackson e seus súditos do topo das paradas de sucesso, abrindo espaço para os alternativos remodelarem a música pop. A plebe havia tomado o poder, coisa impensável em outras épocas. Foi bom demais para ser verdade.

E aí as grandes gravadoras lançaram-se numa busca desesperada pelo próximo fenômeno comercial e incentivaram os copiadores de plantão a fazer mais do mesmo. Os originais deram espaço aos oportunistas sem imaginação. Banda boa passou a ser banda que vendia bem. Critérios artísticos foram substituídos por critérios comerciais e deu no que deu. O resultado disso é sentido neste início de século. Os artistas que dominam as paradas são totalmente descartáveis e os criativos voltaram para os subterrâneos, seu habitat natural, onde reina a liberdade autoral.

Paralelamente, a MTV criou um monstro sem querer. Os vídeos veiculados por ela passaram a ser mais importantes do que a música em si. Passamos a suportar música ruim porque o clipe é bom. Por isso entendo quando a nova MTV diz que videoclipes quase não terão mais tanta importância na sua programação. Esse formato de VJ/videoclipe está mesmo esgotado, é hora de inventar um outro modo para falar de música.

Desejo tudo de bom para a nova MTV Brasil. Que ela faça história como a velha fez. E que a letra "M" continue sendo de Music, e não de Millennials.

* Gastão Moreira, 47 anos, foi VJ da MTV Brasil entre 1990 e 1998, onde apresentou os programas "Gás Total" e "Fúria Metal", entre outros. Baixista da banda Kratera, ele também apresentou o programa "Musikaos" na TV Cultura e produziu o documentário "Botinada - A História do Punk no Brasil" (2006)

- - - Updated - - -

Gastão mandou bem, como sempre fazia.
 
será que sai outro canal de música?
Abril vende canal da MTV para editora da revista Rolling Stone

***
lol, não. parece que será canal de fofoca

A ex-MTV pode virar um canal nacional sobre o mundo dos famosos. Esse é o projeto inicial do Grupo Spring, empresa que acaba de comprar do Grupo Abril a operação de radiodifusão onde antes operava a MTV Brasil.

O negócio, avaliado em R$ 350 milhões, ainda está sujeito à análise do Ministério das Comunicações e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

A transação inclui uma concessão em TV aberta, na qual a Abril hoje transmite a TV Ideal, e o prédio no bairro do Sumarezinho, zona oeste de São Paulo, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), do Estado.

A Folha apurou que a Spring, que trabalha com revistas como a “Rolling Stone”, planeja criar uma emissora ao estilo do canal americano E! Entertainment, voltada para a cobertura de eventos, cinema e música, sempre com foco na indústria das celebridades.

A Spring é atualmente comandada por José Roberto Maluf, executivo com larga experiência em televisão. Ele atuou durante anos como homem de confiança da família Saad, proprietária do Grupo Bandeirantes. Também foi vice-presidente do SBT.

Procurada, a Spring não comentou o assunto até o encerramento desta edição

http://outrocanal.blogfolha.uol.com.br/2013/12/20/ex-mtv-pode-virar-um-canal-sobre-celebridades/
 
Última edição:
Das poucas vezes que venho a Sampa e pude ver o que ficou no lugar da MTV (lá era o canal 32 UHF), atualmente é um canal estranho meio sem pé e sem cabeça e nos poucos minutos que sintonizei só vi entrevistas, mas nada relacionado a música.
 
Das poucas vezes que venho a Sampa e pude ver o que ficou no lugar da MTV (lá era o canal 32 UHF), atualmente é um canal estranho meio sem pé e sem cabeça e nos poucos minutos que sintonizei só vi entrevistas, mas nada relacionado a música.

Aqui em SC, só pagando mesmo. Estava pensando por esses dias que a programação até que melhorou. Vários clipes passando direto, séries. Espero que não vire um canal de fofoca. =\
 
Das poucas vezes que venho a Sampa e pude ver o que ficou no lugar da MTV (lá era o canal 32 UHF), atualmente é um canal estranho meio sem pé e sem cabeça e nos poucos minutos que sintonizei só vi entrevistas, mas nada relacionado a música.

Era um antigo canal da Abril chamado Ideal TV. Foi por causa desse canal que a Sky cortou a MTV da sua grade, a Abril forçava, por contrato, a entrada desse canal em todas as operadoras quando elas renovavam. O canal não durou e quase virou programa na MTV antiga (o que aconteceu com outro canal da Abril: Fiz na TV).

Aqui em SC, só pagando mesmo. Estava pensando por esses dias que a programação até que melhorou. Vários clipes passando direto, séries. Espero que não vire um canal de fofoca. =\

Liv, ele falou do canal de reprises da Abril mesmo, esse que citei acima. A MTV fechada é outra mesmo com esses seriados, músicas e programas da MTV Gringa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo