• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MPB

Hugo

Hail to the Thief
Um gênero que eu gosto muito apesar de conhecer pouco. E como é muito vasto vou começar comentando sobre as cantoras da MPB:

Adriana Calcanhoto

Uma das melhores atualmente. O coletânea dela Perfil é excelente. O album novo dela eu só ouvi umas duas músicas e me pareceu muito bom.

2001 - Perfil

Os maiores sucessos da cantora estão aqui. São 13 músicas muito boas. Não dá pra avaliar muito a carreira do artista com um cd de melhores mas dá pra ver se tem qualidade. E a Calcanhoto tem, e muita.

Destaques: a lenta Devolva-me, a agilidade de Mais Feliz, a batida de Inverno, a suave Mentiras[/b], a acelerada Esquadros, a simpática Cariocas[/b], o hit Vambora, a arrasadora Por Isso eu Corro Demais, a divertida Maresia, a tema de novela Metade, a estranha Senhas e a bonita Naquela Estação.

Cotação:
5.jpg


Marisa Monte

Talvez seja a melhor mas tenho uma certa resistência a ela. As vezes ele soas piegas demais e até chata. Mas admiro muito seu trabalho. Inclusive nos Tribalistas. Escutei dois albuns dela apenas:

2000 - Memórias, Crônicas e Declarações de Amor

Um disco mais intimista e o instrumentos "do samba" que tem no outro já não tem mais nesse. o carater mais romântico do album é facilmente percebido.

Destaques: a suavidade de Não Vá Embora, a triste O Que Me Importa, a melodia de Nao é Facil e a bonita Gentileza. Obs: eu odeio Amor I Love You.

Cotação:
4.jpg


Verde Anil Amarelo Cor De Rosa e Carvão

Um disco bem nivelado. Tem algums canções mais rápidas que misturam samba e outra mais lentas.

Destaques: a gostosa Maria de Verdade, a batida de Na Estrada, a parte instrumenta de Segue o Seco, a leve Pale Blue Eyes, a melancolica Dança da Solidão e o sambinha em De Mais Ninguém,

Cotação:
45.jpg


Zélia Duncan

É que mais gosto. Tem músicas muito boas e uma bela voz.

Sortimento Vivo

Um album gravado ao vivo e tras as melhores músicas da cantora e boas interpretações.

Destaques: a energia de Alma, a descontraída Chicken de Frango, a batida de Lá vou eu, a versão singela de Por Enquanto, a gostosa Verbos Sujeitos, o hit Catedral, a bela Não Vá Ainda, a simpática Flores, a estranha Gringo Guaraná, a balada de Enquanto Durmo e bonitinha Me Revelar.

Cotação:
5.jpg


Zizi Possi

Essa é veterana e eu até curto, mas não muito. A fase dela em italiano eu não gosto e só escutei dela um compilação de suas músicas mais antigas.

Elis Regina

Outra divã da mpb mas conheço muito pouco. Tem estilo pelo menos.

Marina Lima

Não sei se é bem MPB mas eu gosto dela. Tem algumas músicas legais e boa interpretação.

Ana Carolina

Tem um vozeirão mas não gostei muito das suas letras. De qualquer forma tem futuro.

Há outras que conheço muito pouco como: Gal Costa, Leila Pinheiro, Maria Bethania, Fafá de Belem...
 
Vc pode fazer recomendações de MPB no tópico de recomendações tb...
Então esse aqui fica só p/ discutir o assunto.
 
Lord Ashram disse:
Vc pode fazer recomendações de MPB no tópico de recomendações tb...
Então esse aqui fica só p/ discutir o assunto.
Prefiro aqui que fica mais organizado...lá ta bagunçado com bandas de todos os estilos..
 
Sobre a Elis Regina... :grinlove: A voz dela é maravilhosa, porém eu só tenho algumas gravações em vinil, e uma coletânea em CD, só que com a qualidade sofrível. por incrível que pareça a versão em vinil estava muito melhor....

Alguém conhece algum CD com som de boa qualidade dela? Talvez remasterizado? :o?:
 
Hugo Leonardo disse:
Lord Ashram disse:
Vc pode fazer recomendações de MPB no tópico de recomendações tb...
Então esse aqui fica só p/ discutir o assunto.
Prefiro aqui que fica mais organizado...lá ta bagunçado com bandas de todos os estilos..
Se tem um tópico fixo p/ isso, use-o.
Vc não quer bagunça em um tópico e eu não quero bagunça num subforum, então acho que eu venci.
Imagina se começam a criar tópicos de recomendações p/ cada estilo musical diferente... exatamente, continue só na imaginação.
Quer recomendar, use o tópico de recomendações.
 
Senhora de Avalon disse:
cd remasterizado Mentor?
nunca ouvi falar que havia algum... (dela)

Pois é... Será que não foi lançado nada no aniversário de 20 anos da morte dela? Foi ano passado... :osigh:

Eu queria pelo menos uma versão mais limpa de "Como nossos pais" com a Elis cantando... eu adoro essa música... :grinlove:


Uma fato que me irrita um pouco é que no caso da MPB, em especial da época da bossa nova, é mais fácil encontrar informações e boas gravações no exterior, especialmente na Europa do que aqui no Brasil... :o?:
 
Lord Ashram disse:
Se tem um tópico fixo p/ isso, use-o.
Vc não quer bagunça em um tópico e eu não quero bagunça num subforum, então acho que eu venci.
Imagina se começam a criar tópicos de recomendações p/ cada estilo musical diferente... exatamente, continue só na imaginação.
Quer recomendar, use o tópico de recomendações.
Mas eu não estou recomendando nada...só avaliando os artistas do gênero que escutei...
 
Hugo Leonardo disse:
Lord Ashram disse:
Se tem um tópico fixo p/ isso, use-o.
Vc não quer bagunça em um tópico e eu não quero bagunça num subforum, então acho que eu venci.
Imagina se começam a criar tópicos de recomendações p/ cada estilo musical diferente... exatamente, continue só na imaginação.
Quer recomendar, use o tópico de recomendações.
Mas eu não estou recomendando nada...só avaliando os artistas do gênero que escutei...
Então pq os moldes são exatamente os mesmo do tópico de recomendações??

Então pq vc disse isso? :
Hugo disse:
Ash disse:
Vc pode fazer recomendações de MPB no tópico de recomendações tb...
Então esse aqui fica só p/ discutir o assunto.
Prefiro aqui que fica mais organizado...lá ta bagunçado com bandas de todos os estilos..

Contradição não é uma coisa legal... :wink:

Bom, ta decidido, discutam os artistas e músicas aqui e recomendem lá, ponto!
 
Mentor disse:
Alguém conhece algum CD com som de boa qualidade dela? Talvez remasterizado?

Há sim. Existe uma coleção chamada Sem limite. São 30 músicas dela remasteurizadas (claro cd duplo). Essa coleção é pra vários cantores, tem da Zizi Possi, Vinícius de Morais, Alcione..etc... é um com capa laranja. Eu via sempre no Carrefour.

E dessas cantoras a que eu mais gosto é a Elis. A voz dela era linda.

Gosto de Marisa Monte também, mas aí vai depender. Adoro o cd Mais dela... e detesto Amor I love you também...

Já a Ana Carolina parece que só gravou um cd e depois sumiu.

Ahhh e existe outra super famosa da Mpb que é a Clara Nunes... que minha mãe adora!!!! (em homenagem ao dia da mães... :grinlove: )
 
Hm. Os meus preferidos da MPB sao:

Elis Regina: a melhor interprete que o Brasil ja' viu

Chico Buarque: um dos meus compositores preferidos

Vinicius de Moraes: as musicas e poema desse cara sao uma delicia de ouvir

Cartola: quem nunca ouviu "Preciso me Encontrar", ta' perdendo um dos melhores sambas de todos
 
Realmente MPB é muito bm..
Quanto À Elis, eu acho lea uma puta cantora, muito boa mesmo.. Com uma voz perfeita.. Tenho 3 cd`s dela aki " Sem limite". " Preferência Nacional" e um daqueles que vêm em revista.. De todos o melhor é o sem limite.. Mas tipo, todos são coletânias..
Outra que eu gosto muito é a Zizi Possi... Teho aquele cd em iatliano dela.. Muito bom!

Graças a Deus meus pais me deram uam boa educação musical.. Cresci ouvindo MPB por influência dos meus pais e Rock por influência dos meus primos...
 
Quando eu gostava de MPB o Chico era de LONGE meu preferido.
 
O último CD de MPB que eu comprei foi da Bebel Gilberto, conhecem? Chama-se "Tanto Tempo" (não é o Remixes!).

Eu gosto muito do estilo dela, ela tem uma voz muito calma, tranquila.. 8-)
 
Tentando reavivar o tópico....

Não sei se é impressão minha, mas geralmente quando falam de MPB, o que vem a memória são esses artistas mais antigos: Elis, Tom, Vinícius, Toquinho, Chico Buarque...

Eu mesmo tenho uma certa resistência em colocar no mesmo grupo esses ídolos, junto com o pessoal mais novo como a Marisa Monte, Ana Carolina, etc.

O que vocês acham? Talvez o conceito (até a qualidade) da MPB tenha mudado muito, não seria o caso de serem até separados esses estilos?
 
Para mim está tudo junto. De Chico Buarque a Chico Science :grinlove:

Eu fui criada ouvindo MPB, acho que o contato desde cedo facilitou para que eu tivesse gosto por esse tipo de música. Como eu sou meio de fase, tem épocas que estou mais para Vinícius, outras que estou mais para Gil... varia tanto...

Acho que o que mais me faz gostar de MPB são as letras. Um que compõe umas letras muito bacanas é o Arnaldo Antunes (amo de paixão). Segue um exemplo (reparem que bacana o jogo de palavras):

Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz)

Socorro não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo,
Não vai dar mais para chorar
Nem pra rir

Socorro alguma alma mesmo que penada,
me empresta tuas penas.
Já não sinto amor, nem dor,
Já não sinto nada.

Socorro alguém me dê um coração,
que esse já não bate nem apanha.
Por favor, uma emoção pequena
qualquer coisa.

Qualquer coisa que se sinta
tem tantos sentimentos deve ter algum que sirva

Socorro alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento,
acostamento,
encruzilhada
Socorro, eu já não sinto nada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo