• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Movimento Old School

É que não teria porquê fazer revival de 500 rpgs de fantasia medieval, né? Faz só do melhor e deu! :g:
 
Ué, meus argumentos são simples: a OSR é focada no D&D que se jogava antigamente porque era (e ainda é) o principal RPG de fantasia. Existem outros? Sim, com certeza. São tão relevantes quanto? É claro que não.
 
Voltando ao assunto central do tópico..

Eu acho que esse movimento "Old School" é insular ao D&D pelo simples fato de ter se originado como uma reação dos próprios jogadores de D&D às edições mais novas. Então eu não consigo ver sentido nesse movimento num contexto extra-D&D.

Eu pergunto: em quantos fóruns de outros jogos esse debate é relavante? Nos fóruns de Gurps ? Nos de Warhammer? Nos de Runequest? Shadowrun? Vampiro? Mago? Exalted? Burning Wheel?

Ou, colocando de outra forma: no seu grupo de Exalted/Runequest/Shadowrun/Vampiro/etc. você alguma vez se pegou discutindo sobre como as partidas melhorariam se vocês adotassem o estilo Old School, ou algo assim?

Não é retórica. Estou honestamente curioso pra saber as respostas. (a minha impressão é que NÃO, que esse movimento simplesmente não existe fora de D&D. )
 
skywalker disse:
É, mas vamos convir que quase todos que tu comentou aí são D&D com outro nome e com outro ruleset, né? Sejamos sinceros.
HUAUHAUHAUHAAHUA pelo amor... oq HERO System tem a ver com D&D, ainda mais o old school? Runequest? Nada a ver... vc jogou algum desses jogos?

Armitage disse:
Ou, colocando de outra forma: no seu grupo de Exalted/Runequest/Shadowrun/Vampiro/etc. você alguma vez se pegou discutindo sobre como as partidas melhorariam se vocês adotassem o estilo Old School, ou algo assim?

Com certeza não. Isso porque a exposição do D&D fez ele (ou melhor, seus editores) a almejar novos publicos indo muito além de qualquer outro título. D&D é uma contracultura, maior que o próprio termo "RPG".

A grande diferença, portanto, é que os empreendedores, designers e responsáveis levaram o D&D para caminhos diversos, explorando o mercado e o não só jogo se tornou diferente ao longo dos anos: o seu publico também mudou, e muito!!. Os demais sistemas estacionam em um nicho seguro. Alguns titulos alçaram vôos mais altos, mas sempre presos a uma mesma equipe, com menos contribuidores para "meter o bedelho" no sistema.

Portanto, na minha opinião, a diversidade das linhas editoriais segmentou as gerações. E agora os velhos reinvidicam sua "versão" do D&D favorita e jogadores novatos pegaram o embalo por curiosidade ou insatisfação e simplesmente procuraram outras opções (ainda que familiares, afinal é D&D).

Não tem nada a ver, IMHO, com o fato de D&D ser o "melhor" (mesmo porque ele não é), mas por ter tido varios autores deturpando a obra original de Gygax & Arneson ao longo dos anos.

Os outros sistemas não precisam de versões Old School, pois ao invés de deturpado, eles evoluiram. GURPS, HERO, RuneQuest... tá tudo lá como sempre foi, só que melhorado. Não houve muita mudança na estrategia em GURPS, pois com um publico menor o perfil de quem joga é mais facil de se definir: você não tem "vacas sagradas" para manter, nem grandes patrões (QUE NUNCA JOGARAM d&d NA VIDA) clamando por uma direção semi-oposta ao que se vem desenvolvendo em termos de game design ao longo dos anos. Quem manda no GURPS é o Evil Steve e PONTO FINAL!

OSR serve pra ensinar que as regras de D&D se tornaram, aos poucos, uma verdadeira m#####! Cá entre nós: vc nao precisa de muita coisa pra jogar Hack n Slash...
 
Última edição:
Voltando ao assunto central do tópico..

Eu acho que esse movimento "Old School" é insular ao D&D pelo simples fato de ter se originado como uma reação dos próprios jogadores de D&D às edições mais novas. Então eu não consigo ver sentido nesse movimento num contexto extra-D&D.

Eu pergunto: em quantos fóruns de outros jogos esse debate é relavante? Nos fóruns de Gurps ? Nos de Warhammer? Nos de Runequest? Shadowrun? Vampiro? Mago? Exalted? Burning Wheel?

Ou, colocando de outra forma: no seu grupo de Exalted/Runequest/Shadowrun/Vampiro/etc. você alguma vez se pegou discutindo sobre como as partidas melhorariam se vocês adotassem o estilo Old School, ou algo assim?

Não é retórica. Estou honestamente curioso pra saber as respostas. (a minha impressão é que NÃO, que esse movimento simplesmente não existe fora de D&D. )

Mas foi exatamente isso que eu falei... nenhum RPG mudou tanto quanto o D&D e por isso a OSR é mais focada nesse sistema.

Mas sabe qual é a coisa mais bizarra da OSR? É que ela está focada em um passado do D&D que é idealizado, mas que não tem muito a ver com o que realmente aconteceu (megadungeons, poucas regras, improviso).
 
..a exposição do D&D fez ele (ou melhor, seus editores) a almejar novos publicos indo muito além de qualquer outro título. D&D é uma contracultura, maior que o próprio termo "RPG".

A grande diferença, portanto, é que os empreendedores, designers e responsáveis levaram o D&D para caminhos diversos, explorando o mercado e o não só jogo se tornou diferente ao longo dos anos: o seu publico também mudou, e muito!!. Os demais sistemas estacionam em um nicho seguro. Alguns titulos alçaram vôos mais altos, mas sempre presos a uma mesma equipe, com menos contribuidores para "meter o bedelho" no sistema.

Portanto, na minha opinião, a diversidade das linhas editoriais segmentou as gerações. E agora os velhos reinvidicam sua "versão" do D&D favorita e jogadores novatos pegaram o embalo por curiosidade ou insatisfação e simplesmente procuraram outras opções (ainda que familiares, afinal é D&D).

Não tem nada a ver, IMHO, com o fato de D&D ser o "melhor" (mesmo porque ele não é), mas por ter tido varios autores deturpando a obra original de Gygax & Arneson ao longo dos anos.

Os outros sistemas não precisam de versões Old School, pois ao invés de deturpado, eles evoluiram. GURPS, HERO, RuneQuest... tá tudo lá como sempre foi, só que melhorado. Não houve muita mudança na estrategia em GURPS, pois com um publico menor o perfil de quem joga é mais facil de se definir: você não tem "vacas sagradas" para manter, nem grandes patrões (QUE NUNCA JOGARAM d&d NA VIDA) clamando por uma direção semi-oposta ao que se vem desenvolvendo em termos de game design ao longo dos anos. Quem manda no GURPS é o Evil Steve e PONTO FINAL!
Excelente análise. Não tenho o que acrescentar.
 
Mas sabe qual é a coisa mais bizarra da OSR? É que ela está focada em um passado do D&D que é idealizado, mas que não tem muito a ver com o que realmente aconteceu (megadungeons, poucas regras, improviso).
Concordo. O fato é que as regras das primeiras edições eram toscas, no sentido de rusticas. Assim as qualidades do OSR vem justamente dos defeitos do sistema da época.

Assim eu acho que Old School refere-se ao estilo de jogo resultante da época. Tendo em mente que os jogos eram menos precisos e mais desequilibrados oq realmente importava era a criação conjunta. Isso sim faz falta nos jogos de hoje. É o "feeling" de um jogo narrativo. Isso independe de sistema para funcionar.
 
Não era mais fácil para os fanboys de D&D1, ao invés de criarem todo um movimento, simplesmente jogarem D&D1 ? Afinal, todos os livros e boxes antigos continuam disponíveis em formato PDF ou mesmo impresso através de Ebay, Amazon, etc.

Ou ainda, já que o que advogam se trata puramente de uma mentalidade/estilo de jogo e não de sistema em si, porque simplesmente não jogar qualquer sistema no modo "Old school" ON ?
 
Última edição:
Com certeza!
E reclamar de como um jogo é conduzido baseando-se no seu sistema é ignorar esse fato.
Ninguém disse o contrário. Entretanto se você quer puramente analisar um jogo, deve levar em consideração seu foco e principais objetivos que embasaram o seu design. Por mais que infinitas varíaveis sejam introduzidas pelo Mestre (viva a regra de ouro!), isso deve ser deixado de lado na análise do sistemma.

Não era mais fácil para os fanboys de D&D1, ao invés de criarem todo um movimento, simplesmente jogarem D&D1 ? Afinal, todos os livros e boxes antigos continuam disponíveis em formato PDF ou mesmo impresso através de Ebay, Amazon, etc.
Sim, mas isso impediria de que novos produtos fossem lançados. Então os retro clones pegaram os termos OGL e aplicaram neles os algoritmos das primeiras edições, criando retro-clones sob a OGL, permitindo que empresas lançassem novos produtos. E eles estavam certos, afinal a Hasbro aboliu a venda de pdfs.

Ou ainda, já que o que advogam se trata puramente de uma mentalidade/estilo de jogo e não de sistema em si, porque simplesmente não jogar qualquer sistema no modo "Old school" ON ?
Simplesmente porque o movimento de fato nasceu de jogadores e mestres veteranos que realmente queriam que as primeiras versões voltassem à tona de alguma forma. Mas a possibilidade que você levantou é possível, sim. Todos meus jogos da terceira edição foram baseados nessa premissa. Mesmo que sem intenção, pq essa é a forma que julgo divertida de se jogar. Sou sempre Mestre e nunca deixei as regras dominarem o jogo. Não é algo forçado ou imposto porque nunca joguei de outra forma.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo