• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Movimento dos Sem-Terra

Vovin disse:
Pois é, já ouvi do MST ter invadido e danificado reservas ambientais, mas sei lá né, o MST pode ter 1000 defeitos mas também traz a tona temas como reforma agrária, os danos da monocultura do eucalipto, o mesmo se aplica a movimento negro e gay...

Aposto com você que eles estão lá por N motivos, mas nenhum deles é a causa ambiental. E provavelmente nem mesmo os líderes deles sabem do problema da monocultura.

De resto, o Deriel já disse tudo:

Deriel disse:
Existem muitas e melhores maneiras de se levantar uma questão do que provocando balbúrdia, violência e vandalismo. Imagine se cada um que se julga no dever de "levantar questões" apela para essas táticas?
 
O que devia ser motivo de choque e espanto é alienação de alguns usuários/moderadores/administradores desse fórum, e não a justa destruição do patrimônio de uma multinacional, que fazia monocultura de eucalipto.

Os defensores do latifúndio por acaso já viram um eucalipto na vida? Pois sua ação inibidora na vegetação nativa, resulta em uma enorme degradação ambiental.

No mais, parabéns às mulheres do MST, que resgataram o sentido original do Dia Internacional da Mulher, e longa vida ao 2006 vermelho!
 
O que devia ser motivo de choque e espanto é alienação de alguns usuários/moderadores/administradores desse fórum, e não a justa destruiçãodo patrimônio de uma multinacional, que fazia monocultura de eucalipto.
Justa destruição?! Ah tá!!!
:rofl:

Os defensores do latifúndio por acaso já viram um eucalipto na vida? Pois sua ação inibidora na vegetação nativa, resulta em uma enorme degradação ambiental.
O revezamento de áreas cultivadas serve justamente pra isso, pra evitar a degradação ambiental. Por isso, a compra de áreas enormes (que durante um tempo, ficam sem ser usadas) que serão usadas nesse revezamento.

"Mas elas são improdutivas? Então vamos invadi-las!!!" - Qualquer revoltado do MST

Sacou o problema?

No mais, parabéns às mulheres do MST, que resgataram o sentido original do Dia
Internacional da Mulher, e longa vida ao 2006 vermelho!
Na boa, de que adianta ficar discutindo com um comunista que usa internet, come big mac e bebe coca-cola? Eu teria vergonha de me dizer esquerdista se fosse vc. ¬¬
 
Fallen, você é um dos defensores da porrada para se ter algo.

Pelo que o MST não se discute, mas sim os meios. Esse é o grande problema.

E dizer que o MST luta por causa ambiental, sorry, mas não cola.
 
No mais, parabéns às mulheres do MST, que resgataram o sentido original do Dia Internacional da Mulher, e longa vida ao 2006 vermelho!

Eu nao discuto mais com os argumentos do Fallen. É um moleque alienado, que usa camisa do Che Guevara e acha que o mundo vai ser salvo por uma revolucao Marxista. Vai dormir, Fallen.

Pelo amor de deus, esse pessoal nem sabe pelo que está lutando, nem sabe o que estão fazendo enquanto o coordenador do movimento está num congresso sorrindo e alegre. Esse cara tem que tomar cuidado, porque é claro que será preso.

Se tudo continuar desse jeito, logo logo o MST vai ser visto como movimento terrorista (que é o que eles andam fazendo) e vai ser todo mundo preso. O MST deu uma rasteira no Lula com esse ato, porque vai deixar os companheiros sem apoio nenhum.
 
A questão não é de alienação, fechar os olhos para o que essas pessoas protestam. É de não concordar com A FORMA como protestam, o que aconteceu ali foi coisa de ANIMAL, não de gente.

Antes que eu me esqueça: em teoria não são mulheres do MST, mas do MMC. Embora sejam entidades parceiras, elas não são a mesma coisa.
 
Ecthelion disse:
Na boa, de que adianta ficar discutindo com um comunista que usa internet, come big mac e bebe coca-cola? Eu teria vergonha de me dizer esquerdista se fosse vc. ¬¬

Aí você se engana, não como no Mc Donalds, nem bebo Coca Cola.



Ecthelion disse:
O revezamento de áreas cultivadas serve justamente pra isso, pra evitar a degradação ambiental. Por isso, a compra de áreas enormes (que durante um tempo, ficam sem ser usadas) que serão usadas nesse revezamento.

"Mas elas são improdutivas? Então vamos invadi-las!!!" - Qualquer revoltado do MST

Sacou o problema?

O problema é que enquanto algumas empresas controlam gigantescos terrenos para produzir celulose, muitos agricultores (sem-terra) não possuem sequer o suficiente para a substência.

E você está enganado, a ação de grande quantidade de pés de eucalipto (chamada por algusn ambientalistas, com toda razão, de deserto verde) é tão prejudicial à fauna e flora nativas, que o dano costuma ser irreversível. Também a cada devastação dessas, a diversidade daquele ambiente reduz.

Edrahil disse:
Fallen, você é um dos defensores da porrada para se ter algo.

Pelo que o MST não se discute, mas sim os meios. Esse é o grande problema.

E dizer que o MST luta por causa ambiental, sorry, mas não cola.

O ideal seria que alguém chegasse na Aracruz, com um decreto de desapropriação do Comissariado Geral do Povo. Mas como as condições para que isso acontecer não foram preenchidas, a única coisa que se pode fazer é destruir em protesto.

O MST tem um histórico de luta pelo meio ambiente, há algumas semanas protestatavam contra os transgênicos...

TT1 disse:
Eu nao discuto mais com os argumentos do Fallen. É um moleque alienado, que usa camisa do Che Guevara e acha que o mundo vai ser salvo por uma revolucao Marxista. Vai dormir, Fallen.

Pelo amor de deus, esse pessoal nem sabe pelo que está lutando, nem sabe o que estão fazendo enquanto o coordenador do movimento está num congresso sorrindo e alegre. Esse cara tem que tomar cuidado, porque é claro que será preso.

Se tudo continuar desse jeito, logo logo o MST vai ser visto como movimento terrorista (que é o que eles andam fazendo) e vai ser todo mundo preso. O MST deu uma rasteira no Lula com esse ato, porque vai deixar os companheiros sem apoio nenhum.


Eu não uso camisa do Che Guevara.
Algumas vezes acho que estou superestimando a alienação no Brasil, pois o povo resistiu à ofensiva midiática contra o Lula muito bem, mas este fórum me faz pensar o contrário.

edit:
Ana Lovejoy disse:
Antes que eu me esqueça: em teoria não são mulheres do MST, mas do MMC. Embora sejam entidades parceiras, elas não são a mesma coisa.

É mesmo. Parabéns às mulheres da MMC, então.
 
Fallen Peacecraft disse:
Aí você se engana, não como no Mc Donalds, nem bebo Coca Cola.
Mas usa internet. :hanhan:

Fallen Peacecraft disse:
O ideal seria que alguém chegasse na Aracruz, com um decreto de desapropriação do Comissariado Geral do Povo. Mas como as condições para que isso acontecer não foram preenchidas, a única coisa que se pode fazer é destruir em protesto.
Esse é o grande problema. Parace criança mimada. Se não tem da forma correta, força a barra.

Isso demonstra que não é um movimento maduro, mas sim já preparado para a anarquia.

E isso não é forma de protesto, e vandalismo. É coisa de marginal mesmo.

Fallen Peacecraft disse:
O MST tem um histórico de luta pelo meio ambiente, há algumas semanas protestatavam contra os transgênicos...
Onde? Em que estado do país?
 
Edrahil disse:
Mas usa internet. :hanhan:

Em Cuba tem internet. :mrgreen:
Edrahil disse:
Esse é o grande problema. Parace criança mimada. Se não tem da forma correta, força a barra.

Isso demonstra que não é um movimento maduro, mas sim já preparado para a anarquia.

E isso não é forma de protesto, e vandalismo. É coisa de marginal mesmo.

Não é preparado à anarquia. O movimento, em geral, é reformista, mas bem que poderia ser comunista.

Edrahil disse:
Onde? Em que estado do país?

Minas Gerais, numa rodovia perto de Uberlândia, BR-365 acho.
 
Fallen Peacecraft disse:
Não é preparado à anarquia. O movimento, em geral, é reformista, mas bem que poderia ser comunista.
Com todo respeito, mas não concordo com você. Qualquer um que busque eventuais direitos ou defenda posicionamento através da força, não age pela lei, estando, portanto, à margem da mesma.

Assim, com muita tranquilidade, digo que o MST tem agido como marginal, quando comete atos imbecis como esses.

Fallen Peacecraft disse:
Minas Gerais, numa rodovia perto de Uberlândia, BR-365 acho.
Tem como você confirmar isso? Porque se for no Paraná, esqueça, que é esquema do Requião.
 
Edrahil disse:
Tem como você confirmar isso? Porque se for no Paraná, esqueça, que é esquema do Requião.

Eu pesquisei, mas não achei nada sobre este protesto (próximo à minha cidade), embora conheça gente que o tenha presenciado.

Mas achei notícias sobre invasões das propriedades da Monsanto(empresa que detêm a patente e monopoliza o mercado de soja transgênica) em RS:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2001/01/127.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u13945.shtml

http://www.riosvivos.org.br/canal.php?canal=50&mat_id=1297
 
Pra começar que eles perderam o propósito: ao invés de procurar terras, estão destruindo o que é dos outros. Estão querendo uma terra produtiva.

E outra, já está mais do que provado que baderna não leva a nada. Aqui na Av. Paulista tem passeatas e protestos quase todos os dias, e eu nunca ví alguém conseguir alguma coisa com isso. No máximo, irritam quem trabalha aqui. :raiva:
 
Faço como minhas as palavras do editorial da Folha de São Paulo de hoje:

CANGAÇO REVOLUCIONÁRIO

O alvo era a "sociedade capitalista e patriarcal". O pretexto, o Dia Internacional da Mulher. E os instrumentos, taquaras e facas de mesa. Em pouco mais de meia hora, cerca de 2.000 delinqüentes atuando em nome de uma certa Via Campesina -congregação internacional da qual faz parte o MST- destruíram 5 milhões de mudas de eucaliptos das instalações do horto florestal da Aracruz Celulose, no Rio Grande do Sul.

Poucas vezes se viu manifestação tão obtusa. Segundo panfleto divulgado pela entidade, o objetivo era denunciar as "conseqüências sociais e ambientais do avanço da invasão do deserto verde criado pelo monocultivo de eucaliptos". Para tanto, ativistas camufladas com lenços de bandoleiros destruíram laboratórios e pesquisas em curso havia mais de 20 anos sobre cruzamentos genéticos e seleção de espécies.

Esse delito coletivo traz consigo carradas de autoritarismo, atraso, sectarismo e intolerância dignos de uma ditadura albanesa. São exatamente esses os ideais "revolucionários" professados pelo movimento. Seus integrantes, como o folclórico José Bové, são fantoches a repetir os lugares-comuns da vulgata marxista.

"Somos contra as enormes plantações de eucalipto, acácia e pinus para celulose." A gratuidade de motivações salta à vista. O mesmo gênero de justiceiros indignados com eucaliptos costuma destruir lanchonetes de redes norte-americanas -que também são alvo de multidões simpáticas ao terrorismo islâmico no Paquistão, por exemplo.

Que as autoridades brasileiras -especialmente as do governo Lula que nutrem indisfarçável apreço por MST e congêneres- abandonem a atitude complacente ao lidar com essas quadrilhas travestidas de agentes da mudança. É com polícia e processo judicial que se "dialoga" com quem invade e destrói. Esse cangaço não tem nada a ver com reforma agrária.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1003200602.htm

Fallen disse:
Eu não uso camisa do Che Guevara.
Mas age como tal.

Fallen disse:
Algumas vezes acho que estou superestimando a alienação no Brasil, pois o povo resistiu à ofensiva midiática contra o Lula muito bem, mas este fórum me faz pensar o contrário.
O teu pensamento é que quem não pensa como você, é alienado. Só você e a linha de pensamento que você diz seguir é que são os corretos.

Desculpe Fallen, mas a coisa não funciona assim, graças a Deus.
 
Aí você se engana, não como no Mc Donalds, nem bebo Coca Cola.
Faz bem, afinal é o capitalismo aí, se manifestando...

Aposto que os seus pais tb não tem carro privado nem casa própria e que esse computador onde vc está usando internet (mesmo de madrugada) é de alguma faculdade gratuita que vc está usando né?

Sua roupa foi feita em casa, ou pelo menos, por alguem que não visa o lucro né?

O problema é que enquanto algumas empresas controlam gigantescos terrenos para produzir celulose, muitos agricultores (sem-terra) não possuem sequer o suficiente para a substência.

E você está enganado, a ação de grande quantidade de pés de eucalipto (chamada por algusn ambientalistas, com toda razão, de deserto verde) é tão prejudicial à fauna e flora nativas, que o dano costuma ser irreversível. Também a cada devastação dessas, a diversidade daquele ambiente reduz.
Mas eles estão gerando progresso pra região. Existe pessoas que não sabem plantar nada e que trabalham e compram alimentos gráças a essa empresa. E que agora podem ficar desempregadas... Acha isso justo?

O eucalipto é menos danoso ao solo do que a combustão da gasolina nos carros... Vamos parar de usá-los?

O MST tem um histórico de luta pelo meio ambiente, há algumas semanas protestatavam contra os transgênicos...
E usavam esses mesmo transgênicos nas suas plantações pq eram melhores e usavam menos adubo.

Ah, e quanto à alienação, "politizadas" são essas mulheres que invadiram à fazenda de eucalipto né? Elas que nem sabiam o objetivo e comemoraram a destruição da pesquisa ciêntífica como se fosse uma vitória. Sabe o que isso me lembra? Fanáticos religiosos...
 
Essa tal luta por causas ambientais não deve passar de outra desculpa esfarrapada dos líderes. Não foram nem ao menos competetentes de explicar algo aos membros. Ao ser perguntada sobre o protesto uma manifestante respondeu: "Isso é um protesto contra a monocultura do eucalipto!... a gente por acaso vai comer eucalipto?".
Esses tais enormes "desertos verdes" podem causar problemas mas são necessários, ou aonde vão ser impressos os milhares de manifestos comunistas? Muitas empresas multinacionais podem sustentar muitas mais famílias que centenas de terrenos cultivados.
Destróem os transgênicos mas duvido que irão querer usar apenas sementes normais em suas "futuras" propriedades. Estou começando a perder a paciência com a ignorância destes "manifestantes".
 
Não me surpreende terem o repúdio de mais de 76% da opinião pública e só serem defendidos por extremistas.

O que me surpreende é que o MST ainda tenha o apoio de 24% da opinião publica, mesmo com a demonização que sofre, não que o MST seja bonzinho ou não mereça ser demonizado, pois não há bonzinho no conflito no campo, estou falando de diferença de tratamento, enquanto os jornais dedicam paginas inteiras ao vandalismo burro do MST botam notinhas bem escondidas dizendo que oficialmente (isso só oficialmente) os fazendeiros mataram mais de 100 sem terra nos ultimos 5 anos...

Por outro lado eu quero que a Aracruz se foda, porque a desertificação do RS é uma realidade e corre a passos largos, e ela já foi acusada de crime ambiental (destruir mata atlantica pra plantar eucalipto) e de usar todo tipo de coerção pra atingir seus interesses, alem de grilagem, queima de aldeias indigenas e devastação, é a empresa no Brasil mais denunciada nacionalmente e internacionalmente pelas organizações de direitos humanos, e não geram empregos porque a produção é mecanizada, tanto que em areas de plantação de eucalipto se registra aumento do desemprego e diminuição da disponibilidade de agua para as populações locais...

Fora isso, a ação do MST foi estúpida, piora ainda mais a já desgastada imagem do MST, vitimiza a Aracruz, que passa a ter a imagem de uma pesquisadora chorando porque perdeu 20 anos de pesquisa e no fundo ninguem ta nem lembrando da porra do eucalipto, foi um tiro no pé...

Destróem os transgênicos mas duvido que irão querer usar apenas sementes normais em suas "futuras" propriedades. Estou começando a perder a paciência com a ignorância destes "manifestantes".

O MST já usa transgenicos em seus assentamentos no RS...
 
Última edição:
Eu ia discutir as opiniões do Fallen, mas acho que cheguei atrasado. O pessoal fez isso muito bem. Só tem uma coisa que tenho que adicionar.

Fallen, você discute e apoia o movimento em causas extremistas dos mais diversos tipos. Não come McDonalds, nem bebe Coca-Cola. Suas ações para "melhorar o mundo" se resumem unicamente a isso?

TT1 disse:
Se tudo continuar desse jeito, logo logo o MST vai ser visto como movimento terrorista (que é o que eles andam fazendo) e vai ser todo mundo preso. O MST deu uma rasteira no Lula com esse ato, porque vai deixar os companheiros sem apoio nenhum.

Eu acredito que essa atitude já deveria ter sido tomada. Não é por que eles não usam bombas que eles não são terroristas. Será que tem que esperar eles derrubarem algum prédio para colocarem eles nessa classificação?
 
Lukaz Drakon disse:
Eu ia discutir as opiniões do Fallen, mas acho que cheguei atrasado. O pessoal fez isso muito bem. Só tem uma coisa que tenho que adicionar.

Fallen, você discute e apoia o movimento em causas extremistas dos mais diversos tipos. Não come McDonalds, nem bebe Coca-Cola. Suas ações para "melhorar o mundo" se resumem unicamente a isso?

Eu não como no Mc Donalds, principalmente por esses motivos:
1 - Não tem Mc Donalds num raio de 140km daqui.
2 - O custo/benefício das coisas que são vendidas nesse fast food é muito alto.

Coca-cola, posso até tomar, mas não faço questão.


Minhas ações para melhorar o mundo, incluíriam iniciar uma revolução armada, mas são idéias ainda em estágio embrionário, e também enquanto Lula estiver promovendo tão competentemente a justiça social, a guerrilha não fará sentido.
Talvez eu ingresse no Ministério Público, para ajudar a prender alguns latifundiários, que segundo um estudo recente, mesmo cometendo crimes contra a vida (homicídios inclusos), ficam impunes, enquanto os oprimidos trabalhadores vão presos por invasão de propriedade privada.

Vovin disse:
O MST já usa transgenicos em seus assentamentos no RS...

Mas para usar transgênicos tem que pagar para a Monsanto. O protesto não é só pela causa ambiental, mas também contra o monopólio que a empresa exerce.


Ecthelion disse:
Faz bem, afinal é o capitalismo aí, se manifestando...


Sua roupa foi feita em casa, ou pelo menos, por alguem que não visa o lucro né?

Não dá para fazer roupas em casa, tem que alugar a mão-de-obra, fazer o quê, né?

Depois da invenção de linhas de produção automotizada, as roupas vindas da indústria ficaram mais baratas que as feitas à mão (a não ser que tenham algum valor agregado).


Ecthelion disse:
O eucalipto é menos danoso ao solo do que a combustão da gasolina nos carros... Vamos parar de usá-los?

Claro que devemos reduzir o uso de combustíveis fósseis, um bom início é proibindo os veículos automores privados (carros, caminhões, motocicletas, etc)

Ecthelion disse:
Ah, e quanto à alienação, "politizadas" são essas mulheres que invadiram à fazenda de eucalipto né? Elas que nem sabiam o objetivo e comemoraram a destruição da pesquisa ciêntífica como se fosse uma vitória. Sabe o que isso me lembra? Fanáticos religiosos...

Mas é uma vitória!
 
Última edição por um moderador:
Faço dessas, minhas palavras:

movimentos sociais

Grande imprensa promove "cruzada anti-MST" após ação na Aracruz



Jornal da Globo mostrou militante do MMC —entidade que promoveu a ação no laboratório da Aracruz— revelando a um jornalista disfarçado os detalhes da ação
O jornalista Marco Aurélio Weissheimer acertou em cheio ao afirmar que a ação promovida na quarta-feira (8/3) pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), ligado à Via Campesina, contra um laboratório e viveiros da Aracruz Celulose em Barra do Ribeiro (RS) foi o "presente" que a grande mídia queria para "colocar suas tropas em ação" e promover uma ampla campanha de demonização do MST.

O próprio Weissheimer relata, em artigo publicado no site da Agência Carta Maior, uma das primeiras iniciativas neste sentido: "Na noite de quarta-feira, o programa 'Conversas Cruzadas', da TV COM de Porto Alegre, do grupo RBS, convidou o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Antonio Hohlfeldt, para discutir o episódio. Hohlfeldt e o apresentador Lasier Martins sapatearam e dançaram em cima do significado político da Conferência (da FAO), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e dos próprios movimentos sociais. Sem direito a nenhum contraponto e sem nenhuma sutileza. Aliás, os intervalos do programa traziam anúncios da Aracruz."

As manchetes de primeira página e editoriais desta sexta-feira dos principais jornais do país e a maioria dos telejornais do dia seguinte ao episódio, seguiram a mesma toada do programa da RBS e não economizaram adjetivos pejorativos para qualificar a atitude das camponesas militantes da Via Campesina. Lideranças do MST foram o alvo preferencial dos ataques da imprensa, que também procurou, o quanto pode, envolver o governo Lula na polêmica.

Em editorial com o sugestivo título de "Cangaço Revolucionário", a Folha de S. Paulo afirmou que a ação foi movida por "2.000 delinqüentes", que "poucas vezes se viu manifestação tão obtusa" e "é com polícia e processo judicial que se 'dialoga' com quem invade e destrói".

O Estadão deu manchete de primeira página dizendo que "Líder do MST apóia vandalismo".

O conservador diário gaúcho/catarinense Zero Hora (imagem ao lado) também colocou na primeira pagina o assunto, destacando que a ação teve influência estrangeira, prejudicou investimentos prometidos ao Rio Grande do Sul e que as "mulheres invasoras debocharam dos estragos".

O jornal O Globo foi mais comedido na cobertura do episódio. Com um sutil tom acusatório, registrou os diversos lados. Mas, em contrapartida, abriu espaço para que o jornalista de ultra-direita Reinaldo de Azevedo (editor do site Primeira Leitura) ocupasse as paginas do Globo com um artigo virulento que começa afirmando que "O lugar de João Pedro Stédile, o líder de um movimento fantasma chamado MST, é a cadeia" e chega, de forma absolutamente leviana, a acusar o Incra de ter patrocinado e incentivado a ação no laboratório da Aracruz.

Já o Jornal Nacional, também das organizações Globo, colocou sua "própria gente" para desqualificar o protesto e as entidades que lutam pela reforma agrária. O ancora William Waack fez questão de imprimir um tom dramático à narração da reportagem que destacava a "dor e a indignação" da pesquisadora "que teve o trabalho de duas décadas destruído num ataque dos sem-terra". voltou à cena do crime. "Ela se indignou ao ver o misto de orgulho, alegria e até desfaçatez com que integrantes do movimento narraram a onda de vandalismo", disse Waack.

O Jornal da Globo também providenciou a gravação, com uma câmera escondida, de declarações de mulheres que participaram da ação e que, para o jornalista global, "se divertem ao lembrar do que fizeram".

O coordenador do MST, João Pedro Stédile, também foi citado pela reportagem de forma pejorativa.

A rádio CBN, uma das mais ouvidas no eixo Rio-SP, repercutiu o fato entrevistando ninguém menos que Luiz Antônio Nabhan Garcia, presidente Nacional da União Democrática Ruralista (UDR), concedendo-lhe mais de quinze minutos para que desfiasse todo seu arsenal reacionário contra o MST, a luta pela reforma agrária e o governo Lula.

Outras violências

O presidente da empresa Aracruz Celulose, Carlos Aguiar, também foi muito procurado pela imprensa. Ao jornal Zero Hora de ontem, ele afirmou que "Jamais esperava este tipo de violência".

Aguiar e a imprensa —tão eficaz na condenação do protesto promovido em Barra do Ribeiro talvez precisem ser lembrados que no dia 20 de janeiro deste ano, a empresa Aracruz Celulose S/A mobilizou helicópteros, bombas, armas e 120 agentes da Polícia Federal do Comando de Operações Táticas (COT), vindos de Brasília, para destruir duas aldeias e expulsar 50 pessoas dos povos Tupiniquim e Guarani de sua terra tradicional, no município de Aracruz (ES).

Sem sequer receber uma ordem de despejo, os Tupiniquim e Guarani foram surpreendidos com o violento ataque. A ação, que resultou na prisão arbitrária de duas lideranças e deixou outras 12 pessoas feridas, teve todo o apoio logístico da Aracruz. Os 120 agentes da Polícia Federal receberam hospedagem e utilizaram o heliporto e os telefones da multinacional.

Durante a ação ilegal da Polícia Federal – condenada inclusive pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados –, tratores da multinacional destruíram totalmente duas aldeias Tupiniquim e Guarani. Todas as casas foram derrubadas e muitos índios não puderam retirar seus pertences de dentro delas.

No noticiário das grandes empresas de mídia, não se viu nenhuma mãe Tupiniquim ou Guarani com seus filhos chorando, nenhum ministro do governo condenando a ação ou mesmo o dono da empresa lamentando a violência.

Mas se por aqui as grandes empresas de mídia não repercutiram o crime cometido pelo aparelho repressor do Estado e a empresa Aracruz Celulose S/A, a família real da Suécia resolveu vender suas ações da multinacional devido às denúncias e fortes pressões contra a violação de direitos humanos cometidos e o desrespeito ao meio ambiente no Brasil.

Como disse o jornalista Cristiano Navarro, do Conselho Indigenista Missionário, era de se esperar que a ação da Via Campesina fosse rechaçada por "rapinas e oportunistas", representantes do mundo da tecnologia e da propriedade privada, dois pilares do capitalismo. "Mas é assim que avançam as lutas populares no Brasil. O povo organizado vai à frente tomando porrada de todos os lados e respondendo as urgências do dia-a-dia , enquanto busca aqui, ali e acolá os seus aliados – hoje tão difíceis de serem encontrados".


fonte: www.vermelho.org.br
 
Fallen Peacecraft disse:
Faço dessas, minhas palavras:

movimentos sociais

Grande imprensa promove "cruzada anti-MST" após ação na Aracruz

blá, blá, blá ...
Só faltou dizer que as imagens foram montagens. :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo