• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Movimento dos Sem-Terra

PanterA disse:
Por acaso vc eh a favor do latifundio???
nao, mas tb nao sou a favor dos sem-terra

A maioria são pessoas q não conseguem emprego na cidade,não tem como se sustentar e a unica esperança encontrada foi aderir a esse movimento.Gostaria de ver se vc estivesse na pele de um pai de familia com 3 crianças para alimentar,eh muito facil estar sentado na frente de um computador e criticar 90% q procura de alguma forma ter uma vida digna,mesmo sendo um mero pedaço de terra...

:stop:

Também é fácil para alguém simpatizar com os sem-terra sem estar lá... nós três estamos todos na mesma posição, OK?

Pq não distribuir terras improdutivas para familias q passam fome,não tem moradia e podem se manter atraves da agricultura???
vc quer dizer dar terra de graca..

Qual eh o problema???Muitos se apossaram de terras e hoje são donos de milhares de hectares.Por acaso eles compraram??Fazem algo util nessas imensas propriedades???
O governo precisa desapropriar essas terras,tornando-se proprietarios e depois implantar cooperativas,com o processo concretizado futuramente essas terras podem ser dadas a essas pessoas...[/quote]

Eu já disse antes: quem de nós está lá para dizer que este ou aquele lado é bom ou ruim? Você sabe disso tudo por onde? Pelos meios oficiais, pelos sindicatos do campo ou tá fazendo como todo mundo: supondo a partir desses dados?

Devo lembrá-lo que é difícil uma coisa que começa com Chico Mendes não ser deturpado... não é por isso que temos uma máfia de sindicalistas de ônibus em Sampa? Os sindicatos não eram algo vindo de um ideal?

Ficar do lado dos Sem-Terra, apenas porque os antepassados deles deram o sangue, sem saber se as pessoas que aí estão "lutando" são dignas do sangue derramado é ingenuidade. A História mostra que sempre vem urubus em cima das carcaças dos nobres heróis que caíram.

Pq não adotar o sistema de cooperativas???
perai, mas eh justamente o q esta sendo feito.

Sim,esta sendo feito.Mas o cidadão acima do seu post não concorda com isso...alias,as perguntas foram direcionadas pra ele.Nem sei pq vc ta tomando as dores do cara..[/quote]

Agora tu tá sendo realmente... Estamos em um fórum de discussões! Ele não está tomando as dores do cara, mas discutindo uma idéia. Se ele não concorda com o seu ponto de vista, é direito dele de expor as falhas de sua argumentação.

Seria agradável se pudessem ficar discutindo sem levar para os lados pessoais, pessoal. Senão nem adianta este fórum...
 
Agora tu tá sendo realmente... Estamos em um fórum de discussões! Ele não está tomando as dores do cara, mas discutindo uma idéia. Se ele não concorda com o seu ponto de vista, é direito dele de expor as falhas de sua argumentação.

Seria agradável se pudessem ficar discutindo sem levar para os lados pessoais, pessoal. Senão nem adianta este fórum...
obrigado pela ajuda primula.. :kiss: :cheers:
existem algumas pessoas q nao aceitam a opiniao dos outros....
 
Também é fácil para alguém simpatizar com os sem-terra sem estar lá... nós três estamos todos na mesma posição, OK?

Me exclua desse grupo,ok??
Tive a oportunidade de conhecer e ficar um tempo em um acampamento dos sem terras,graças ao convite de um amigo q eh professor de historia,pude comprovar tudo o q defendo aqui,agora se vcs se deixam levar por uma mida que mostra 10% do grupo q faz baderna,paciencia...
Alias nem precisa ir a um acampamento pra comprovar q a maioria quer trabalhar,lendo uma reportagem q saiu na Caros Amigos vc podera ver q não estou errado e nem estou por fora daquilo q acontece...



Eu já disse antes: quem de nós está lá para dizer que este ou aquele lado é bom ou ruim? Você sabe disso tudo por onde? Pelos meios oficiais, pelos sindicatos do campo ou tá fazendo como todo mundo: supondo a partir desses dados?

Devo lembrá-lo que é difícil uma coisa que começa com Chico Mendes não ser deturpado... não é por isso que temos uma máfia de sindicalistas de ônibus em Sampa? Os sindicatos não eram algo vindo de um ideal?

Ficar do lado dos Sem-Terra, apenas porque os antepassados deles deram o sangue, sem saber se as pessoas que aí estão "lutando" são dignas do sangue derramado é ingenuidade. A História mostra que sempre vem urubus em cima das carcaças dos nobres heróis que caíram.


Atraves de documentos ou ate mesmo por fontes confiaveis,se for dessa forma q vc ta falando então jamais poderei levantar uma tese e expor meus argumentos,ja q pra vc tudo parece muito duvidoso e suspeito...
Então do mesmo direito q vc duvida das minhas citações tb me sinto no direito de duvidar das suas...
Ora!!!Va no cartorio de uma cidade do interior do Para,q vc encontrara essa imensa fazenda do tamanho da regiao dos paises baixos,esta tudo registrado no nome de laranjas...isso não eh uma proposição,eh FATO...

Agora tu tá sendo realmente... Estamos em um fórum de discussões! Ele não está tomando as dores do cara, mas discutindo uma idéia. Se ele não concorda com o seu ponto de vista, é direito dele de expor as falhas de sua argumentação.

Seria agradável se pudessem ficar discutindo sem levar para os lados pessoais, pessoal. Senão nem adianta este fórum...

Ok,mas sem moralismos por favor....
 
Ecthelion disse:
existem algumas pessoas q nao aceitam a opiniao dos outros....

Muito pelo contrario,aceito e respeito a opinião dos outros,mas a partir do momento q se apresente argumentos plausiveis...
 
PanterA disse:
Ecthelion disse:
existem algumas pessoas q nao aceitam a opiniao dos outros....

Muito pelo contrario,aceito e respeito a opinião dos outros,mas a partir do momento q se apresente argumentos plausiveis...
O que eu acho é o seguinte.
Minha opiniao é MINHA.
Ninguem aqui é obrigado a concordar.
Se vc diz que vc já esteve num acampamento, e por isso acha que eles sao "do bem", te digo uma coisa.
Meu tio tem uma fazenda, o tamanho dela nao vem ao caso, mas ele tem nela, um bosque de preservaçao ambiental, que o IBAMA liberou o "tombamento florestal", fazendo com a fazenda NAO tenha que produzir. Ou seja, ela era "improdutiva" por possuir uma regiao de Mata Atlantica.
Pergunta se o MST respeitou?
Invadiu e botou FOGO na floresta.
Só com a Policia Federal conseguimos botar esses f.d.ps pra fora, mas a vontade era de botar FOGO no acampamento deles.
Ignorancia é F.O.D.A , vai ver que é por isso que ficou sem terra
 
PanterA disse:
Também é fácil para alguém simpatizar com os sem-terra sem estar lá... nós três estamos todos na mesma posição, OK?

Me exclua desse grupo,ok??
Tive a oportunidade de conhecer e ficar um tempo em um acampamento dos sem terras,graças ao convite de um amigo q eh professor de historia,pude comprovar tudo o q defendo aqui,agora se vcs se deixam levar por uma mida que mostra 10% do grupo q faz baderna,paciencia...
Alias nem precisa ir a um acampamento pra comprovar q a maioria quer trabalhar,lendo uma reportagem q saiu na Caros Amigos vc podera ver q não estou errado e nem estou por fora daquilo q acontece...

Ao contrário... eu por exemplo "poderia" dizer que entendo a questão dos sem-terra porque sou filha de camponeses (três gerações). No entanto, porque "vivi" por um tempo sob essa condição não posso e nem devo dizer que entendo a situação. Na verdade, eu sei que nenhum dos lados já é mais inocente - exatamente como na questão da Palestina...

De um lado existe a ignorância dos sem-terra, da revolta por décadas de abusos... do outro - enquanto existem sim grandes latifundiários - existe gente que tenta fazer como o Bechara disse produzir sem devastar.

A ignorância existe nào apenas no seio dos MST, mas também dos latifundiários. Isso, juntando-se ao sangue derramado (dos dois lados), é difícil conter paixões, como o próprio tópico demostrou.

E por isso achei muita imbecilidade junta neste tópico... não estamos opinando e discutindo, estamos somente "expondo e que se dane a opinião dos outros". Ninguém aqui está propondo soluções, diálogo... o que se esperar de QUEM REALMENTE ESTÁ LÁ?

Nós não estamos! Tecnicamente devíamos ter a cabeça mais no lugar (sabe o negócio do sangue subir na cabeça? É... 90% deste fórum ninguém sabe usar essa energia toda para inventar uma saída nova)

Atraves de documentos ou ate mesmo por fontes confiaveis,se for dessa forma q vc ta falando então jamais poderei levantar uma tese e expor meus argumentos,ja q pra vc tudo parece muito duvidoso e suspeito...
Então do mesmo direito q vc duvida das minhas citações tb me sinto no direito de duvidar das suas...
Ora!!!Va no cartorio de uma cidade do interior do Para,q vc encontrara essa imensa fazenda do tamanho da regiao dos paises baixos,esta tudo registrado no nome de laranjas...isso não eh uma proposição,eh FATO...

Bem, deixando de lado os cartórios (herança das capitanias hereditárias que atravanca nosso progresso porque não temos como ter um banco de dados unificado), o que eu estou pedindo é que vocês sejam coerentes.

Um tio me diz algo. Ele é meu tio. Logo deve estar me dizendo a verdade.

Um amigo me diz algo ao contrário. Bem, ele é meu amigo. Ele deve estar dizendo a verdade.

Todo mundo vai ter a mania de puxar a sardinha pro seu lado. O juiz (sociedade) tem de saber ouvir e investigar à sua maneira. Talvez ir in loco. Talvez procurar outras fontes. Procurar um filósofo ou um psicólogo que à primeira vista não devia ter nada a ver com o assunto.

Estou falando em forma de parabola algo elementar: se a mídia é tendenciosa, você acredita piamente nela? Seja o relato dos fazendeiros, do governo ou do MST?

Você me diz "acredite no MST" e outro me diz "meu tio", e eu sei que os dois relatos SÃO VERDADEIROS porque é o que realmente acontecia quando minha família era meeira.

Dar razão a um ou a outro incondicionalmente gera revolta no lado que for prejudicado. Não é simplesmente uma questão "dar a terra", de "fazer a justiça". Tem de trabalhar muito no emocional das pessoa (fazendeiros e sem-terra), tem de trabalhar na aceitação de que a situação é insustentável e só vai piorar e o número de mortos só tende a aumentar sem o diálogo.

Pois o que a mídia apresenta é o medo. Medo dos sindicalistas corruptos que fazem invasões. Medo dos coronérs que saem matando quem bem querem.

Com o diálogo, os fazendeiros e os sindicalistas corruptos vão aparecer. Nada de deixar o líder decidir tudo. Cada um tem de estar ciente do processo, não deixar tudo nas mãos de "alguém mais capacitado"

Agora tu tá sendo realmente... Estamos em um fórum de discussões! Ele não está tomando as dores do cara, mas discutindo uma idéia. Se ele não concorda com o seu ponto de vista, é direito dele de expor as falhas de sua argumentação.

Seria agradável se pudessem ficar discutindo sem levar para os lados pessoais, pessoal. Senão nem adianta este fórum...

Ok,mas sem moralismos por favor....

Não seja sarcástico... o que vocês tiveram até agora neste tópico, hm? Nada! Falam como se fosse óbvio o que eu acabei de dizer, mas o tempo todo agem como se desconhecessem a lei básica do diálogo.

Esse é o ponto principal de meu post. Aliás de quase todos os meus posts. Incrível como ninguém aprende nesse mundo. Querem compreensão, mas na base do míssel nuclear...

E para o post?

Discussão. Propostas.

E o que seria uma proposta? Apresentar os canais de comunicação com os MST, com o governo, cobrar do governo (um francês com quem trabalho acha incrível que o prefeito não case as pessoas no nosso país... o mesmo acontece no Japão... para ver a distância que existe entre governo e povo aqui), apresentar canais de comunicação com os fazendeiros.

Sugerir aos outros jovens formas de entrar em contato com essas coisas. Sem essa de passeatas e impeachment (outra magnífica manipulação da mídia sobre os jovens), mas fazer com o que o dia a dia seja vinculado ao que acontece no nosso país.

Todo mundo age aqui como se fosse Datenas! Mini propagadores de ódio e intolerância.

E isso porque vocês estiveram ou tem contato com o IN LOCO.

Será que eu - leitora apenas de jornais - tenho de dizer que vocês tão jogando energia fora com esses arroubos de indignação? Que estão no caminho certo para quando completar 30 anos já terem jogado a toalha?

Sim, estão... vi milhares de jovens como vocês em passeatas e militâncias... a maioria se corrompe ou fica cansado de tanta injustiça. De se esforçar e nada adiantar.

Será que é tão difícil pensar quando as emoções tomam conta de seus corações?
 
Graças a Deus estou com a consciência tranquila...
Na minha cidade faço campanhas de doação com um grupo de pessoas serias que estão engajadas em melhorar e mudar um pouco essa vergonha
Ajudo essas entidades beneficientes e tento ao maximo arrecadar comida e brinquedos usados para crianças carentes.
Se as pessoas tendem a ficar em um simples forum apenas discutindo e fazendo monologos,nada adiantara.E necessario arregaçar as mangas e partir pra pratica cobrando de politicos.Espero que vc tb faça algo produtivo pela sociedade,ja que se sente no direito de julgar e se impor como a voz da verdade...

Qt a questão do MST eh obvio ululante que existe um grupo que esta la pra praticar atos indevidos e aproveitam a lei do oportunismo.Por isso volto a frizar q sou a favor de um policiamento por parte do governo,justamente para que aja uma reforma agraria justa para os sem terras,e claro os proprietarios que estão usando suas areas para a produção não serão prejudicados se essas atitudes forem tomadas.
 
Nossa, gente... Que barraco! Parece até confronto isso aqui!

Vamos tratar a questão em si, sem hostilidades... Cada um aqui tem o direito de achar o que quiser e se expressar... Talvez se o mundo aí fora fosse assim também, as coisas se dariam de forma mais fácil... :roll:

A propósito, também acho desprezível o desrespeito de algumas facções do MST por áreas de proteção ambiental. Me causam a mesma ogeriza que as favelas que crescem desordenadamente aqui no Rio de Janeiro, destruindo a mata atlântica dos morros, invadindo a Floresta da Tijuca, contaminando as fontes de águas fluviais, enfraquecendo a resistência do solo nas encostas dos morros, etc... Se é pra expulsar e se a força for o único recurso ou termo de negociação que a parte invasora entender, é um trabalho a ser feito...
 
Deixa eu ver... sou completamente contra.

Por que? A essencia correta de recuperar as terras de quem as tiveram tomadas pelo governo já foi perdida a muito tempo e hoje é uma quase-guerrilha que faz pressão no governo com invasões e depredação.

É claro que uma solução não seria facil, mas continuar do jeito que tá pode ser até pior. :?
 
o problema é q o NOSSO QUERIDO presidente apoia o MST, como ficou bem claro naquela reuniao/festa ocorrida ontem.... :disgusti: :roll:
 
um sítio produtivo, de um amigo da minha mãe, foi invadido pelo mst, e esse amigo foi rendido e teve uma arma apontada para sua cabeça, como se tudo fosse um assalto com reféns (o q realmente foi)..

portanto, minha imagem sobre o mst não é das melhores...claro, a grande maioria é d trabalhadores sem terra para produzir...mas os grandes líderes, pra mim, são apenas vagabundos que se escondem atrás de um ideal para ganhar a vida sem se esforçar muito...

a mídia da muito mais atenção a fatos como o q eu relatei do q a assentamentos legais e pacíficos...
o mst então acaba sendo estigmatizado pelas ações criminosas d alguns d seus membros..

sou a favor da reforma agrária, mas obviamente, somente se forem realizados assentamentos em terras improdutivas e de modo pacífico...
do jeito q o mst está agindo, já virou guerrilha...
 
Acho que a idéia inicial do movimento sem-terra, é boa: reforma agrária. A divisão das terras, muitas vezes ociosas, dos latifundios. Mas, agora parece que virou bagunça, eles invadem qualquer tipo de lugar, de terras produtivas até orgãos públicos, que na minha opinião é um sinal de vandalismo.

Aqui perto, o prefeito de uma cidade, Presidente Prudente, chegou até a fazer um discurso em praça pública para a população contra os sem-terra que estavam querendo invadir a cidade.

Aliás, eu nunca fui a favor dessas invasões, o cidadão tem que ter direito a sua propriedade privada e não é justo que ninguém, por mais certo que esteja, se ache no direito de invadir essa propriedade.

Bom, faço parte daqueles que acreditam em uma solução por meio do dialogo, conversa, acho que esse problema ainda pode ser resolvido de forma pacifíca e correta.
 
sou a favor da reforma agrária, mas obviamente, somente se forem realizados assentamentos em terras improdutivas e de modo pacífico...
do jeito q o mst está agindo, já virou guerrilha...
logo logo vai ocorrer um outro massacre, causando ainda mais caos e desordem....

Aliás, eu nunca fui a favor dessas invasões, o cidadão tem que ter direito a sua propriedade privada e não é justo que ninguém, por mais certo que esteja, se ache no direito de invadir essa propriedade.

tb nunca fui a favor de invasoes. se fosse comigo os receberia a bala..... :x
 
Como esse tópico já tá muito apaixonado, vou tentar por o mínimo possível de ideologia e não vou discutir a questão da propriedade privada (me contendo bastante). Aceitando as leis atuais, vamos discutir praticamente.

É um fato que 2% das propriedades no Brasil ocupam 50% das áreas agrícolas. É um fato também que as condições de vida no campo são horríveis, e a miséria grassa. A modernização agrária (modernização conservadora) tirou muitos empregos ao alterar as relações tradicionais do trabalho no campo. Essa massa se ocupa em trabalhos temporários ou migra, inchando metrópoles já ineficientes em garantir bem-estar aos seus moradores. O processo gerou (aumentou, na verdade, o problema é antigo no Brasil) a tensão social. Tensões levam a explosões e sangue, se não forem combatidas. O MST surgiu do problema, e queiram ou não, é sim porta-voz de um lado dos envolvidos. E os ruralistas (UDR e afins, e a bancada parlamentar financeada por estes), do outro.

A causa que move o MST é legítima? Sim, é, porque é garantido na constituição (princípio fundamental) o direito a Cidadania e a Dignidade da pessoa humana. E é objetivo principal da Nação construir uma sociedade Livre, Justa e Solidária; erradicar a Pobreza e a Marginilização e reduzir as Desigualdades sociais e regionais. E também promover o bem de todos, sem discriminação de qualquer espécie. A propriedade é garantida, porém deve cumprir sua função social. Em caso de necessidade ou utilidade pública, ou interesse social, a propriedade pode ser expropriada. E é garantido o direito de ir e vir, de livre associação e de manifestação. Por isso, é legal e legítimo o Movimento. "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente". O MST tem o direito de fazer pressão para o governo cumprir suas obrigações constitucionais.

Por enquanto, é tudo. Depois continuo.
 
Direito de fazer pressão? Discutível. As reivindicações deles são ilegítimas como as minhas se eu exigir terra pra mim (afinal, também não tenho propriedade).

Como se alegar um movimento de esquerda quando se reivindica a propriedade privada?

Que coisa mais burra insistir na defesa da micro-propriedade, que levou a desapropriação em massa de terras no sul do Brasil e muitos do que hoje estão no movimento a situação em que estão. Pequenas propriedades não podem competir em preço com as grandes corporações nem podem prover uma família de subsistência autônoma...

Porque não pensam em algo mais sério e menos imediatista/pessoal, como propriedades sobre controle do governo, com investimento do estado, para que comunidades organizem fazendas comunitárias a maneira dos kibutz israelenses e das Kulaks soviéticas. Eu já falei disso antes em algum tópico, mas resolvi postar de novo...
 
Direito de fazer pressão? Discutível. As reivindicações deles são ilegítimas como as minhas se eu exigir terra pra mim (afinal, também não tenho propriedade).

Não, Eru. Como a propriedade deve cumprir a sua função social as propriedades improdutivas deveriam ser desapropriadas pelo governo. E para combater a miséria (uma obrigação constitucional), serem utilizadas. Você obviamente não é miserável.

Como se alegar um movimento de esquerda quando se reivindica a propriedade privada?

Que coisa mais burra insistir na defesa da micro-propriedade, que levou a desapropriação em massa de terras no sul do Brasil e muitos do que hoje estão no movimento a situação em que estão. Pequenas propriedades não podem competir em preço com as grandes corporações nem podem prover uma família de subsistência autônoma...

Porque não pensam em algo mais sério e menos imediatista/pessoal, como propriedades sobre controle do governo, com investimento do estado, para que comunidades organizem fazendas comunitárias a maneira dos kibutz israelenses e das Kulaks soviéticas. Eu já falei disso antes em algum tópico, mas resolvi postar de novo...

Esse é um ponto importante. É necessário que se descubra meios mais eficientes de fazer a reforma agrária. Mas é necessário fazer mudanças na estrutura fundiária.
 
Ringil disse:
Não, Eru. Como a propriedade deve cumprir a sua função social as propriedades improdutivas deveriam ser desapropriadas pelo governo. E para combater a miséria (uma obrigação constitucional), serem utilizadas. Você obviamente não é miserável.

Mas nem todos os participantes do MST são miseraveis.

Uma coisa normal por aqui é a venda da terra que o governo dá pro pessoal do MST, e a volta para o Movimento. Iniciando assim um ciclo em que só esse individuo sai ganhando.

Pequenas propriedades não podem competir em preço com as grandes corporações nem podem prover uma família de subsistência autônoma...

Podem sim, tanto que as pessoas que realmente ganham terras para viver conseguem se desenvolver e conseguem um vida relativamente tranquila. Ganham dinheiros e ficam ricos? Não, mas também não passam fome. É só trabalhar, ainda mais com o dinheiro que o governo dá pra esse povo.
 
Ganham dinheiros e ficam ricos? Não, mas também não passam fome. É só trabalhar, ainda mais com o dinheiro que o governo dá pra esse povo.
Boa! :mrgreen:
basta trabalhar!!!!é bem simples né?! :wink: :roll:

Mas nem todos os participantes do MST são miseraveis.
verdade. eles só querem terra p vender!!!! :x
 
Ringil disse:
Não, Eru. Como a propriedade deve cumprir a sua função social as propriedades improdutivas deveriam ser desapropriadas pelo governo. E para combater a miséria (uma obrigação constitucional), serem utilizadas. Você obviamente não é miserável.

A propriedade não tem a priori função necessariamente social. Se as propriedades improdutivas devem ser desapropriadas pelo governo, até vai, mas não devem ser dadas de presente pra ninguém, e permanecer, sim, como propriedade da união para acabar com esse assistencialismo barato que não resolve a vida de ninguém.

Eu posso não ser miserável, mas muita gente no MST também não é. Só o que eles tem faturado com merchandising (bonés, camisas - sim, o MST virou grife) e o que eles gastam com combustível tira muitos do movimento da definição de miseráveis. Acampar por acampar eu também acampo. As terras não precisam ser dadas de presente para serem cedidas para o plantio, essa é a questão. Se querem a terra, que façam por merecê-la e parem com essa mania que brasileiro tem de abusar do paternalismo do Estado querendo esmola...


Lukas disse:
Eru disse:
Pequenas propriedades não podem competir em preço com as grandes corporações nem podem prover uma família de subsistência autônoma...

Podem sim, tanto que as pessoas que realmente ganham terras para viver conseguem se desenvolver e conseguem um vida relativamente tranquila. Ganham dinheiros e ficam ricos? Não, mas também não passam fome. É só trabalhar, ainda mais com o dinheiro que o governo dá pra esse povo.

Aonde você viu isso? Já ouviu falar do fenômeno da micro-polarização da propriedade fundiária no sul, nos anos 80? Sabia que a maioria dos sem-terra é ou obrigada a vender a terra pra sobreviver e retornar ao movimento, ou faz isso deliberadamente pra ganhar unzinho sempre? Cara, o segredo aí é manter a terra com o Estado e creditar a ele a responsalibidade por gerir e fornecer equipamento. Se os sem-terra querem terra pra plantar e não terra pra possuir, então eles não deveriam ver essa sugestão com maus olhos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo