• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Motorista que não fizer o bafômetro pode ser punido, diz Justiça

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul decidiu reconhecer a possibilidade de punição ao motorista que dirige alcoolizado e se nega a fazer o teste do bafômetro.

Em sentença de uma Vara Federal na cidade de Lajeado (a 112 km de Porto Alegre), o juiz Rafael Wolff distinguiu as punições na esfera criminal, onde existe o entendimento que o motorista não precisa produzir provas contra si, das aplicadas pelas autoridades de trânsito na esfera administrativa.

Desde a entrada em vigor da lei regulamentando os níveis de tolerância de álcool, em 2008, a tese de que ninguém é obrigado a gerar provas contra si vem levando motoristas a se negar a fazer o exame.

A Justiça Federal no RS analisou o caso de um motorista abordado pela Polícia Rodoviária Federal. Ele acabou não recebendo a penalidade, no entanto, porque não foi intimado.

Em março, o Superior Tribunal de Justiça decidiu excluir da lista de provas válidas em um processo criminal o teste clínico, em que o médico analisa as reações do motorista, e o relato de testemunhas.

O Congresso analisa um projeto que, na prática, altera essa decisão e torna válidos esses dois tipos de provas.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo