1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Morte e Vida Severina" (João Cabral de Melo)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Anica, 29 Nov 2007.

1. Anica

Anica Usuário

Estava dando uma olhada na pré-venda das Americanas e parece que está para sair uma edição nova de Morte e Vida Severina (como nas outras já lançadas, também tem outros poemas do João Cabral). Alguém sabe alguma coisa sobre esta edição? E mais: tem mais gente aí que também adora o João? :mrpurple:

2. Phantom Lord

Phantom Lord London Calling

RE: Morte e Vida Severina

Claro que sim Ana,João Cabral é o meu poeta predileto.
    "Uma faca só lâmina" é para mim o melhor poema da língua brasileira.

Gosto de uma frase dele,que acho que resume bem a sua poesia:

"Saio do poema suando,com picareta.Minha obra é motivo de angústia.
    O sujeito tem de viver no extremo de si mesmo.Eu vejo isso na tourada.O bom toureiro é o que dá a impressão ao público de que vai morrer."

3. Bagrong

Bagrong RaG

Eu também adoro!

Sabe, aprendi nas aulas de literatura que a pessoa para quem ele escreveu "Morte e Vida Severina" não gostou da peça e resolveu não encená-la! A tal pessoa queria fazer algo sobre o natal (por isso o subtítulo da peça "Auto de Natal Pernambucano") e achou que Morte e Vida não se enquadrava no tema.

Anyway, os poemas são realmente lindos! O final, especialmente, está entre os meus favoritos.

4. Anica

Anica Usuário

Olha, pelo que eu vi, na realidade saiu mais do que um livro dele recentemente. Estava zanzando ontem em uma livraria e vi mais dois títulos na área de lançamentos. :think:

5. Phantom Lord

Phantom Lord London Calling

É verdade Ana,estava lendo o suplemento literário do Globo de hoje e vi um anúncio de um livro inédito dele,dei uma pesquisada aqui e vi que estão sendo lançados por um selo novo,a Alfaguara,que pertence a editora Objetiva.

Os três livros que já lançaram/relançaram do João Cabral são estes:

Morte e Vida Severina(Relançamento)
    [attachment=11]

O Cão Sem Plumas(Relançamento)

[attachment=12]

O Artista Inconfessável(Coletânea Inédita)

[attachment=13]

Quem quiser dar uma olhada no site do selo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

6. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

Morte e vida severina? Como esquecer...
    eh algo mto marcante, pra qm jah leu, assistiu a
    alguma peça em algum lugar...eu gosto mto dessa obra
    por ter traços, e caracteres fortes, bem definidos mesmo!

7. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

bah que frase..
    esse daí tb dedicava-se 100% a sua obra :sim:
    estava pesquisando o livro e achei essa música do Chico Buarque:

Morte e Vida Severina
    Chico Buarque

[size=xx-small]Composição: Chico Buarque sobre poema de João Cabral de Mello Neto
    [/size]
    Esta cova em que estás, com palmos medida
    É a conta menor que tiraste em vida

É de bom tamanho, nem largo, nem fundo
    É a parte que te cabe deste latifúndio

Não é cova grande, é cova medida
    É a terra que querias ver dividida

É uma cova grande pra teu pouco defunto
    Mas estarás mais ancho que estavas no mundo

É uma cova grande pra teu defunto parco
    Porém mais que no mundo, te sentirás largo

É uma cova grande pra tua carne pouca
    Mas à terra dada nao se abre a boca

É a conta menor que tiraste em vida

É a parte que te cabe deste latifúndio
    (É a terra que querias ver dividida)

Estarás mais ancho que estavas no mundo
    Mas à terra dada nao se abre a boca

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Morte e Vida Severina, é um livro muito triste.
    A desolação de muitos Severinos por aí, como é narrada no livro, dá até um arrepio =/

Outra coisa que achei foi uma adaptação da Globo, não sabia o_O'
    "Trecho do especial da Globo "Morte e Vida Severina", baseado no livro do mesmo nome de João Cabral de Melo Neto. José Dumont é o protagonista e Elba Ramalho interpreta uma rezadeira."

Morte e Vida Severina foi um teleteatro musical produzido pela TV Globo em 1981, dirigido por Walter Avancini, com versos de João Cabral de Melo Neto (de seu auto homônimo) e música de Chico Buarque.

E as 'n' formas de mortes apresentadas no livro:
    1)Morte do Sertão Nordestino, aquela seca, sem vida...
    2)Encontra velórios, enterros, coveiros,cemitério, tudo levando ao gênero morte..
    3)Quer escapar de sua velhice, a fim de tardar o seu fim..
    Mas, no final é sempre aquela dualidade morte-vida :lendo:

8. imported_Ariane

imported_Ariane Usuário

Eu sempre quis ler esse livro, nem sei pq nunca o fiz...
    Deve ter alguma coisa a ver com as piadinhas na escola. Eu me chamo Ariane Cabral de Melo. ¬¬

Mas acho que já superei. Vou pegar o livro pra ler. :timido:

9. Mi Müller

Mi Müller Usuário

Báh eu não conhecia, e ano passado foi uma das leituras do clube do livro que participo, foi muito bom conhecer Morte e Vida Severina, pra mim foi um mergulho muito grande em outro Brasil, completamente desconhecido pra mim. Adorei a obra!

10. Liv

Liv Visitante

Conheço pessoas que leram e acharam pesado demais. :calado: Procede?

11. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

Compartilhar