1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Morte do Yasser ou Israel X Palestina

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bastian Hawkins, 11 Nov 2004.

1. Bastian Hawkins

Bastian Hawkins Usuário

Vejam o absurdo...

Empresa de Israel prepara queima de fogos comemorando morte de Arafat

A rede de supermercados israelense Blue Square anunciou que fará uma queima
    de
    fogos na noite seguinte a confirmação definitiva da morte do líder palestino
    Yasser Arafat, que encontra-se internado em estado grave há mais de 10 dias
    no
    hospital militar de Bercy, em Paris.

Desde a semana passada vários rumores circulam dando conta de que Arafat já
    estaria
    clinicamente morto, sendo mantido vivo apenas com o auxílio aparelhos.

Os mercados da rede Blue Square já foram vítimas de cerca de 12 atentados
    palestinos,
    desde o início dos anos oitenta. Para celebrar o que consideram o final de
    um
    “ditador terrorista”, um show pirotécnico semelhante aos de final de ano já
    está
    preparado. Estima-se que serão queimadas quase 10 toneladas de fogos

2. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

E eles se consideram filhos de Deus !! :roll:

3. Itarillë

Itarillë Usuário

eles?

4. Felagund

Felagund Well-Known Member

Pela biblia todos somos, mas acho que yasser foi envenenado

5. Vovin

Vovin Steve Vai, The Mars Volta

O terrorista que eles dizem, foi quem fez o acordo de paz com o Rabin, que só não saiu porque um israelense radical matou o Rabin antes, e quem esses radicais apoiam: Ariel Sharon.

Mesmo que não gostassem dele, pelo menos respeitassem a morte dele, quanto ao envenenamento, não duvido nada.

Ps aos que gostam de teoria de conspiração: Arafat morreu num dia 11 do 11, os atentados aos eua e espanha foram 11 e etc...

6. Felagund

A morte por envenenamento ñ é teoria, é provavel e até as autoridades estão achando possivel, pois os sintomas eram de envenenamento...
    mesmo assim lamento a morte dele, gosto de todo o velhinho :mrgreen:

7. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Claro, e TUDO que chegou até nós de informação é plenamente coerente e faz um pleno sentido...

A minha opinião pessoal é a de que Ariel Sharon conseguiu o que queria, assassinou o líder palestino de forma indireta ao trancar ele em Ramala.

A imagem de terrorista, autoritário e arbitrário não é nem metade do que Arafat realmente é e representa... Saiu a um tempo atrás na Revista Fórum uma reportagem completa feita no "isolamento" de Arafat... Sem dúvida alguma a melhor cobertura da questão palestina que eu já vi... Vale a pena quem puder dar uma conferida...

Fica aqui o meu profundo lamento pelo fato que vai de encontro ao interesse de Israel como Estado que é o de ter um pretexto para provocar o extermínio ou o Exodo completo dos palestinos da região... Por incrível que pareça o domínio estadunidense ao invés de recuar avança... por enquanto está dando tudo certo... é o velho e bom big stick.

8. Bastian Hawkins

Bastian Hawkins Usuário

O cara era terrorista e talz mas ontem eu assisti uma entrevista dele no Larry King e o cara falou muitas coisas interessantes...

9. Felagund

Ele ñ era um "Terrorista" no sentido literal, ele até ganho o nobel da paz...

10. 655321

655321 Usuário

Não. Ele era um terrorista. Seja lá o que "sentido literal" signifique pra você.
    George W Bush chegou a ser indicado para o Nobel da paz...

As negociações de Paz foram paralisadas por vários motivos. Depois de um tempo que o Rabin morreu eles retomaram as negociações. Arafat teve a chance de obter a paz em 2000. Mas aí Sharon veio, a Intifada recomeçou e nhé... a paz foi pro brejo.

Ter renunciado ao terorismo não desfaz o passado terrorista dele. Tentou e não consegui fazer nada pelo povo palestino não controlou os radicais, etc.
    Já vai tarde. Descanse em paz.

11. Lordpas

o reconhecimento internacional da causa palestina se deve a quem? Será que ele não fez nada pelo povo palestino?

Quando tocamos nesses pontos não devemos simplesmente negar Arafat como um líder admirado por muitos, mas sim como o cara que tva remando contra a maré de inúmeros interesses ocidentais.

Quanto ao passado terrorista e etceteras, bom, eu não considero todo terrorista errado pelos seus objetivos. É simples e podemos comparar com a teoria reformista: a fome é consequencia de "n" fatores. O mesmo vale aqui: o terrorismo é uma consequência, sendo que as suas "causas" estão longe de serem infundadas...

Enquanto derem pretexto para o terrorismo existir não se pode culpar Osama, Hamas, Arafat, etc... mas sim aqueles que cultivam isso em larga escala...

A morte de Arafat tem de ser lamentada... ele era um Lenin para o povo palestino... ou seja, aonde as correntes se uniam... agora, salve-se quem puder... E quem pode dizer que algum palestino está errado?

Por fim vale ressaltar que problemas de "povos sem pátria" é comum no globo... O maior exemplo são os Curdos: 25 milhões sem pátria própria... A chave é nos perguntarmos: Por que?

A sim, Sharon "assassinou" Arafat... era tudo o que ele queria... Mais pontos para a "maré ocidental", definitivamente se delinia cada vez mais uma nova era.

12. 655321

655321 Usuário

O que Arafat fez pelo povo palestino? Chacina na Olímpiada de Munique? Desviou milhões doados para o povo palestino? Ataques terroristas em aeroportos? Desprezar a última chance que ele tinha para a fundação do estado palestino? Ah não, ele unificou e deu dimensão a causa palestina.
    Grande feitos Arafat. Grandes feitos.

13. Coiote

Coiote Fallin´

O envenamento foi descartado das investigações.
    Arafat já estava morto a algum tempo.Politicamente.Foi Sharon e Bush quem o mataram.Ele naum era mais um terrorista...ele surgiu como um,na ânsia do começo da luta palestina.Mas mudou suas posições(naum totalmente) e passou a ser apenas complacente com alguns grupos terroristas.
    Arafat foi importante para dar uma face a luta dos palestinos,era uma pessoa q unia diferentes tendências(o q naum poucas vezes era ruim,pois unia terroristas tbm).Um lider forte pela criação do Estado Palestino,q criou a AP q foi um marco para o povo.Porém nunca se esforçou para dar alicerce ao processo democrático(apesar de ter sido eleito democraticamente) e talz.Mas ele se tornou um lider moderado e ponto final.
    Por ter se unido a Rabin (do partido de oposição a Sharon) e conseguido o acordo de paz e depois naum ter se declarado contra a Intifada(o q seria suicídio político) ele naum era mais interessante a Sharon e Bush.Ele se tornara um entrave para a visão da situação q tinham os Republicanos e Sharon.Eles naum queriam conversar com um líder q defenderia seu povo de verdade,a visão deles era radical.Com a morte de Arafat,eu torço pra q o novo líder naum seja entreguista(tudo o q Bush e Sharon querem),mas tbm naum seja tão intransigente e multifacetado como Arafat.O q Sharon quer é consiguir impor ,agora,um Estado palestino subserviente , "democrático" nos moldes das Banana Republics e pontuado de acentamentos judeus.A morte de Arafat pode ser boa para os palestinos se o novo líder fo abertamente contra o terror ,mas também forte para lutar pelos diretos dos árabes perante Sharon e Bush(o q cá entre nós,é MTO DIFÍCIL se o novo líder for Abu Amaz).Se as decisões naum forem feitas com imparcialidade e justiça ,NUNCA haverá paz na Palestina.

14. Lordpas

Nops, é exatamente englobando tudo isso que formulei o meu post anterior.

O que fica de Arafat é o simbolo do produto da política do Big Stick, do planos de libertação estadunidense e assim por diante.

Se Arafat foi corrupto, se desviou dinheiro, se liderou terroristas é pq pura e simplesmente deram subsídios para ele fazer isso. Não basta culpa-lo, condena-lo e joga-lo na latrina... a única coisa que consegue-se com isso é que surjam 10 piores e mais corruptos dentro do Universo Palestino.

15. Coiote

Coiote Fallin´

Como assim "deram subsíddios"?
    Arafat era corrupto e "nasceu" terrorista,mas esse é o preço q pagam akeles q o defendem.Eu acho q ele foi importante,apesar disso.Mas reconheço q ele liderou terroristas e foi corrupto.....por sua própria vontade.

Quem fez isso foram os judeus,q mataram Rabin e depoid votaram em Sharon

16. Lordpas

Dar subsídios = Fornecer maneiras de qua líderes caristmáticos se levatem a frente de um povo carente.

Ora, quem transformou a região em uma colcha de retalhos? Quem estava por trás de ceder o "protetorado britanico" para o povo judeu? Isso tudo foi semeado pelo "ocidente", agora eles colhem o que plantaram e pode ter certeza, muitos piores que Arafat estarão surgindo na nova safra.

Isso é dar subsídios. O que é revoltante é que essa prática continua a ocorrer. Como disse antes, existem duas alternativas provaveis para o povo palestino: morrer lutando ou o exôdo... Nenhuma delas definitivas e com vetor apontado para a paz, mas sim hipoteses que darão mais "pretextos" para o surgimento de líderes terroristas em questão de anos...

Volto aqui a questão da "nova era", intensifica-se em 2004 com o cerco a Falúgia e a morte de Arafat a continua e gradual degradação do mundo islamico. Catastrófico não? É o nosso bom e velho mundo "entre-guerras" do século XX entrando adentro do XXI. O que era breve (1914-1989) vai se mostrando aos poucos uma ação contínua...

Eu li algo uma vez que falava "da bipolaridade a multipoaridade" se referindo ao processo ocorrido nos anos 90 de intensa globalização e formação de blocos economicos. Hoje a maioria já enxerga que surgiu uma nova ordem sim, mas esta nem de longe é multipolar, a minha visão é de que seja mais restrita ainda do que a bipolar, trata-se portanto de um Império (Mais uma prova de que o século XX adentra dentro desse século XXI que ao que tudo indica vai ser longo...)

17. Coiote

Coiote Fallin´

Ahh,entendi.
    Bem,concordo em parte com vc.Msmo lutando contra os judeus apoiados pelas potências ocidentais,Arafat poderia naum ter apoiado o terrorismo.Poderia ter tentado desde o começo o diálogo e ,pq naum?,a crialção de um exército.Sim,um exercito nacional.O terrorismo q mata inocentes é q é horrível.
    Porém com relação ao q vc disse sobre a opressão ocidental ter gerado o terrorismo....eu concordo totalmente.
    Mas eu naum acho q as alternativas dos Palestinos sejam só as q vc disse.Foi conseguido um bom(e inédito)avanço com o acordo mediado por Clinton com Rabin.Nós temos q pôr as nossas esperanças nos votos de 1/3 de judeus q querem a paz,e ,tbm,nos liberais americanos.Os últimos foram derrotados pelos imperialistas,os primeiros ainda vão ter sua chance......A principal medida a os judeus podem tomar para acabar com o terrorismo palestino é dialogar democraticamente com seus líderes e buscar o + rápido possível um Estado palestino livre e justo_O terrorismo é algo q pode acabar,principalmente nos tempos q vivemosO q é necessário para combatê-lo é agir com + inteligência e - violência.Enquanto os eleitores judeus e americanos inverterem os sinais dessa frase ,o terrorismo só tende a crescer.

18. Orion

Orion Jonas

arafat foi terrorista até meados dos anos 80. depois disso ele tentou resolver a coisa racionalmente. e como ele tentou. quem normalmente é contra acordos territoriais é o estado de israel, que é sempre mostrado como o estado civilizado, pacífico, ordeiro e que busca a paz improvável. os mecanismos de mídia também facilitam este processo, já que os israelenses matam terroristas e os palestinos matam civis.

19. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

E os civis palestinos ??? Por acaso eles são de ouro e estão todos felizes ???
    Me desculpe, mas do geito que vc falou me passou a impressão de que só os civis israelences morrem.
    Pra mim o verdadeiro terrorismo não consiste em uma bomba explodir e matar 30, mas sim, vc fazer um embargo de anos e MILHÕES morrerem de FOME e DOENÇAS. Na miséria total !!! :x

Terrorista não esplode as coisas por esporte... as veses eu até entendo o que eles fazem !!

20. 655321

655321 Usuário

Não. Não tentou. Em 2000 ele tinha um acordo de paz nas mãos. A Faixa de Gaza e a Cisjordânia seria território palestino, e Israel administraria metade do teritório de Jerusalém. Isso só esperando a aprovação dele. Ele adiou, adiou, adiou....
    E perdeu a chance.
    Perdeu uma chance histórica. Perdeu a chance de não só conseguir um estado palestino, como perdeu a chance de conseguir a paz pra região.
    O acordo foi aprovado pelos israelenses. Quem ia dar a palavra final era Arafat. E não deu.
    É claro que com uma intifada nas suas costas as chances de paz ficam pequenas, aí é fácil fazer os israelenses serem os culpados.
    Nessa história não tem culpados. Tem duas nações tentando se defender, tentando proteger e adquirir um estado que eles acham que é deles.
    E Arafat chutou essa chance pro espaço. Grande líder.

Compartilhar