• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morte de Saruman

Archbalt disse:
Gandalf é mais forte que Aragorn, Legolas, Gimli e toda a comitiva junta, e até muito mais. Saruman foi até pouco tempo superior a Gandalf e foi morto por lingua de cobra, como isso foi acontecer, já que ele era tão experiente?
Gandalf não disse que ninguem da comitiva tinha armas capazes de ferí-lo? Com Saruman não seria o mesmo?

Como diria o outro, "Elementar...": Saruman ñ era mais o mesmo; seu poder se esvaíra, diminuíra, fenecera... E quanto maior o homem, maior a queda... E perdoem-me pela filosofia de almanaque...
 
a "conversão" de saruman para o mal não pode ter diminuído seus poderes?

saruman usava o palantír, será que como aconteceu com denethor (que envelheceu mais rápido) e com aragorn (que ficou exausto) seu poder não pode ter sido "sugado" pelo palantír?

e gandalf realmante "ressuscitou" mais forte, daí, pelo seu poder aumentado, e pela queda de saruman, talvez tivesse autoridade de julgar e punir saruman, mesmo sendo, em princípio, inferior a saruman na ordem...
 
hendulbaniel disse:
a "conversão" de saruman para o mal não pode ter diminuído seus poderes?

saruman usava o palantír, será que como aconteceu com denethor (que envelheceu mais rápido) e com aragorn (que ficou exausto) seu poder não pode ter sido "sugado" pelo palantír?

e gandalf realmante "ressuscitou" mais forte, daí, pelo seu poder aumentado, e pela queda de saruman, talvez tivesse autoridade de julgar e punir saruman, mesmo sendo, em princípio, inferior a saruman na ordem...

Vou responder numerando suas pergunats, ok?

1) Saruman ter cedido a ambição não o tornou mai fraco, pelo contrário: ele passou a querer mais e mais poder! Apredneu técnicas novas. Lembre que ele era mais habilidoso que qualquer outro (incluindo Gandalf; alias o seu nome em alto-élfico mostra isso);

2) Não. No caso dele o que ocorreu foi que Sauron aumentou o desejo de Saruman em ser o "mais poderoso, mais sábio", enfim, Sauron sabia que Saruman não lhe era fiel mas sabia também que alguém com o poder de Saruman deixando de atuar contra já é uma baita ajuda! (Saruman tinha o poder pessoal e o conhecimento "técnico" pra usar a palatír.)

3) A ressurreição de Gandalf teve importancia porque ele volta com um fána que é um corpo fisico ams que permite aos valar (e no caso, Maiar) usar a amior parte de seus dons naturais. Saruman estava num hröa comum (o que era um empencilho para o uso total de seus dons), além de ter dissipado seus podereses com suas sub-criações (é dito no livro que el criou vários anéis). O posto de líder da ordem foi dado ao mais capacitado dos maiar que foram pra Terra Média, quando Gandalf volta isso muda tanto pelo aspecto "poder X poder" quanto pelo fato que saruman havia se afastado 9e como!) da missão original dos Istari.
 
eu não me lembrava da passagem de saruman ter criado anéis....

gandalf toma o posto de saruman no enfrentamento entre os dois, quando o cajado do saruman é quebrado, não?

;)
 
hendulbaniel disse:
eu não me lembrava da passagem de saruman ter criado anéis....

gandalf toma o posto de saruman no enfrentamento entre os dois, quando o cajado do saruman é quebrado, não?

;)

Você não se lembra porque simplesmente ela não está na vesão em Português editada pela Martins Fontes. Mas o original em inglês existe essa menção ao Anel de Saruman. Se alguém tiver essa passagem, favor postar aqui.
 
e eu estou ensaiando pra comprar a versão inglesa....

mas, e a preguiça de ler em inglês....

uma vez eu comecei o drácula de bram stocker em inglês e desisti, mas ele ficou tão lindo na minha estante....

hehehe
 
Shantideva disse:
Você não se lembra porque simplesmente ela não está na vesão em Português editada pela Martins Fontes. Mas o original em inglês existe essa menção ao Anel de Saruman. Se alguém tiver essa passagem, favor postar aqui.
Força Tarefa Valinor: SdA, Livro II

Omissão - pg. 390-1 (MF94), pg. 268 (MFU01)
O anel de Saruman:


"... Passei por baixo do arco, e o portão se fechou silenciosamente atrás de mim; de repente senti medo, embora não conhecesse motivo para isso.
- (*)
– "Então você veio, Gandalf," disse-me ele..."

No original:


“'... I rode under the arch, and the gate closed silently behind me, and suddenly I was afraid, though I knew no reason for it.
'BUT I RODE TO THE FOOT OF ORTHANC, AND CAME TO THE STAIR OF SARUMAN; AND THERE HE MET ME AND LED ME UP TO HIS HIGH CHAMBER. HE WORE A RING ON HIS FINGER.
' "So you have come, Gandalf," he said to me..." '


Foi omitido o parágrafo:
"Mas eu cavalguei até o pé de Orthanc, e cheguei à escadaria de Saruman; e ali ele me recebeu, conduzindo-me até seu aposento mais alto. Ele usava um anel em seu dedo."
 
Voces falam muito de Orthanc mas esqueceram que dentro da torre nao havia arma alguma! E ja no condado eles criavam as armas e as armazenavam entao o lingua de cobra teve acesso a elas para assassina-lo.
 
Mutilador disse:
Voces falam muito de Orthanc mas esqueceram que dentro da torre nao havia arma alguma! E ja no condado eles criavam as armas e as armazenavam entao o lingua de cobra teve acesso a elas para assassina-lo.

Como assim não havia arma alguma? Onde está escrito isso? Isengard estava se preparando para a guerra a muito tempo, haviam guardas e tudo o mais. Não há descrição do interior da torre em minúcias, mas um lugar que se prepara para guerra, e depois INICIA uma, é comum que tenha armas. Talvez para uso de guardas, ou como "amostras" do trabalho feito; apesar de que saruman não precisava.

Mas a questão é que até o ponto em que estavam na torre, Grima não queria matar Saruman. Após a expulsão do Condado ele percebe que Saruman está tão fraco e aí sim cria a coragem e resolve matá-lo.
 
Nos Contos Inacabados, no capítulo Os Istari diz o seguinte:
..." Eram emissários dos senhores do oeste, os Valar, que ainda deliberavam sobre o governo da terra média e que, quando a Sombra de Sauron começou a se agitar novamente, empreenderam esse meio de lhe resistir. POis, com o consetimento de Eru, enviaram membros de sua própria elevada ordem, porém vestidos de corpos como os dos homens, reais e não ilusórios, mas sujeitos aos medos, às dores e à exaustão da terra, capazes de sentirem fome e sede, e de serem mortos; embora, por causa de sua nobreza de espírito, não morressem em decorrência das preocupações e labutas de muitos e muitos anos."
 
Hadriallë Malva disse:
Nos Contos Inacabados, no capítulo Os Istari diz o seguinte:
..." Eram emissários dos senhores do oeste, os Valar, que ainda deliberavam sobre o governo da terra média e que, quando a Sombra de Sauron começou a se agitar novamente, empreenderam esse meio de lhe resistir. POis, com o consetimento de Eru, enviaram membros de sua própria elevada ordem, porém vestidos de corpos como os dos homens, reais e não ilusórios, mas sujeitos aos medos, às dores e à exaustão da terra, capazes de sentirem fome e sede, e de serem mortos; embora, por causa de sua nobreza de espírito, não morressem em decorrência das preocupações e labutas de muitos e muitos anos."

Se vc destacou a parte de que eles poderiam ser mortos por causa do meu comentário de que Grima só mata o Saruman quando percebe este mais fraco, o que eu quis dizer foi: Saruman era um dos Grandes na TM, dominava todos com sua voz; quando perde no Condado ele está tão acabado que Grima resolve se vingar! É até provável que Gríma soubesse que Saruman podia ser morto antes disso, mas quem vai se meter a besta com o mais poderoso Mago da época? (além disso Grima trabalhava pra Saruman - "encantado" pela voz do mago, mais ainda sim ele tinha visto o poderio do seu "senhor".
 
Gandalf não disse que ninguem da comitiva tinha armas capazes de ferí-lo? Com Saruman não seria o mesmo?



Foi por isso que destaquei a parte de que eles podiam ser mortos...
 
São momentos diferentes. Quando Gandalf diz isso ele está em um fána, Saruman sempre esteve num hröa.
 
Certo, mas ficou claro pra que a menção do livro faz referência ao momento em que os Istari chegam na TM (ou seja: estão usando hröa), e quando Gandalf diz que nenhuma das armas da Comitiva poderia mata-lo ele está usando um fána?
 
Eriadorion disse:
Já que pedes... :)

Saruman não tinha a autoridade nem o poder de criar ou aperfeiçoar uma raça. Cuidado para não se confundir com as idéias de PJ. Os uruk-hai foram arte de Sauron, e de nenhum outro.

Acho que ele estava referindo a meio-orcs, que foram sim criados por Saruman.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo